Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Outdoor

 

28/08/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Amaral Silva Freitas
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais do outdoor.

- Identificar a finalidade do gênero textual outdoor.

- Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do outdoor.

- Compreender a relação entre imagem e texto no gênero estudado;

- Fazer inferências que permitam a interpretação desse gênero textual.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Interpretação e compreensão de textos do gênero notícia.

Estratégias e recursos da aula

Antes de se iniciar o trabalho, segue uma definição de outdoor.

Outdoor: anúncio divulgado em suportes de cartaz ou painel multissemiótico ou painel luminoso, geralmente de dimensão ampla, exposto à margem de vias urbanas e rodovias, para divulgar produtos, eventos os mais diversos, mensagens, propagandas políticas, religiosas, etc. geralmente apresenta coerções genéricas do tipo:

 (i) Apelo visual forte;

(ii) Textualização apresentada em grandes dimensões espaciais;

(iii) Recorrência de implicitações;

(iv) parcimônia verbal (poucas palavras);

Esse tipo de anúncio pode variar de suporte, como os ônibus (busdoor), ou os táxis (taxidoor) ou ainda as bicicletas (bikedoor) e apresentar outras coerções genéricas que podem levá-los a ser considerados ou como novos gêneros ou subgêneros do outdoor.

Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica: 2008.

ATIVIDADE 1:

Para introduzir o trabalho, sugere-se a leitura da seguinte notícia com os alunos:

Reebok recebe advertência por nudez em outdoor

Entidade de trânsito pediu para que marca retire das ruas os anúncios com a modelo Kelly Brook usando apenas um par de tênis   São Paulo - O Instituto de Motoristas Avançados (IAM, na sigla em inglês) pediu à Reebok que retire das ruas do Reino Unido outdoors que mostram a modelo Kelly Brook, embaixadora da marca, nua, usando apenas um par de tênis. A alegação da entidade é de que as "curvas" da modelo fariam os motoristas desviarem a atenção das estradas, podendo causar acidentes graves.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o Instituto usou como base o aumento no número de acidentes causados por uma campanha da Wonderbra, empresa de lingeries, veiculada nos anos 90. No anúncio da marca, a modelo Eva Herzigova aparecia usando trajes mínimos com a frase "Hello boys" ao lado.

"Os outdoors realmente distraem os motoristas, e estão colocados particularmente em áreas de risco", afirmou Peter Rodger, da IAM, ao Daily Mail.

Em resposta à advertência da entidade, a Reebok pediu para que os motoristas sejam "suficientemente cautelosos" a ponto de não se distraírem no trânsito, mesmo quando expostos a influências visuais externas.

Os outdoors da marca foram instalados em alguns dos cruzamentos de tráfego mais crítico das cidades inglesas, onde desviar a atenção do volante por segundos pode ser fatal.

A campanha tem duração de duas semanas e pretende mostrar às mulheres com menos de 30 anos que os tênis da linha EasyTones, recém lançados pela marca, são um exemplo de como tonificar os músculos.

Disponível em: http://portalexame.abril.com.br/marketing/noticias/modelo-nua-outdoor-reebok-tira-atencao-motoristas-diz-entidade-586582.html 

Após a leitura, o professor pode direcionar o debate fazendo questões do seguinte tipo:

- Qual o tema dessa notícia?

- Em que local aconteceu o fato narrado na notícia?

- Qual era o produto anunciado?

- O que havia no outdoor que poderia provocar desatenção por parte de um motorista?

- Vocês já viram algum outdoor?

- Vocês acham que é possível um outdoor causar acidentes de trânsito? Por quê?

- Onde normalmente outdoors ficam expostos?

- Qual a função de um outdoor?

- Que outdoors vocês já viram na rua?

- O que esses outdoors estavam divulgando?  

Com base nas respostas dadas às questões, podem-se inferir as características que distinguem o outdoor de outros gêneros textuais publicitários. O professor pode apresentar a tradução de outdoor para o Português (ao ar livre) para falar que o outdoor geralmente fica exposto na via pública, a fim de ser visto por uma série de pessoas. Seu objetivo pode ser vender algum produto, divulgar uma campanha, apresentar um evento etc. As informações registradas sobre a estrutura fixa de um outdoor podem ser registradas no quadro pelo docente e copiadas pelos alunos.

ATIVIDADE 2:

Levar para a sala de aula algumas imagens de outdoors como as que seguem.

Pedir que os alunos analisem esses outdoors, procurando identificar as características textuais e imagéticas que os constituem. Os alunos devem ser levados a perceber como no outdoor a relação entre texto e imagem é muito importante. Pode-se instigá-los a notar como, por exemplo, no primeiro outdoor, o fato de faltar uma parte do outdoor, recortada em formato de mordida, associa-se com a idéia que se quer transmitir por meio desse texto: a de que o pão vendido nessa padaria é saboroso. Ao mesmo tempo, a parte do texto “acabou de sair do forno” sugere tanto a idéia de um pão sempre fresco como o fato de a padaria ter sido inaugurada recentemente. Assim, o texto e a imagem se unem para divulgar uma determinada empresa. Essa interpretação do outdoor ajuda os alunos a fazerem inferências (estratégia importante para a formação de leitores competentes) e associarem diversos elementos para compreender plenamente a mensagem divulgada.

O mesmo trabalho pode ser feito a partir do segundo outdoor. Pode-se começar o trabalho, perguntando para os alunos qual a função desse outdoor. Em seguida, pergunte como eles descobriram isso. Provavelmente, eles dirão que perceberam isso em função do texto explícito (“Ajude a salvar nossas crianças. Cuide delas no trânsito”). Essa idéia é reforçada pelas imagens presentes no texto. Ao trazer personagens de conto de fadas para o outdoor, cria-se uma associação entre essas personagens e as crianças. O professor, caso ache adequado para sua turma, pode explorar a idéia de intertextualidade.

Após essa discussão apresente este terceiro outdoor:

Peça para que os alunos identifiquem semelhanças e diferenças entre esse outdoor e os anteriores. Entre as semelhanças, pode-se destacar o fato de que todos têm como objetivo divulgar alguma coisa ou vender determinado produto. Entre as diferenças, espera-se que os alunos percebam que no último outdoor apresentado há ausência de imagens e um texto longo. Peça que os estudantes leiam o texto presente no outdoor e pergunte: por que vocês acham que esse outdoor tem um texto grande? Espera-se que os alunos percebam que nesse outdoor a quantidade grande de palavras objetiva atingir um determinado público que, por perder tempo no trânsito, precisa de agilidade em outros momentos da vida (como no momento de ir ao banco). Esse outdoor brinca com uma característica do gênero textual outdoor (poucas palavras) para atingir um determinado público e reforçar as características do produto anunciado. Caso o professor perceba que sua turma consiga ir mais além, pode explorar, com esse exemplo, a metalinguagem.

Ao final da análise desses três outdoors, pode-se completar a definição de outdoor discutida na aula anterior. Informações como o fato de que normalmente outdoors têm pouco texto, que há uma associação desse texto com as imagens e que trata-se de um gênero que busca adequar-se ao público-alvo, podem ser acrescentadas.

ATIVIDADE 3: 

Peça que os alunos comparem os dois textos a seguir:

Realize uma comparação entre os dois textos. Os alunos devem perceber que ambos tratam de um mesmo assunto (festa junina) e têm a mesma função (divulgar o evento). Entretanto, há diferenças entre eles. O primeiro texto  tem uma informação mais direta, menos detalhada e que visa a atrair um leitor que passa rapidamente pelo local. Já no segundo, há mais informações (horário de início a cada dia, informação do que haverá no evento – “barracas típicas, bingo e muito mais” –, endereço detalhado, e mensagens para o leitor (“traga sua família” e “eita arraiá bão só”). A partir dessa comparação, o professor pode explorar questões relacionadas ao suporte de cada texto e aos modos de leitura que cada gênero textual pressupõe.

Suporte pode ser entendido como “uma superfície física, em formato específico que suporta, fixa e mostra um texto. Essa idéia comporta três aspectos: a) suporte é um lugar (físico ou virtual); b) suporte tem um formato específico; c) suporte serve para fixar e mostrar o texto” (In: MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008). Assim, o suporte tem a ver com o local em que um determinado gênero textual é fixado. O suporte, porém faz com que a relação com o texto se modifique. É o suporte que faz com que o texto do cartaz tenha mais informações e que o outdoor tenha menos palavras.

Além disso, o suporte pressupõe um tipo diferente de leitura. Quando se trata de um cartaz, a pessoa que se sentir interessada pelo tema nele exposto deve se aproximar para fazer a leitura e ter acesso a mais informações. Já o outdoor prevê um outro tipo de leitura. As pessoas, em geral, passam por ele, utilizando algum meio de transporte rápido (automóveis, motos, ônibus, etc.), o que demanda uma leitura rápida já que não é comum parar para ler um outdoor.

ATIVIDADE 4

Apresentar a seguinte imagem de um outdoor:

Individualmente, pedir que os alunos identifiquem os seguintes aspectos no texto:

- Que produto pretende ser vendido?

- Que personagem está apresentado no outdoor?

- Qual a relação entre a fala da personagem e o produto que se quer vender?

- Pode-se dizer que há ambiguidade na fala da personagem retratada. Qual é?

Após essa identificação individual, socializar as informações discutidas pelos alunos, mostrando a articulação entre o produto que se quer vender, a fala do personagem e o texto.

Recursos Complementares

O professor que quiser saber um pouco mais sobre o tema da aula, pode consultar o seguinte link:

http://www.memoriadapropaganda.org.br/Especiais/Outdoor/Outdoor.html 

Avaliação

Ao longo do trabalho, o professor pode perceber se os alunos conseguiram compreender a função e a estrutura de um outdoor. A última atividade, por ser realizada individualmente, auxilia o professor a perceber como cada um de seus alunos entendeu o conteúdo trabalhado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.