Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A evolução na preferência esportiva do brasileiro ao longo do século XX e XXI.

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Verificar quais os esportes preferidos no Brasil ao longo do século XX e XXI; reconhecer os fatores históricos e sociais que levam alguns esportes a serem mais praticados que outros; realizar esses esportes de forma adaptada.

Duração das atividades
150 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de esportes.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: sala de informática com internet, quadra ou pátio grande, campo ou uma área ampla.

Materiais: computadores com internet; bola de voleibol, futebol e basquetebol; bola, raquete, rede e mesa de tênis de mesa (ping pong), mastro e rede (para voleibol) e cesta de basquetebol.

Atividade 1

Levar a turma a uma sala de informática e pedir que pesquisem na internet quais foram os esportes mais praticados no século XX e primeira década do XXI.

Sites de apoio para a pesquisa: (acessos em 10/08/10)

http://clikaki.com.br/os-10-esportes-mais-praticados-no-brasil/  

http://www.moedaviva.com.br/mve15pdf/9.pdf 

http://2.bp.blogspot.com/_0j_JXbrnWa0/Sp3hT7Zj6mI/AAAAAAAABOI/t7O3IY8i-84/s1600-h/Layout_v1.jpg  

Atividade 2

A partir do que foi pesquisado na atividade anterior, debater com os alunos a seguinte questão: Quais são os esportes mais praticados no Brasil? Quais fatores são importantes para o crescimento da popularidade de determinado esporte? (facilidade na prática do esporte, disponibilidade de materiais e espaços para a prática, divulgação na mídia, incentivo estatal e etc.).

Posteriormente, listar juntamente com a turma os fatores relacionados e os esportes que foram citados, durante o debate, como mais praticados no Brasil, com base na pesquisa realizada na internet.

Atividade 3

Em um grande espaço aberto, pode ser de grama ou terra batida, dividir a turma, preferencialmente em grupos de onze, para a realização do futebol de campo. Pode-se escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros. Regras oficiais em "Recursos Complementares".

Fonte: http://www.thegoldenaura.com/2008/12/ 

Acesso em 26/11/10.

Atividade 4

Em uma quadra de voleibol, dividir a turma, preferencialmente em grupos de seis, para a realização do esporte. Pode-se escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros. Regras oficiais em "Recursos Complementares".

Fonte: http://wiki-psancho.wikispaces.com/Voleibol 

Acesso em 26/11/10.

Atividade 5

Em uma quadra de basquetebol, dividir a turma, preferencialmente em grupos de cinco, para a realização do esporte. Pode-se escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros. Regras oficiais em "Recursos Complementares".

Fonte: http://www.dtvb.ibilce.unesp.br/amplia.php?dici=alem&nive=NB&codi=205&tabe=lazer_e_cultura&tema=20&item=1 

Acesso em 26/11/10.

Atividade 6

Levar os alunos para um espaço com uma mesa de "tênis de mesa". Se não houver tal material na escola adaptá-lo com uma mesa comum grande com uma redinha fixada perpendicularmente no meio e as raquetes com um pedaço largo de madeira. Dividir os alunos, preferencialmente em duplas, para a realização do "tênis de mesa". Pode-se escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros. Regras oficiais em "Recursos Complementares".

Fonte: http://luanveigaesportes.blogspot.com/2010/04/tenis-de-mesa.html 

Acesso em 26/11/10.

Recursos Complementares

Site de apoio para a atividade 3: www.cbf.com.br  

Site de apoio para a atividade 4: www.cbv.com.br 

Site de apoio para a atividade 5: http://www.cbb.com.br  

Site de apoio para a atividade 6: http://www.cbtm.org.br/indexframe.html 

Acessos em 10/08/10.

Avaliação

Redigir, de forma sintética, um texto a respeito da vivência esportiva individual de cada aluno, listando os fatores que colocam um determinado esporte como mais praticado pelo estudante, relacionando isso com a popularidade, no Brasil, do esporte escolhido.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.