23/02/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Debater sobre as diferentes formas de resolver situações-problemas:
Aprender a organizar e tratar dados, representações gráficas, desenhos, construções, esquemas, tabelas etc.;
Entender o conhecimento matemático historicamente construído;
Discutir a importância da linguagem matemática enquanto forma de comunicar ideias e dados a respeito da realidade
Debata com os alunos sobre seus conhecimentos sobre a história da Matemática.
Atividade 1-
A idéia central desta sequencia de aulas é propor aos alunos inicialmente discutir sobre a história da Matemática. Para tal, há vários videos postados no Youtube, este link http://www.youtube.com/watch?v=uZYnpdXhUco&feature=fvsr sugerido é um trabalho realizado por alunas de uma outra escola, não é por acaso, pois os alunos podem observar que os alunos podem produzir e socializar conhecimento.
A próxima atividade coloca em jogo o conhecimento dos alunos sobre a matemática. Ela está disponivel no Portal do Professor: Números Amigos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23137
Descrição
Jogo em flash que trabalha o conceito de números amigos. Possui 13 níveis com 4 opções cada, onde em cada nível deve-se escolher dois números amigos entre si, podendo utilizar uma calculadora que é integrada ao jogo O Jogo tem diversos níveis, os alunos devem fazer um gráfico sobre quais niveis foram alcançados em relação a quantidade de alunos.
Para tal ,o Excel é um programa que lista e associa ao gráfico com muita facilidade.
Para contextualizar a atividade, peça para os alunos fazerem pesquisas em jornais e trazerem outros gráficos para a sala de aula, faça uma exposição dos gráficos e peça para os alunos analisarem as diferenças e semelhanças entre eles. Discuta sobre a utilidade deles para os cidadãos. A Proposta é que os alunos busquem criar um jogo coletivo. Neste jogo o jogador irá resolver problemas e pode seguir algumas dicas como um detetive. Para alcançar o objetivo final os alunos deverão construir o jogo seguindo as seguntes regras:
Atividade 2-
Cada aluno deverá preparar quatro situações problemas, sendo:
1- Adição
2- Subtração
3- Multiplicação
4- Divisão
Deve também preparar a resposta correta. A situação problema deverá descrever uma situação problema de algo da vida cotidiana. Para tal os alunos podem consultar os seguintes sites:
http://www.fisica-interessante.com/matematica-divertida.html
http://www.youtube.com/materaldo
http://matdiver.blogspot.com/ http://patriciafabiano.blogspot.com/
Atividade 3-
Leitura e análise das situações problemas elaboradas pelos alunos. Leia as situações e convide o aluno individualmente para receber feedback de sua produção. Aqueles que estiverem aquém dos objetivos, incentive-os a refazerem a atividade, agora com mais clareza do esperado. Selecione 40 situações problemas para este jogo, mas as outras podem ser guardadas e utilizadas em uma outra atividade.
Atividade 4-
Montagem do painel do jogo
Utilize a Inserção de Tabela no PowerPoint , depois as situações problemas devem ser colocadas cada uma em um slide, para clicar no número e ir para a situação problema será programado o recurso de hiperlink, para essa ferramenta, selecione o número, clique com o lado direito e selecione a opção hiperlink, opte por buscar a informação no próprio documento, selecione o slide e o hiperlink está feito.
Atividade 5-
Jogar com os alunos, proponha várias formas de jogar, em equipe, individualmente, com a ajuda do caderno e do lápis, só com o uso de calculo mental. Faça campeonatos, convide outras turmas para participar do jogo, etc.
Nome | Tipo |
---|---|
Números Amigos | Animação/simulação |
http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=C
http://www.somatematica.com.br/artigos/a32/
http://www.mundojovem.com.br/projetos/pedagogicos/projeto-ludico-motivacao-aulas-matematica.php
Faça um registro em forma de porfólio de cada aluno, anote como foi sua elaboração da situação problema, se conseguiu atingir plenamente o objetivo, se houve alguma operação em que teve dificuldade, e quais futuras intervenções devem ser feitas. Observe os alunos que se sairão muito bem e aqueles que tiveram muita dificuldade e planeje novas intervenções baseadas nesta análise.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!