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Filmetes e propagandas

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Amaral Silva Freitas
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do filmete.

Identificar a finalidade do gênero textual filmete.

Compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem um filmete (texto escrito, texto oral, imagens, sons...).

Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do filmete.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por ser um trabalho introdutório com esse tipo de gênero, não são necessários conhecimentos prévios. O professor pode, contudo, realizar uma pesquisa oral com os alunos para sondar sua relação com o cinema e com a televisão para ver o grau de familiaridade deles com essas mídias. Pode-se perguntar se eles conhecem um cinema, se assistem a filmes, se há filmes na escola, se assistem a programas na televisão, quanto tempo geralmente ficam assistindo a esses programas etc.

Estratégias e recursos da aula

Uma definição de filmete, para orientar a execução e o planejamento das atividades:

Filmete: filme publicitário curto, de propaganda comercial ou institucional, veiculado em cinema ou TV, com duração variável entre 15,30 ou 60 segundos.

Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica: 2008.

ATIVIDADE 1:  

Comece a aula discutindo quais são os alimentos preferidos dos alunos. É bastante provável que os alunos façam referências a alimentos como doces, balas, chocolate, refrigerante, sanduíches etc. Registre no quadro os alimentos mais lembrados pela criança. As informações coletadas por meio dessa conversa podem ser organizadas em uma tabela que pode ser registrada pelos alunos no caderno ou pelo professor em um cartaz.

Depois desse levantamento, leia com as crianças a seguinte notícia:

Propagandas televisivas induzem crianças a consumir alimentos não-saudáveis 

SÃO PAULO - De acordo com a psicóloga Paula Carolina Nascimento, a maioria das propagandas de alimentos veiculadas na televisão (que correspondem a um quarto de todo o material publicitário transmitido) faz apelo ao consumo de produtos ricos em açúcar, óleo e gordura.

Conforme divulgou a Agência USP, os dados fazem parte de um estudo inédito no País sobre a influência da TV nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes.

Indução ao consumo Para analisar a relação entre a televisão e o aumento dos índices de obesidade entre os jovens, Paula analisou 640 horas de propagandas, transmitidas por três emissoras de canal aberto.

Do total, 26% dos comerciais tinham alimentos como temática, sendo que 60% destes estavam relacionados a alimentos ricos em açúcar, óleo e gordura.

"Verificamos uma ausência de frutas ou verduras nessas propagandas. E apesar de não representar uma ligação direta, esses dados apontam para uma relação entre a televisão e hábitos alimentares pouco adequados", afirma a pesquisadora.

Disponível em: http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?path=/suasfinancas/&codigo=673242   

Comece uma conversa com as crianças, explorando os diferentes elementos dessa notícia. Essa conversa pode ser orientada pelas seguintes questões:

- Qual é o assunto tratado nessa notícia?

- Pela leitura da notícia, como são as propagandas sobre alimento que passam na televisão?

- Que tipo de alimento está ausente nessas propagandas?

- O que é um alimento saudável? Vocês podem dar exemplos desse tipo de alimentos?

- Quanto tempo normalmente vocês passam na frente da televisão?

- Vocês já viram propagandas de alimentos na televisão? Normalmente, que alimentos são apresentados?

- Vocês já tiveram vontade de comer alguma coisa só porque o comercial que divulga tenha passado na televisão?

- A pessoa entrevistada na notícia acha que existe uma relação entre a propaganda e o consumo de alimentos não saudáveis. O que vocês acham dessa idéia defendida pela psicóloga?

Espera-se que os alunos compreendam como, muitas vezes, nossas escolhas são direcionadas pela publicidade. Essa atividade, além de permitir uma sondagem das idéias dos alunos sobre propaganda, também é uma boa oportunidade para problematizar o tempo que as crianças passam na frente de TV, assim como a influência que a televisão e a propaganda exercem nas nossas escolhas e no nosso modo de vida. Após essa discussão, o professor deve chamar a atenção para o fato de que as propagandas exibidas na televisão são também chamadas de filmetes.

ATIVIDADE 2

Depois de explorar a notícia e a opinião dos alunos sobre o tema, realize um questionamento mais voltado para as funções do filmete ou da propaganda. Exiba a seguinte propaganda para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=xmqrD-rIOQY&feature=related 

Pergunte para os estudantes:

- Qual o objetivo dessa propaganda?

- Que produto se tenta vender nessa propaganda?

- Essa é uma propaganda direcionada para meninos ou para meninas?

- Como é possível identificar a qual público essa propaganda é direcionada?  

A partir da exibição desse filmete, discuta com as crianças que esse gênero textual tem como finalidade divulgar algum produto para um público específico. Para isso, ele se utiliza de diversas estratégias. No caso da propaganda acima, por se tratar de um produto voltado para meninas, o cenário escolhido é um quarto feminino, com vários elementos delicados e cores claras.   

Após fazer essa discussão, exiba esse outro filmete para as crianças:

http://www.youtube.com/watch?v=Ncbe42CNpNU&feature=related   

Faça as mesmas perguntas para os alunos. Eles devem perceber que a função do gênero é a mesma e que o produto vendido é semelhante ao da primeira propaganda (um calçado). Devem perceber também que, nos dois casos, além do produto vendido, há um brinde oferecido para quem comprar o produto (um colar para o caso do tamanco; e um relógio para o caso da papete). Entretanto, os elementos usados na propaganda são outros, já que o público consumidor se diferencia. O professor pode trabalhar, então, como as propagandas são pensadas com o objetivo de atingir um determinado público para que ele consuma mais daqueles produtos.

Pode-se também aproveitar esse trabalho com as propagandas para discutir questões relacionadas às diferenciações feitas em nossa sociedade para meninos e meninas, ou seja, pode se iniciar uma discussão sobre gênero. Para um aprofundamento nessa discussão, sugere-se a leitura do texto de Ruth Sabat sobre publicidade e gênero, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n1/8601.pdf  

ATIVIDADE 3

Exiba uma terceira propaganda para as crianças:

http://www.youtube.co/watch?v=hr5NWbhSkJU 

Pergunte que elementos diferenciam essa propaganda das outras duas. Espera-se que, entre outras questões relacionadas ao tipo de produto que se quer vender, o aluno perceba que um dos elementos que diferencia essa propaganda é a presença da música. Enquanto nas propagandas anteriores não existia música, nessa propaganda, para vender um determinado produto, utiliza-se uma canção. Discuta com os alunos que essa canção, utilizada nos comerciais, recebe o nome de jingle. Peça que eles se lembrem de outras propagandas que também tenham jingles. Pergunte por que eles acham que algumas propagandas têm músicas e outras não. Espera-se que o aluno associe a presença da música com uma maior memorização do nome ou das funções do produto para aumentar suas vendas. Para maiores informações sobre esse gênero textual muito utilizado em filmetes, sugere-se a leitura da aula sobre esse tema, disponível no Portal do Professor. A aula está disponível no link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22511 

Para finalizar a análise dos filmetes, peça que os alunos analisem essa quarta peça:

http://www.youtube.com/watch?v=PJP4xtt44sQ 

Os alunos devem ser convidados a observar que quase não há falas nessa propaganda. Para compreender o que está sendo vendido, deve-se prestar atenção nas imagens e na fala final (“Gasolina Petrobrás: o sonho de consumo de todo carro”). Além disso, para entender o sentido do filmete, o aluno precisa entender que cada um dos personagens que compõem as cenas tem um determinado desejo e que, no final, quer se salientar que o desejo do carro é ser abastecido nos postos daquela empresa.

Essas atividades servem para que o aluno perceba que não há um único modo de fazer a propaganda, mas que ela se utiliza de diferentes estratégias (contar uma história, usar uma música, apresentar um sequência de imagens) para atingir seu objetivo: vender um determinado produto.

ATIVIDADE 4

Retome a primeira discussão sugerida aqui, sobre alimentos saudáveis e propagandas. Peça que os alunos listem alimentos que devem ser consumidos para uma vida saudável. Pode ser apresentada para eles a pirâmide alimentar, na qual é mostrada a divisão adequada a ser seguida numa alimentação saudável.

Imagem disponível em: http://portalterrabrasil.blogspot.com/2010/08/o-que-e-piramide-alimentar-pra-que.html 

Sugira, então, que os alunos, reunidos em grupos, pensem como poderiam fazer um filmete para divulgar o consumo de alimentos mais saudáveis. Os alunos devem, primeiramente, redigir o texto da propaganda ou selecionar as imagens que dela farão parte. Eles precisam definir claramente quem será o público alvo dessa propaganda, para se produzir um filmete adequado. Podem ser as crianças, que consomem os alimentos, mas o público também pode ser os pais que compram alimentos para os seus filhos. Deve também ser definido o que será usado na propaganda (uma história, uma música, uma seleção de imagens...). Outro aspecto importante a ser observado se refere à linguagem a ser utilizada. O texto produzido deve ter linguagem clara, informal.

Após esse processo de preparação, os alunos devem passar para o ensaio do filmete. Esses ensaios servem para que se observe se a propaganda está funcionando de acordo com o esperado.

ATIVIDADE 5

Se houver possibilidade de gravar as propagandas produzidas pelos alunos, pode-se fazer isso e posteriormente exibir para que os alunos assistam e avaliem o resultado final. Se não houver essa possibilidade, pode-se encenar a propaganda em sala de aula, montando com os alunos, pequenos esquetes de teatro. Após as apresentações, deve-se questionar com os alunos:

- A propaganda chamou a atenção de vocês?

- Vocês conseguiram perceber para qual público esse filmete foi produzido?

- Ele foi adequado ao público para o qual era dirigido?

- Vocês se convenceram da importância do consumo de alimentos saudáveis em função da propaganda?

 Essa apresentação e discussão servem para que o professor perceba se os alunos compreenderam os elementos que constituem um filmete e se souberam colocá-los em prática.

Recursos Complementares

O professor que quiser se aprofundar na discussão sobre o assunto, pode acessar os seguintes endereços eletrônicos:  

http://www.alana.org.br/ 

http://www.alimentacaosaudavel.org/ 

http://www.cfh.ufsc.br/fazendogenero/grupos/grupos17.htm

Avaliação

A avaliação pode se dar durante todo o processo. A última atividade, entretanto, permite que o professor veja se os alunos compreenderam as características de um filmete. É importante destacar que o objetivo da atividade avaliativa não é julgar a competência dos alunos para produzir filmetes, mas identificar se eles compreenderam as características desse gênero textual. É importante avaliar também se houve uma mudança na atitude dos alunos com relação às propagandas. Ao longo do processo, o professor pode avaliar se os estudantes foram capazes de se posicionar de maneira mais crítica com relação a esse gênero textual.

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