21/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Os alunos deverão conhecer MODAL VERBS (should, must, can), usos do presente e do passado.
Professor,
Comece a aula perguntando aos alunos se eles já reclamaram da qualidade de algum serviço ou produto que compraram. Encoraje-os a falarem sobre suas experiênicas, pergunte onde e como reclamaram.
Agora mostre o vídeo disponível no link abaixo aos alunos. O vídeo é uma matéria jornalística sobre reclamações no PROCON.
http://www.youtube.com/watch?v=PDrzduakHJo - acesso em 10/12/10
Peça aos alunos que se organizem em grupos de três ou quatro pessoas, imprima a folha de atividades disponível no link abaixo e distribua entre eles.
http://www.tefl-magic.com/noframes/material/acro/complaints.pdf - acesso em 10/12/10
Leia o cabeçalho da atividade e explique. Os alunos deverão relacionar as reclamações às pessoas a quem reclamar. Em seguida eles deverão marcar os tópicos que eles reclamariam caso aquela situação acontecesse.
Após marcarem os tópicos, os alunos deverão comparar suas escolhas com as dos membros do seu grupo e, caso tenham opiniões diferentes, eles irão fazer as perguntas como no modelo da atividade.
Acompanhe a atividade e auxilie quando necessário. Ao final peça à turma que compartilhe suas escolhas e as razões pelas qual reclamariam.
Nessa aula trabalharemos como escrever uma carta de reclamação. Os aluno serão conduzidos a compreenderem o formato, o tom e vocabulário apropriado para esse tipo de carta.
Comece discutindo com a turma situações em que eles precisariam escrever uma carta de reclamação. Abaixo estão algumas possibilidades:
Reclamar com:
Agora peça aos alunos que se organizem em grupos de três pessoas. Eles deverão decidir um tópico para escreverem uma carta de reclamação. Enquanto os alunos discutem, escreva no quadro as frases abaixo:
I am sorry to have to inform you that ...
Do you fancy going ...
I’m over the moon about ...
Dear Mr Smith
Yours sincerely
See you soon
Love from
We’re looking forward to seeing you
Contracted verb forms such as :I’m, you’re, we’ve
I hope that we can overcome this difficulty
I hope you’re OK
It is with regret that I must ...
Phrasal verbs
I’m sorry but I need to ...
I would be grateful if you could ...
Can you let me know if ...
Passive verb forms
Ao final da discussão, chame a atenção dos alunos para as frases escritas no quadro. Leia todas as frases e explique caso necessário. Instrua-os a discutirem em seus grupos quais as frases são usadas em cartas formais e quais são usadas em cartas informais. Cronometre alguns minutos e em seguida escreva na frente de cada frases F (formal) I (informal) com a ajuda dos alunos.
Agora peça que visitem o link abaixo e leiam o modelo de carta de reclamação. Oriente-os a anotarem as frases que caracterizam essa carta como sendo formal.
http://www.nald.ca/connect/v5i4/db/lesson16.htm - acesso em 11/12/10
Após alguns minutos peça que comparem suas anotações com as de outro grupo e em seguida liste no quadro as frases que a turma identificou.
Nessa aula os alunos irão escrever uma carta de reclamação para o destinatário que escolheram na aula passada. Oriente-os a se agruparem como na aula 2 e a acessarem o link abaixo onde encontrarão um modelo de carta de reclamação em que terão que preencer as lacunas:
http://www.law.state.ak.us/pdf/consumer/sample_letter.pdf - acesso em 11/12/10
Peça que escrevam suas cartas em uma folha de papel, pois após terminarem suas cartas eles deverão trocá-las com outro grupo. Após trocarem eles irão corrigir qualquer erro encontrado na carta do colega e destrocá-la para que cada um corrija sua própria carta.
Recolha as cartas e avalie-as.
Para um guia completo de como fazer reclamações, acesse:
Avalie as cartas de reclamação produzidas pelos alunos. Observe se estrutura formal e o vocabulário foram utilizados corretamente.
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