Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A TERRA: A GRANDE DEUZA.

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar leituras das descobertas da arqueologia sobre a construção da cidade dos Incas (Machu Picchu), para estabelecer um raciocínio matemático e supor o que é uma altitude de 2.400m, com abismos de 400m e área quadrada de quilômetros;
  •  Despertar a curiosidade e discutir sobre a valorização de patrimônios socioculturais, respeitando a diversidade da formação do povo andino, para: a) fazer leituras registros escritos, iconográficos; b) produzir textos com conteúdos históricos.    
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Arqueologia sobre cidades

Altitude

Abismos

Área quadrada

Patrimônio sócio-cultural

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Leituras sobre a arquologia Inca.

De posse do material selecionado, o professor poderá está proporcionando as crianças algumas leituras sobre as descobertas arqueológicas das construções das cidades incas.

Obs: Fonte de leitura: http://www.arqueologiamericana.com.br/artigos/artigo_06.htm  Em seguida o professor poderá trazer para sala fotos de ruínas, algumas formas de construções, material utilizado, tipos de construções mais comuns. Em seguida poderá se trazer algumas gravuras de construções de nosso tempo como igrejas, casas, apartamentos, shoppings e fazer relações e diferenciações entre elas.   

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1021&bih=525&q=ruinas+incas&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

2ª momento  Após a realização desse confronto  poderá se falar que por ser um espaço geográfico montanhoso e numa época muito antiga, as construções eram feitas com pedras, pois era o que eles tinham disponível da mãe terra (natureza).

Professor poponha uma construçõa de uma mini-cidade com caixas, cada caixa de papelão funciona como pedra, realize junto aos alunos uma campanha de arrecadação de caixas de papelão. Poderá ir até algum mercado ou supermercado e também recolher caixas. Após a análise das construções Incas, analisa-se a cor cinza das pedras, pode-se então pintar com cores similares, representando a cor da pedra. O passo seguinte é a construção da cidade. O que terá nela? Alguma criança poderá ir no quadro desenhar como será essas cidade (tipo uma planta baixa). O professor poderá até mostrar uma planta baixa, dizendo como é e fazendo sua leitura para as crianças. De posse desta planta, as crianças pegam as caixas e tentam montar num espaço da escola essa mini-cidade.

Obs: As crianças podem fazer esta cidade em tamanho grande como também em tamanho pequeno em maquete.   

Atividade 2 -  Discutir sobre  as condições geográficas do espaço. Altitude –

1º momento -  Professor introduza o  termo altitude. Os alunos  procuram no dicionário esta palavra para descobrir o significado. Em seguido no grande grupo, você faz a seguinte questão: O que significa uma altitude de 2400 metros? O que é uma  pressão atmosférica em grandes altitudes? Porque dificulta a respiração? Explicar para os alunos que , nessas condições é "difícil" obter o oxigênio da atmosfera, já que a diferença de pressão entre a atmosfera e nossos pulmões cai devido o aumento da altitude.

Pode-se utilizar o texto: http://geoportal.no.sapo.pt/meio_natural.htm.  e Ler algumas partes que fala sobre altitude para as crianças. O professor também poderá pesquisar a altitude de sua cidade. 

Fonte: http://geoportal.no.sapo.pt/meio_natural.htm 

Poderá também ser criada uma linha de altitude entre a sua e a dos Incas.

Ex: Na nossa cidade a altitude é de 2000 m e em Machu Picchu é de 2400 m. 

Cidade

Altitude

Machu Picchu

2400m

2200m

2100m

Natal

2000m

De quanto é a diferença de uma altitude para outra e o que sentimos de diferença no nosso corpo quando a altitude é maior? O professor com as crianças poderão está buscando estas respostas através de pesquisas.

Depois o professor poderá ver com as crianças o significado de abismos de 400m. Poderá então se utilizar de uma trena e relizar essa medição e ver que ao subir uma montanha você encontrará ao seu redor abismos e o que encontramos em Machu Piccho são de 400 m. Mede com um cordão este 400 metros em seguida o professor poderá esticá-lo em uma parede da escola até onde der. As crianças então perceberão que a altura do teto de sua escola em relação ao seu tamanho e ao abismo da cidade Inca são grandes. Poderá fazer referencia a aula 2 - Construtores de cidade: especialidade dos Incas da área quadrada de quilômetros dos Incas.

  Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1007&bih=525&tbs=isch%3A1&sa=1&q=cidade+Inca&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai= 

Em seguida, de posse da representação da área quadrada dos Incas, poderá se fazer a relação com a aréa de 1 kilômetro quadrado. O professor poderá está mostrando a diferença entre km e metro. Que 1 kilômetro tem 1000 metros. E depois calcular a área da sala, do pátio da escola, do parque e em seguida ter uma noção da aréa dos Incas de 1 kilômetro quadrado. 

2º momento : O professor poderá está falando para as crianças como é que os Incas viveram a muitos anos atrás e ainda conseguimos saber de sua existência? As crianças falaram suas idéias. A partir daí o professor poderá entrar falando dessa imagem acima e dizer que se as pessoas não tivessem preservado nós não saberíamos da existência Inca. Poderá está discutindo o que é preservação e citar outros tipos de preservação (animal, de patrimônios históricos, dos bens naturais (rios, florestas etc.). Com isso, você começa a despertar a curiosidade e discutir sobre a valorização de patrimônios socioculturais. Em seguida, de posse de algumas figuras das ruínas Incas, o professor poderá dividir as crianças em grupo e pedir que as mesmas leiam a imgaem, digam o que estão vendo e faça uma descrição por escrito do que leram. Em seguida, o prfessor poderá está levando a descrição verdadeira do que seja tal ruína para que as crianças possam fazer essa verificação e comparar as apreciações. Ao final, as crianças poderão montar um grande painel na sala colocando o que representava cada uma daquelas ruínas, sua função para aquele povo.

3ª Atividade: As crianças em grupo poderão escrever um texto coletivo sobre a história deste povo, o que aprenderam para daí fazer o fechamento do estudo sobre a Civilização Inca.

Recursos Complementares

Texto: http://www.viegasdacosta.hpg.ig.com.br/urda/machupichu.htm

Livro: Os Incas. Autor: C.A. Burland. Editora Melhoramentos.

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

- Trabalhar em grupo, realizando elituras sobre as descobertas da Arqueologia Inca.

- Perceber o raciocínio matemático sobre altitude, abismos e área quadrada.

- Participou das discussões realizadas em grupo sobre esta civilização dando sua opinião ou deixando suas impressões sobre ela pelos registros escritos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.