Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Postura ética responsável: Com saúde não se brinca!

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer que a nossa saúde é consequência das ações sobre o meio em que vivemos.   

Identificar algumas ações que agridem o meio ambiente da escola e comprometer-se por adotar atitudes saudáveis em relação ao ambiente escolar.   

Analisar o ambiente em que escola está inserida, considerando a qualidade do ar, da água própria para consumo humano, áreas verdes, saneamento básico, coleta de lixo dentre outros.   

Compreender que o ambiente em que vivemos deve oferecer condições básicas de saúde e qualidade de vida a todos, indiscriminadamente.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita. Que saibam fazer registro de observações e produzir relatórios. É necessário também que tenham noções básicas de informática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Inicie a aula convidando os alunos para assistir aos vídeos sugeridos abaixo:   

Meio Ambiente - Educação e Consciência Ambiental. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8&feature=related    

   

Ética Ambiental. Disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=Zsv8uv-XsQU&feature=related   

Após a exibição dos vídeos, organize os alunos em círculo. Distribua uma folha de papel para cada aluno e disponibilize para a turma lápis de cor, canetinhas, giz de cera, pedaços de carvão, tintas de cores variadas, dentre outros materiais. Em seguida, solicite que representem, por meio de desenhos, os sentimentos que tiveram ao ver as imagens dos vídeos. Nesse momento, peça que trabalhem em silêncio. Coloque uma música instrumental bem suave, para criar um clima tranquilo, que favoreça a introspecção.   

Na sequência, abra espaço para que os alunos compartilhem com os colegas as representações feitas e peça que digam palavras relacionadas aos sentimentos vivenciados. Anote estas palavras!   

Logo em seguida, diga-lhes que as imagens apresentadas nos vídeos são reais e que as situações retratadas são consequências das nossas ações sobre o meio em que vivemos. Diga-lhes também que, cotidianamente, são veiculadas notícias de catástrofes, doenças, pandemias, desrespeito, destruição e outras formas de agressão ao meio ambiente, por meio de rádio, televisão, internet, jornais, revistas e outros meios de informação e de comunicação.

Peça que contem o que têm lido e ouvido sobre estas notícias em relação ao Brasil e a outros países. Pergunte se já viram na paisagem urbana ou mesmo rural, alguma situação semelhante àquelas que foram mostradas nos vídeos. Solicite que relatem o que viram, aonde viram e o que mais puderam perceber sobre a qualidade de vida das pessoas do lugar.     

Explique que a nossa saúde está diretamente relacionada à saúde do ambiente em que vivemos e que conhecendo melhor as ações que agridem o meio ambiente, é possível agir de modo diferente, no sentido de conservar e proteger os diversos ecossistemas, além de utilizar de forma responsável e consciente os recursos naturais.

Prosseguindo, proponha aos alunos que confeccionem um mural com as representações feitas por eles e as palavras relativas aos sentimentos vivenciados, escritas em tiras coloridas de papel. Se necessário, leia as palavras que eles disseram e que foram anotadas por você. Ao final do trabalho, criem um título bem criativo para o mural e exponha-o no espaço da sala de aula.

Atividade 2

Para esta atividade, peça aos alunos que listem, no caderno, o que têm feito e que, de certa forma, tem contribuído para agredir o meio ambiente da escola, como por exemplo: falar alto em sala de aula; arrastar as mesas e carteiras da sala; gritar nos espaços da escola; desperdiçar água; jogar lixo no chão; não contribuir com a coleta seletiva do lixo; não colaborar com a limpeza da escola; não cuidar da higiene corporal, dentre outras ações.   

Na sequência, solicite que façam a leitura da lista produzida para toda a turma. Registre, na lousa, as ações lidas pelos alunos (Professor, nesse momento você poderá sugerir outras ações que não foram mencionadas por eles). Converse com os alunos sobre cada uma das ações, procurando analisar os seus efeitos sobre a nossa saúde e a saúde do ambiente escolar.   

Dando prosseguimento à atividade, sugira aos alunos que percorram os vários espaços da escola, procurando identificar algumas ações que agridem o meio ambiente escolar. Estas ações podem estar relacionadas à forma como as pessoas lidam com o lixo que é produzido na escola, ao modo como utilizam a água, aos comportamentos apresentados e que intensificam a poluição sonora ou a outros aspectos observados.

De volta para a sala, peça aos alunos que contem o que observaram e que produzam, coletivamente, um relatório das ações identificadas por eles (Professor, nesse momento, você poderá colaborar com a produção dos alunos). Logo em seguida, pergunte o que eles pensam que poderia ser feito para sensibilizar e informar a comunidade escolar acerca dos aspectos observados. Dentre as ideias apresentadas pelos alunos, você também poderá sugerir algumas possibilidades, como: publicar o relatório produzido por eles no jornalzinho da escola, confeccionar "frases de efeito" sobre o assunto e divulgá-las no espaço da escola, dentre outras.   

Em seguida, proponha aos alunos o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar de trabalho sobre “Reciclagem”, procurando envolver alunos de outras turmas e professores das diversas áreas da escola. Para isto, comece por exibir aos alunos os conteúdos disponíveis nos sítios sugeridos abaixo. Convide os professores da área de Ciências para participar desta atividade, a fim de ampliar as informações e discussões sobre os assuntos abordados. Convide também os professores de Filosofia. Eles poderão colaborar com reflexões acerca de uma postura ética responsável, em relação à conservação e proteção do meio ambiente e dos recursos naturais da humanidade.

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/velho.htm   Reciclagem: Grande Ideia!   

http://www.coolkids.guarda.pt/content/importancia-de-reciclar   A importância de reciclar.   

 

http://www.coolkids.guarda.pt/content/3r-s-reduzir-reutilizar-reciclar   Os 3 R’s: Reduzir – Reutilizar – Reciclar   

 

http://www.coolkids.guarda.pt/content/o-que-podes-reciclar   O que podes reciclar   

http://www.coolkids.guarda.pt/content/como-reciclar   Como reciclar  

Durante o desenvolvimento do Projeto “Reciclagem”, procure criar momentos de vivências lúdicas, propondo aos alunos oficinas de produção de jogos e brinquedos. Sugerimos alguns links de jogos interativos, para serem utilizados com os alunos no Laboratório de Informática da escola.

http://www.cnpsa.embrapa.br/jogos/   Jogos do meio ambiente: Aprenda a proteger o meio ambiente brincando!   

http://www.reciclakids.com.br/   Recicla Kids: A gente salva o mundo brincando.   

http://www2.uol.com.br/ecokids/   Ecokids: S.O.S Salvem o planeta.  

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=comunidade_virtual publicacao&&id_comunidade=171&ID_PUBLICA=6674   Jogue... divirta-se e aprenda! (Projeto SISGA)

http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm   Ecossistema global.  

http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/jogos.html   Turma do Super V   

http://www.copasa.com.br/media/ShowChua/jogo_internet.swf   Show Chuá       

Atividade 3   

Voltando o olhar para a paisagem no entorno da escola...   

Proponha aos alunos uma “Caminhada Ecológica” pelas redondezas da escola. Convide os professores de Geografia para participar desta atividade. Certamente eles poderão contribuir muito com o olhar de vocês sobre a paisagem... Os professores de Ciências também serão bem vindos! Eles poderão ampliar os conhecimentos sobre as relações entre meio ambiente e saúde.

Com prancheta, papel e caneta em mãos, os alunos deverão fazer o registro de suas observações e de aspectos relevantes das conversas com os moradores. Outra forma interessante de registro é a fotografia. Caso a escola, o professor ou os alunos disponham de máquina digital, este recurso também poderá contribuir com a atividade. Peça que, durante a caminhada, fiquem atentos aos espaços de áreas verdes e aos destinados à convivência social; procurem observar algumas questões relativas ao lixo – a coleta de lixo, a limpeza das ruas, dos terrenos e dos espaços públicos, a presença ou não de lixeiras seletivas de lixo. Sugira que conversem com os moradores sobre o abastecimento de água e a qualidade dessa água para o consumo das pessoas, dos animais e para as hortaliças e plantações; a qualidade do ar que respiram; a drenagem das águas pluviais; a canalização de córregos; o tratamento de esgoto; as doenças mais frequentes entre as crianças e as pessoas idosas, relacionadas às questões de saneamento básico e meio ambiente, dentre outros aspectos.   

Escolham um espaço agradável nas proximidades da escola para se sentarem e compartilhar as observações e as falas registradas durante a caminhada. Procurem analisar o ambiente em que a escola está inserida, estabelecendo relações entre a qualidade desse meio ambiente e a saúde das pessoas.   

De volta para a escola, peça aos alunos que se agrupem. Cada grupo deverá construir uma maquete sobre o seu olhar da paisagem. Para esta atividade, o professor deverá disponibilizar para os alunos todo o material necessário. Alguns materiais poderão ser sugeridos pelos professores de Educação Artística. A colaboração destes profissionais nos vários momentos de confecção das maquetes enriquecerá muito o trabalho dos alunos.

Professor, abaixo sugerimos um link interessante sobre maquete. Vale a pena acessá-lo!  

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://jie.itaipu.gov.br/jie/files/image/11.02.09/maquete%25201.jpg&imgrefurl=http://jie.itaipu.gov.br/print_node.php%3Fsecao%3Dturbinadas1%26nid%3D9963&h=333&w=500&sz=51&tbnid=MPhrwQ99EIVFwM:&tbnh=87&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Dexemplo%2Bde%2Bmaquete&zoom=1&hl=pt-BR&usg=__VY4hAAadkqv8kMHc9lqjKJIptBo=&sa=X&ei=LbxtTPfxA4K78gazzvjyDA&ved=0CDMQ9QEwBQ   Maquete é atração em show rural.  

Concluídos os trabalhos, solicitar que cada grupo escolha um nome bem criativo para a sua maquete e produza um breve texto relatando as descobertas mais significativas acerca da experiência vivida. As maquetes deverão ser expostas para visitação na escola.

Recursos Complementares

Professor, abaixo sugerimos alguns links de informações complementares sobre o assunto, para seu conhecimento:  

http://www.sinus.org.br/2010/wp-content/uploads/2009/11/OMS.pdf Saúde e Meio Ambiente: o desafio da saúde ambiental.  

http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=27526&action=geral 10 mandamentos para a preservação do meio ambiente.  

http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1309p.PDF A Educação Ambiental e o espaço de intervenção dos professores segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais.  

ftp://ftp.fnde.gov.br/web/pcn/05_08_meio_ambiente.pdf PCN - Meio Ambiente  

http://www.agenda21local.com.br/nap3d.htm Jundiaí - Projeto “Cidade Saudável”. 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.      

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e atividades propostas durante a aula.O professor deverá ainda verificar se os alunos foram capazes de: reconhecer que a saúde é consequência das ações sobre o meio em que vivemos; observar, identificar e analisar ações que agridem o meio ambiente da escola e do ambiente em que a escola está inserida; compreender que o ambiente em que vivemos deve oferecer condições básicas de saúde e qualidade de vida a todos; produzir textos, confeccionar maquetes de forma criativa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.