Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS CATÁSTROFES AMBIENTAIS E OS SOBREVIVENTES

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer as consequências das catástrofes ambientais para a vida das pessoas.

2) Identificar ações assistenciais aos sobreviventes de desastres ambientais.

3) Informar sobre as obrigações dos países em relação às pessoas que sofrem com desastres ambientais

4) Adotar posturas solidárias, éticas e de respeito com as vítimas de catástrofes ambientais.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

1º Momento: Escrever as seguintes palavras na lousa: ACIDENTE AMBIENTAL e perguntar aos/as alunos/as: Vocês sabem o que é acidente ambiental? Na sua percepção é possível prever um acidente ambiental? O que é possível fazer para evitar um acidente ambiental?

2º Momento: Professor/a, após essa exploração inicial do tema, convide os/as alunos/as para assistir ao vídeo: Acidente Ambiental , disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=uRGEfHI9Bb8&feature=related      

3º Momento: Solicitar aos/as alunos/as que pesquisem se existe diferença entre catástrofes ambientais e naturais. Essa pesquisa poderá ser realizada pela internet ou em livros didáticos sobre ecologia, meio ambiente, dentre outros. Oriente os/as alunos/as a registrarem as principais informações obtidas.

4º Momento: Retomar com os/as alunos/as as perguntas iniciais feitas e solicitar que respondam em duplas: O que é acidente ambiental? O que é possível fazer para evitar um acidente ambiental?

Atividade 2:   

1º Momento: Assistir aos vídeos:

1) Enchentes e enxurradas provocam o caos em Alagoas – vídeo JN

http://www.youtube.com/watch?v=jvRvnzZjLx0&feature=related  

2) Enchente Branquinha (AL) - 2010 Jun 22.wmv

http://www.youtube.com/watch?v=rugmDXsXEJM&feature=related 

3) Incêndio destrói dezenas de casas e madeireiras no MT – TV Band

http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/incendio-destroi-dezenas-de-casas-e-madeireiras-no-mt-04021A3360C8A903C6?types=A& 

2º Momento: Dividir a turma em cinco sub-grupos e orientar os/as alunos/as a refletirem sobre as informações apresentadas nos vídeos a partir das seguintes questões:

1) O que os vídeos retratam?

2) Que relação existe entre a interferência do homem na natureza e a ocorrência de catástrofes ambientais apresentadas nos vídeos?

3) Quais as responsabilidades dos governantes perante as vítimas de catástrofes ambientais?

4) Que medidas solidárias poderiam ser adotadas com os sobreviventes de catástrofes como essas apresentadas nos vídeos?

3º Momento: Socializar as respostas dos grupos e refletir sobre medidas apresentadas por eles: São adequadas? São colaborativas? São passíveis de serem adotadas?

4º Momento: Propor que cada grupo escreva uma carta dirigida ao Prefeito da cidade sobre a importância de se adotar ações solidárias junto às vítimas de catástrofes ambientais. Incluir na carta sugestões de medidas propostas pelos grupos.  

Atividade 3

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistir ao vídeo: Após incêndio, Marcelândia decreta estado de emergência, disponível em:

http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/apos-incendio-marcelandia-decreta-estado-de-emergencia-04029B3164D89113C6?types=A& 

2º Momento: Dividir a turma em duplas para que construam boletins informativos contendo orientações à população sobre como devem proceder em situações de emergência. Os boletins poderão focar diversas situações, a saber: enchentes, queimadas, derramamento de óleo no mar, furacão, terremotos, dentre outros. Esses boletins poderão conter, além de informações por escrito, imagens ou desenhos produzidos pelos/as alunos/as. Para essa atividade, serão necessários: tesoura, revista para recorte, caneta hidrocor, cola.

Para a produção dos boletins os/as alunos/as poderão acessar os links a seguir para obter mais informações:

Você sabe como agir em caso de incêndio?

http://alineaguayo.blogspot.com/2008/06/voc-sabe-como-agir-em-caso-de-incndio.html 

Polícia Rodoviária Federal dá dicas para evitar acidentes em áreas de queimadas

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/prf-da-dicas-para-evitar-acidentes-em-areas-de-queimadas.html 

Bombeiros ensinam como agir em caso de incêndio 

http://www.licitamais.com.br/noticias/news/1890.html 

Saiba o que fazer em casos de chuva e enchente

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u682811.shtml  

Como agir em casos de enchentes

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_enchentes.pdf  

Como agir em casos de enchentes e ou desabamentos

http://projetoenchentes.radioramabrasil.com/2010/01/como-agir-em-caso-de-enchentes-ou-desabamentos/ 

3º Momento: Divulgar o trabalho realizado promovendo a sensibilização de outros/as alunos/as para a necessidade de adotarem medidas preventivas e de cuidado mediante uma situação de emergência. Além disso, ressaltar a importância de ações solidárias, éticas e de respeito com as vítimas de catástrofes ambientais. Distribuir os boletins informativos para toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Professor/a, você poderá utilizar os recursos a seguir para subsidiar suas discussões em aula:  

Aquecimento Global, disponível em:

http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com/  

Texto virtual: Problemas ambientais: temos consciência da influência dos mesmos em nossa vida?, disponível em:

http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm   

Reportagem: Inpe aponta novas áreas de queimadas no Brasil, disponível em:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/inpe-aponta-novas-areas-de-queimadas-no-brasil.html    

Reportagem: Defensoria pública pede doações para cidade atingida por incêndio em MT, disponível em:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/defensoria-publica-pede-doacoes-para-cidade-atingida-por-incendio-em-mt.html    

Vídeo: Enchente Murici - 2010 20 Jun.wmv, disponível em:  

http://www.youtube.com/watch?v=tonWycLQPXw&feature=related   

 

Avaliação

Professor/a procure identificar se os/as alunos/as se sensibilizaram com as conseqüências das catástrofes ambientais para a vida das pessoas. Observe durante as discussões e reflexões em torno do tema se os/as alunos/as perceberam a necessidade de adotar posturas solidárias, éticas e de respeito com as vítimas de catástrofes ambientais. Solicite a eles/as que produzam um texto sobre a responsabilidade de todos nós na preservação do meio ambiente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.