Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenvolvendo o ritmo com a dança Maneiro Pau.

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marcos Vinícios Pimente de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A origem e o histórico da dança mineiro-pau, através das pesquisas realizadas.

- O ritmo dessa dança e suas características específicas.

- Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e folclóricas, repudiando qualquer espécie de violência;

- Cooperar com o professor na hora de utilizar o material dessa dança, para manter a segurança da aula.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula os alunos irão vivenciar a dança folclórica do “maneiro pau” ou “mineiro pau”. Surgido na época do cangaço, o “maneiro pau” originário da região do Cariri, quando o morador daquela área representava a tropa mobilizada pelo senhor de engenho, simboliza a um só tempo, o ataque e a defesa. O cabra dos engenhos, como era popularmente chamado, era uma espécie de guarda-costas, hábil no manejo de cacetes ou facões. Todos dançam em roda, com os cacetes que portam, batem-nos fortemente no chão, de forma ritmada. De quando em vez, enquanto uns batem os cacetes no chão, outros os usam para duelarem entre si, o fazendo cadenciadamente. A dança empolga, especialmente porque tem uma expressão machista, muito adequada ao temperamento nordestino.

Como os cacetes eram utilizados como armas na época do cangaço, o professor estimulará um debate com a turma sobre as armas de antigamente e as da atualidade, e os perigos que elas podem representar. Alguns dados podem ser apresentados pelo professor para enriquecer o debate, como os dados encontrados na reportagem a seguir:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/armas_fogo/contexto_armas.html    

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_iTY4A0lLjDM/SJxenJxtjOI/AAAAAAAAABU/9Py9PV5VkbI/s320/MEIO+AMBIENTE+JOSE+OSTER+072.jpg  

Após essa breve apresentação do histórico do maneiro pau feito pelo professor, os alunos realizarão três atividades utilizando os bastões de madeira.

Atividade 1: Nesta atividade o professor distribuirá um bastão de madeira (cabo de vassoura) para cada aluno, e eles livremente pela quadra, terão que descobrir ritmos diferentes com o bastão batendo-o no chão, podendo utilizar saltos e giros com o corpo antes de bater os bastões no chão. Depois o professor escolherá alguns alunos que se destacaram e todos deverão imitá-los. Dando seqüência a essa atividade, os alunos deverão ficar em duplas e criar coreografias batendo o bastão entre si e no chão. Novamente os alunos que se destacarem deverão ser seguidos pela turma. Se o professor desejar poderá juntar duas duplas, formando um quarteto, e repetir novamente a estratégia anterior.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_06UIeEIS27w/TIqjSNmnRXI/AAAAAAAAABw/PMqa2xYSDeg/s1600/mineiro_pau_CLIP.jpg

Dica:   Se o professor concluir que a criatividade dos alunos não está muito boa nessa atividade, ele poderá sugerir algumas batidas de bastão de acordo com os vídeos a seguir:

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_UHncP78mEs8/SifsBTuQwiI/AAAAAAAAAI8/TcsX65z6sEc/s320/CPfoto+mineiro-pau.JPG 

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=200474 

http://www.youtube.com/watch?v=pzQsKoamX5M&feature=related 

Atividade 2: Na próxima atividade os alunos formarão um grande círculo, todos com o bastão na mão. O professor perguntará se todos conhecem a música e a brincadeira “escravos de Jó”. Assim, o professor começará a brincadeira pedindo que cada um coloque o bastão a sua frente. Enquanto canta, o aluno pega o seu bastão e coloca na frente do colega, à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram o bastão da frente do colega, colocam na sua frente e o deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, os alunos retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram o bastão movimentando-o de lá para cá e deixando-o, por fim, na frente do colega. Depois de uma passagem sem erros, o professor pedirá que quando o bastão for passado para o colega, ele seja batido com força no chão. Como próximo desafio, quando chegar o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” os alunos terão que bater o bastão no bastão do colega a direita, no bastão do colega a esquerda e no chão na frente do colega a direita e largá-lo.   

Atividade 3: Para última atividade da aula o professor dividirá a turma em dois grupos, e determinará um tempo para que cada grupo crie uma coreografia dançando o “maneiro pau”. Após a montagem das coreografias, um grupo se apresentará para o outro, na supervisão do professor.

Recursos Complementares
Avaliação

Na avaliação dessa aula, o professor perguntará o que os alunos acharam dessa dança com os bastões e também pedirá uma pesquisa para ser feita fora do tempo de aula, com um tema muito discutido na atualidade: as armas de fogo. Nessa pesquisa sobre as armas de fogo, serão levantadas algumas questões como:

a) Qual a diferença das armas de antigamente e as armas atuais?

b) Quais são as conseqüências de se ter uma arma de fogo em casa?

c) Quais são as estatísticas encontradas sobre armas de fogo no Brasil?

d) Você é a favor do porte de armas?

e) Seguranças (shopping, ruas, casas de shows, etc) devem andar armados?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.