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Leitura e interpretação de Textos: tema - vampiros

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender e identificar aspectos importantes do texto;
  • identificar aspectos importantes do vídeo assistido;
  • expor-se oralmente sobre o assunto dos textos lidos.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características dos vampiros.
  • Saga Crepúsculo
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Para iniciar a atividade e motivá-los a estudarem o tema "vampiros", o professor mostrará aos alunos (impressa ou por projeção) algumas imagens de vampiros:

Imagens disponíveis nos sites:

http://1.bp.blogspot.com/_TAP6waDbfz4/S-0vPbQwO2I/AAAAAAAAAOA/AEPOTN31xz8/s1600/10.jpg 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_UCt0pw7CtRU/TAu1UjpBkmI/AAAAAAAAABg/9R4r-h7c-to/s1600/Edward-Cullen-twilight-series-4451649-1280-960.jpg&imgrefurl=http://biaeleticiafanclubesagacrepusculo.blogspot.com/2010/06/edward-cullen-nome-edward-anthony-masen.html&usg=__vBZZzJ6CkY46SgjaXQ6fJ4iULig=&h=960&w=1280&sz=387&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=pPDBKoVYWkq7yM:&tbnh=134&tbnw=171&prev=/images%3Fq%3Dedward%2Bcullen%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1024%26bih%3D605%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=254&ei=V8_zTLK1NM7h4AaT56zIAQ&oei=RM_zTOTzNY3tsgb8u6XvCQ&esq=3&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:6,s:0&tx=45&ty=58

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_NY9QZZKPSZk/TGRgicw_4WI/AAAAAAAAQps/vEMQfu2WFv0/s400/zevampir4.jpg&imgrefurl=http://vampiresgirls.blogspot.com/2010/08/ze-vampir-da-turma-da-monica.html&usg=__CJewsvSHpyv_lt3WFrMDBtm7Yc8=&h=275&w=258&sz=25&hl=pt-br&start=2&zoom=1&tbnid=6C9xlwFcBFSdsM:&tbnh=114&tbnw=107&prev=/images%3Fq%3Dz%25C3%25A9%2Bvampir%2Bturma%2Bda%2Bm%25C3%25B4nica%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D1276%26bih%3D615%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1 

http://criaturasdaescuridao.blogspot.com/2009/08/programa-de-tv-bento-carneiro-o-vampiro.html 

Em seguida, ele promoverá uma discussão inicial perguntando aos alunos se eles conhecem as personagens das imagens, quais são suas características, etc. Feito isso, o professor entregará aos alunos uma folha com xerox de trechos descritivos sobre personagens apresentados. Os alunos deverão tentar identificar qual personagem cada texto descreve:

Edward nasceu como Edward Anthony Masen, no dia 20 de junho de 1901, sendo filho de Edward Senior e Elizabeth Masen. Ele e seus pais contraíram a gripe espanhola durante a epidemia que devastava Chicago, Illinois em 1918. Órfão e quase morto pela doença, Edward foi transformado em vampiro por um dos médicos que cuidava dele, Carlisle Cullen, que agiu atendendo ao pedido da mãe de Edward. Daquele dia em diante, Carlisle cuidou de Edward como se fosse seu filho, ensinando-o a seguir uma doutrina moral diferente dos outros vampiros do universo fictício de Meyer. Seu modo de vida é centrado em recusar-se a pensar em humanos como comida e alimentar-se apenas de sangue de animais. Houve um período em que Edward abandonou este estilo de vida, passando a usar sua habilidade de ler mentes para alimentar-se daqueles que considerava merecedores da morte.  (Imagem 2)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Cullen 

Bento Carneiro é um vampiro brasileiro que, diferente dos outros de sua espécie, é bem medroso, morre de medo do sobrenatural. Além disso é muito atrapalhado, pois sempre que joga uma praga em alguém, a mesma volta para ele. (Imagem 4)  

Lestat é o sétimo filho do marquês d'Auvergne e nasceu em 1760, em Auvergne, França, em um castelo pertencente a seus antepassados. Apesar da sua aparente nobreza ele cresceu em uma pobreza relativa; seus antepassados esbanjaram as riquezas da família delapidando assim a fortuna familiar. Enquanto caçava ao redor das montanhas de Auvergne, foi atacado por oito lobos, que quase causaram sua morte. A morte de seus cães de caça e sua égua, teve profundo efeito sobre sua aparente estabilidade mental. Ele retornou para casa, determinado a seguir o seu próprio caminho. Ele foi transformado em vampiro por Magnus. (Imagem 1)

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Vampiro_Lestat 

Zé Vampir é o menino vampiro do cemitério do Penadinho. Foi buscar inspiração nos elegantes vampiros do cinema para sua roupinha de festa, e de vez em quando vira um morceguinho e sai por aí assustando todo mundo, fingindo que quer sangue. Mas não leva o apetite às últimas consequências. (Imagem 3)

http://www.monica.com.br/personag/turma/zevampir.htm 

Talvez os alunos não conheçam alguns personagens, como o Bento Carneiro, que atualmente pode ser visto no programa de humor Zorra Total, e o personagem Lestat, que aparece no filme “Entrevista com vampiro” e é interpretado por Tom Cruise. Por isso, o professor deverá ajudá-los. Se julgar necessário, indicamos alguns vídeos que apresentam essas personagens:

http://www.youtube.com/watch?v=evesy3JHoaE&feature=fvst 

http://www.youtube.com/watch?v=0DUTXFtEf_w 

O professor então fará a correção da atividade juntamente com os alunos, identificando os vampiros e suas características. Em seguida, o professor solicitará a eles que escrevam um parágrafo sobre o que sabem sobre os vampiros. Os alunos poderão compartilhar o que sabem, fazendo a leitura do que escreveram para a turma. Eles poderão criar um cartaz intitulado "Eu sei que os vampiros..." para escrever essas características.

ATIVIDADE 2

Para iniciar esta atividade, o professor deverá providenciar cópias do texto sobre a lenda do Conde Drácula.

A lenda do Conde Drácula

Conde Vlad Tsepesh Aka Dracula Vlad Dracula (pronuncia-se Dracúla) ou Vlad, O Empalador, foi um príncipe que realmente existiu, no qual Bram Stocker baseou o famoso Conde Drácula. Dracula nasceu na Transilvânia em 1431, na cidade de Sighisoara, ou Schassburg. Seu pai, Vlad Dracul (Vlad, O Demônio), foi membro um da Ordem do Dragão, o que significava um pacto de luta eterna contra os turcos. O nome Dracul significava Dragão ou Demônio, e se tornou símbolo de seu pai porque ele usava o símbolo do dragão em suas moedas. Com a idade de apenas 13 anos, Dracula foi capturado pelos turcos, que o ensinaram a torturar e empalar pessoas. Mas foi sob o seu reinado de em Wallachia, de 1456 a 1462, que ele realmente teve a chance de usar seus conhecimentos. Foi nessa época que surgiu a maioria das histórias. Por exemplo: um dia Dracula viu um homem com a camisa suja e maltrapilha. Ele perguntou se o homem tinha uma esposa, e o homem respondeu que sim, Dracula percebeu que ela era uma mulher saudável e cheia de fibra, e a chamou de preguiçosa. Como castigo, ela teve as mãos decepadas e seu corpo empalado. Ele procurou uma nova esposa para o homem e mostrou a ela o que acontecera com sua preguiçosa predecessora como uma forma de aviso. A nova mulher, definitivamente, não era preguiçosa. O outro nome de Dracula, Tsepesh (ou Tepes), significava empalador. Vlad era chamado assim devido à sua propensão para o empalamento, como uma forma de punição para seus inimigos. Empalamento era um método particularmente medonho de execução. A vitima era posta em um cavalo empurrada em direção a estacas polidas e untadas a óleo, de forma a não causar a morte imediata. Esposas infiéis e mulheres promíscuas foram punidas por Dracula, tendo seus órgãos sexuais cortados, a pele arrancada enquanto vivas e expostas a público, com suas peles penduradas próximas aos seus corpos. Dracula apreciava especialmente execução em massa, em que várias vítimas eram empaladas de uma vez, e as estacas içadas. Como as vitimas se mantinham suspensas do chão, o peso de seus corpos fazia com que descessem vagarosamente pela estaca, que, devido a base lisa, ia arrombando os órgãos internos. Para melhor apreciar o espetáculo, Dracula rotineiramente realizava banquete em frente às suas vitimas, e era um prazer para ele alimentar-se entre os lamentáveis sinais e ruídos de suas vítimas morrendo. O atual castelo de Dracula fica ao norte da Wallachia, na cidade de Tirgosvite. Vlad Tsepesh aka Dracula morreu em 1476. Algumas histórias contam que ele morreu em uma batalha disfarçado de turco. Como a vitória estava próxima, ele correu para o alto de um penhasco para apreciar tudo, mas foi confundido com um turco e morto por seus próprios homens. A tumba de Dracula fora aberta em 1931, mas estava vazia a não ser por um deteriorado esqueleto, uma coroa de ouro, uma gargantilha com um pingente de uma serpente e fragmentos de traje de seda vermelha, com um sino costurado. Infelizmente seus restos mortais foram roubados do History Museum of Bucharest (Museu Histórico de Bucareste), onde foram depositados.

Fonte: Coleção “A obra-prima de cada autor” Martin Claret / “Drácula-O Vampiro da Noite” Bram Stocker/ Introdução; “Os vampiros existem?” Disponível também em:

http://www.sitedecuriosidades.com/ver/a_lenda_do_dracula.html 

Os alunos deverão ler o texto em duplas. Depois da leitura, eles deverão reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Para isso, o professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática para que criem os quadrinhos no site  www.toondoo.com ou ainda criá-los a mão livre. O professor deverá fazer a impressão dos trabalhos produzidos para que os alunos possam fazer a leitura dos quadrinhos feitos pelos colegas. Os trabalhos poderão ficar arquivados na biblioteca da escola.

Variação da atividade: Uma outra sugestão (já que o processo de criação de histórias em quadrinhos é bastante demorado) seria dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo criaria quatro atividades/provas sobre o texto lido para que o outro grupo respondesse (V ou F, caça-palavras, cruzadinha, etc.). Os alunos também poderão criar um "Quiz" de perguntas sobre o texto para que o outro grupo responda. É importante que, ao final das atividades, o professor faça a correção juntamente com a turma.

ATIVIDADE 3

Para iniciar a atividade, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=3A2vVnWUVUQ 

O vídeo mostra uma cena do filme “Crepúsculo”, sucesso entre os adolescentes, na qual a personagem Bella diz saber que Edward, por quem está apaixonada, é um vampiro.

Professor, se achar importante, poderá apresentar o filme Crepúsculo aos alunos antes de iniciar as atividades propostas.

Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá solicitar aos alunos que, em duplas, façam uma lista das características dos vampiros listadas por Bella. Em seguida, o professor promoverá um debate entre os alunos. Para isso, eles farão grupos e discutirão algumas perguntas que o professor lhes entregará xerocadas.

1 – Quais são as características dos vampiros descritas pela personagem Bella?

2 – Em sua opinião, qual dos vampiros apresentados nas atividades é mais amedrontador? Justifique.  

3 – Em sua opinião, o vampiro Edward é amedrontador? Por que a personagem Bella se apaixonou por ele?

4 – Em sua opinião, por que o vampiro Edward é o símbolo do príncipe encantado da atualidade?

5 - Por que os vampiros de Crepúsculo fazem tanto sucesso?

Depois de responderem as questões em grupos, o professor abrirá a discussão para toda a turma. É importante conversar com eles a respeito da atual popularidade dos vampiros no cinema, TV e literatura. Ele deverá dizer que os vampiros, devido à saga Crepúsculo, deixaram de ser vistos como monstros e são agora modelo de amor eterno. Feito isso, o professor poderá acrescentar no cartaz "Eu sei que os vampiros..." outras características que os vampiros de Crepúsculo apresentam. É importante destacar que diferentemente dos vampiros "tradicionais", os de Crepúsculo não morrem ao ficarem expostos ao sol, não mostram suas presas.

Recursos Complementares

http://anitalove5.blogspot.com/2010/07/revista-veja-mes-de-julho-e-um-especial.html  Reportagem sobre o sucesso dos vampiros. 

http://www.twilighters.com.br/crepusculo-x-true-blood/  Diferenças entre os vampiros de Crepúsculo e os vampiros da série True Blood (sucesso de audiência em todo o mundo) 

Professor, nos sites acima, você encontrará mais informações sobre o tema.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e envolvimento durante a realização das atividades. É importante o professor estar atento às atividades em grupo e observar se todos estão participando. A exposição oral é um bom momento para verificar a compreensão do que foi discutido.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
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  • Duas estrelas 1/3 - 33,33%
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Opiniões

  • Deborah de Melo, Colégio Razão , Goiás - disse:
    demesah@gmail.com

    24/01/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo projeto. Ele está bem próximo da realidade dos jovens.


  • aurismeire, UERR , Roraima - disse:
    aurismeirecat@gmail.com

    24/07/2012

    Cinco estrelas

    É muito importante incentivar os alunos a leitura e a prática da escrita, por isso é interessante que se passe filmes em sala de aula que eles conheçam e que possa ser debatido em sala e depois dessa troca de ideias possam escrever um texto sobre o que eles entenderam. O livro também ainda é um grande incentivo para a leitura, pois é através desta que eles vão aprender interpretar um texto e escrevê-lo bem.


  • MIRIAM, sintermut ou emeb são martinho , Santa Catarina - disse:
    miramtll@gmail.com

    05/09/2011

    Duas estrelas

    É importante motivar os alunos para a leitura de livros ou textos pertinentes... O ato de ler deve ir além do visual. Eu ainda prefiro os bons e antigos livros. Construir pont(o)es entre os novos e os antigos ivros é uma das nossas tarefas de educador. Entretanto, essa leitura serviu-me para eu reinventar uma AULA DE INGLÊS. Thanks!


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