Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ABAIXO O DESPERDÍCIO DA ÁGUA!

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar situações do cotidiano (em família,  na escola, dentre outros espaços) em que há desperdício de água.

2) Informar-se de que as reservas de água do planeta são esgotáveis.

3) Perceber que as mudanças climáticas têm afetado a disponibilidade de água.

4) Conhecer regiões do Brasil em que falta água e identificar os prejuízos que causam à vida da população.

5) Reconhecer os benefícios da água para o organismo e a necessidade de mudar hábitos de consumo, de desperdício, bem como adotar medidas de proteção ao meio ambiente.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais:

Professor, esta é uma aula que traz ricas possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Convide professores de outras áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, História, dentre outras, para realizar a proposta.

Atividade 1 

1º Momento:  Professor/a, inicie a sua aula propondo aos/as alunos/as que fiquem bem atentos ao vídeo a ser apresentado: 

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY  

2º Momento: Explore o vídeo com os/as alunos/as perguntando: O que retrata o vídeo? Como devemos fazer para economizar água? Por que economizar água é importante? Será que é possível viver sem água?

3º Momento:  Em duplas, os/as alunos/as deverão conversar sobre os próprios hábitos e costumes dos familiares em relação ao consumo de água. Cada aluno/a deverá registrar em folhas separadas o relato do colega e propor ações para reduzir o consumo de água evitando o desperdício.

4º Momento:  Os/as alunos/as deverão trocar entre si as dicas para lutar contra o desperdício de água em seu ambiente familiar. Sugere-se que essas dicas sejam levadas para casa, registradas em fichas, de forma que o/a aluno/a as apresente às pessoas de sua família e, juntos, definam lugares estratégicos para afixá-las, como lembretes de conscientização (Ex: Feche a torneira enquanto escovar os dentes ou ensaboar-se no banho).

Professor/a, no sítio abaixo você encontrará muitas sugestões de atividades para desenvolver com seus alunos sobre o tema Água

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/         

Atividade 2:  

1º Momento: Convidar os alunos para assistir ao vídeo: Globo Repórter - Seca na Amazônia, disponível em:  

http://www.youtube.com/watch?v=C0AAQixGiO0 

2º Momento:   Explorar o vídeo: O que retrata esse vídeo? Vocês sabiam que existem regiões no Brasil em que falta água? Quais serão as dificuldades vividas pela população que mora nessas regiões?  

3º Momento:   Disponibilizar aos/as alunos/as as seguintes reportagens sobre a seca em diferentes regiões do Brasil conforme endereços abaixo:  

1) A seca no Nordeste, disponível em:

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/nordeste_seca 

2) Seca prejudica agricultores no Rio Grande do Norte, disponível em:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/seca-prejudica-agricultores-no-rio-grande-do-norte.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter 

3) Secas e desertos no Brasil: velhos dilemas e novos desafios, disponível em:

http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=839 

4º Momento: Solicitar que os alunos respondam em duplas: Quais as dificuldades vividas pela população que mora em regiões onde há seca?

5º Momento: Socializar as respostas dos/as alunos/as.

Atividade 3:   

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistir ao vídeo: Escola Solidária - Itacajá (TO), disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=8nbI7w5Sid0&feature=related  

     

2º Momento: Explorar o vídeo com os/as alunos/as e propor reflexões sobre alguns pontos importantes : O que retrata o vídeo? Vocês sabiam que uma escola poderia propor um trabalho de preservação da natureza? Em sua cidade existem rios poluídos? Quais são as medidas utilizadas para recuperação desses rios?      

3º Momento: Fazer uma pesquisa inicial procurando em jornais locais algumas informações e notícias sobre os rios que abastecem a cidade. Dúvidas iniciais: De onde vem a água que abastace a minha cidade? Existem muitos rios em minha cidade? Estão muito poluídos? Como é feito o trabalho de recuperação de tais rios?

4º Momento: Atividade de campo: Visitar a estação de tratamento de água da cidade para conhecer como se dá esse processo ou agendar entrevista com o prefeito ou com o secretário de meio ambiente para conhecer a real situação do principal rio que abastece a cidade. Caso o nível de poluição esteja alto, o professor poderá propor um projeto de revitalização do rio, em parceria com a escola, inspirados no trabalho apresentado no vídeo.       

Recursos Complementares

Professor/a, os textos a seguir poderão subsidiar as suas discussões e reflexões com os/as alunos/as durante as aulas:

Artigo eletrônico: Pesadelos da seca, disponível em

http://epoca.globo.com/edic/20000103/seca.htm 

Artigo eletrônico: É desta vez que o Sertão vai virar mar? , disponível em:

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT708132-1664,00.html  

No site abaixo você encontrará diversos recursos educativos para trabalhar o tema Água com seus/suas alunos/as:

http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_basico/seja_o_heroi_do_planeta/ 

Avaliação

Professor/a, procure observar se os/as alunos/as identificaram situações do cotidiano em que há desperdício de água e se conseguiram propor ações para evitar tal desperdício. Procure identificar durante a s discussões e participações dos/as alunos/as se eles/as se sensibilizaram com o fato de que em algumas regiões no Brasil falta água prejudicando a vida da população.Solicite como avaliação final que os/as alunos/as registrem 10 dicas principais para evitar o desperdício de água.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.