Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dançando e adaptando algumas cirandas do folclore brasileiro

 

06/09/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interpretar algumas letras das cirandas apresentadas pelo professor.

- Utilizar a dança para interagir e relacionar-se com os colegas de classe.

- Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando a adequação. (PCN p.56)

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula o professor trabalhará através das cirandas a formulação e a resolução de problemas, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando a adequação.   

Atividade 1: Como primeira atividade, para estimular a alegria que será característica dessa aula, o professor irá propor um “pique”, mantendo a característica das cirandas que são as “grandes rodas’. Nesse “pique” os alunos estarão divididos em grupos de seis integrantes. Cinco alunos farão uma “roda” de mãos dadas e o aluno que sobrou do sexteto ficará de fora da “roda”. Este aluno que estará de fora escolherá alguém da “roda” para pegar, e os outros alunos que estão compondo o círculo terão que protegê-lo. Essa proteção será feita com os alunos girando a roda no mesmo sentido que o pegador estiver correndo, e se a “roda” for quebrada, isto é, se os alunos soltarem a mão, quem era o fugitivo passa a ser o pegador e quem era o pegador passa a ser integrante da “roda”. Durante o “pique” o professor irá juntando os grupos até que se forme uma grande “roda” com toda a turma.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_roda.jpg 

Atividade 2: Na segunda atividade o professor precisará de um aparelho de som para colocar algumas cirandas conhecidas. Com a música tocando todos os alunos darão as mãos e formarão uma “grande roda” para dançar.  Num andamento para a direita na roda de ciranda, os alunos dão dois passos para trás e dois passos para a frente, sempre marcando o compasso com o pé esquerdo à frente e levantando os braços simultaneamente. Segue algumas sugestões de músicas para essa aula:

- Ciranda da Rosa Vermelha (Música de Alceu Valença. Interpretada na voz de Elba Ramalho) – http://www.youtube.com/watch?v=Whkun9crl34 

Fonte: http://i.ytimg.com/vi/x3L3BIH6D5s/hqdefault.jpg 

- Cirandeira (Música de Elba Ramalho) - http://www.youtube.com/watch?v=eMp16o0UkzE  

Cirandas/Luar de Prata/Ciranda da Aliança (Música de Alceu Valença) - http://www.youtube.com/watch?v=9plS6PGkymk  

- Ciranda da Bailarina (Música de Chico Buarque. Interpretada na voz de Adriana Calcanhoto) - http://www.youtube.com/watch?v=W1Oy9wF_BLQ    

Atividade 3: Nessa próxima atividade o professor dividirá a turma em quatro grupos, e distribuirá para cada grupo uma letra de música que foi dançada na atividade anterior. Cada grupo terá que explicar o sentido da música e fazer uma apresentação interpretando a letra da música, trabalhando assim o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando a adequação. As letras dessas músicas podem ser encontradas nos sites abaixo:

- Ciranda da Rosa Vermelha - http://letras.terra.com.br/elba-ramalho/250658/  

Fonte: http://i.ytimg.com/vi/x3L3BIH6D5s/hqdefault.jpg 

- Cirandeira - http://letras.terra.com.br/elba-ramalho/250659/  

- Cirandas/Luar de Prata/Ciranda da Aliança - http://letras.terra.com.br/alceu-valenca/1623108/  

- Ciranda da Bailarina - http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85948/    

Fonte: http://img.youtube.com/vi/1yz7NLcC_mk/0.jpg 

No final da aula o professor reunirá os alunos para uma avaliação da aula.

Recursos Complementares
Avaliação

Como avaliação final desta aula, alguns questionamentos serão feitos para os alunos:

1- Para eles, o que significa dançar a ciranda com todos em círculo e de mãos dadas?

2- Como foi à harmonia da turma na hora de dançar a ciranda?

3- O que foi mais difícil, compreender a letra das músicas ou interpretá-la?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.