06/09/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
- Interpretar algumas letras das cirandas apresentadas pelo professor.
- Utilizar a dança para interagir e relacionar-se com os colegas de classe.
- Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando a adequação. (PCN p.56)
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Nesta aula o professor trabalhará através das cirandas a formulação e a resolução de problemas, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando a adequação.
Atividade 1: Como primeira atividade, para estimular a alegria que será característica dessa aula, o professor irá propor um “pique”, mantendo a característica das cirandas que são as “grandes rodas’. Nesse “pique” os alunos estarão divididos em grupos de seis integrantes. Cinco alunos farão uma “roda” de mãos dadas e o aluno que sobrou do sexteto ficará de fora da “roda”. Este aluno que estará de fora escolherá alguém da “roda” para pegar, e os outros alunos que estão compondo o círculo terão que protegê-lo. Essa proteção será feita com os alunos girando a roda no mesmo sentido que o pegador estiver correndo, e se a “roda” for quebrada, isto é, se os alunos soltarem a mão, quem era o fugitivo passa a ser o pegador e quem era o pegador passa a ser integrante da “roda”. Durante o “pique” o professor irá juntando os grupos até que se forme uma grande “roda” com toda a turma.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_roda.jpg
Atividade 2: Na segunda atividade o professor precisará de um aparelho de som para colocar algumas cirandas conhecidas. Com a música tocando todos os alunos darão as mãos e formarão uma “grande roda” para dançar. Num andamento para a direita na roda de ciranda, os alunos dão dois passos para trás e dois passos para a frente, sempre marcando o compasso com o pé esquerdo à frente e levantando os braços simultaneamente. Segue algumas sugestões de músicas para essa aula:
- Ciranda da Rosa Vermelha (Música de Alceu Valença. Interpretada na voz de Elba Ramalho) – http://www.youtube.com/watch?v=Whkun9crl34
Fonte: http://i.ytimg.com/vi/x3L3BIH6D5s/hqdefault.jpg
- Cirandeira (Música de Elba Ramalho) - http://www.youtube.com/watch?v=eMp16o0UkzE
- Cirandas/Luar de Prata/Ciranda da Aliança (Música de Alceu Valença) - http://www.youtube.com/watch?v=9plS6PGkymk
- Ciranda da Bailarina (Música de Chico Buarque. Interpretada na voz de Adriana Calcanhoto) - http://www.youtube.com/watch?v=W1Oy9wF_BLQ
Atividade 3: Nessa próxima atividade o professor dividirá a turma em quatro grupos, e distribuirá para cada grupo uma letra de música que foi dançada na atividade anterior. Cada grupo terá que explicar o sentido da música e fazer uma apresentação interpretando a letra da música, trabalhando assim o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando a adequação. As letras dessas músicas podem ser encontradas nos sites abaixo:
- Ciranda da Rosa Vermelha - http://letras.terra.com.br/elba-ramalho/250658/
Fonte: http://i.ytimg.com/vi/x3L3BIH6D5s/hqdefault.jpg
- Cirandeira - http://letras.terra.com.br/elba-ramalho/250659/
- Cirandas/Luar de Prata/Ciranda da Aliança - http://letras.terra.com.br/alceu-valenca/1623108/
- Ciranda da Bailarina - http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85948/
Fonte: http://img.youtube.com/vi/1yz7NLcC_mk/0.jpg
No final da aula o professor reunirá os alunos para uma avaliação da aula.
Como avaliação final desta aula, alguns questionamentos serão feitos para os alunos:
1- Para eles, o que significa dançar a ciranda com todos em círculo e de mãos dadas?
2- Como foi à harmonia da turma na hora de dançar a ciranda?
3- O que foi mais difícil, compreender a letra das músicas ou interpretá-la?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!