Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo e se divertindo com a quadrilha, Dança típica das festas juninas.

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A origem e o histórico da quadrilha que é uma dança típica das festas juninas.

- Os passos das quadrilhas através de brincadeiras lúdicas.

- Dançar com o colega do sexo oposto, respeitando suas características e suas dificuldades.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Dando continuidade ao planejamento de danças folclóricas, nessa aula será apresentada a turma uma dança folclórica típica das festas juninas: as quadrilhas. As festas juninas que são connecidas hoje tem origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro principalmente. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha.

Fonte: http://v.i.uol.com.br/image/especial_festajunina_fortaleza560.jpg   

Já o nome “quadrilha” veio da dança de salão francesa para quatro pares chamada de “quadrille. A "quadrille" veio para o Brasil seguindo o interesse da classe média e das elites portuguesas e brasileiras do século XIX por tudo que fosse a última moda de Paris. Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no Nordeste. Em geral, é importante que a quadrilha tenha um mestre “marcador” para ditar o ritmo e as coreografias realizadas pelos dançarinos. Normalmente, o par que abre o grupo é um "noivo" e uma "noiva", já que a quadrilha pode encenar um casamento fictício.

Fonte: http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/f/festa_junina-8935.jpg  

Dica: Se desejar o professor poderá buscar mais informações no site de coleções temáticas do portal do professor:

http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/conteudosmultimidia/ 

A seguir o professor deverá realizar algumas atividades com os alunos trabalhando alguns passos e coreografias características das quadrilhas juninas pelo Brasil.

Atividade 1

Nessa atividade o professor perguntará aos alunos se eles preferem que os pares sejam sorteados ou escolhidos por eles, o que a maioria escolher será acatado. Com os alunos em dupla mistas (um homem e uma mulher), será realizado um “pique-pega”. O professor devrá escolher um dupla para ser a pegadora, estando na posição de galope da quadrilha, isto é, o cavaleiro e a dama se abraçam com uma das mãos e a outra mão fica junto com a mão do seu par a frente do corpo. Nessa posição os alunos terão que galopar para pegar os colegas, as duplas que forem pegas deverão ficar paradas até que outra dupla passe os braços por cima dela, realizando o passo do túnel da quadrilha. O professor nesse “pique” poderá ir aumentando gradativamente o número de pegadores e o número de dupla para poder salvar as duplas pegas, aumentando assim o tamanho do túnel.

Atividade 2 

Na próxima atividade o professor dividirá as duplas em duas equipes, uma de cada lado da quadra. Ao som de músicas de quadrilha os pares dos dois times deverão ficar dançando no meio da quadra. Ao sinal do professor todos deverão correr até a linha de fundo da sua metade da quadra e pegar o cartão com o número que o professor disser. Nesses cartões numerados terão passos de quadrilha, com as devidas explicações para as equipes realizarem. O time que conseguir realizar a tarefa primeiro marcará ponto. Os cartões serão numerados com os seguintes passos:

1- Cumprimento das damas: as damas vão até o meio, dançando e segurando a saia. Quando se encontram no meio, fazem uma reverência graciosa. Enquanto isso os homens batem palmas. Anarriê, As damas voltam de costas ao seu lugar.

2- Cumprimento dos cavalheiros: os cavalheiros vão até o centro, batendo os pés e com as mãos para trás. Quando se encontram tiram o chapéu e se curvam. Anarrieê; Recolocam o chapéu e voltam de costas ao seu lugar.

3- Galope: com os cavalheiros de um lado e as damas do outro, um de cada vez, os casais se encontram no meio e cavalgam até o outro lado, passando pelo meio de todos.

4- Grande roda: todos dão as mãos e formam uma roda (atenção para que fique intercalado – dama, cavalheiro, dama, cavalheiro).

5- Cestinha de rosas: manter duas rodas, a de cavalheiros por fora e a de damas por dentro. Cada dama deve parar à direita de seu par. Os cavalheiros levantam os braços e as damas passam por baixo.

6- Cestinha de cravos: Cada cavalheiro deve parar à direita de seu par. As damas levantam os braços e os cavalheiros passam por baixo.

7- Caracol: um aluno puxa a fila, sem desfazer a roda, e começa a formar uma serpentina dentro da roda, até chegar ao centro. Para desmanchar, o aluno volta e começa a desfazer, até conseguir formar a grande roda de novo.

8- Passeio dos Namorados: Formar os pares novamente, e andar em fila (sempre damas atrás de damas e cavalheiros atrás de cavalheiros).

9- Túnel: Os pares param e se dão as mãos no alto, por cima da cabeça, formando uma “casinha”, o próximo par, passa por debaixo do túnel e forma também a “casinha” e assim sucessivamente, até todos passarem.

10- Despedida: os casais vão saindo acenando, as damas com a mão (ou com um lenço), os cavalheiros com o chapéu.

Dica: É importante o professor colocar para as equipes que os passos devem ser executados de acordo com o que está relatado no papel, pois esses passos variam muito de região para região.   

Atividade 3

Na última atividade da aula, como forma dos alunos vivenciarem uma quadrilha junina, as equipes deverão formar a quadrilha com as seguintes características: um mestre “marcador”, um padre, um noivo e uma noiva. O professor disponibilizará para cada equipe um paletó, uma gravata, um véu de noiva, um terço e um lápis para os cavalheiros e as damas se caracterizarem. Após essa caracterização o professor colocará uma música de quadrilha e todas as equipes dançarão, utilizando os passos aprendidos nas atividades anteriores. Assim, marcará ponto a melhor quadrilha e a melhor caracterização.

Sugestões de músicas para essa atividade:

http://www.youtube.com/watch?v=0Lpwd04nlLc&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=ygz6BG40Hn0&feature=related 

  

Fonte: http://news.arapiraca.al.gov.br/userfiles/image/materia%20arraia.jpg 

No final da aula, o professor pedirá que os alunos façam uma pesquisa detalhada sobre as duas maiores festas juninas do Brasil: a festa de Caruaru e a festa de Campina Grande. Nessa pesquisa devem conter detalhes como: local, período, estimativa de público, comércio e outras curiosidades que proporcionam as festas.     

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliação será pedido que os alunos façam uma pesquisa detalhada sobre as duas maiores festas juninas do Brasil: a festa de Caruaru e a festa de Campina Grande. Nessa pesquisa devem conter detalhes como: local, período, estimativa de público, comércio e outras curiosidades que proporcionam as festas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luciano, ESCLOA , Alagoas - disse:
    lucianolegiaodemaria@hotmail.com

    06/05/2015

    Cinco estrelas

    SOU MUITO GRATO POR TER VINDO LHES PARABÉNIZAR E SOU MESTRE DE ENSAIO QUADRILHA.


  • Ana Clara, E.E.CEL. IDALINO RIBEIRO , Minas Gerais - disse:
    aniha_cardosorosa@outlook.com

    25/08/2014

    Três estrelas

    Interessante...Mas muito longo...


  • vania maria, Clínio Brandão , Acre - disse:
    vaniamaria.ac@gmail.com

    08/06/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom.São bem parecidas com as atividades que estamos desenvolvendo na escola Clínio Brandão aqui no Acre.


  • Silvia Jardim Silva, Escola Municipal de Ensino Fundamental São Miguel , Rio Grande do Sul - disse:
    jardimsilva@yahoo.com.br

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    achei a aula maravilhosa bem explicada, com cada passo que deve ser dado...


  • danielly Santos, UFAL , Alagoas - disse:
    gdanielly1@gmail.com

    02/06/2011

    Cinco estrelas

    interessante.isso dá oportunidade de criar a um baixo custo, integração e vivencia de todos com a cultura junina.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.