Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Detetives da Matemática- resolução de problemas

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Debater sobre as diferentes formas de resolver situações-problemas:  

 Aprender a organizar e tratar dados, representações gráficas, desenhos, construções, esquemas, tabelas etc.;  

 Entender o conhecimento matemático historicamente construído;   

Discutir a importância da linguagem matemática enquanto forma de comunicar ideias e dados a respeito da realidade

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Debata com os alunos sobre seus conhecimentos sobre a história da Matemática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-

A idéia central desta sequencia de aulas é propor aos alunos inicialmente discutir sobre a história da Matemática. Para tal, há vários videos postados no Youtube, este link http://www.youtube.com/watch?v=uZYnpdXhUco&feature=fvsr  sugerido é um trabalho realizado por alunas de uma outra escola, não é por acaso, pois os alunos podem observar que os alunos podem produzir e socializar conhecimento. 

A próxima atividade coloca em jogo o conhecimento dos alunos sobre a matemática. Ela está disponivel no Portal do Professor: Números Amigos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23137

Descrição

Jogo em flash que trabalha o conceito de números amigos. Possui 13 níveis com 4 opções cada, onde em cada nível deve-se escolher dois números amigos entre si, podendo utilizar uma calculadora que é integrada ao jogo O Jogo tem diversos níveis, os alunos devem fazer um gráfico sobre quais niveis foram alcançados em relação a quantidade de alunos.

Para tal ,o Excel é um programa que lista e associa ao gráfico com muita facilidade.

Para contextualizar a atividade, peça para os alunos fazerem pesquisas em jornais e trazerem outros gráficos para a sala de aula, faça uma exposição dos gráficos e peça para os alunos analisarem as diferenças e semelhanças entre eles. Discuta sobre a utilidade deles para os cidadãos. A Proposta é que os alunos busquem criar um jogo coletivo. Neste jogo o jogador irá resolver problemas e pode seguir algumas dicas como um detetive.  Para alcançar o  objetivo final os alunos deverão construir o jogo seguindo as seguntes regras:

Atividade 2-

Cada aluno deverá preparar quatro situações problemas, sendo:

1-      Adição

 2-      Subtração

 3-      Multiplicação

 4-      Divisão

Deve também preparar a resposta correta. A situação problema deverá descrever uma situação problema de algo da vida cotidiana. Para tal os alunos podem consultar os seguintes sites:

http://www.fisica-interessante.com/matematica-divertida.html

http://www.youtube.com/materaldo 

 http://matdiver.blogspot.com/ http://patriciafabiano.blogspot.com/   

 

Atividade 3-

Leitura e análise das situações problemas elaboradas pelos alunos. Leia as situações e convide o aluno individualmente para receber feedback de sua produção. Aqueles que estiverem aquém dos objetivos, incentive-os a refazerem a atividade, agora com mais clareza do esperado. Selecione 40 situações problemas para este jogo, mas as outras podem ser guardadas e utilizadas em uma outra atividade.  

 

Atividade 4-

 Montagem do painel do jogo   

Utilize a Inserção de Tabela no PowerPoint ,  depois as situações problemas devem ser colocadas cada uma em um slide, para clicar no número e ir para a situação problema será programado o recurso de hiperlink, para essa ferramenta, selecione o número, clique com o lado direito e selecione a opção hiperlink, opte por buscar a informação no próprio documento, selecione o slide e o hiperlink está feito.

 

Atividade 5-

Jogar com os alunos, proponha várias formas de jogar, em equipe, individualmente, com a ajuda do caderno e do lápis, só com o uso de calculo mental. Faça campeonatos, convide outras turmas para participar do jogo, etc.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Números Amigos Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Faça um registro em forma de porfólio de cada aluno, anote como foi sua elaboração da situação problema, se conseguiu atingir plenamente o objetivo, se houve alguma operação em que teve dificuldade, e quais futuras intervenções devem ser feitas. Observe os alunos que se sairão muito bem e aqueles que tiveram muita dificuldade e planeje novas intervenções baseadas nesta análise.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.