27/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Verificar a semelhança do goalball e do futebol americano com o futebol convencional (de campo); identificar as peculiaridades de cada uma dessas práticas; reconhecer quais os fatores sociais que levaram ao surgimento dessas práticas; traçar um mapa geográfico das regiões brasileiras onde esses esportes são mais praticados; realizar esses esportes de forma adaptada.
Conceito de esportes, conhecimento das regras e dinâmica do futebol.
Espaço: pátio ou espaço grande, sala de informática, sala de TV.
Materiais: bola com guizo (pode ser uma bola enrolada em papel celofane), bola de futebol americano (a adaptação pode ser feita com uma bola de basquete murcha costurada), lenços, computadores com internet, televisão com aparelho de DVD.
Reunir a turma e apresentar os vídeos abaixo (acessos em 11/08/10):
http://www.youtube.com/watch?v=lzpSvKvodak&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zeJswfep5ws&feature=related
Após a apreciação dos vídeos, iniciar um debate questionando à turma qual a semelhança entre as duas práticas mostradas nos vídeos e entre essas e o futebol.
Vivenciar o goalball de forma adaptada. A bola do goalball pode ser adaptada com uma bola comum de futsal enrolada em papel celofane preso com fita crepe. Pode ser utilizada uma quadra de futsal, delimitando as áreas específicas do goalball com giz, com a trave que estiver disponível ou delimitar as metas com cones, de acordo com a foto abaixo:
Fonte: http://www.informacao.srv.br/cpb/htmls/paginas/goalball/regras_basicas2.html
Acesso em 19/08/10.
Vivenciar o futebol americano de forma adaptada. A bola de futebol americano poderá ser adaptada com uma bola de basquete murcha, com uma das faces costurada firmemente com uma linha grossa (pode ser barbante). O espaço a ser utilizado deve ser o disponível na escola, mas o professor deverá demarcar as jardas com giz, como mostrado na figura abaixo:
Fonte: http://pt.dreamstime.com/stock-photo-american-football-field-image4466550
Acesso em 19/08/10.
A apartir das regras contidas em http://contenti1.espn.com.br/pdf/nflregras.pdf fazer as seguintes adaptações: para imobilizar o adversário, um lenço deve ser pendurado na bermuda de cada aluno, aquele aluno que estiver com a bola e tiver seu lenço retirado deverá parar imediatamente, e quem tiver retirado esse lenço ficará com a posse da bola.
Retomar a discussão do inicio da aula. Reunir a turma na sala de informática, com internet, e pedir a eles que procurem a história do goalball e do futebol americano.
Sites de apoio para a pesquisa:
http://www.urece.org.br/novosite/content/goalball
http://www.informacao.srv.br/cpb/pdf/goalball.pdf
http://www.cegueta.com/esportes/01.htm
http://www.cpb.org.br/area-tecnica/modalidades/goalball
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/futebol-americano.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_americano
Acessos em 11/08/10.
Posteriormente à pesquisa, iniciar uma discussão levantando a questão: quais as necessidades sociais que levaram à criação dos esportes goalball e futebol americano?
A partir dos dados apresentados no site http://www.afabonline.com.br/v3/membros pedir aos alunos que montem um mapa geográfico da prática regulamentada do futebol americano no Brasil. Fazer o mesmo com o goalball a partir dos dados contidos em http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1024&bih=578&q=federa%C3%A7%C3%B5es%20de%20esportes%20para%20cegos%20no%20Brasil&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl
Acessos em 11/08/10.
Site de apoio para a atividade 2: http://www.urece.org.br/novosite/sites/default/files/Regras_goalball.pdf
Pedir aos alunos que façam uma pequena produção de texto sintetizando o que foi discutido e vivenciado em aula a respeito do goalball e do futebol americano. Cada aluno deverá anexar as produções aos mapas da atividade 6 e montar um painel para ser exposto na escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!