Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Anúncio

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Amaral Silva Freitas
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do anúncio.

- Identificar a finalidade do gênero textual anúncio.

- Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do anúncio.

- Produzir anúncios escritos e orais.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve sondar se os alunos conhecem algum tipo de anúncio. Será importante também verificar se eles sabem produzir cartazes e de que forma devem se expressar oralmente quando vão falar para a classe.

Estratégias e recursos da aula

A seguir, uma definição de anúncio, retirada do Dicionário de Gêneros Textuais:

Anúncio: notícia ou aviso por meio do qual se divulga algo ao público, ou seja, a criação de alguma mensagem de propaganda com objetivos comerciais, institucionais, políticos, culturais, religiosos, etc. Como publicidade, trata-se de uma mensagem que procura transmitir ao público, por meio de recursos técnicos, multissemióticos, e através dos veículos de comunicação, as qualidades e os eventuais benefícios de determinada marca, produto, serviço ou instituição [...].

Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica: 2008.

ATIVIDADE 1

Para iniciar o trabalho com anúncios, o professor pode perguntar aos alunos: o que uma pessoa faz quando quer vender alguma coisa? Após ouvir as várias sugestões dadas pelos alunos, o professor deve direcionar a conversa, de tal forma que eles percebam que, em geral, quando alguém quer vender algo, é preciso anunciar. Em seguida, ele pode perguntar o que se faz quando se quer, por exemplo, avisar que uma festa irá acontecer. De modo semelhante ao que fez com relação à primeira pergunta, deve-se encaminhar a discussão de modo que os alunos percebam a necessidade de divulgar a festa. O professor pode então dizer que o texto que usamos para divulgar algum produto ou evento recebe o nome de anúncio.

Em seguida, ele pode mostrar um exemplo de anúncio para os alunos. A figura abaixo exemplifica um anúncio:

Disponível em: http://tapetedepenelope.wordpress.com/2010/03/09/uma-lingua-chamada-futebol/ 

A partir dessa imagem, o professor pode fazer algumas perguntas para seus alunos: o que está sendo anunciado por meio da imagem? Qual é o produto que está sendo vendido? Como sabemos que esse é o produto que está sendo vendido? É necessário que apareça no texto a palavra “vende-se”, para percebermos que se trata de anúncio? Espera-se que, por meio dessa discussão, os alunos identifiquem a função social dos anúncios.             

Outras imagens de anúncios podem ser encontradas em:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1183&bih=490&q=an%C3%BAncios&gbv=2&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai= 

ATIVIDADE 2

Levar para a sala de aula revistas e jornais diversos. Formar grupos com os alunos e pedir para que observem, nesses materiais, onde e de que forma aparecem os anúncios. Explicar para eles que, além de notícias e reportagens, em jornais e revistas, encontra-se a divulgação de uma série de produtos a serem vendidos. Com essa atividade, os alunos terão a possibilidade de ver os anúncios em um de seus suportes mais usuais.  

Após a observação dos anúncios, pedir que os alunos recortem anúncios de que mais gostaram e montem um cartaz com eles. Cada grupo deverá escolher um anúncio para apresentar para a turma. Na apresentação, solicita-se que eles expliquem o que aquele anúncio está apresentando, o que mais chamou a atenção nele e por que o grupo o escolheu. Ao final dessa atividade exploratória, o professor pode pedir aos alunos que levem, para a próxima aula, exemplos de anúncios encontrados em suas casas.   

ATIVIDADE 3

Formar grupos novamente para que os alunos solicializem os anúncios trazidos de casa. Tentar colocar anúncios de diferentes tipos nos grupos para que os alunos possam ter acesso a diferentes formatos desse gênero textual. Caso não seja possível solicitar aos alunos diferentes tipos de anúncios, o professor poderá levar anúncios diversificados como as sugestões que seguem a seguir:

Disponível em: http://portfoliodoartico.blogspot.com/2008/04/perdigo-salsicha-hot-dog-anncio.html  

Disponível em: http://avessoecia.com.br/colaboradores.htm 

Disponível em: http://www.fator4.com.br/blog/?cat=18 

Após o manuseio dos anúncios escritos, o professor deve, junto com a turma, sintetizar as principais características que constituem um anúncio, tais como seu objetivo (vender ou divulgar com produto), os meios em que circula (jornais, revistas, televisão, rádio), a presença de outros elementos além da linguagem escrita (como imagens, textura, etc.), o tipo de texto que é divulgado (normalmente textos curtos) etc. Esses dados podem ser anotados na lousa ou em um cartaz para ser afixado na sala de aula.

ATIVIDADE 4   

Depois de identificarem as principais características de um gênero, os alunos devem passar para a parte de produção de um anúncio. Essa atividade pode ser desenvolvida em grupo. O professor pode escolher um tema para ser anunciado por todos os grupos, como algum evento a ser realizado na escola ou algum produto conhecido pelas crianças, ou pode deixar que cada grupo escolha o que deve ser anunciado. Cada grupo deve preparar a apresentação do anúncio para turma. Essa aula deve ser dedicada à preparação dos anúncios. O professor pode auxiliar os alunos na escrita dos textos de anúncios.  

ATIVIDADE 5  

Para finalizar o trabalho, o professor pode organizar um seminário com os trabalhos construídos na atividade 4. Coletivamente, o professor deve pedir que os alunos façam uma avaliação para ver se os trabalhos estão de acordo com o que se propõe para o gênero anúncio. Durante essa avaliação, é importante que os alunos sejam instruídos a não julgarem os seus colegas ou realizarem qualquer avaliação pejorativa. O professor deve conduzir a avaliação, de maneira a que todos percebam se as regras de construção de anúncios foram compreendidas. O professor deve, ainda, realizar um trabalho de correção dessas atividades, no qual os alunos possam reescrever os anúncios para que eles se adequem às regras.

Recursos Complementares

O professor que quiser se aprofundar na discussão sobre o assunto, pode acessar os seguintes endereços eletrônicos:  

http://www.alana.org.br/ 

http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%BAncio_publicit%C3%A1rio 

Avaliação

Durante todo o trabalho, o professor pode avaliar o aluno para verificar seu interesse pelo tema e sua participação no trabalho que está sendo desenvolvido. Assim será possível identificar as estratégias que o aluno está utilizando na aquisição do conhecimento. Durante a execução da atividade 5, o professor poderá perceber, por meio da análise do produto final elaborado por cada grupo, se houve compreensão das características principais do gênero anúncio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Maria, Escola Classe nº 2 , Distrito Federal - disse:
    iracamapena@gmail.com

    25/10/2012

    Cinco estrelas

    Super interessante, ativo, minha aula será bem dinamica


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.