Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo a Ginástica Rítmica Desportiva.

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar como, por que e quando a ginástica rítmica desportiva foi criada;
  • Identificar quais são as principais diferenças entre a ginástica rítmica desportiva e a ginástica artística;
  • Conhecer as principais regras e modalidades da GRD;
  • Reconhecer e vivenciar as habilidades corporais e os aparelhos da ginástica rítmica desportiva.
Duração das atividades
150 minutos ou 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Material para esta aula:

  • Aparelho de som;
  • Aparelhos de GRD para todos os alunos;
  • CDs de músicas variadas (se possível pedir aos alunos, em aula anterior, para que tragam CDs de suas preferências);
  • Aparelho de DVD.

Atividade 1

Diferenciar a qualidade física e de movimento dos atletas de ginástica artística (G.A) da ginástica rítmica desportiva (GRD).

Introduzir o tema perguntando aos alunos se eles conseguem identificar diferenças entre as duas modalidades de ginásticas.

As primeiras necessidades de se criar a GRD foram possibilitadas com a introdução do balé e da musicalidade na G.A. Isso aconteceu no final da “I Guerra Mundial”.

Assistir ao vídeo sobre ginástica artística: http://www.youtube.com/watch?v=5HkAJCy7Qq8 11/08.  

Assistir ao vídeo sobre ginástica rítmica desportiva: http://videos.sapo.pt/omkMYZFfnjuHfSnFYWhD 11/08.    

Através dos vídeos analisar aspectos como:

  • Esforço;
  • Musicalidade;
  • Graciosidade;
  • Elementos corporais;
  • Tipos de aparelhos;
  • Quem e como se pratica;
  • Resistência física;
  • Elegância nos movimentos;
  • Local que se pratica.

Atividade 2

Qual o porquê da introdução dos aparelhos arco, bola, fita, maça e corda na GRD? A necessidade foi de provocar uma mudança na execução dos elementos corporais da G.A, tornando-os mais graciosos e harmoniosos. Para identificação dos alunos desse fato propor a seguinte atividade:

Correndo equilibrando o bastão:

Dividir a turma em três grupos menores colocá-los alinhados e ao sinal do professor os alunos deverão correr o mais rápido possível. Repetir a brincadeira com cada grupo.

Em seguida repetir a corrida, mas agora equilibrando um bastão de madeira (ou outro objeto que possa ser equilibrado com as mãos, ou ainda com outra parte do corpo). A idéia é para que os alunos identifiquem a mudança dos movimentos corporais quando se coloca um objeto – obrigando o aluno a diminuir a força e aperfeiçoar os gestos técnicos.

Atividade 3

Vivenciando as habilidades necessárias para manusear o aparelho corda. Propor uma atividade lúdica, para que os elementos corporais do aparelho corda sejam vivenciados sem a necessidade de uma exposição teórica do professor sobre este assunto.

Atividade: “Qual é a cor do seu (sua) namorado (a)?: dois alunos batem a corda (movimentar os braços realizando uma circundução). Um colega de cada vez se coloca no meio da corda para começar a brincadeira. A corda começa a ser batida e todos cantam a música: Qual é a cor do seu (sua) namorado (a)? Negro? Branco? Amarelo? Ou Vermelho? As frases vão sendo cantadas repetidas vezes até que o aluno erre o salto, descobrindo assim a cor do seu (sua) namorado (a).

Propor, também, a variação da brincadeira “Qual é o nome do seu (sua) namorado (a)?”. As regras para essa brincadeira são as mesmas da anterior, mas a música é: Qual é nome do seu (sua) namorado? A, b, c, d, e, f,... Cantar todo o alfabeto repetidas vezes até que o aluno erre. Com a letra sortida cria-se o nome do provável namorado (a).

Possibilitar que toda a turma participe da brincadeira (batendo e pulando a corda). Essa brincadeira é ótima para trabalhar ritmo e precisão para a execução dos elementos corporais do aparelho corda da GRD.

Atividade 4

Propor a brincadeira de controlar o aparelho arco na região da canela, realizando e identificando a forma correta de execução do elemento corporal da GRD chamado rotação. Muito comum no universo escolar, principalmente pelas meninas.

Em seguida organizar uma corrida, como na atividade anterior, mas substituindo o cabo de madeira pela ação de controlar o arco na região da canela, fazendo com que o aluno realize dois movimentos ao mesmo tempo: correr e rotação com o arco.

Atividade 5

Propor que os alunos brinquem de “pique – pega” ou “pique – cola” com a fita erguida acima da cabeça. Essa atividade possibilitará que os alunos vivenciem e observem os efeitos visuais da fita, também, possibilitará que eles criem e descubram infinitas variedades de movimentos com o aparelho. A regra da brincadeira é: o pegador executa a ação encostando sua fita no corpo do colega. E se for o pique – cola, será acrescida a brincadeira o ato de descolar o colega também usando a fita (ao invés das mãos).

Atividade 6

Vivenciar o circuito descrito abaixo: o circuito inicia com o primeiro aluno na posição “A”, quando este passar para a “B”, outro aluno colega assumi a posição “A” e assim sucessivamente.

Os elementos corporais mais usados no aparelho maça são os de flexibilidade e onda. A ginasta usa as maças para executar rolamentos, círculos e circunduções, curvas e formar o maior número de figuras assimétricas possível, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo, molinete, batida rítmica, lançamento e recuperação.

Obs.: Nesta atividade será necessário que o professor identifique a forma de execução correta dos elementos corporais citados a seguir.

A.    O aluno deverá executar um equilíbrio com o aparelho maça e realizar o elemento Molinete;

B.     O aluno deverá executar um rolamento no chão com a maça bem apoiada pelo seu corpo sem o uso das mãos;

C.    O aluno deverá executar um circulo e em seguida uma circundução;

D.    O aluno deverá se deslocar por uma distância pré determinada realizando movimentos de curva e ao final uma batida rítmica com a maça;

E.     O aluno deverá realizar um lançamento com recuperação sem que a maça caia no chão.

F.     E para finalizar o aluno deverá, novamente, executar um equilíbrio com o aparelho maça e realizar o elemento Molinete.

O circuito pode conter caráter competitivo ou não, ficando a critério do professor. Caso o professor faça de forma competitiva, fazê-lo por tempo.

Atividade 7

O professor identificará, descreverá e exemplificará, a forma correta de execução, dos elementos corporais a seguir: ·      

  • Rebote rítmico, que nada mais é quicar a bola no chão ou no próprio corpo;
  • Rolamento livre sobre o corpo;
  • Rolamento sobre o solo.

Atividade: Propor um jogo de estafetas:

a)      Dividir a turma em grupos menores (4 ou 5 grupos);

b)     Colocar todos sentados em fila indiana;

c)      Entregar a bola para o primeiro da fila;

d)     A bola deve ser passada sem usar as mãos fazendo com que a bola role de uma perna para outra, passando por todos da equipe;

e)      Vence o grupo que levar a bola corretamente ate o final da fila e voltar com ela, da mesma forma, até o primeiro.

Sugere-se assistir ao vídeo “Ginástica ritmica bola” – em recurso complementar.

Atividade 8

Propor a realizaçao de uma corrida. Nesta corrida deve-se prender a fita na camisa (costas).

A primeira corrida deverá ser em linha reta.

Em seguida, realizar a corrida colocado um obstáculo no meio obrigando a realizar um salto.

No terceiro momento, realizar a corrida com variações de direções.

Destacar com os alunos os movimentos produzidos pela fita.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Identificar junto aos alunos, se compreenderam como a ginástica rítmica desportiva foi criada;
  • Pedir aos alunos que apontem quais seriam as principais diferenças entre a ginástica rítmica desportiva e a ginástica artística;
  • Questionar os alunos, se identificaram as principais modalidades da GRD;
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.