Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os vários tipos de dança

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as várias manifestações de dança existentes;
  • Classificar as danças de acordo com sua origem.
Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de dança.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O professor irá iniciar a aula exibindo aos alunos algumas imagens:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.corumba.ms.gov.br/modules/xcgal/albums/userpics/10009/normal_Festa%2520junina%252011.jpg&imgrefurl=http://www.corumba.ms.gov.br/modules/news/article.php%3Fstoryid%3D1753&usg=__7WXZUbJhr--vjb4993IU53xV5FY=&h=266&w=399&sz=136&hl=pt-BR&start=13&zoom=1&tbnid=FDiMeS0zfv_KjM:&tbnh=83&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dquadrilha%2Bdan%25C3%25A7a%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1280%26bih%3D707%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/uploads/2009/03/foto-valsa-danca-de-salao-1.jpg&imgrefurl=http://www.bicodocorvo.com.br/cultura/musica/valsa-danca-de-salao&h=450&w=300&sz=11&tbnid=gvsbhJJ69dP_1M:&tbnh=127&tbnw=85&prev=/images%3Fq%3Dvalsa&zoom=1&usg=__SRXiEP4dZkzNL-I_NNLW93-QrHg=&sa=X&ei=n7dvTJaBOMKBlAfznpi_Dg&ved=0CDUQ9QEwBg 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://api.ning.com/files/kk9VrENupy2UOEOBvF7G-LsNT0Pwj0R42Y6z24Hc3*smHzPUtM3CIWzv98f-mG5-Ybysdnih*ZlK9RcAbloyc39YZHVIeNOo/CarnavalFrevo.jpg&imgrefurl=http://blogln.ning.com/profiles/blogs/a-saga-do-carnaval-xi&usg=__7yOwhfVDfuTaKvQf8XbOyCXuY1o=&h=345&w=450&sz=24&hl=pt-BR&start=6&zoom=1&tbnid=MD77PDbU_BIAxM:&tbnh=97&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Dfrevo%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1280%26bih%3D707%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_HkFVv3g35MM/Sjq5pkW0aeI/AAAAAAAAAJw/UQpQPyYYJIM/S660/dança%2Bdo%2Bventre.jpg&imgrefurl=http://eventomamafrica.blogspot.com/&h=338&w=450&sz=21&tbnid=TsyRikz-mFoK4M:&tbnh=95&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Ddan%25C3%25A7a%2Bdo%2Bventre&zoom=1&usg=__aQV9k3p3J_SyY9O8MMpna-57c6E=&sa=X&ei=bblvTKeUCcOB8gbuz-zWDA&ved=0CDIQ9QEwB

(Acessos em 19 de agosto de 2010).

Após a apreciação das imagens, iniciar um debate com o objetivo de iniciar a discussão sobre o tema da aula: quais destas danças vocês conhecem? Em quais partes do mundo elas são mais praticadas? Qual deve ser a origem e os motivos delas existirem? As eventuais respostas dadas pelos alunos deverão ser registradas pelo professor.

Atividade 2:

O professor deverá organizar os alunos em 4 grupos e solicitar que realizem uma pesquisa sobre estas danças, onde deverá conter:   

  • Local de criação;
  • Objetivos da criação;
  • Principais características (passos, movimentos básicos).

Links para consulta e inicio da pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrilha_(dança)

http://www.infoescola.com/artes/valsa/

http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/frevo

http://hadarahkhalil.br.tripod.com/historia.htm

Acessos dia 19 de agosto de 2010.

Cada um destes grupos deverá apresentar os resultados das pesquisas em um grupo de discussão com a turma toda, onde o professor deverá organizar uma atividade de vivência de cada uma destas danças.

Material de apoio para o professor organizar as vivências:

http://www.blogers.com.br/ordem-dos-passos-para-dancar-quadrilha/

http://www.youtube.com/watch?v=9l6bRciBOHU 

http://www.youtube.com/watch?v=sUT-daUoBVE

http://www.youtube.com/watch?v=6EItA9SZmUM

Acessos dia 19 de agosto de 2010.

Atividade 3:

Ao término, o professor questionará aos alunos quais os objetivos que podem ser alcançados com a dança na sociedade e se podemos classificá-las de acordo com sua origem. Neste momento, apresentar aos alunos uma forma de classificação da dança de acordo com sua origem, a saber:     

  1. Ancestrais, originárias ou autóctones: são aquelas danças praticadas antes da conquista espanhola ou portuguesa, e que, apesar das proibições, ainda são encontrados alguns vestígios delas;
  2. Tradicionais ou Folclóricas: são as danças que representam a cultura particular de uma região, podendo ter traços das danças ancestrais, e podem - pela miscigenação de culturas - ser adaptações de danças originárias dos países que nos conquistaram ou colonizaram. Elas podem, eventualmente, tornarem-se populares.
  3. Populares: são as danças que estão sendo veiculadas pelos meios de comunicação e praticadas pela comunidade. Algumas delas permanecem em atualidade, chegando a incorporar-se ao grupo das danças tradicionais ou folclóricas.
  4. Clássicas ou Eruditas: são as danças que precisam de todo um processo de aprendizagem sistematizado, dado à sua complexidade e por terem em sua essência habilidades motoras altamente estruturadas (aquelas habilidades que se originam de estudos biomecânicos e devem ser incorporadas ou internalizadas para serem eficientes na prática da modalidade aos quais os modelos pertencem).  

Adaptado de http://www.educacaofisica.com.br/download.asp?tp=biblioteca&id=561   Acesso dia 19 de agosto de 2010.  

O professor irá dizer cada um dos nomes da classificação questionando aos alunos o que pode ser este tipo de dança e os exemplos. Por exemplo: o que deve ser uma dança ancestral?

Assim, o professor deverá apresentar os conceitos acima descritos de forma que os alunos consigam associar as danças vivenciadas com uma das classificações apresentadas, bem como confrontar as respostas dadas na atividade 1 com as classificações dadas (O professor, caso queira, pode refazer as perguntas, a fim de uma comparação melhor).

Exemplo: funk - popular.

Recursos Complementares
Avaliação

Produzir um painel onde os alunos deverão organizar as informações das danças apresentadas bem como classificá-las conforme apresentado na última atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.