01/10/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
1) Conhecer as consequências das catástrofes ambientais para a vida das pessoas.
2) Identificar ações assistenciais aos sobreviventes de desastres ambientais.
3) Informar sobre as obrigações dos países em relação às pessoas que sofrem com desastres ambientais
4) Adotar posturas solidárias, éticas e de respeito com as vítimas de catástrofes ambientais.
Não são necessários conhecimentos prévios.
1º Momento: Escrever as seguintes palavras na lousa: ACIDENTE AMBIENTAL e perguntar aos/as alunos/as: Vocês sabem o que é acidente ambiental? Na sua percepção é possível prever um acidente ambiental? O que é possível fazer para evitar um acidente ambiental?
2º Momento: Professor/a, após essa exploração inicial do tema, convide os/as alunos/as para assistir ao vídeo: Acidente Ambiental , disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=uRGEfHI9Bb8&feature=related
3º Momento: Solicitar aos/as alunos/as que pesquisem se existe diferença entre catástrofes ambientais e naturais. Essa pesquisa poderá ser realizada pela internet ou em livros didáticos sobre ecologia, meio ambiente, dentre outros. Oriente os/as alunos/as a registrarem as principais informações obtidas.
4º Momento: Retomar com os/as alunos/as as perguntas iniciais feitas e solicitar que respondam em duplas: O que é acidente ambiental? O que é possível fazer para evitar um acidente ambiental?
1º Momento: Assistir aos vídeos:
1) Enchentes e enxurradas provocam o caos em Alagoas – vídeo JN
http://www.youtube.com/watch?v=jvRvnzZjLx0&feature=related
2) Enchente Branquinha (AL) - 2010 Jun 22.wmv
http://www.youtube.com/watch?v=rugmDXsXEJM&feature=related
3) Incêndio destrói dezenas de casas e madeireiras no MT – TV Band
2º Momento: Dividir a turma em cinco sub-grupos e orientar os/as alunos/as a refletirem sobre as informações apresentadas nos vídeos a partir das seguintes questões:
1) O que os vídeos retratam?
2) Que relação existe entre a interferência do homem na natureza e a ocorrência de catástrofes ambientais apresentadas nos vídeos?
3) Quais as responsabilidades dos governantes perante as vítimas de catástrofes ambientais?
4) Que medidas solidárias poderiam ser adotadas com os sobreviventes de catástrofes como essas apresentadas nos vídeos?
3º Momento: Socializar as respostas dos grupos e refletir sobre medidas apresentadas por eles: São adequadas? São colaborativas? São passíveis de serem adotadas?
4º Momento: Propor que cada grupo escreva uma carta dirigida ao Prefeito da cidade sobre a importância de se adotar ações solidárias junto às vítimas de catástrofes ambientais. Incluir na carta sugestões de medidas propostas pelos grupos.
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistir ao vídeo: Após incêndio, Marcelândia decreta estado de emergência, disponível em:
2º Momento: Dividir a turma em duplas para que construam boletins informativos contendo orientações à população sobre como devem proceder em situações de emergência. Os boletins poderão focar diversas situações, a saber: enchentes, queimadas, derramamento de óleo no mar, furacão, terremotos, dentre outros. Esses boletins poderão conter, além de informações por escrito, imagens ou desenhos produzidos pelos/as alunos/as. Para essa atividade, serão necessários: tesoura, revista para recorte, caneta hidrocor, cola.
Para a produção dos boletins os/as alunos/as poderão acessar os links a seguir para obter mais informações:
Você sabe como agir em caso de incêndio?
http://alineaguayo.blogspot.com/2008/06/voc-sabe-como-agir-em-caso-de-incndio.html
Polícia Rodoviária Federal dá dicas para evitar acidentes em áreas de queimadas
Bombeiros ensinam como agir em caso de incêndio
http://www.licitamais.com.br/noticias/news/1890.html
Saiba o que fazer em casos de chuva e enchente
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u682811.shtml
Como agir em casos de enchentes
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_enchentes.pdf
Como agir em casos de enchentes e ou desabamentos
http://projetoenchentes.radioramabrasil.com/2010/01/como-agir-em-caso-de-enchentes-ou-desabamentos/
3º Momento: Divulgar o trabalho realizado promovendo a sensibilização de outros/as alunos/as para a necessidade de adotarem medidas preventivas e de cuidado mediante uma situação de emergência. Além disso, ressaltar a importância de ações solidárias, éticas e de respeito com as vítimas de catástrofes ambientais. Distribuir os boletins informativos para toda a comunidade escolar.
Professor/a, você poderá utilizar os recursos a seguir para subsidiar suas discussões em aula:
Aquecimento Global, disponível em:
http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com/
Texto virtual: Problemas ambientais: temos consciência da influência dos mesmos em nossa vida?, disponível em:
http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm
Reportagem: Inpe aponta novas áreas de queimadas no Brasil, disponível em:
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/inpe-aponta-novas-areas-de-queimadas-no-brasil.html
Reportagem: Defensoria pública pede doações para cidade atingida por incêndio em MT, disponível em:
Vídeo: Enchente Murici - 2010 20 Jun.wmv, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=tonWycLQPXw&feature=related
Professor/a procure identificar se os/as alunos/as se sensibilizaram com as conseqüências das catástrofes ambientais para a vida das pessoas. Observe durante as discussões e reflexões em torno do tema se os/as alunos/as perceberam a necessidade de adotar posturas solidárias, éticas e de respeito com as vítimas de catástrofes ambientais. Solicite a eles/as que produzam um texto sobre a responsabilidade de todos nós na preservação do meio ambiente.
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