25/08/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
1) Identificar situações do cotidiano (em família, na escola, dentre outros espaços) em que há desperdício de água.
2) Informar-se de que as reservas de água do planeta são esgotáveis.
3) Perceber que as mudanças climáticas têm afetado a disponibilidade de água.
4) Conhecer regiões do Brasil em que falta água e identificar os prejuízos que causam à vida da população.
5) Reconhecer os benefícios da água para o organismo e a necessidade de mudar hábitos de consumo, de desperdício, bem como adotar medidas de proteção ao meio ambiente.
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios
Professor, esta é uma aula que traz ricas possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Convide professores de outras áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, História, dentre outras, para realizar a proposta.
1º Momento: Professor/a, inicie a sua aula propondo aos/as alunos/as que fiquem bem atentos ao vídeo a ser apresentado:
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
2º Momento: Explore o vídeo com os/as alunos/as perguntando: O que retrata o vídeo? Como devemos fazer para economizar água? Por que economizar água é importante? Será que é possível viver sem água?
3º Momento: Em duplas, os/as alunos/as deverão conversar sobre os próprios hábitos e costumes dos familiares em relação ao consumo de água. Cada aluno/a deverá registrar em folhas separadas o relato do colega e propor ações para reduzir o consumo de água evitando o desperdício.
4º Momento: Os/as alunos/as deverão trocar entre si as dicas para lutar contra o desperdício de água em seu ambiente familiar. Sugere-se que essas dicas sejam levadas para casa, registradas em fichas, de forma que o/a aluno/a as apresente às pessoas de sua família e, juntos, definam lugares estratégicos para afixá-las, como lembretes de conscientização (Ex: Feche a torneira enquanto escovar os dentes ou ensaboar-se no banho).
Professor/a, no sítio abaixo você encontrará muitas sugestões de atividades para desenvolver com seus alunos sobre o tema Água
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/
1º Momento: Convidar os alunos para assistir ao vídeo: Globo Repórter - Seca na Amazônia, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=C0AAQixGiO0
2º Momento: Explorar o vídeo: O que retrata esse vídeo? Vocês sabiam que existem regiões no Brasil em que falta água? Quais serão as dificuldades vividas pela população que mora nessas regiões?
3º Momento: Disponibilizar aos/as alunos/as as seguintes reportagens sobre a seca em diferentes regiões do Brasil conforme endereços abaixo:
1) A seca no Nordeste, disponível em:
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/nordeste_seca
2) Seca prejudica agricultores no Rio Grande do Norte, disponível em:
3) Secas e desertos no Brasil: velhos dilemas e novos desafios, disponível em:
http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=839
4º Momento: Solicitar que os alunos respondam em duplas: Quais as dificuldades vividas pela população que mora em regiões onde há seca?
5º Momento: Socializar as respostas dos/as alunos/as.
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistir ao vídeo: Escola Solidária - Itacajá (TO), disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=8nbI7w5Sid0&feature=related
2º Momento: Explorar o vídeo com os/as alunos/as e propor reflexões sobre alguns pontos importantes : O que retrata o vídeo? Vocês sabiam que uma escola poderia propor um trabalho de preservação da natureza? Em sua cidade existem rios poluídos? Quais são as medidas utilizadas para recuperação desses rios?
3º Momento: Fazer uma pesquisa inicial procurando em jornais locais algumas informações e notícias sobre os rios que abastecem a cidade. Dúvidas iniciais: De onde vem a água que abastace a minha cidade? Existem muitos rios em minha cidade? Estão muito poluídos? Como é feito o trabalho de recuperação de tais rios?
4º Momento: Atividade de campo: Visitar a estação de tratamento de água da cidade para conhecer como se dá esse processo ou agendar entrevista com o prefeito ou com o secretário de meio ambiente para conhecer a real situação do principal rio que abastece a cidade. Caso o nível de poluição esteja alto, o professor poderá propor um projeto de revitalização do rio, em parceria com a escola, inspirados no trabalho apresentado no vídeo.
Professor/a, os textos a seguir poderão subsidiar as suas discussões e reflexões com os/as alunos/as durante as aulas:
Artigo eletrônico: Pesadelos da seca, disponível em
http://epoca.globo.com/edic/20000103/seca.htm
Artigo eletrônico: É desta vez que o Sertão vai virar mar? , disponível em:
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT708132-1664,00.html
No site abaixo você encontrará diversos recursos educativos para trabalhar o tema Água com seus/suas alunos/as:
http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_basico/seja_o_heroi_do_planeta/
Professor/a, procure observar se os/as alunos/as identificaram situações do cotidiano em que há desperdício de água e se conseguiram propor ações para evitar tal desperdício. Procure identificar durante a s discussões e participações dos/as alunos/as se eles/as se sensibilizaram com o fato de que em algumas regiões no Brasil falta água prejudicando a vida da população.Solicite como avaliação final que os/as alunos/as registrem 10 dicas principais para evitar o desperdício de água.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/05/2013
Cinco estrelasmuito boa sua aula
08/11/2010
Cinco estrelasGostei muito dos recursos utilizados pela professora, ela sobe muito bem explorar as mídias para enriquecer sua aula.