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Zumbi De Palmares

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•Conhecer a história da resistência negra.

•Conhecer novas tendências na historiografia brasileira que aborda o quilombo de Palmares.

•Analisar  as resistência negra na história do Brasil.

• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.     

• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. 

• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

 • Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

• Descrever lugares, pessoas, objetos e processos.

• Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.

• Respeitar o turno da palavra.

• Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.

• Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.

Duração das atividades
06 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Interpretação de gravura.

Leitura de texto.

Discussão.

Trabalho de Grupo.

Interpretação de Texto.

Produção de textos.

D e s e n v o l v i m e n t o

1ª ATIVIDADE

1- O professor apresenta a imagem abaixo solicitando  a observação e leitura da mesma.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL584508-5598,00-ESTATUA+EM+HOMENAGEM+A+ZUMBI+DOS+PALMARES+E+INAUGURADA+NA+BAHIA.html 

2) Em seguida, propõe a discussão a partir das questões abaixo:

a) O que essa imagem está representando?

b) Quem é o personagem retratado na imagem?

OBS:   Nesse momento, o professor esclarece que se trata de uma estátua  em homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi inaugurada no Centro de Salvador. A peça é feita em bronze e tem mais de dois metros de altura.

c) Qual  o motivo da homenagem a Zumbi dos Palmares?

d) O que você sabe sobre esse personagem  da história brasileira?

e)  O que ele fez de tão interessante?

f) Você sabe precisar a época que ele viveu?

g) Onde ele vivia?

h) O que ele representa para a história do Brasil?

i) Qual foi sua contribuição na formação do nosso povo?

j) Qual a sua opinião sobre o personagem em questão?

2ª ATIVIDADE

1) O professor organiza a turma em grupos e leva os alunos para o laboratório de informática onde irão ouvir o áudio que se encontra no endereço abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28866 

2) Antes de ouvir o áudio, o professor entrega as questões abaixo para que sejam respondidas logo após.

a) Qual a opinião do grupo sobre a afirmativa: “o negro tem consciência dos seus direitos  e luta pela igualdade”?

b) Qual a atividade econômica citada no vídeo e que foi responsável pela exploração da mão de obra escrava naquele momento?

c) Em relação à população de Palmares retratada no áudio corresponde ao que o grupo imaginava? Por quê?

d) O que representa uma população de 30 mil pessoas no Palmares?

e)  Quem foi Ganga Zumba ?

f) Qual foi o acordo entre o  governador Pedro de Almeida  e Ganga Zumba?

g) Como o grupo entende esse acordo?

h) Qual foi  a posição de Zumbi diante desta proposta?

i) Por que Ganga Zumba  foi assassinado?

j) Como o áudio retrata a figura de Zumbi e a morte dele?

3) O professor socializa a s respostas e faz os comentários necessários.

4) Em seguida o professor propõe que o grupo escreva um texto de opinião sobre o que acabaram de ouvir no áudio.

5) O professor socializa os textos e faz os comentários necessários.

3ª ATIVIDADE

1-O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.Nesse momento pode-se criar diferentes estratégias para a leitura do texto, como por exemplo, cada aluno lê um parágrafo.

Quem foi Ganga-Zumba

Da enviada a Salvador e Maceió

Ganga-Zumba foi o primeiro grande chefe conhecido do Quilombo de Palmares. Era tio de Zumbi e celebrizou-se por ter assinado um tratado de paz com o governo Pernambuco.

Em 1677, sob sua chefia, Palmares travou dura guerra contra a expedição portuguesa de Fernão Carrilho. Nesta batalha, as tropas da coroa fizeram 47 prisioneiros, entre os quais dois filhos de Ganga-Zumba Zambi e Acaiene, netos e sobrinhos. Um de seus filhos, Toculo, foi morto na luta. O próprio Ganga-Zumba foi ferido por uma flecha mas escapou.

Em 1678, o governador Pedro de Almeida fez a primeira proposta de paz a Ganga-Zumba, oferecendo ''união, bom tratamento e terras'', além de prometer devolver ''as mulheres e filhos'' de negros que estivessem em seu poder.

Em junho de 1678, o oficial enviado a Palmares para levar a proposta retornou a Recife, à frente de um grupo de 15 palmarinos, entre os quais se encontravam três filhos de Ganga-Zumba, recebidos pelo governador Almeida.

Em troca da paz, os palmarinos pediam liberdade para os nascidos em Palmares, permissão para estabelecer ''comércio e trato'' com os moradores da região e um lugar onde pudessem viver ''sujeitos às disposições'' da autoridade da capitania.

Prometiam entregar os escravos que dali em diante fugissem e fossem para Palmares.Em novembro do mesmo ano, Ganga-Zumba foi a Recife assinar o acordo. É cedida a ele e seus partidários a região de Cucaú, distante 32 km de Serinhaém.

Parte dos palmarinos, liderados por Zumbi, são contrários ao acordo de paz e se recusam a deixar Palmares. Em Cucaú, vivendo sob forte vigilância da autoridade portuguesa e hostilizado pelo moradores das vilas próximas, Ganga-Zumba vê frustrada sua iniciativa. Morreu envenenado por um partidário de Zumbi.

http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/zumbi_21.htm 

2- Após a leitura oral do texto, o professor propõe questões para estimular um debate:

a) Quem era Ganga –Zumba?

b) O que celebrizou Ganga-Zumba?

c) Qual foi o resultado da batalha de Ganga-Zumba contra  a expedição portuguesa de Fernão Carrilho?

d) Qual foi a proposta feita a Ganga Zumba pelo então governador Pedro De Almeida?

e) O que os palmarinos pediam  e prometiam em troca da paz?

f)     Comentem a opinião de vocês sobre o conteúdo da proposta.

g) Formule uma hipótese que justifica a atitude dos liderados por Zumbi serem contra o acordo de paz.

h) Qual foi o desfecho do acordo de Ganga-Zumba com o governador?

3-  Em seguida o professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.

4ª ATIVIDADE

1) O professor  apresenta  a frase abaixo solicitando a leitura da mesma.

Folha recupera na Holanda, em Portugal e no Brasil a

história documentada do maior herói negro do país

2) Em seguida, propõe que a partir da frase acima, os alunos digam qual será o assunto do texto que será lido. Ao ouvir as respostas, o professor não faz nenhum comentário.

3) Logo após, o professor apresenta uma parte do texto, solicitando a leitura do mesmo:

Folha recupera na Holanda, em Portugal e no Brasil a

história documentada do maior herói negro do país

A Folha esteve na Holanda e em Portugal, além de quatro cidades brasileiras (Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador), para compor um panorama do que se passou há 300 anos. Encontrou no Brasil arquivos em péssimo estado de conservação e em Portugal catalogações pouco criteriosas.

Certamente haverá surpresas quando pesquisas mais aprofundadas sobre o tema forem realizadas. Alguns historiadores, afastando-se das interpretações oficiais ou militantes,

4) Em seguida solicita que os alunos digam se a hipótese levantada sobre o assunto do texto pode ou não já ser confirmada com essa parte do texto.

5) Após ouvir as opiniões sobre a questão levantada no item anterior, o professor propõe que a turma diga como o texto vai continuar.

6) Em seguida, o professor apresenta o restante do texto solicitando a leitura do mesmo.

começam a questionar a atitude de Zumbi ao recusar a paz proposta pelos portugueses. Discutem se ele não deveria ter seguido o caminho da diplomacia, como seu tio, Ganga-Zumba, que celebrou o primeiro acordo com o governo da Capitania de Pernambuco, em 1678.

7) Após a leitura da última parte, o professor questiona:

a) As hipóteses levantadas por vocês foram ou não confirmadas pelo texto?

b) Que informações novas esse texto trouxe para vocês?

OBS: Se o professor achar conveniente, poderá entregar a cada aluno uma cópia do texto completo:

Folha recupera na Holanda, em Portugal e no Brasil a

história documentada do maior herói negro do país

A Folha esteve na Holanda e em Portugal, além de quatro cidades brasileiras (Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador), para compor um panorama do que se passou há 300 anos. Encontrou no Brasil arquivos em péssimo estado de conservação e em Portugal catalogações pouco criteriosas.

Certamente haverá surpresas quando pesquisas mais aprofundadas sobre o tema forem realizadas. Alguns historiadores, afastando-se das interpretações oficiais ou militantes, começam a questionar a atitude de Zumbi ao recusar a paz proposta pelos portugueses. Discutem se ele não deveria ter seguido o caminho da diplomacia, como seu tio, Ganga-Zumba, que celebrou o primeiro acordo com o governo da Capitania de Pernambuco, em 1678.

http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/zumbi_1.htm 

5ª ATIVIDADE

1- O professor apresenta o título abaixo solicitando que os alunos digam palavras relacionadas a ele. Enquanto a turma vai se expressando, o docente  vai registrando as palavras ou expressões ditas pelo grupo.

CONSCIÊNCIA NEGRA.

2- Em seguida e a partir das palavras listadas, o professor propõe a produção coletiva de um texto sobre o assunto de forma que esse retrate o significado e a importância desse movimento.

3) Dando continuidade à discussão anterior, o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

ARTIGO 68 DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988:

Art. 68. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida  a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm#adct 

4) A partir do artigo, o professor propõe a análise e discussão dos aspectos abaixo:

a)  possibilidades sociais abertas pela Constituição de 1988 e a luta por sua implantação.

b) possibilidades que a  Constituição de 1988 abriu para os remanescentes das comunidades quilombolas.

c) questões que poderiam ser reivindicadas com o objetivo de resgatar a dignidade da população afro- descendentes.

OBS: O professor deve nesse momento fazer os comentários necessários e se, preciso, intervenções adequadas.

6ª ATIVIDADE

1) O professor organiza a turma em grupos e propõe a cada um deles as tarefas abaixo:

1º grupo: Produzir um cartaz mostrando a contribuição dos afro-descendentes para a alimentação que usamos hoje.

2º grupo: Produzir um cartaz mostrando a contribuição dos afro-descendentes para o vestuário que usamos hoje.

3º grupo: Produzir um cartaz mostrando a contribuição dos afro-descendentes para a música brasileira.

4º grupo: Produzir um cartaz mostrando a contribuição dos afro-descendentes para as danças

5º grupo: Produzir um cartaz mostrando a contribuição dos afro-descendentes para a medicina caseira.

2) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos textos  em dupla, a criação coletiva de texto, a produção dos cartazes, a participação na leitura em forma de pausa protocolada, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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