Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cartaz

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Amaral Silva Freitas
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cartaz.

- Identificar a função do gênero textual cartaz.

- Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do cartaz.

- Produzir cartazes adequados ao uso social.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura de imagens e inferências.

Estratégias e recursos da aula

Veja uma definição do que é cartaz:

Cartaz é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico. Os problemas estruturais e formais são resolvidos pelo projeto de design gráfico.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz 

ATIVIDADE 1

O professor pode introduzir a atividade sondando os conhecimentos que os alunos já têm sobre cartaz. Ele pode perguntar se os alunos já viram cartazes ou se já produziram algum. Em seguida, o docente pode propor um passeio pela escola ou até mesmo pelos arredores da instituição para que os alunos observem alguns cartazes presentes nesse espaço. Ele deve instruir os estudantes a observarem o que esses cartazes têm em comum e listar os cartazes encontrados na escola ou próximo dela. Retornando para a sala de aula, as informações observadas devem ser socializadas. O professor pode orientar a conversa, pedindo que os alunos falem sobre quais os locais em que viram cartazes, onde eles estavam fixados e para que serviam. O objetivo dessa conversa é perceber qual a função social do cartaz (divulgar informações) e em que práticas sociais eles são utilizados.   

ATIVIDADE 2

O professor deve levar para a sala um cartaz. O ideal é que ele consiga um cartaz real, nas dimensões adequadas. Se isso não for possível, o professor pode usar um cartaz como o que se apresenta adiante:

disponível em: http://www.ccs.saude.gov.br/revolta/cartazes.html 

A partir de um cartaz como esse, o professor pode fazer perguntas tais como: o que está sendo divulgado por meio desse cartaz? Qual a relação entre imagem e texto? Que informações importantes um cartaz deve trazer? Como deve ser a estrutura de um cartaz? Qual tipo e tamanho de letra são utilizados? O cartaz pode ter muito texto? Por meio dessas perguntas, os alunos devem perceber que um cartaz deve chamar atenção de quem passa por ele, por isso o tamanho da letra das principais informações deve ser grande. Informações acessórias podem estar escritas em letra com um tamanho menor. Os alunos devem também perceber que um cartaz não tem muito texto já que o objetivo é dar uma informação de forma rápida e que o uso de imagens se dá para chamar a atenção de um possível leitor e auxiliar na transmissão da informação que se pretende passar.

Após essa análise, o professor, com a ajuda dos alunos, produzirá um quadro no qual estejam demarcadas as principais características referentes a esse gênero. Ao elaborar esse cartaz, o professor deve estar atento ao tamanho da letra e à quantidade de texto escrito, a fim de deixar claro para os alunos como esse gênero deve ser estruturado.  

ATIVIDADE 3

Depois que os alunos já tiverem compreendido a estrutura de um cartaz, eles estarão aptos a produzirem um texto pertencente a esse gênero. Esse trabalho pode ser realizado em grupo ou individualmente. Para tornar o trabalho significativo, os alunos podem produzir cartazes relacionados a conteúdos trabalhados em outras disciplinas. Eles podem, por exemplo, produzir cartazes sobre: plantas estudadas na disciplina de Ciências; sólidos ou figuras geométricas trabalhados na aula de Matemática; algum fato histórico estudado na disciplina História. Se não houver possibilidade de se desenvolver esse trabalho multidisciplinar, o professor pode sugerir alguma temática relacionada a alguma data próxima daquela em que está sendo realizado o trabalho (dia da água, dia das crianças, natal, etc.). Pode-se também divulgar algum evento que esteja acontecendo na escola (festa junina, feira de cultura etc.) ou na cidade que seja de interesse da turma.

O professor pode também pedir que cada grupo realize uma pesquisa sobre algum assunto de interesse coletivo e apresente para a sala o resultado dessa pesquisa por meio de um cartaz. Pode ser sugerido, por exemplo, que cada grupo pesquise sobre um determinado animal. Essa pesquisa pode ser realizada na biblioteca da escola. Podem ser definidas, coletivamente, as informações constantes no cartaz (nome de animal, local em que vive, hábitos alimentares, reprodução, etc.). Os grupos devem, então, produzir o cartaz para contar à turma as informações encontradas. O ideal é que ele seja ilustrado para que os alunos possam perceber a necessidade da relação entre imagem e texto. Os cartazes produzidos podem ser afixados na sala de aula ou pelos corredores da escola.

ATIVIDADE 4 

Juntamente com os alunos, o professor elaborará uma ficha de avaliação de cartazes, com as principais informações que um cartaz deve ter. Essa ficha pode ser feita como no modelo apresentado a seguir:

Sim

Não

O cartaz traz informações relevantes para as pessoas que são seu público-alvo?

O cartaz chama a atenção dos possíveis leitores?

O tamanho da letra utilizado no cartaz está adequado?

A relação entre as imagens e o texto é boa?

O uso da linguagem é adequado ao público a que o cartaz se destina?

De posse dessa tabela, os alunos devem ser convidados a avaliar os cartazes existentes na escola. A atividade pode ser desenvolvida individualmente. À medida que os alunos forem identificando problemas existentes nos cartazes presentes na escola ou na comunidade, o professor poderá perceber se eles compreenderam a função social desse gênero e suas características principais.

Recursos Complementares

O professor que quiser se aprofundar na discussão sobre o assunto, pode acessar os seguintes endereços eletrônicos:  

http://www.artmuseum.gov.mo/showcontent.asp?item_id=20050430020100&lc=2 

http://imasters.uol.com.br/noticia/818/teoria/uma_breve_historia_dos_cartazes/ 

Avaliação

Ao longo da realização do trabalho, o professor pode avaliar o trabalho dos alunos. Entretanto, a última atividade, por se constituir em um momento de sistematização, apresenta características que permitem ao professor ver se o aluno conseguiu compreender as principais características do gênero textual cartaz. Enquanto os alunos avaliam os cartazes, o professor pode observar se eles construíram corretamente o conceito.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • leonor, Portugal - disse:
    leonor.pereira_1234@hotmail.com

    01/01/2012

    Três estrelas

    bom da as informaçoes necessarias porisso esta bom...


  • Silvia Sabino Dias Bego, Itália - disse:
    diasbego@hotmail.com

    16/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabèns pelo seu trabalho ,muito bem elaborada esta aula com cartazes,estou de licença sem vencimentos e moro na Italia.Sempre que posso procuro ver assuntos,preparaçoes de aulas diferentes saber o que acontece na educaçao no Brasil.Por isso entrei no site e dei meu voto,continue assim! Abraços


  • Isabel, Portugal - disse:
    andradite@sapo.pt

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    Assunto explanado na perfeiçãpparabéns


  • Ana Lucia Lins Ferreira, Escola: Creche Escolar Ulisses Guimaraes , Mato Grosso - disse:
    snilana@hotmail.com

    29/09/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi planejada, de acordo com a idade das crianças, fazendo com que elas, se motivem, observem, leiam, reconheçam, identifiquem e produzam, no dia a dia, da sua realidade. Em relação ao tempo, achei muito longo, são pequenos, querem atividades variadas, e constantes, encontro dificuldades, em atividades longas. O cartaz chama, a atenção, se for coloridos e figuras variadas. Gostei como ele foi avaliado, mostrando o quanto perceberam e entenderam, os seus objetivos. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.