Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Apresentação do planejamento sobre danças folclóricas

 

09/02/2011

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o verdadeiro o significado cultural das danças folclóricas;

Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país (PCN p. 55).

Discutir e opinar sobre o planejamento da unidade, para um melhor desenvolvimento das aulas.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa é a primeira aula do Plano de Unidade sobre danças folclóricas, que contemplará um total de 12 aulas de cinqüenta minutos. Serão apresentadas para os alunos algumas das danças folclóricas mais conhecidas do Brasil. Serão elas: cirandas, quadrilhas juninas, maneiro pau, coco, forró, samba, bumba-meu-boi, frevo, pau de fita e o maculelê. Esta primeira aula é importante como apresentação do tema para os alunos e para fazer uma diagnose do conhecimento por parte dos alunos sobre o tema selecionado. Sendo assim, sugiro que esta aula ocorra numa sala com recurso áudio-visual.

 

Danças folclóricas

Fonte:  http://1.bp.blogspot.com/_YRe-uVO6Ov4/TF11Dqpf1fI/AAAAAAAACLk/aI8bN8Ff0Hk/s400/dan%C3%A7a.jpg

 

Dica: Para planejar e organizar essa aula sugiro que os professores pesquisem sobre o tema nas coleções de conteúdos feitas pelo Portal do Professor, que contém aulas, vídeos e textos muito interessantes sobre o tema Folclore. Mais informações acesse o site: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/

 

ATIVIDADE 1

O professor irá distribuir uma folha de papel para cada aluno. Todos deverão escrever o que entendem pela palavra FOLCLORE, quais as danças folclóricas que conhecem e, em qual região do Brasil elas são encontradas. Após essa atividade, o professor perguntará aos alunos o que eles escreveram, para que ele possa ter uma noção do entendimento da turma.

Dando continuidade ao debate o professor explicará que o folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, canções, danças, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

De origem inglesa,  folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo. Atualmente, o folclorismo está bem estabelecido e é reconhecido como uma ciência, a ponto de tornar seu objeto, a cultura popular ou folclore, instrumento de educação nas escolas e um bem protegido genericamente pela UNESCO e, especificamente, por muitos países, que inseriram muitos de seus elementos constituintes em seus elencos de bens de patrimônio histórico e artístico a serem protegidos e fomentados. Para se determinar se um fato é folclórico, segundo a UNESCO, ele deve apresentar as seguintes características: tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade e aceitação coletiva.

 

  • Tradicionalidade, a partir de sua transmissão geracional, entendida como uma continuidade, onde os fatos novos se inserem sem ruptura com o passado, e se constroem sobre esse passado.

 

  • Dinamicidade, ou seja, sua feição mutável, ainda que baseada na tradição.

 

  • Funcionalidade, existindo uma razão para o fato acontecer e não constituindo um dado isolado, e sim inserido em um contexto dinâmico e vivo.

 

  • Aceitação coletiva: deve ser uma prática generalizada, implicando uma identificação coletiva com o fato, mesmo que ele derive das elites. Esse critério não leva em conta o anonimato que muitas vezes caracteriza o fato folclórico e tem sido considerado um indicador de autenticidade, pois mesmo se houver autor, desde que o fato seja absorvido pela cultura popular, ainda deve ser considerado folclórico. Um exemplo disso é a literatura de cordel brasileira, geralmente com autoria definida, mas tida como elemento genuíno da cultura popular.

Por exemplo, apresente o vídeo sobre personagens do FOLCLORE BRASILEIRO - http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk&feature=fvw

 

 

ATIVIDADE 2

Após essa atividade inicial sobre o significado e do histórico do folclore, o professor apresentará para os alunos alguns vídeos das danças folclóricas que serão trabalhados durante o planejamento.

 

 

 

 Apresentação das quadrilhas juninas

Fonte:  http://umaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2009/06/quadrilha_matuta_01.jpg?w=150

 

 

 

 

Apresentação de forró  

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_grKhmCmFZP8/TL2aB9eG_4I/AAAAAAAAAMk/T-W2SFlbGpE/s1600/8+-+forr%C3%B3.jpg

 

 

 

 

apresentação de frevo

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_UhhQIsH9lYo/TPrP1klqz9I/AAAAAAAAABk/yNBE-NneANU/s1600/frevo-pernambucano1.gif

 

 

 

Dança - Maculelê

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_BUB-u2uOfh8/STaGhEVIL5I/AAAAAAAAAGQ/AGHchKAcoF8/s400/MACULELE2.jpg

 

Após todas as apresentações, o professor orientará as seguintes tarefas:

         A - Professor, divida a turma em 5/6 grupos e, peça aos alunos que analisem os vídeos apresentados e organizem uma listagem contendo:

  • Origem das danças;

 

  • Listagem dos materiais utilizados em cada dança folclórica;

 

  • Ritmo musical de cada dança;

 

  • Identificar os estados do Brasil em que haja a presença de cada dança folclórica.

 

        B - Professor, neste momento, organize uma votação com a turma para escolher a ordem das danças que serão apresentadas ao longo do planejamento e para fazer uma avaliação geral sobre o tema folclórico apresentado. Estimule os alunos a opinarem e, a avaliarem as possibilidades de organização do planejamento e as apresentações de cada dança folclórica.

DICA - Lembre aos alunos que, conhecendo a origem e a história de cada dança folclórica poderemos conhecer um pouco mais da história e dos costumes do nosso país. É uma forma lúdica de aprendermos sobre História do Brasil.

 

ATIVIDADE 3

 

Nesta atividade, o professor deverá dividir a turma em 5/6 grupos. Cada grupo deverá criar uma dança folclórica que contenha as quatro carecterísticas básicas do folclore:

  • tradicionalidade,

 

  • dinamicidade,

 

  • funcionalidade e

 

  • aceitação coletiva.

 

Os alunos poderão relatar numa folha de papel as caracteristicas dessa dança ou fazer uma encenação dessa dança para a turma. No final, o professor e os grupos escolherão a dança mais criativa e original.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, o professor reunirá os alunos e fará algumas perguntas sobre tema folclórico e o desenvolvimento do planejamento. Algumas sugestões para avaliação:

a) O que significal a palavra folclore?

b) Como determinar se um fato é folclórico?

c) O que acharam das danças escolhidas para serem trabalhadas durante o planejamento?

d) Alguma sugestão de dança folclórica que não foi colocada pelo professor?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 2/6 - 33.33%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 1/6 - 16.67%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.