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O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO ÉTICO.

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.  Reconhecer que a leitura é um aspecto essencial para a construção do conhecimento e para o exercício da ética na cidadania.

2.  Pesquisar e divulgar projetos de incentivo à leitura em nosso país.

3.  Propor e participar de ações que incentivem a leitura no cotidiano escolar. 

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita; saber os conceitos básicos: direita/esquerda, frente/trás, ao lado, próximo/distante.  

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor relativos à aula:

A leitura como produção de sentidos, como construção de subjetividades, envolvendo  escolhas, posicionamentos, direitos e deveres é essencial para o exercício da cidadania. Quanto mais aprimoramos o ato de ler, maior a autonomia para buscar e ampliar os conhecimentos e a troca de experiências. Isto colabora de forma significativa com a nossa formação contínua enquanto cidadãos participantes das transformações da sociedade contemporânea. Assim, é de fundamental importância que as pessoas saibam ler e interpretar as situações cotidianas que as rodeiam, que façam uso social dos diferentes gêneros discursivos que circulam na sociedade letrada, utilizando-os de forma adequada às diferentes situações e práticas sociais. Enfim, a leitura abre possibilidades para a descoberta, a reflexão, o diálogo, o questionamento, o pensar e o agir crítico e criativo, contribuindo com as pessoas na construção da cidadania.

ATIVIDADE 1: CAÇA AO TESOURO!   

Esta atividade poderá ser desenvolvida de forma interdisciplinar, contando com a  participação de professores das áreas de Língua Portuguesa, Geografia, Educação Física, Educação Artística e outros.   

Inicialmente, pergunte aos alunos: Quem conhece e já brincou de Caça ao tesouro? Como foi a brincadeira? 

Após ouvir os alunos, convidá-los a participar de uma “Caça ao tesouro”, no pátio da escola. Os alunos organizados em grupos, escolhem um nome bem criativo para sua equipe.

Em seguida, para dar início à “Caça ao Tesouro”, leia em voz alta, a seguinte história. Distribua uma cópia para cada aluno, a fim de acompanhar a leitura e possibilitar maior compreensão do texto

ERA UMA VEZ...   

     Alguns piratas saqueadores invadiram uma das mais belas ilhas da "Terra do Arco-Íris" e, de lá, roubaram um precioso tesouro. Com a visível aproximação de um forte temporal, o capitão do navio pirata ordenou aos seus tripulantes que esse tesouro fosse escondido em algum lugar e que, logo depois, todos deveriam imediatamente embarcar de volta rumo à segurança de seus lares em outra ilha distante. Enquanto corriam os procedimentos para a partida, o capitão tomou o cuidado de preparar um mapa contendo a exata localização do esconderijo do baú precioso, e ordenou aos seus subordinados que pistas fossem espalhadas no entorno para facilitar a sua localização.

     O que o capitão não sabia é que eles não voltariam mais para lá. No caminho de volta para casa, foram surpreendidos por uma tempestade que carregou para o alto-mar o mapa do tesouro que estava protegido dentro de uma garrafa. No entanto, anos e anos mais tarde, o capitão de um navio pirata amigo avistou a garrafa durante um de seus passeios próximos à ilha.

     Surpreso, contou a novidade para toda a sua tripulação, e decidiu, junto com eles, ir à caça ao tesouro. Os melhores tripulantes, também piratas, foram recrutados para a missão. A ilha é cheia de mistérios e muitas dificuldades, mas certamente vai valer a pena correr todos os riscos, a fim de encontrar esse tesouro perdido...     

Fonte: http://donnaecia.com.br/familia-casa/5/caca-ao-tesouro-embarque-nesta-aventura-ja-que-la-fora-160953-1.asp   

A seguir, o professor comenta: “Então, como os piratas, agora vamos iniciar a nossa Caça ao tesouro. Primeiramente, vocês terão que achar o mapa do tesouro que está guardado em uma garrafa pet. Há uma cópia do mapa para cada grupo. Para achá-lo, a pista é a seguinte: "No espaço onde se joga bola na escola, há uma caixa com garrafas de cores variadas, mas somente as de cor verde contêm os mapas".   

Após cada grupo encontrar o mapa, este deverá ser lido e interpretado pelos alunos, a fim de achar o lugar onde o tesouro está escondido. Cada grupo inicia a busca a partir da leitura da primeira pista fornecida pelo professor. Cada pista leva à outra, até descobrir o tesouro.

Sugestões de pistas (Outras pistas poderão ser criadas pelos professores):  

1ª pista: O tesouro se encontra em um espaço plano, mas pequeno. Dêem uma volta em torno da quadra e encontrão a 2ª pista.   

2ª pista: Vocês terão que achar os sete erros na figura abaixo, para continuar procurando o tesouro. Quando conseguirem, caminhem em direção ao lado direito da quadra de futebol, onde estará a 3ª pista.  

Fonte: http://passatemposdivertidos.blogspot.com/2008/07/jogo-dos-sete-erros.html 

3ª pista: Para se aproximarem do lugar onde se encontra o tesouro, vocês terão que ir para a frente da quadra de futebol e dar 50 passos, virar à esquerda e encontrar a próxima pista que está ao lado da “máquina onde se mata a sede”.   

4ª pista: Após decifrar o enigma abaixo, vocês saberão o que fazer:               

      MAGIS ME ETNREF ÉTA RAHCA AMU ARDEP EDNARG MOC A ATNIUQ ATSIP!   

5ª pista: Estão chegando lá! Do lado direito da pedra há um lugar pequeno, fechado, onde está escondido o tesouro. Mas, apenas um de vocês poderá ir buscá-lo, colocando nos olhos a venda que se encontra na pedra. Para se movimentar até este lugar, os colegas deverão dar dicas dizendo: para frente, para trás, para o lado esquerdo, para o lado direito, está quente (próximo), está frio (distante)...

Após encontrar o baú com o tesouro (anteriormente organizado e escondido pelos professores), toda a turma se senta em círculo, colocando-o no centro, para que todos possam vê-lo. Antes de abri-lo, os alunos poderão adivinhar o que tem dentro dele, partindo de pistas dadas pelos professores.   

Dentro do baú encontrarão moedas de chocolate (ou notas que simulam dinheiro, de brinquedo) e vários tipos de textos/gêneros discursivos em seus respectivos portadores: livros de história, jornal, atlas, folhetos de propagandas, livro de receita, bula de remédio, enciclopédia, revistas, gibis, dicionário, lista telefônica, manuais, embalagens de produtos, livro de poesias, bilhetes dentre outros.  

Após dispor todo este material no chão, o professor de Língua Portuguesa pergunta: Em qual destes materiais, vocês podem ler uma notícia? E as instruções de uso e advertências relativas a um produto? E uma história? E uma receita? E um mapa? E assim, sucessivamente, até explorar todos os portadores.   

Em seguida, investigue se os alunos conhecem a função dos diferentes tipos de textos/gêneros discursivos (por exemplo: narrar, informar, dar instruções, convencer etc).   

Prosseguindo, lança as seguintes questões: Vocês conhecem outros tipos de textos que não se encontram no baú? Quais? Que tipos de textos, vocês costumam ter contato, ler ou escrever no dia a dia? Lemos uma história da mesma forma como lemos uma notícia? Há diferenças entre escrever uma propaganda e uma receita? Quais tipos de textos foram lidos durante a Caça ao Tesouro? Conseguiram ler e interpretar as pistas dadas? Percebem que saber ler e interpretar o que se lê foi fundamental para achar o tesouro?

O professor ainda abre espaço para que cada grupo socialize como foi o seu funcionamento durante a atividade "Caça ao tesouro": se houve ou não cooperação, negociação de idéias, respeito pela opinião do outro, atitudes que facilitaram ou dificultaram cumprir a tarefa, dentre outros aspectos.  

Finalizando, reafirme a importância da leitura para a construção de conhecimentos e para a formação enquanto cidadão ético, participativo e crítico. Assim, é fundamental ter acesso aos diferentes tipos de textos/gêneros discursivos que circulam na sociedade, fazendo uso social dos mesmos, ou seja, utilizando-os de forma adequada às diversas situações cotidianas, em diferentes espaços sociais.

(Outras sugestões de como preparar uma “Caça ao tesouro”, disponíveis nos sítios:

http://cev.org.br/biblioteca/cacando-o-tesouro-uma-experiencia-ludica-nas-dependencias-espaco-escolar    

http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Fazer&ID=83    

http://blogs.estadao.com.br/estadinho/tag/caca-ao-tesouro/ )

ATIVIDADE 2: PROJETOS DE LEITURA: VAMOS CONHECÊ-LOS?   

No laboratório de informática da escola, distribua os alunos em 05 grupos. A fim de conhecer ações/projetos de incentivo à leitura em diferentes lugares de nosso país, cada grupo ficará responsável por assistir a um vídeo relacionado a este assunto.   

Grupo 1: Vídeo:  “ Baú de Leitura” , disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=jDfl4GiSdbI    

Grupo 2: Vídeo: “Leitura na escola”, acessando o link

http://www.youtube.com/watch?v=a5bnWLrz5K8&feature=related    

Grupo 3: Vídeo: “Ação - Arca das Letras”, acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=krfoF-ow-d0    

Grupo 4:  Vídeo: “Cobrador de ônibus desenvolve projeto de incentivo a leitura”, no link

http://www.youtube.com/watch?v=8QEUx7H0yXM&feature=related    

Grupo 5: Vídeo: “Projeto Leitura é Prazer”, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=5I-yjLqx-IM    

Após assistir aos vídeos, cada grupo elabora um resumo do projeto abordado no vídeo, com a mediação do professor e, em seguida, socializa com toda a turma. Os resumos deverão ser afixados no mural da sala de aula.

TAREFA PARA CASA: Pesquisar outras ações e projetos de incentivo à leitura, incluindo os que são desenvolvidos em sua cidade. Os alunos poderão contar com a participação dos pais nesta tarefa, a fim de que eles conheçam também os projetos relacionados à leitura. Na próxima aula, deverão compartilhar o que foi pesquisado com o professor e colegas.   

Como sugestões de pesquisa para os alunos, indique os seguintes sítios:

http://www.moc.org.br/prog_educa4.php   “Projeto Baú de leitura”  

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=813204&tit=Fa-de-livros-garoto-cria-clube-de-leitura   “Fã de livros, garoto cria clube de leitura”  

http://www.acaodacidadania.com.br/templates/acao/novo/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=3&cod_Publicacao=1559   “Espaços de Leitura - Educação com Cultura para Cidadania”  

http://tudosobreleitura.blogspot.com/2010/03/no-meio-do-caminho-tinha-um-livro.html   “No meio do caminho tinha um livro” (várias ações/projetos)   

http://www.3mariasprodutora.com.br/textos/apcolecao.htm   “Projeto da Coleção contando histórias que estimulam a pensar”   

http://www.blogdogaleno.com.br/baixar_texto.php?texto_id=4847&area=20   “Circuito da Leitura abre portas para a cidadania”

Com o material pesquisado em mãos e os resumos relativos aos vídeos assistidos, alunos e professores fazem a divulgação para a comunidade escolar, com as informações organizadas em painéis distribuídos em espaços apropriados da escola. Não se esqueçam de colocar as referências eletrônicas utilizadas em cada projeto, indicando os sítios, para que as pessoas possam acessá-los e obter maiores informações.  

ATIVIDADE 3: AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA: VAMOS PROPOR?

Professor e alunos deverão propor à direção da escola, uma “Campanha de incentivo à leitura na escola”, com o objetivo de realizar ações ligadas à leitura no cotidiano escolar e divulgar as experiências vividas, envolvendo toda a comunidade.

Inicialmente, fazer um levantamento, por escrito, de sugestões referentes às ações que poderão ser realizadas na escola, com os seguintes grupos: alunos; professores; direção; pais e funcionários. As sugestões serão depositadas dentro da urna colocada na portaria da escola.

Em seguida, professor e alunos farão a leitura e classificação das sugestões dadas (podem ocorrer propostas semelhantes). Após este momento, divulgarão os resultados para conhecimento de toda a comunidade escolar.

Prosseguindo, solicitar uma reunião com a direção da escola, representantes de alunos, de professores, de pais e de funcionários para tomar decisões tais como: cronograma relativo às ações consideradas viáveis, infraestrutura das várias ações, modos de participação dos pais, formas de divulgação das ações realizadas, dentre outros.

É importante destacar como será a participação da escola no “Dia Nacional da Leitura” (12 de outubro). Há várias formas de participar e para conhecê-las, acessem os sítios:

http://www.dianacionaldaleitura.com.br/home.html    

http://diadaleitura.blogspot.com/search/label/%23%20Como%20 (Texto coletivo a ser enviado para o Senado Federal. Clicar em “Como participar”).   

Outra forma de participação é promover, nas dependências da escola, várias atividades relacionadas à leitura, utilizando diferentes gêneros discursivos/textos, como por exemplo: painéis com informações sobre os projetos e ações de incentivo à leitura (inclusive os que a escola desenvolve), cartazes com reportagens e curiosidades sobre o tema; leitura, contação e dramatização de histórias; “momento do troca-troca” (trocar ou doar materiais de leitura); leitura de poesias e poemas; sessão de vídeos, filmes, dentre outras. Este evento poderá ser aberto à comunidade em geral, a fim de ampliar o acesso das pessoas aos movimentos ligados à leitura.

Posteriormente, estas experiências poderão ser divulgadas no site da escola e disponibilizadas na WEB.

Recursos Complementares

Livros de história que poderão ser utilizados com os alunos:

DIXON, Sarah. Pacotão de aventuras - a mensagem no espelho. São Paulo: Scipione, 1998. (Forma diversificada de leitura, com diferentes tipos de textos para desvendar um mistério).

WOOD, Amanda J. Caça ao Tesouro. São Paulo: Brinque Book (É um livro que também funciona como jogo. O leitor vai decifrar enigmas e pistas, caminhar por labirintos até encontrar o tesouro).  

Sugerimos também a leitura dos seguintes textos:

“O papel da leitura na formação do cidadão”, disponível no link 

http://www.jornaldedebates.com.br/debate/felipe-massa-novo-senna-ou-um-outro-rubinho/artigo/nao-sei-nao    

“Leitura e ensino: dever ou prazer” http://www.filologia.org.br/vicnlf/anais/caderno06-09.html    

“Leitura e construção da cidadania” http://tudosobreleitura.blogspot.com/2010/03/leitura-e-construcao-da-cidadania.html 

Poderá ainda ler a entrevista sobre “Leitura e cidadania” feita com Galeno Amorim, consultor de políticas públicas do livro e leitura da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura, disponível no sítio

http://www.blogacesso.com.br/?p=51 

Avaliação

Avaliação contínua, processual e diagnóstica: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula. Em que a aula contribuiu para compreender a importância da leitura na sua vida e na formação como cidadão consciente e ativo.

Avaliação dos alunos pelo professor: Tendo como base a participação e envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas na aula, o professor deverá verificar se eles conseguiram:  respeitar os momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas; reconhecer que a leitura é essencial para a construção do conhecimento e para o exercício da ética na cidadania; participar ativamente da Caça ao tesouro; identificar, ler, interpretar e produzir diferentes tipos de textos; pesquisar e divulgar projetos de incentivo à leitura; propor ações que estimulem a leitura no cotidiano escolar.

O professor de Língua Portuguesa poderá utilizar os textos produzidos pelos alunos como mais um instrumento de avaliação em sua disciplina.

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