24/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
•Conhecer a história da resistência negra.
•Conhecer novas tendências na historiografia brasileira que aborda o quilombo de Palmares.
•Analisar as resistência negra na história do Brasil.
• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
• Descrever lugares, pessoas, objetos e processos.
• Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
• Respeitar o turno da palavra.
• Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.
• Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Interpretação de gravura.
Leitura de texto.
Discussão.
Trabalho de Grupo.
Interpretação de Texto.
Produção de textos.
1- O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a observação e leitura da mesma.
2) Em seguida, propõe a discussão a partir das questões abaixo:
a) O que essa imagem está representando?
b) Quem é o personagem retratado na imagem?
OBS: Nesse momento, o professor esclarece que se trata de uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi inaugurada no Centro de Salvador. A peça é feita em bronze e tem mais de dois metros de altura.
c) Qual o motivo da homenagem a Zumbi dos Palmares?
d) O que você sabe sobre esse personagem da história brasileira?
e) O que ele fez de tão interessante?
f) Você sabe precisar a época que ele viveu?
g) Onde ele vivia?
h) O que ele representa para a história do Brasil?
i) Qual foi sua contribuição na formação do nosso povo?
j) Qual a sua opinião sobre o personagem em questão?
1) O professor organiza a turma em grupos e leva os alunos para o laboratório de informática onde irão ouvir o áudio que se encontra no endereço abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28866
2) Antes de ouvir o áudio, o professor entrega as questões abaixo para que sejam respondidas logo após.
a) Qual a opinião do grupo sobre a afirmativa: “o negro tem consciência dos seus direitos e luta pela igualdade”?
b) Qual a atividade econômica citada no vídeo e que foi responsável pela exploração da mão de obra escrava naquele momento?
c) Em relação à população de Palmares retratada no áudio corresponde ao que o grupo imaginava? Por quê?
d) O que representa uma população de 30 mil pessoas no Palmares?
e) Quem foi Ganga Zumba ?
f) Qual foi o acordo entre o governador Pedro de Almeida e Ganga Zumba?
g) Como o grupo entende esse acordo?
h) Qual foi a posição de Zumbi diante desta proposta?
i) Por que Ganga Zumba foi assassinado?
j) Como o áudio retrata a figura de Zumbi e a morte dele?
3) O professor socializa a s respostas e faz os comentários necessários.
4) Em seguida o professor propõe que o grupo escreva um texto de opinião sobre o que acabaram de ouvir no áudio.
5) O professor socializa os textos e faz os comentários necessários.
1-O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.Nesse momento pode-se criar diferentes estratégias para a leitura do texto, como por exemplo, cada aluno lê um parágrafo.
Ganga-Zumba foi o primeiro grande chefe conhecido do Quilombo de Palmares. Era tio de Zumbi e celebrizou-se por ter assinado um tratado de paz com o governo Pernambuco.
Em 1677, sob sua chefia, Palmares travou dura guerra contra a expedição portuguesa de Fernão Carrilho. Nesta batalha, as tropas da coroa fizeram 47 prisioneiros, entre os quais dois filhos de Ganga-Zumba Zambi e Acaiene, netos e sobrinhos. Um de seus filhos, Toculo, foi morto na luta. O próprio Ganga-Zumba foi ferido por uma flecha mas escapou.
Em 1678, o governador Pedro de Almeida fez a primeira proposta de paz a Ganga-Zumba, oferecendo ''união, bom tratamento e terras'', além de prometer devolver ''as mulheres e filhos'' de negros que estivessem em seu poder.
Em junho de 1678, o oficial enviado a Palmares para levar a proposta retornou a Recife, à frente de um grupo de 15 palmarinos, entre os quais se encontravam três filhos de Ganga-Zumba, recebidos pelo governador Almeida.
Em troca da paz, os palmarinos pediam liberdade para os nascidos em Palmares, permissão para estabelecer ''comércio e trato'' com os moradores da região e um lugar onde pudessem viver ''sujeitos às disposições'' da autoridade da capitania.
Prometiam entregar os escravos que dali em diante fugissem e fossem para Palmares.Em novembro do mesmo ano, Ganga-Zumba foi a Recife assinar o acordo. É cedida a ele e seus partidários a região de Cucaú, distante 32 km de Serinhaém.
Parte dos palmarinos, liderados por Zumbi, são contrários ao acordo de paz e se recusam a deixar Palmares. Em Cucaú, vivendo sob forte vigilância da autoridade portuguesa e hostilizado pelo moradores das vilas próximas, Ganga-Zumba vê frustrada sua iniciativa. Morreu envenenado por um partidário de Zumbi.
http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/zumbi_21.htm
2- Após a leitura oral do texto, o professor propõe questões para estimular um debate:
a) Quem era Ganga –Zumba?
b) O que celebrizou Ganga-Zumba?
c) Qual foi o resultado da batalha de Ganga-Zumba contra a expedição portuguesa de Fernão Carrilho?
d) Qual foi a proposta feita a Ganga Zumba pelo então governador Pedro De Almeida?
e) O que os palmarinos pediam e prometiam em troca da paz?
f) Comentem a opinião de vocês sobre o conteúdo da proposta.
g) Formule uma hipótese que justifica a atitude dos liderados por Zumbi serem contra o acordo de paz.
h) Qual foi o desfecho do acordo de Ganga-Zumba com o governador?
3- Em seguida o professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.
1) O professor apresenta a frase abaixo solicitando a leitura da mesma.
Folha recupera na Holanda, em Portugal e no Brasil a
história documentada do maior herói negro do país
2) Em seguida, propõe que a partir da frase acima, os alunos digam qual será o assunto do texto que será lido. Ao ouvir as respostas, o professor não faz nenhum comentário.
3) Logo após, o professor apresenta uma parte do texto, solicitando a leitura do mesmo:
Folha recupera na Holanda, em Portugal e no Brasil a
história documentada do maior herói negro do país
A Folha esteve na Holanda e em Portugal, além de quatro cidades brasileiras (Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador), para compor um panorama do que se passou há 300 anos. Encontrou no Brasil arquivos em péssimo estado de conservação e em Portugal catalogações pouco criteriosas.
Certamente haverá surpresas quando pesquisas mais aprofundadas sobre o tema forem realizadas. Alguns historiadores, afastando-se das interpretações oficiais ou militantes,
4) Em seguida solicita que os alunos digam se a hipótese levantada sobre o assunto do texto pode ou não já ser confirmada com essa parte do texto.
5) Após ouvir as opiniões sobre a questão levantada no item anterior, o professor propõe que a turma diga como o texto vai continuar.
6) Em seguida, o professor apresenta o restante do texto solicitando a leitura do mesmo.
começam a questionar a atitude de Zumbi ao recusar a paz proposta pelos portugueses. Discutem se ele não deveria ter seguido o caminho da diplomacia, como seu tio, Ganga-Zumba, que celebrou o primeiro acordo com o governo da Capitania de Pernambuco, em 1678.
7) Após a leitura da última parte, o professor questiona:
a) As hipóteses levantadas por vocês foram ou não confirmadas pelo texto?
b) Que informações novas esse texto trouxe para vocês?
OBS: Se o professor achar conveniente, poderá entregar a cada aluno uma cópia do texto completo:
Folha recupera na Holanda, em Portugal e no Brasil a
história documentada do maior herói negro do país
A Folha esteve na Holanda e em Portugal, além de quatro cidades brasileiras (Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador), para compor um panorama do que se passou há 300 anos. Encontrou no Brasil arquivos em péssimo estado de conservação e em Portugal catalogações pouco criteriosas.
Certamente haverá surpresas quando pesquisas mais aprofundadas sobre o tema forem realizadas. Alguns historiadores, afastando-se das interpretações oficiais ou militantes, começam a questionar a atitude de Zumbi ao recusar a paz proposta pelos portugueses. Discutem se ele não deveria ter seguido o caminho da diplomacia, como seu tio, Ganga-Zumba, que celebrou o primeiro acordo com o governo da Capitania de Pernambuco, em 1678.
http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/zumbi_1.htm
1- O professor apresenta o título abaixo solicitando que os alunos digam palavras relacionadas a ele. Enquanto a turma vai se expressando, o docente vai registrando as palavras ou expressões ditas pelo grupo.
2- Em seguida e a partir das palavras listadas, o professor propõe a produção coletiva de um texto sobre o assunto de forma que esse retrate o significado e a importância desse movimento.
3) Dando continuidade à discussão anterior, o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
ARTIGO 68 DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988:
Art. 68. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm#adct
4) A partir do artigo, o professor propõe a análise e discussão dos aspectos abaixo:
a) possibilidades sociais abertas pela Constituição de 1988 e a luta por sua implantação.
b) possibilidades que a Constituição de 1988 abriu para os remanescentes das comunidades quilombolas.
c) questões que poderiam ser reivindicadas com o objetivo de resgatar a dignidade da população afro- descendentes.
OBS: O professor deve nesse momento fazer os comentários necessários e se, preciso, intervenções adequadas.
1) O professor organiza a turma em grupos e propõe a cada um deles as tarefas abaixo:
1º grupo: Produzir um cartaz mostrando a contribuição dos afro-descendentes para a alimentação que usamos hoje.
2º grupo: Produzir um cartaz mostrando a contribuição dos afro-descendentes para o vestuário que usamos hoje.
3º grupo: Produzir um cartaz mostrando a contribuição dos afro-descendentes para a música brasileira.
4º grupo: Produzir um cartaz mostrando a contribuição dos afro-descendentes para as danças
5º grupo: Produzir um cartaz mostrando a contribuição dos afro-descendentes para a medicina caseira.
2) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da escola.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos textos em dupla, a criação coletiva de texto, a produção dos cartazes, a participação na leitura em forma de pausa protocolada, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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08/11/2015
Quatro estrelasMuito bom, parabéns!Me ajudou bastante no meu plano de aula!Valeu!