26/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Conceito de dança.
Atividade 1:
O professor irá iniciar a aula exibindo aos alunos algumas imagens:
(Acessos em 19 de agosto de 2010).
Após a apreciação das imagens, iniciar um debate com o objetivo de iniciar a discussão sobre o tema da aula: quais destas danças vocês conhecem? Em quais partes do mundo elas são mais praticadas? Qual deve ser a origem e os motivos delas existirem? As eventuais respostas dadas pelos alunos deverão ser registradas pelo professor.
Atividade 2:
O professor deverá organizar os alunos em 4 grupos e solicitar que realizem uma pesquisa sobre estas danças, onde deverá conter:
Links para consulta e inicio da pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrilha_(dança)
http://www.infoescola.com/artes/valsa/
http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/frevo
http://hadarahkhalil.br.tripod.com/historia.htm
Acessos dia 19 de agosto de 2010.
Cada um destes grupos deverá apresentar os resultados das pesquisas em um grupo de discussão com a turma toda, onde o professor deverá organizar uma atividade de vivência de cada uma destas danças.
Material de apoio para o professor organizar as vivências:
http://www.blogers.com.br/ordem-dos-passos-para-dancar-quadrilha/
http://www.youtube.com/watch?v=9l6bRciBOHU
http://www.youtube.com/watch?v=sUT-daUoBVE
http://www.youtube.com/watch?v=6EItA9SZmUM
Acessos dia 19 de agosto de 2010.
Atividade 3:
Ao término, o professor questionará aos alunos quais os objetivos que podem ser alcançados com a dança na sociedade e se podemos classificá-las de acordo com sua origem. Neste momento, apresentar aos alunos uma forma de classificação da dança de acordo com sua origem, a saber:
Adaptado de http://www.educacaofisica.com.br/download.asp?tp=biblioteca&id=561 Acesso dia 19 de agosto de 2010.
O professor irá dizer cada um dos nomes da classificação questionando aos alunos o que pode ser este tipo de dança e os exemplos. Por exemplo: o que deve ser uma dança ancestral?
Assim, o professor deverá apresentar os conceitos acima descritos de forma que os alunos consigam associar as danças vivenciadas com uma das classificações apresentadas, bem como confrontar as respostas dadas na atividade 1 com as classificações dadas (O professor, caso queira, pode refazer as perguntas, a fim de uma comparação melhor).
Exemplo: funk - popular.
http://www.4shared.com/file/10188634/8b05d908/delimitando_conteudos.html
Acesso dia 19 de agosto de 2010.
Produzir um painel onde os alunos deverão organizar as informações das danças apresentadas bem como classificá-las conforme apresentado na última atividade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!