25/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Verificar a proveniência do voleibol de praia e do sentado a partir do voleibol de quadra convencional; identificar as peculiaridades de cada uma dessas práticas; reconhecer quais os fatores sociais que levaram ao surgimento dessas práticas; traçar um mapa geográfico das regiões brasileiras onde esses esportes são mais praticados; realizar esses esportes de forma adaptada.
Conceito de esportes.
Espaço: pátio ou espaço grande, quadra de areia, sala de informática com internet.
Materiais: mastro, rede, bola de voleibol, computadores.
Iniciar um debate, com a turma reunida, levantando as seguintes questões: vocês já ouviram falar ou já praticaram o voleibol de praia? E o voleibol sentado? O que vocês conhecem desses esportes? De onde vieram?
Em seguida apresentar as fotos a seguir:
Fontes das fotos:
foto 2 http://usuarios.multimania.es/SPOR/DParaolimpicos/deportes_paraolimpicos.htm
foto3 http://paralimpicos.sportec.es/publicacion/3SC_Deportes/318SS_Voleibol.html
foto 4 http://www.trocistas.com/veiga/volei-de-praia/
foto 7 http://desportocoimbra.com/2009/02/voleibol-academica-seniores-com-sortes-diferentes/
foto 8 http://wiki-psancho.wikispaces.com/Voleibol
Acessos em 12/08/10.
A partir da visualização das imagens, retomar o debate perguntando aos alunos: quais as diferenças e semelhanças entre os esportes apresentados? Pelo que vocês observaram, quais os fatores que influenciaram para a criação do voleibol de praia? E o voleibol sentado?
Realizar o voleibol de praia de forma adaptada às possibilidades da escola (no caso de não ser possível a prática na praia, a atividade deverá ser feita em uma quadra de areia).
Realizar o voleibol sentado de forma adaptada as possibilidades da escola.
Encaminhar os alunos a uma sala de informática com internet, para a pesquisa. Dividir a turma em dois grandes grupos e sortear entre eles o voleibol de praia e o sentado, para que apresentem em forma de seminário. A apresentação deve conter os seguintes itens:
- origem do esporte;
- características mais marcantes do esporte;
- regras;
- curiosidades;
- mapa geográfico da prática do esporte no Brasil.
Sites de apoio para a pesquisa:
http://esportes.terra.com.br/parapanamericano2007/interna/0,,OI1820129-EI10263,00.html
http://www.cbv.com.br/newcbv/tecnico/index.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol_de_praia
Acessos em 12/08/10.
Além do seminário, descrito na atividade 4, os alunos deverão elaborar um relatório a partir da apresentação do outro grupo colocando os itens obrigatórios que foram expostos (origem do esporte; características mais marcantes do esporte; regras; curiosidades; mapa geográfico da prática do esporte no Brasil).
Cinco estrelas 1 classificações
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17/01/2011
Cinco estrelasBem, na verdade não é uma opinião, gostaria de fazer um complemento para a professora, se não tiver problema. existe agopra também o volei sentado de praia. para conhecer melhor, entre em www.voleisentadodepraia.com