Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reconstruindo o conceito de família a partir do trabalho com o filme “A família do futuro”.

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Abstrair o sentido de uma história (mensagem do filme);
  2. Formar diferentes conceitos de família a partir de um filme;
  3. Compreender o que é resumo e resenha;
  4. Fazer resumo oral;
  5. Identificar situações de abandono (desrespeito ao ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente);
  6. Identificar os valores que o filme reforça nas relações familiares;
  7. Desenvolver a consciência dos direitos e  dos deveres e o senso crítico;
  8. Escrever frases e textos;
  9. Formular hipóteses.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - quatro atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para as atividades de Língua Portuguesa é importante que eles já construam pequenos textos, mas caso ainda não tenham vivência com textos narrativos, esta é uma excelente atividade para você introduzir o tema. Não é necessário trabalhar conhecimentos prévios relativos ao conceito de família, pois vamos partir do conhecimento de vida, ou seja, a idéia de família que eles construíram ao longo de sua vida.

Estratégias e recursos da aula

 A aula acontecerá por meio de três atividades:

  •  Exibição do filme “A família do futuro”;
  •  Dinâmica da batata quente;
  •  Discussão oral;
  •  Estudo orientado através de perguntas;
  •  Produção de um texto narrativo.

Recursos materiais e equipamentos que serão utilizados nas atividades propostas: 

  • TV;
  • DVD do filme “A família do futuro”;
  • Bola ou batata;
  • Caixa de som e microfone;
  • Caderno.

1ª Atividade:  aproximadamente  120 minutos. 

Fonte imagem 1- http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/1966839.jpg

-Professor, organize o espaço para que fique confortável para os alunos.

-Crie expectativa sobre a aula e informe que assistirão a um filme muito interessante. Lembre-os  que o filme além de uma atividade de lazer (diversão) é um recurso para trabalhar  o tema que estão  estudando (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente), sendo que o foco da discussão será família. -Defina com os alunos as regras da aula e que após o término do filme terão que contá-lo.

CINEMA NA ESCOLA

-Projete o filme: “A família do futuro”.  Uma aventura eletrizante que vai te levar para um mundo cheio de imaginação e surpresas. Junte-se a Lewis, um jovem e brilhante inventor, enquanto ele embarca em uma viagem no tempo para encontrar a família que ele nunca conheceu.  Walt Disney

-Se possível leve milho de pipoca e solicite que as funcionárias da cantina façam pipoca para você servir na hora do filme. Os alunos vão adorar! Mas, estabeleça regras com o grupo, pois eles devem perceber que este também é um momento de aprendizagem.   

2ª Atividade:  aproximadamente   60 minutos.

DEBATE DO FILME

-Discuta o filme com os alunos, levante as situações que mais chamou a atenção deles.

-Sorteie ou indique alguns alunos para contarem o filme resumidamente.

-Aproveite para trabalhar o que é resumo – “Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema”.

Fonte: http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo.htm    

Dinâmica da batata quente

-Utilize esta dinâmica para os alunos recontarem o filme respeitando a sequência de fatos da história. Com esta atividade vamos trabalhar a sequência lógica de ideias, uma etapa fundamental para a elaboração de textos.  

Desenvolvimento da dinâmica:

  1. Professor, utilize uma bola, uma batata ou a própria capa do filme.
  2. Os alunos deverão estar em círculo.
  3. A bola ou o objeto definido vai passando de mão em mão.
  4. Você deverá ficar de costas e com um sinal previamente combinado com os alunos: apita, bate palmas, desliga a luz, ou interrompe uma música.
  5. Com quem o objeto estiver ele deverá ficar e você se volta de frente para turma para ouvir a narração de uma parte do filme.
  6. A narração deve ser interrompida ao seu sinal, e o próximo aluno que ficar com a “batata quente” continua a contar o filme dando sequência de onde o colega parou.
  7. Poderão ser feitas intervenções por outros alunos para ajudar o colega narrador a lembrar de fatos ou respeitar a sequência.

A regra que deverá ter sido estabelecida antes da dinâmica. Assim professor,  você  poderá explorar o que é narrar, o que é resumo, distinguir o que é opinião e o que é fato, pois durante a narração os alunos frequentemente misturam os dois. Conclua a dinâmica fazendo com que os alunos percebam qual o sentido do filme que o autor quis passar. Professor, aproveite a mobilização gerada pelo filme e levante dados que identifiquem a estrutura de família passada pelo filme e a relacione com as das famílias dos alunos. Solicite que cada um conte com quem mora e quantas pessoas compõem sua família.

Conceitue família, a partir dos dados apresentados pelos alunos e dos conceitos elaborados por eles, sem fugir da lógica e do bom senso “A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto”. Fonte: http://www.blog.geninhogoes.com.br/o-que-e-familia  

Solicite também, que registrem com desenho sua família e escrevam uma frase falando como ela é.

Socializando: monte um painel com este material.

3ª Atividade: aproximadamente  60 minutos.  

Momento 1-  Discussão oral.   

-Professor, levante com  os alunos as situações de sofrimento do personagem principal (criança) e dos valores que o filme ensina( bons sentimentos e boas atitudes).

-Durante a elaboração das hipóteses faça o registro na lousa, daquelas que melhor atendem ao comando.   

-Sobre o filme: “A família do futuro”, solicite que os alunos resolvam no caderno as seguintes questões:   

1.      Nome do protagonista (personagem principal)?

2.      Onde ele foi deixado?

3.      Qual o seu grande desejo?

4.      Qual tipo de família o filme mostra?

5.      Quais valores podemos observar no filme?

6.      A família do futuro tem a mesma estrutura das famílias atuais?

7.      No final do filme o que o protagonista descobre?

8.      Qual ou quais os motivos você acha que levaram a mãe do personagem do filme, a abandoná-lo em um orfanato?

Oriente os seus alunos, para que elaborem um texto narrativo, em folha separada e relatem as situações de sofrimento que caracterizam desrespeito ao ECA. Antes de iniciarem a atividade lembre-os das pontuações necessárias e como é a estrutura de um texto narrativo.

- Depois de recolher os textos solicite a autorização de um aluno em que o texto apresente muitos problemas de pontuação, ortografia e concordância, para que façam a reescrita na lousa, coletivamente, assim você poderá trabalhar as dificuldades da sala e fixar o conteúdo.

http://2.bp.blogspot.com/_rbe_dYFla7A/SJXwCAnaIQI/AAAAAAAABj0/89cJbzxzMhk/s400/28032007015154.jpg 

Recursos Complementares
Avaliação

·  Professor, observe durante as atividades orais: resumo e dinâmica da batata quente, se os alunos conseguiram abstrair o sentido da história e se conseguiram elaborar um resumo.

·  Ao apresentar a resenha do filme observe se compreenderam este tipo de registro, através de questionamentos e intervenções.

·  Professor, utilize a construção do texto / a reescrita para verificar a capacidade de elaboração escrita e se identificaram as situações de abandono e quais direitos da criança não foram respeitados.

·  Durante as discussões e levantamento das hipóteses observe o senso crítico dos alunos.

·  Antes do filme e das discussões provavelmente o conceito de família dos alunos era mais fechado, durante a elaboração do conceito feito por eles no grupo, você poderá verificar  maior aceitação quanto as diferentes estruturas familiares existentes.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cintia lopes, Escola Municipal "Professora Nilce Moreira" , Minas Gerais - disse:
    cintialetcar@yahoo.com.br

    12/02/2014

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho! Adorei a dinâmica da batata quente!


  • Maria Elena Santos Gomes, Escola Estadual Professor João Batista , Mato Grosso - disse:
    lenatga@gmail.com

    10/03/2013

    Cinco estrelas

    Excelentes, nem sei qual aproveitar para traba;har o tema com meus alunos do Ensino Médio. Amei, estou lendo todos para ver qual se adaptará melhor... Parabéns aos professores!


  • Angela Maria Silva Reis, C EDUC ATIVIDADES , Minas Gerais - disse:
    ang.reis2011@hotmail.com

    05/01/2011

    Quatro estrelas

    Adorei demais! Com certeza uma aula interessantíssima!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.