09/02/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Compreender o verdadeiro o significado cultural das danças folclóricas;
Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país (PCN p. 55).
Discutir e opinar sobre o planejamento da unidade, para um melhor desenvolvimento das aulas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Caro professor, essa é a primeira aula do Plano de Unidade sobre danças folclóricas, que contemplará um total de 12 aulas de cinqüenta minutos. Serão apresentadas para os alunos algumas das danças folclóricas mais conhecidas do Brasil. Serão elas: cirandas, quadrilhas juninas, maneiro pau, coco, forró, samba, bumba-meu-boi, frevo, pau de fita e o maculelê. Esta primeira aula é importante como apresentação do tema para os alunos e para fazer uma diagnose do conhecimento por parte dos alunos sobre o tema selecionado. Sendo assim, sugiro que esta aula ocorra numa sala com recurso áudio-visual.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_YRe-uVO6Ov4/TF11Dqpf1fI/AAAAAAAACLk/aI8bN8Ff0Hk/s400/dan%C3%A7a.jpg
Dica: Para planejar e organizar essa aula sugiro que os professores pesquisem sobre o tema nas coleções de conteúdos feitas pelo Portal do Professor, que contém aulas, vídeos e textos muito interessantes sobre o tema Folclore. Mais informações acesse o site: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
ATIVIDADE 1
O professor irá distribuir uma folha de papel para cada aluno. Todos deverão escrever o que entendem pela palavra FOLCLORE, quais as danças folclóricas que conhecem e, em qual região do Brasil elas são encontradas. Após essa atividade, o professor perguntará aos alunos o que eles escreveram, para que ele possa ter uma noção do entendimento da turma.
Dando continuidade ao debate o professor explicará que o folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, canções, danças, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
De origem inglesa, folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo. Atualmente, o folclorismo está bem estabelecido e é reconhecido como uma ciência, a ponto de tornar seu objeto, a cultura popular ou folclore, instrumento de educação nas escolas e um bem protegido genericamente pela UNESCO e, especificamente, por muitos países, que inseriram muitos de seus elementos constituintes em seus elencos de bens de patrimônio histórico e artístico a serem protegidos e fomentados. Para se determinar se um fato é folclórico, segundo a UNESCO, ele deve apresentar as seguintes características: tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade e aceitação coletiva.
Por exemplo, apresente o vídeo sobre personagens do FOLCLORE BRASILEIRO - http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk&feature=fvw
ATIVIDADE 2
Após essa atividade inicial sobre o significado e do histórico do folclore, o professor apresentará para os alunos alguns vídeos das danças folclóricas que serão trabalhados durante o planejamento.
Fonte: http://umaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2009/06/quadrilha_matuta_01.jpg?w=150
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_grKhmCmFZP8/TL2aB9eG_4I/AAAAAAAAAMk/T-W2SFlbGpE/s1600/8+-+forr%C3%B3.jpg
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_BUB-u2uOfh8/STaGhEVIL5I/AAAAAAAAAGQ/AGHchKAcoF8/s400/MACULELE2.jpg
Após todas as apresentações, o professor orientará as seguintes tarefas:
A - Professor, divida a turma em 5/6 grupos e, peça aos alunos que analisem os vídeos apresentados e organizem uma listagem contendo:
B - Professor, neste momento, organize uma votação com a turma para escolher a ordem das danças que serão apresentadas ao longo do planejamento e para fazer uma avaliação geral sobre o tema folclórico apresentado. Estimule os alunos a opinarem e, a avaliarem as possibilidades de organização do planejamento e as apresentações de cada dança folclórica.
DICA - Lembre aos alunos que, conhecendo a origem e a história de cada dança folclórica poderemos conhecer um pouco mais da história e dos costumes do nosso país. É uma forma lúdica de aprendermos sobre História do Brasil.
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, o professor deverá dividir a turma em 5/6 grupos. Cada grupo deverá criar uma dança folclórica que contenha as quatro carecterísticas básicas do folclore:
Os alunos poderão relatar numa folha de papel as caracteristicas dessa dança ou fazer uma encenação dessa dança para a turma. No final, o professor e os grupos escolherão a dança mais criativa e original.
Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore
Ao final da aula, o professor reunirá os alunos e fará algumas perguntas sobre tema folclórico e o desenvolvimento do planejamento. Algumas sugestões para avaliação:
a) O que significal a palavra folclore?
b) Como determinar se um fato é folclórico?
c) O que acharam das danças escolhidas para serem trabalhadas durante o planejamento?
d) Alguma sugestão de dança folclórica que não foi colocada pelo professor?
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2015
Cinco estrelasMuito bacana, me ajudou bastante...
23/08/2013
Quatro estrelasTodas as ayividades foram bem planejadas,mas ao meu ver faltou algumas dinâmicas...
12/03/2013
Quatro estrelasexcelente planejamento, a dinamica utilizada faz com os alunos possam assimilar melhor os conteudos
28/11/2012
Cinco estrelasNossaaa esse site é incrivel... ameiii de coração S2 agradeço muiito ao criador deste portal. atenciosamente karla nadiny
16/05/2012
Duas estrelasnãoo acheeei oke eu kis mas achei as imagens importantes '--
17/02/2012
Cinco estrelasAmei esse exemplo de aula.
13/05/2011
Quatro estrelasOtima aula valeu!