25/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Verificar a proveniência histórica do futsal e do showbol; identificar as peculiaridades de cada uma dessas práticas; reconhecer quais os fatores sociais que levaram ao surgimento dessas práticas; traçar um mapa geográfico das regiões brasileiras onde esses esportes são mais praticados; realizar esses esportes de forma adaptada.
Conceito de esportes, conhecimento das regras e dinâmica do futebol.
Espaço: pátio ou espaço grande, sala de informática.
Materiais: bola de futsal, bola de futebol de campo, computadores com internet.
Levar os alunos a uma sala de informática que tenha internet para que eles pesquisem qual a proveniência histórica do futsal e do showbol. Após a pesquisa iniciar um debate com base na questão: quais os fatores sociais que levaram ao surgimento dessas práticas?
Sites de apoio para a pesquisa (acessos em 10/08/10):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_de_sal%C3%A3o
http://pt.fifa.com/futsalworldcup/destination/history/index.html
http://www.futsalbrasil.com.br/artigos/artigo.php?cd_artigo=159
http://pt.wikipedia.org/wiki/Showbol http://showbol.com/showbol/historia/
Ainda na sala de informática, pedir para que a turma pesquise quais as regiões brasileiras em que o futsal e o showbol são mais praticados.
Sites de apoio para a pesquisa (acessos em 10/08/10):
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/federacoes.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Showbol
Em uma quadra de futsal, dividir os alunos, preferencialmente em cinco, para a realização do futsal. Pode-se escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros.
Fonte: http://worldsports.bravehost.com/pagina_futsal.html
Em um espaço grande, de grama ou chão batido, fazer uma demarcação no chão de acordo com a foto e a regra do showbol. Dividir os alunos, preferencialmente em seis, para a realização do showbol. Pode-se escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros.
Acessos em 09/11/10
Após a realização das práticas, reunir a turma e organizar uma discussão estruturada na comparação entre os esportes vivenciados e entre esses e o futebol.
Site de apoio para a atividade 3: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/regras.php
Site de apoio para a atividade 4: http://showbol.com/showbol/regras/
Acessos em 10/08/10.
Dividir a turma em três grupos. Um grupo deverá montar um mapa geográfico da prática do futsal no Brasil, outro grupo deverá fazer o mesmo com o showbol e o terceiro grupo montará uma lista comparando os dois esportes. O professor deverá unir os três trabalhos e montar, juntamente com a turma, um painel para ser exposto na escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!