25/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo a história da Renda de Bilros
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Recursos: Internet
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) conduzirá os alunos até a sala de informática e pedirá aos alunos que pesquisa na internet curiosidades a respeito da renda de bilros, por meio de textos, imagens e vídeos. O objetivo é que os alunos tenham conhecimento da cultura e da arte da renda de Bilros, contextualizando a dança mas atividades posteriores.
Sites sugeridos para a Pesquisa.
http://www.overmundo.com.br/overblog/tradicao-e-renovacao-da-renda-de-bilro (Acessado em 18/08/2010)
http://www.ceara.com.br/cepg/artesanato.htm (Acessado em 18/08/2010)
Imagens:
Mulher Rendeira
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Rendeira2.jpg (Acessado em 18/08/2010)
http://www.elaineborges.blogger.com.br/2005_03_01_archive.html (Acessado em 18/08/2010)
Caso o(a) professsor(a) opte em trabalhar algum texto, o site sugerido abaixo traz importantes e curiosos relatos a respeito da cultura da renda no nosso país e sua influência européia.
http://www.almanaquebrasil.com.br/especiais/encantadora-mulher-rendeira/ (Acessado em 18/08/2010)
Socializando a pesquisa:
Ao final da pesquisa o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e cada grupo irá expor os achados, socializando as informações. O(a) professor(a) fará intervenções acrescentando informações e destacando os aspectos da cultura, da arte e da dança das rendas.
Atividade 2: Aprendendo os Passos da Dança das Rendas
Recursos: Vídeos e Música (Mulher Rendeira)
Duração: aproximadamente 25 minutos
Descrição: Nesta atividade, faça uma roda com os(as) alunos(as) e coloque a música “Mulher Rendeira”. Inicie com uma roda e acompanhe a música, demonstrando alguns passos no ritmo da música, pedindo para que os(as) alunos(as) façam o mesmo movimento. Ritmos com as mãos dadas e palmeados e/ou abrindo e fechando a roda são movimentos interessantes de serem feitos. Os vídeos sugeridos abaixo demonstram alguns passos da dança e podem servir de referência para o(a) professor(a) e para os alunos.
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=wjTX1SNvmi4&feature=related (Acessado em 18/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=si9HYTHpRD4&feature=related (Acessado em 18/08/2010)
Sugestão de música.
Mulher Rendeira http://www.youtube.com/watch?v=BR0ZOQWc5VU&feature=related (Acessado em 18/08/2010)
Atividade 3: Deslocando-se no espaço e desempenhando papéis
Duração: aproximadamente 25 minutos.
Recursos: Música Mulher Rendeira, “Almofadas” (colchonetes enrolados em forma de cubo, correspondente ao número de meninas na turma) e “Rendas” (pedaços de pano tipo TNT – 30x30 cm, correspondente ao número de meninos na turma)
Descrição: Após a aprendizagem dos passos básicos, realizada na atividade anterior, distribua as “almofadas” para as meninas e os lenços (rendas) para os meninos. Faça uma roda de meninas no centro e outra de meninos em volta da roda de meninas. Na seqüência coreográfica, as meninas, com as almofadas nas mãos, executam deslocamentos em volta dos meninos. Esse deslocamento das meninas pode ser feito também em diferentes formações coreográficas como, por exemplo, em fila. As meninas devem levantar a almofada e descê-la, fazendo o movimento com os braços. Os meninos, em determinada parte da música, podem levantar e com os lenços nas mãos executarem deslocamentos próximos das meninas. Daqui para frente proponha diferentes formas de deslocamento, como giros, círculos, filas etc.
Atividade 4: Dançando com as rendas
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Música, almofadas e renda gigante (lençol de casal)
Descrição: Nesta atividade, proponha uma coreografia junto com os(as) alunos(as). No ritmo da música, execute alguns passos aprendidos nas atividades anteriores. Professor(a), procure fazer diferentes formações coreográficas durante a dança, tais como filas, círculos, pares etc.
Sugestão coreográfica:
1. Renda gigante no meio da roda de meninos;
2. Os meninos pegam a renda e deslocam-se na roda no sentido horário;
3. Meninas com as almofadas nas mãos deslocam-se no sentido anti-horário;
4. Os meninos deixam a renda no chão e trocam de lugar com as meninas;
5. Os meninos pegam as almofadas e vão próximos das meninas, realizando movimentos com os braços e deixam as almofadas no meio da renda gigante;
6. Meninos convidam meninas para dança de par;
7. Realizam diferentes movimentos de deslocamento ao longo da música que podem ser definidos à critério do(a) professor(a).
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto, é mais interessante se for realizada em uma sala com espelhos, auxiliando a visualização dos movimentos.
Quanto ao Corpo do Colega: Criar movimentos de mãos dadas. Montar pequenos grupos para compartilharem as aprendizagens dos movimentos com as rendas e com as almofadas.
Quanto ao Material: Realizar filmagens das danças e utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível projeto da Festa Junina na escola. A escola poderá convidar os pais para ajudarem na confecção uma renda gigante, com retalhos de panos com desenhos dos(as) alunos(as). Esta poderá ser utilizada no dia da festa e depois sorteada para os alunos da escola.
O site abaixo apresenta em seu conteúdo importantes informações a respeito da cultura nordestina. Tais informações poderão enriquecer a aula, bem como a formação dos alunos.
http://www.ceara.com.br/cepg/artesanato.htm (Acessado em 18/08/2010)
Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como se envolveram na pesquisa na internet, na leitura do texto e nos vídeos? Como destacam os movimentos e o ritmo da dança? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a cultura da rendas? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!