Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Voleibol: Como transformar a transição da defesa em Contra- Ataque

 

13/11/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que é um contra ataque no voleibol;

As diferentes formas de realização de um contra ataque no voleibol;

Construir diferentes formas de contra ataque no voleibol.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Contra-ataque no voleibol

Fatores que influenciam no contra-ataque: Passe, ataque, defesa e bloqueio

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xr3v7yMylCE&feature=fvsr    

Combinações de ataque partindo de uma ação de defesa que, juntamente com os erros do adversário, vão definir os demais pontos do set.

Partindo de uma situação de defesa (sistema defensivo) o contra-ataque estará dependente de uma série de fatores:

- qualidade do saque;

- qualidade dos sistemas de recepção adversários;

- qualidade dos jogadores (atacantes e levantador) no desempenho de suas funções nas combinações de ataque;

- qualidade dos defensores e seu desempenho dentro da situação tática defensiva;

- posicionamento do levantador no momento da defesa;

- qualidade de uma equipe para ações interligadas saindo funções defensivas, muitas vezes desfavoráveis etc.

Como se pode ver, um contra-ataque com ações táticas depende de um mínimo diversificado de componentes. Pode-se dizer que a possibilidade de um contra-ataque se inicia com a qualidade do saque.

Como treinar o contra-ataque no voleibol

Os contra-ataques necessitam de uma série de variáveis para sua execução. É uma ação tática em que quase todos os fundamentos estarão envolvidos. Exige, além de condições físicas e técnicas, um apurado senso de tática individual e coletiva.

Os atacantes, analisando o tipo de defesa, deverão criar situações próprias ao levantador. Equipes adotam sistemas diferenciados para a execução do contra-ataque:

- Combinações previamente estabelecidas;

- Combinações em função do ponto em que a bola se apresentar ao levantador;

- Criatividade de jogadores que habitualmente jogam juntos. Sabe-se, entretanto, que na atualidade, a maior parte das ações de contra-ataque, pela dificuldade das defesas, utiliza na sua maioria os atacantes de ponta e os atacantes de fundo.

AULA 1

Espaço: quadra poliesportiva

Material: bolas de vôlei 

ATIVIDADE I

3 jogadores na defesa (C, D, E), um levantador na saída de rede(A), um atacante na entrada (B), em cada lado da quadra. A levantapara B, que ataca para defesa de C, D ou E, que passam de volta para A efetuar um novo levantamento, e assim sucessivamente.

Variação - posicionar o atacante (B) na saída, atrás do levantador,que faz um levantamento para trás.

ATIVIDADE II

Jogo Coletivo - 1 set de 15 pontos. Regra: Não pode atacar, só de largada.

Objetivo: Aumentar o rally. Corrigir posicionamento de bloqueio, defesa e cobertura. Aprender a largar, e defesa de pingo. Aumentar o volume de jogo.

ATIVIDADE III

Jogo coletivo - 1 set completo de 25 pontos 

AULA 2

Espaço: quadra poliesportiva

Material: bolas de vôlei 

ATIVIDADE I

Atacantes de meio no centro da rede, levantador na rede, professor lança a bola para um defensor efetuar o passe para o levantador e o Atacante de meio abre e volta para atacar nas posições indicadas pelo professor.

A atividade engloba três alunos de cada vez, podendo ser organizada em 3 filas, ou deixando um levantador fixo e fazendo o rodízio entre os outros alunos.

ATIVIDADE II

Atacante de ponta junto à rede e o professor sinaliza e lança a bola para um ataque e em seguida, jogador (aluno) afasta, defende e volta a atacar na ponta.

ATIVIDADE III

Coloca-se 1 aluno posicionado na posição e  mais 3 alunos nas posições de atacantes e de bloqueio na rede. O professor sinaliza na ponta para o ataque e um atacante abre (afasta da rede) e os outros dois efetuam o bloqueio. Ao mesmo tempo o jogador do fundo executa a defesa e o jogador de meio ou ponta executam o ataque.

AULA 3

Espaço: quadra poliesportiva

Material: bolas de vôlei

ATIVIDADE I

Usando a quadra de 6 metros, joguinho 2x2, uma dupla inicia com ataque, a outra defende , levanta e ataca, até a bola cair. A equipe que perdeu sai, dando lugar à dupla que está do lado de fora esperando, que entra efetuando o ataque, e assim sucessivamente.

ATIVIDADE II

Três colunas, tendo 1 aluno à frente de cada. O 1º jogador da coluna toca uma bola alta para o jogador que está a sua frente, que ataca para a sua defesa, e a jogada continua até a bola cair. Na sequência, vem o segundo jogador, e assim sucessivamente. Após várias repetições, trocar os jogadores de ataque.

AULA 4

Espaço: quadra poliesportiva

Material: bolas de vôlei

ATIVIDADE I

Posicionar os alunos no fundo de quadra em duplas, e um levantador fixo em cada lado. A primeira dupla de cada lado inicia o jogo, que é de 1 ponto. Quem perde sai, quem entra saca, quem ganha continua. Só vale a jogada completa, bola de primeira, só na defesa.

Variação: Definir se vale bola pingada na linha de 3 metros ou não; se vale largada de 2ª bola, revezar os levantadores  

ATIVIDADE II

Armar as equipes na quadra, que podem ser titulares, reservas ou misto. Equipe A saca, B recebe. Professor se posiciona na lateral da quadra, com 3 bolas na mão. Após o saque da equipe A, o rally continua até o término da jogada imediatamente, o professor joga a bola para a equipe que estava recebendo, e que vai armar a jogada.

Quando a bola cair, o professor joga a 2ª bola, e na seqüência, a 3ª bola. Concluída esta fase, inverte-se o saque e repetem-se todo o esquema. Após realizar este trabalho, cada equipe fará um rodízio e repetem-se todas as jogadas, e assim sucessivamente, até que as equipes completem os rodízios.

Variação: O professor poderá jogar as bolas, aleatoriamente, para equipe A ou B

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar durante as atividades se os alunos compreenderam o que é um contra ataque no voleibol e suas diferentes fomas de realização.

Apontar as dificuldades encontradas e planejar a continuidade e prática das atividades, devido a sua complexidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.