01/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Verificar quais os esportes preferidos no Brasil ao longo do século XX e XXI; reconhecer os fatores históricos e sociais que levam alguns esportes a serem mais praticados que outros; realizar esses esportes de forma adaptada.
Conceito de esportes.
Espaço: sala de informática com internet, quadra ou pátio grande, campo ou uma área ampla.
Materiais: computadores com internet; bola de voleibol, futebol e basquetebol; bola, raquete, rede e mesa de tênis de mesa (ping pong), mastro e rede (para voleibol) e cesta de basquetebol.
Levar a turma a uma sala de informática e pedir que pesquisem na internet quais foram os esportes mais praticados no século XX e primeira década do XXI.
Sites de apoio para a pesquisa: (acessos em 10/08/10)
http://clikaki.com.br/os-10-esportes-mais-praticados-no-brasil/
http://www.moedaviva.com.br/mve15pdf/9.pdf
http://2.bp.blogspot.com/_0j_JXbrnWa0/Sp3hT7Zj6mI/AAAAAAAABOI/t7O3IY8i-84/s1600-h/Layout_v1.jpg
A partir do que foi pesquisado na atividade anterior, debater com os alunos a seguinte questão: Quais são os esportes mais praticados no Brasil? Quais fatores são importantes para o crescimento da popularidade de determinado esporte? (facilidade na prática do esporte, disponibilidade de materiais e espaços para a prática, divulgação na mídia, incentivo estatal e etc.).
Posteriormente, listar juntamente com a turma os fatores relacionados e os esportes que foram citados, durante o debate, como mais praticados no Brasil, com base na pesquisa realizada na internet.
Em um grande espaço aberto, pode ser de grama ou terra batida, dividir a turma, preferencialmente em grupos de onze, para a realização do futebol de campo. Pode-se escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros. Regras oficiais em "Recursos Complementares".
Fonte: http://www.thegoldenaura.com/2008/12/
Acesso em 26/11/10.
Em uma quadra de voleibol, dividir a turma, preferencialmente em grupos de seis, para a realização do esporte. Pode-se escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros. Regras oficiais em "Recursos Complementares".
Fonte: http://wiki-psancho.wikispaces.com/Voleibol
Acesso em 26/11/10.
Em uma quadra de basquetebol, dividir a turma, preferencialmente em grupos de cinco, para a realização do esporte. Pode-se escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros. Regras oficiais em "Recursos Complementares".
Acesso em 26/11/10.
Levar os alunos para um espaço com uma mesa de "tênis de mesa". Se não houver tal material na escola adaptá-lo com uma mesa comum grande com uma redinha fixada perpendicularmente no meio e as raquetes com um pedaço largo de madeira. Dividir os alunos, preferencialmente em duplas, para a realização do "tênis de mesa". Pode-se escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros. Regras oficiais em "Recursos Complementares".
Fonte: http://luanveigaesportes.blogspot.com/2010/04/tenis-de-mesa.html
Acesso em 26/11/10.
Site de apoio para a atividade 3: www.cbf.com.br
Site de apoio para a atividade 4: www.cbv.com.br
Site de apoio para a atividade 5: http://www.cbb.com.br
Site de apoio para a atividade 6: http://www.cbtm.org.br/indexframe.html
Acessos em 10/08/10.
Redigir, de forma sintética, um texto a respeito da vivência esportiva individual de cada aluno, listando os fatores que colocam um determinado esporte como mais praticado pelo estudante, relacionando isso com a popularidade, no Brasil, do esporte escolhido.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!