17/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nenhum conhecimento prévio.
Atividade 1
Identificar os gestos de arremesso e passe na atividade proposta a seguir: Hand – Beisebol.
Atividade 2
Identificar os tipos de passes: passe acima do ombro.
Colocar a turma em fila indiana atrás da linha de fundo a esquerda do gol e propor a seguinte atividade: cada aluno com uma bola de handebol na mão; o professor se posicionará a frente do gol; o primeiro aluno passará a bola para o professor utilizando o "passe acima do ombro" e em seguida correrá em direção ao outro gol; o professor após receber a bola passá-la-á novamente para seu aluno utilizando também o "passe acima do ombro", que receberá realizará a progressão de três passos sem driblar a bola e aremessá-la-á para o gol; terminado essa sequência de gestos o aluno deverá assumir o lugar do professor para que o próximo colega da fila realize também o exercício.
Obs.: Os alunos que não estiverem participando ficarão na fila esperando sua vez. Após todos terem realizado o movimento algumas vezes o professor deverá inverter o lado da quadra iniciando a atividade pelo lado direito do gol.
Ao final da atividade pedir que os alunos identifiquem as principais características do passe, como velocidade, distância, direção e posição dos braços e mãos. Identificar também em quais situações de jogo esse tipo de passe é mais utilizado, como um contra atraque rápido.
Atividade 3
Identificar os tipos de passes: passe em pronação, por trás da cabeça e por trás do corpo.
Colocar a turma em roda e propor a seguinte atividade: dividir a turma em quatro grupos menores; pedir que cada grupo forme uma roda; entregar uma bola de handebol para cada grupo; e ao sinal do professor pedir que os alunos troquem passes entre si utilizando o "passe em pronação"; ao novo sinal do professor os alunos devem mudar o sentido da bola na roda, realizando o passe com a outra mão.
Obs.: O professor deverá ficar atento a correta execução desse tipo de passe. Repetir o exercício realizando o passe por trás da cabeça e em seguida por trás do corpo utilizando a mesma estrutura da atividade.
Após um tempo (entre 3 a 5 minutos) reunir a turma e pedir para os alunos caracterizarem o passe em pronação, pro trás da cabeça e por trás do corpo identificando características como força, posição dos braços e mãos, direção do passe e principais momentos do jogo onde ele seria bem empregado.
Atividade 4
Identificar os tipos de passe: passe para trás.
Manter os quatro grupos divididos na atividade anterior, colocar alunos em fila e propor a seguinte atividade de estafetas: o primeiro da fila passa a bola de handebol para o segundo realizando o "passe para trás" e corre para o final da fila; repetir a ação até que todos tenham arremessado a bola para trás; vence o grupo que realizar a atividade mais rápida.
Regras do jogo: se o grupo deixar a bola cair o aluno que errou deverá voltar ao início da atividade; o aluno que realizar outro tipo de passe também deverá retornar ao início da atividade; vence o jogo a equipe que realizar a atividade mais rápida sem erros.
Após a atividade reunir os alunos e questioná-los sobre as características do passe para trás, como velocidade do passe, trajetória, direção, situações do jogo onde é mais utilizado (como fintas e jogadas ensaiadas).
Atividade 5
Identificar os tipos de passes: passe quicado.
Dividir a turma em duas equipes para a vivência da seguinte atividade: estender uma corda (ou elástico) a cinquenta centímetros do chão paralelo a linha central da quadra; colocar as equipes uma de cada lado da corda; disponibilizar o maior número de bolas de handebol possíveis (de preferência uma para cada aluno - se o professor entender que não haverá prejuízo disponibilizar outros tipos de bola, como a de vôlei e basquete); ao sinal do professor os alunos terão que lançar a bola fazendo com que ela passe por baixo da corda quicando no chão da quadra; o professor dará outro sinal para que os alunos parem de lançar; vence a equipe que somar o menor número de bola do seu lado da quadra.
Regras do jogo: as bolas só poderão se lançadas por baixo da corda quicando no chão da quadra; ao primeiro sinal do professor o jogo começa; ao segundo sinal todos os alunos devem parar de lançar a bola e em seguida realizar a contagem de quantas bolas permaneceram do seu lado da quadra; a equipe ou aluno que desrespeitarem as regras serão penalizadas somando ao seu total final pontos relativos as penalidades; vence a equipe que totalizar a menor marca ou pontuação.
Após o jogo reunir os alunos pedir que eles identifiquem em quais situações do jogo o passe quicado é mais indicado, como na finta, em jogadas ensaiadas, para evitar a marcação adversária, entre outras situações.
Atividade 6
Identificar os tipos de arremesso do handebol: com apoio; em suspensão; em queda e com rolamento.
Propor que os alunos vivenciem o circuito a seguir: dividir a turma em dois grupos (em quanto um grupo realiza a atividade o outro ficará de apoio para o professor. Concluída a atividade os grupos invertem de posição); dentre os alunos que estão em função de apoio o professor deverá escolher dois para serem goleiros e três para servirem de barreira (durante a aula esses alunos devem ser substituídos possibilitando que todos os alunos vivenciem todas as atividades do circuito); o professor deverá reunir todas as bolas de handebol no centro da quadra (ver figura - "PROFESSOR") com o apoio dos alunos que não estão realizando a atividade; o primeiro grupo deverá formar uma fila na linha de fundo a esquerda do gol (ver figura - "seta"); a atividade começa com o primeiro aluno da fila correndo em direção a posição "A" (ver figura), dominar a bola, realizar a progressão com a bola e arremessá-la ao gol antes da linha pontilhada; em seguida o mesmo aluno correrá em direção a posição "B" da quadra (ver figura), receberá um novo passe do professor e realizará um arremesso por cima da barreira (ver figura); em seguida o aluno correrá na direção da posição "C" da quadra (ver figura), receber mais um passe do professor e arremessá-la saltando antes da linha da área do goleiro; finalmente o aluno correrá em direção a posição "D" (ver figura), receber outro passe do professor, realizar um salto antes da linha da área do goleiro, arremessar a bola e ao aterrizar realizar um rolamento no colchão) para esse arremesso é necessário que o professor, antes do início da atividade, identifique como se realiza esse arremesso para os alunos e deixar a critério deles se estão aptos ou não a realizar esse fundamento). O professor poderá tentar dinamizar o circuito liberando o segundo aluno da fila quando o primeiro passar pela posição "C" da quadra e assim sucessivamente.
Imagem.
Obs.: Após a vivência do primeiro grupo, inverter as funções com o segundo. Ao final da atividade reunir toda a turma e identificar quais os momentos são indicados à utilização dos tipos de arremessos caracterizados a cima.
Atividade 7
Dividir a turma em equipes de sete alunos (um no gole seis na linha) e propor que eles joguem entre si partidas de handebol.
Site que podem ajudar o professor na condução das aulas:
Cinco estrelas 4 classificações
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08/08/2012
Cinco estrelasótimas atividades!!! Formas fáceis e dinâmicas de jogar handebol.
24/03/2012
Cinco estrelaseu achei um maximo
27/02/2012
Cinco estrelasOs jogos são muito interessantes e com fundamentos cooperativos, o que é muito interessante para quem quer aplicar a vivencia do esporte sem a mistificação das perdas e ganhos. Obrigada!
22/03/2011
Cinco estrelasmuito obrigado ajudou muito