Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprofundando os fundamentos arremesso e passe do Handebol através de jogos lúdicos.

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Recordar quais são os fundamentos do passe e do arremesso;
  • Vivenciar os passes e arremessos em diferentes atividades
  • Identificar as situações de jogo em que cada tipo de passe é melhor utilizado;
  • Identificar as situações de jogo em que cada tipo de arremesso é melhor utilizado;
  • Realizar atividades de pequenos jogos identificando a eficiência dos tipos de passes e arremessos utilizados;  
  • Possibilitar momentos de cooperação e sociabilização entre os alunos na prática do handebol.
Duração das atividades
150 minutos ou três aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Identificar os gestos de arremesso e passe na atividade proposta a seguir: Hand – Beisebol.

  1. Organizando o jogo: dividir a turma em duas equipes; a dinâmica do jogo se resume em defender e ataque; o professor deverá desenhar no chão da quadra seis bases, como é feito no Beisebol; as bases devem receber numerações de um a seis; o professor deverá escolher um local, próximo a base um, para início do jogo; o professor deverá sortear a equipe que irá iniciar o jogo; a equipe sorteada deverá se organizar em fila indiana no local escolhido pelo professor para início da atividade – próxima a base um; a outra equipe deverá escolher um colega para ficar dentro do gol. O professor deverá escolher o gol da quadra mais próximo da base um; o restante da equipe deverá se espalhar pela quadra evitando os locais onde se encontram as bases.
  2. Dando início ao jogo (equipe que ataca): a equipe que inicia o jogo tem como objetivo arremessar a bola de handebol o mais longe possível, dentro da quadra e correr passando pelas bases, como é feito no jogo de beisebol; um aluno de cada vez arremessará a bola e deverá parar de correr quando ela chegar às mãos do colega adversário que está dentro do gol; o objetivo é vencer a seis bases desenhadas no chão - feito isso a equipe marca um ponto; caso a bola chegue ao gol antes do aluno passar correndo pelas seis bases, ele deverá interromper sua corrida parando dentro de uma das bases, se a bola chegar ao gol e este aluno se encontrar fora de uma das bases ele estará automaticamente eliminado ou queimado - como é feito no beisebol; o aluno que interromper sua corrida parando dentro de uma base poderá continuar correndo no momento que outro colega arremessar a bola novamente, seguindo a ordem inicial feita pala fila indiana;
  3. Dando início ao jogo (equipe que defende): o objetivo da equipe que esta espalhada pela quadra é apanhar a bola de handebol o mais rápido possível e levá-la até o colega que se encontra dentro do gol evitando que a outra equipe marque ponto; a bola deve ser passada (caracterizar o fundamento passe no handebol) de aluno para aluno ate chegar ao gol;
  4. Regras do jogo: a bola não poderá ser arremessada para fora da quadra; os alunos que estão correndo pelas bases não podem ser atrapalhados (bloqueados), o caminho deve estar livre; poderá ficar dentro do gol somente um aluno e ele deverá ser escolhido previamente; o aluno escolhido para ficar dentro do gol poderá sair do local, mas a jogada será interrompida somente quando ele retornar para o gol com a bola nas mãos.
  5. Dando continuidade ao jogo: após o último colega arremessar a bola, as equipes trocarão de função - quem estava atacando passa a defender e vice-vessa.

Atividade 2

Identificar os tipos de passes: passe acima do ombro.

Colocar a turma em fila indiana atrás da linha de fundo a esquerda do gol e propor a seguinte atividade: cada aluno com uma bola de handebol na mão; o professor se posicionará a frente do gol; o primeiro aluno passará a bola para o professor utilizando o "passe acima do ombro" e em seguida correrá em direção ao outro gol; o professor após receber a bola passá-la-á novamente para seu aluno utilizando também o "passe acima do ombro", que receberá realizará a progressão de três passos sem driblar a bola e aremessá-la-á para o gol; terminado essa sequência de gestos o aluno deverá assumir o lugar do professor para que o próximo colega da fila realize também o exercício.

Obs.: Os alunos que não estiverem participando ficarão na fila esperando sua vez. Após todos terem realizado o movimento algumas vezes o professor deverá inverter o lado da quadra iniciando a atividade pelo lado direito do gol.

Ao final da atividade pedir que os alunos identifiquem as principais características do passe, como velocidade, distância, direção e posição dos braços e mãos. Identificar também em quais situações de jogo esse tipo de passe é mais utilizado, como um contra atraque rápido.

Atividade 3

Identificar os tipos de passes: passe em pronação, por trás da cabeça e por trás do corpo.

Colocar a turma em roda e propor a seguinte atividade: dividir a turma em quatro grupos menores; pedir que cada grupo forme uma roda; entregar uma bola de handebol para cada grupo; e ao sinal do professor pedir que os alunos troquem passes entre si utilizando o "passe em pronação"; ao novo sinal do professor os alunos devem mudar o sentido da bola na roda, realizando o passe com a outra mão.

Obs.: O professor deverá ficar atento a correta execução desse tipo de passe. Repetir o exercício realizando o passe por trás da cabeça e em seguida por trás do corpo utilizando a mesma estrutura da atividade.

Após um tempo (entre 3 a 5 minutos) reunir a turma e pedir para os alunos caracterizarem o passe em pronação, pro trás da cabeça e por trás do corpo identificando características como força, posição dos braços e mãos, direção do passe e principais momentos do jogo onde ele seria bem empregado.

Atividade 4

Identificar os tipos de passe: passe para trás.

Manter os quatro grupos divididos na atividade anterior, colocar alunos em fila e propor a seguinte atividade de estafetas: o primeiro da fila passa a bola de handebol para o segundo realizando o "passe para trás" e corre para o final da fila; repetir a ação até que todos tenham arremessado a bola para trás; vence o grupo que realizar a atividade mais rápida.

Regras do jogo: se o grupo deixar a bola cair o aluno que errou deverá voltar ao início da atividade; o aluno que realizar outro tipo de passe também deverá retornar ao início da atividade; vence o jogo a equipe que realizar a atividade mais rápida sem erros.

Após a atividade reunir os alunos e questioná-los sobre as características do passe para trás, como velocidade do passe, trajetória, direção, situações do jogo onde é mais utilizado (como fintas e jogadas ensaiadas).

Atividade 5

Identificar os tipos de passes: passe quicado.

Dividir a turma em duas equipes para a vivência da seguinte atividade: estender uma corda (ou elástico) a cinquenta centímetros do chão paralelo a linha central da quadra; colocar as equipes uma de cada lado da corda; disponibilizar o maior número de bolas de handebol possíveis (de preferência uma para cada aluno - se o professor entender que não haverá prejuízo disponibilizar outros tipos de bola, como a de vôlei e basquete); ao sinal do professor os alunos terão que lançar a bola fazendo com que ela passe por baixo da corda quicando no chão da quadra; o professor dará outro sinal para que os alunos parem de lançar; vence a equipe que somar o menor número de bola do seu lado da quadra.

Regras do jogo: as bolas só poderão se lançadas por baixo da corda quicando no chão da quadra; ao primeiro sinal do professor o jogo começa; ao segundo sinal todos os alunos devem parar de lançar a bola e em seguida realizar a contagem de quantas bolas permaneceram do seu lado da quadra; a equipe ou aluno que desrespeitarem as regras serão penalizadas somando ao seu total final pontos relativos as penalidades; vence a equipe que totalizar a menor marca ou pontuação.

Após o jogo reunir os alunos pedir que eles identifiquem em quais situações do jogo o passe quicado é mais indicado, como na finta, em jogadas ensaiadas, para evitar a marcação adversária, entre outras situações.

Atividade 6

Identificar os tipos de arremesso do handebol: com apoio; em suspensão; em queda e com rolamento.

Propor que os alunos vivenciem o circuito a seguir: dividir a turma em dois grupos (em quanto um grupo realiza a atividade o outro ficará de apoio para o professor. Concluída a atividade os grupos invertem de posição); dentre os alunos que estão em função de apoio o professor deverá escolher dois para serem goleiros e três para servirem de barreira (durante a aula esses alunos devem ser substituídos possibilitando que todos os alunos vivenciem todas as atividades do circuito); o professor deverá reunir todas as bolas de handebol no centro da quadra (ver figura - "PROFESSOR") com o apoio dos alunos que não estão realizando a atividade; o primeiro grupo deverá formar uma fila na linha de fundo a esquerda do gol (ver figura - "seta"); a atividade começa com o primeiro aluno da fila correndo em direção a posição "A" (ver figura), dominar a bola, realizar a progressão com a bola e arremessá-la ao gol antes da linha pontilhada; em seguida o mesmo aluno correrá em direção a posição "B" da quadra (ver figura), receberá um novo passe do professor e realizará um arremesso por cima da barreira (ver figura); em seguida o aluno correrá na direção da posição "C" da quadra (ver figura), receber mais um passe do professor e arremessá-la saltando antes da linha da área do goleiro; finalmente o aluno correrá em direção a posição "D" (ver figura), receber outro passe do professor, realizar um salto antes da linha da área do goleiro, arremessar a bola e ao aterrizar realizar um rolamento no colchão) para esse arremesso é necessário que o professor, antes do início da atividade, identifique como se realiza esse arremesso para os alunos e deixar a critério deles se estão aptos ou não a realizar esse fundamento). O professor poderá tentar dinamizar o circuito liberando o segundo aluno da fila quando o primeiro passar pela posição "C" da quadra e assim sucessivamente.

Imagem.

Obs.: Após a vivência do primeiro grupo, inverter as funções com o segundo. Ao final da atividade reunir toda a turma e identificar quais os momentos são indicados à utilização dos tipos de arremessos caracterizados a cima.

Atividade 7

Dividir a turma em equipes de sete alunos (um no gole seis na linha) e propor que eles joguem entre si partidas de handebol.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Pedir aos alunos que descriminem os tipos de passes e arremessos do handebol;
  • Verificar se as vivências propostas na aula ajudaram os alunos a identificar possíveis situações de jogo onde se utiliza cada tipo de passe e arremesso;
  • Questionar se as dinâmicas e jogos possibilitaram momentos de cooperação e sociabilização entre os alunos na prática do handebol nesta aula.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Diego Ramos Pereira, EE VIRGINIO CRUZ , Minas Gerais - disse:
    diego.ramos57@yahoo.com.br

    08/08/2012

    Cinco estrelas

    ótimas atividades!!! Formas fáceis e dinâmicas de jogar handebol.


  • thiago, da paz , Bahia - disse:
    thiago.tcl@hotmail.com

    24/03/2012

    Cinco estrelas

    eu achei um maximo


  • marta cristina, secretaria da educação de taboão da serra , São Paulo - disse:
    marta.calegari@hotmail.com

    27/02/2012

    Cinco estrelas

    Os jogos são muito interessantes e com fundamentos cooperativos, o que é muito interessante para quem quer aplicar a vivencia do esporte sem a mistificação das perdas e ganhos. Obrigada!


  • renata, rdgbhgj , Paraná - disse:
    resilva1@live.com

    22/03/2011

    Cinco estrelas

    muito obrigado ajudou muito


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.