24/07/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Professor, levando em consideração que a sua turma seja de aproximadamente 45 alunos, divida-a em grupos de 5 alunos para a realização desta aula.
Você deverá providenciar os seguintes materiais para cada grupo:
Materiais para a construção da balança:
• Arame de aproximadamente 1,5 mm de espessura (um pedaço de 95 cm e outro de 40 cm);
• Alicate;
• Latinhas de refrigerante (duas por grupo);
• Fios de menor espessura possível (4 pedaços de 14 cm por grupo);
• Tesoura;
• Alfinete.
Materiais para o experimento:
• Balança construída pelos alunos;
• Folha de papel cortada ao meio;
• Palha de aço;
• Palitos de fósforo;
• Feijões;
Aula 1:
Na sala de aula o professor deverá informar para os alunos que nesta aula eles construirão uma balança e que para isso todos deverão participar. Peça para que um ou dois alunos filmem e fotografem a construção da balança pelos grupos.
O professor deverá tirar cópias das instruções abaixo, que auxiliam na montagem da balança e entregar para cada grupo.
Montagem da balança:
Utilize o arame de 90 cm para fazer o corpo da balança: uma base circular como ilustra a figura abaixo:
Com o arame de 40 cm faça o braço da balança, procure dobrar ao meio para que não fique desequilibrado:
Corte as latas de refrigerante com aproximadamente 1,5 cm do fundo para fazer os pratos da balança. Faça 4 furos nas latas utilizando o alfinete e com os fios prenda-os no braço da balança:
Balança montada:
Professor, durante toda a montagem da balança você deverá auxiliar os alunos no manuseio das ferramentas e principalmente no corte das latas de refrigerante, pois o alumínio das latas é um material cortante.
Aula 2:
Após a montagem da balança, peça para que os alunos sentem-se nos seus respectivos lugares (grupos). Considerando que foram montados 5 grupos, peça para que os integrantes do grupo 1 levantem-se e vejam as balanças dos grupos 2, 3, 4 e 5. Feito isso os integrantes do grupo 1 deverão sentar e os integrantes do grupo 2 deverão ver as balanças dos grupos 1, 3, 4 e 5. Isso deverá ser feito até que todos os alunos tenham visto todas as balanças construídas. Essa ordem de visualização é uma tentativa de manter a organização da sala.
Professor, providencie três objetos pequenos com massas diferentes para cada grupo. Os alunos deverão utilizar a balança para determinar a ordem das massas dos objetos. Feito isso, eles poderão continuar manipulando a balança para comparar as massas dos seus objetos pessoais, como: lapiseira, canetas, borrachas.
Obs.: Neste momento o professor poderá levar uma balança digital para validar os resultados obtidos pelos alunos.
Dando continuidade a aula e como o experimento exige a manipulação de fogo, sugiro que o professor escolha uma das balanças para demonstrar o experimento. Essa escolha poderá ser feita de duas formas:
1 – o professor poderá pedir para que os próprios alunos escolham, através de uma votação, a balança que deverá ser utilizada no experimento. Para isso o professor poderá indicar alguns critérios de escolha: balança mais equilibrada, balança mais bonita e outros.
2 – Através de um sorteio
Após a escolha da balança siga com o experimento e peça para que os alunos filmem:
Experimento: O que acontece com a massa durante a combustão?
Pegue uma folha de papel e corte ao meio, amasse um pouco essa folha e coloque em um dos pratos da balança. Utilize os grãos de feijão para equilibrar a balança. Em seguida queime o papel e peça para que os alunos observem o que acontece com a massa da folha de papel. Repita o mesmo procedimento substituindo a folha de papel pela palha de aço.
Após o experimento peça para que os alunos respondam as questões abaixo:
1 – Analise cada uma das situações abaixo comparando as massas dos objetos A e B:
2 – Explique o que aconteceu com a massa do papel após a combustão.
3 - Explique o que aconteceu com a massa da palha de aço após a combustão.
4 – O que deve ter contribuído para a variação das massas do papel e da palha de aço?
Leve os alunos para o laboratório de informática e com as fotos e os vídeos gravados crie um blog para a aula. Peça para que os alunos coloquem as respostas das questões propostas.
Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Professor, acesse o link abaixo para ver um artigo da revista Química Nova na Escola sobre o assunto abordado na aula:
O professor poderá avaliar os alunos nas balanças construídas, nas respostas às questões propostas e na construção do blog.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!