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Children’s Day – como o dia das crianças é celebrado ao redor do mundo!

 

28/09/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Debater sobre o tema: “situação das crianças nas diferentes regiões do mundo”   

 - Aprender e ampliar vocabulário relacionado à infância   

 - Produzir textos escritos e orais sobre o tema em Inglês

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias de leitura em Língua Inglesa.

Estratégias e recursos da aula

Motivação   

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às discussões sobre o tema destas aulas - situação das crianças nas diferentes regiões do mundo (com relação ao respeito aos seus direitos fundamentais) - o professor exibirá o vídeo “Radiohead - All I Need (Official MTV Video)” com a duração de 3:48 minutos (Fig. 1).   

OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser salvo para ser exibido para todos os alunos ao mesmo tempo!   

RECURSO

Vídeo “Radiohead - All I Need (Official MTV Video)”

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=cdrCalO5BDs    

Figura 1 – Imagem do Recurso   

O vídeo proposto apresenta imagens do dia-a-dia de crianças de duas realidades distintas, simultaneamente. Uma, supostamente americana, vive em uma residência agradável, se alimenta adequadamente, estuda e brinca. Outras, supostamente chinesas, vivem sem condições adequadas de higiene, aparentemente não têm família e trabalham em um local inadequado.   

A partir do vídeo apresentado, o professor proporá o debate do tema (em Inglês ou em Português) em aula aberta, com base nas seguintes questões norteadoras:   

  1. What does the video show? – O que o vídeo mostra? (The video shows images of the daily life of chidren. One lives in a good house, eats well, studies and plays. The others live in a dirty place, does not have a house and work. – O vídeo mostra imagens do dia-a-dia de crianças de duas realidades distintas. Uma mora em uma boa casa, se alimenta adequadamente, estuda e brinca. As outras  vivem em um local sujo, não tem casa e trabalham.)   
  2. Do you think children are spoilt nowadays? Explain. – Você acredita que as crianças são exploradas atualmente? Explique. (Open answer. – Resposta livre).   
  3. From what age should children be allowed to work? Explain. – Com que idade as crianças devem começar a trabalhar? Explique. (Open answer. – Resposta livre).   
  4. Do you think children have rights? – Você acredita que as crianças têm direitos? (Open answer. – Resposta livre).   
  5. What are the children rights in your opinion? – Quais são os direitos das crianças na sua opinião? (Open answer. – Resposta livre).   
  6. Do you know “Estatuto da Criança e do Adolescente”? – Você conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente? (Open answer. – Resposta livre).   Have you heard about “lei da palmadinha”? What is your opinion about it? – Você já ouviu falar da “lei da palmadinha” – Qual é sua opinião sobre ela? (Open answer. – Resposta livre).   
  7. Do you know the “Declaration of the Rights of the Child” adopted by the United Nations? – Você conhece a “Declaração dos Direitos da Criança” proposta pelas Nações Unidas? (Open answer. – Resposta livre).   

Durante o debate o professor deverá estimular os alunos a perceberem que o vídeo apresenta diferentes situações de vida de crianças, uma que estuda, tem boas condições de vida, se diverte e outras que trabalham, se alimentam inadequadamente, não têm residência fixa. A partir de tal compreensão, os alunos também deverão ser estimulados a refletirem sobre a situação das crianças no Brasil e no mundo, quais seriam as condições adequadas para que elas vivam bem e sobre seus direitos. Portanto, nesta etapa o professor levará os alunos a pensar sobre quais são as leis que amparam a criança brasileira, tais como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a “lei da palmadinha” e sobre a “Declaração dos Direitos da Criança”. Assim, caso necessite de mais informações para gerenciar as discussões o professor poderá consultar os seguintes sites:   

RECURSO

Sites Para Consulta  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_da_Crian%C3%A7a_e_do_Adolescente    

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm  

http://www.fia.rj.gov.br/legislacao/leidapalmada.pdf    

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI157752-15230,00-PALMADA+NA+LEI.html 

http://www.culturabrasil.org/direitosdacrianca.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_da_Crian%C3%A7a    

OBSERVAÇÃO: Se o professor julgar conveniente, poderá recomendar que os alunos visitem estes sites durante a realização do debate proposto.  

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades da Motivação, o professor deverá propor aos alunos que conheçam os direitos da criança (children rights). Para tanto os alunos serão divididos em duplas para que explorem a área “Know your rights (Conheça seus direitos)” do site da organização UNICEF - United Nations Children's Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância (Fig. 2).  Para tanto, os alunos deverão clicar nos subtítulos em verde logo abaixo do subtítulo “Know your rights” no centro do topo da página (Fig. 3).     

RECURSO

Know Your Rights

http://www.unicef.org/voy/explore/rights/explore_155.html    

Figura 2 – Imagem do Recurso

Figura 3  – Localização dos Subtítulos   

Conforme forem lendo os textos, os alunos deverão completar algumas frases (Fig.4). Estas frases estarão em uma folha de Atividade que deverá ser entregue para cada dupla. Tais frases correspondem às idéias centrais do textos, formando, portanto, uma espécie de resumo do mesmo, conforme recurso abaixo:   

RECURSO

Atividade – Complete as Frases

http://www.slideshare.net/jugense/atividade-com-o-texto-know-your-rights

Figura 4 – Imagem do Recurso   

OBSERVAÇÃO:

As respostas da atividade são: (child) (Rights) (best interests) (living) (family) (violence) (education) (religion)     

Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre as duplas, supervisionando e orientando os trabalhos, especialmente para que enfoquem nas palavras-chave, isto é, nas palavras principais que aparecem nas frases e estão contidas no texto, para a interpretação do mesmo. O professor deverá solicitar que as duplas que escolher, apresentem oralmente as respostas, confirmando as que estão adequadas e corrigindo, pela leitura dos trechos chave do texto, as que estiverem inadequadas.   

Em seguida, o professor requisitará, em aula aberta, que os alunos listem quais são os direitos da criança, a partir da leitura escrevendo-os na lousa. Por exemplo, o aluno poderá citar: “religion”, “family”, “house” etc.

ATIVIDADE 2   

Dando sequência a atividade anterior, o professor solicitará que as duplas acessem o site da “Declaration of the Rights of the Child - Plain Language Version” (Declaração dos Direitos da Criança – Versão em Inglês Simples) (Fig. 5).   

RECURSO

Declaration of the Rights of the Child - Plain Language Version”

http://www.un.org/cyberschoolbus/humanrights/resources/plainchild.asp 

Figura 5 – Imagem do Recurso   

O professor lerá cada um dos itens da declaração, incentivando os alunos a fazer associações entre o que está escrito na declaração e os direitos que citaram e foram escritos na lousa, promovendo um debate em aula aberta. Para tanto, os alunos deverão buscar as palavras-chave da declaração (com o auxílio do professor).   

Por exemplo, o item 2 da declaração indica que “You have the special right to grow up and to develop physically and spiritually in a healthy and normal way, free and with dignity.”. Tal item pode ser associado à “religion”, pelo uso da palavra “spiritually” (espiritual). Para finalizar esta etapa, o professor requisitará que os alunos que se sentirem à vontade digam quais são os direitos da criança, em Inglês ou em Português, sanando possíveis dúvidas.   

ATIVIDADE 3   

Nesta etapa duas duplas deverão se juntar, formando grupos de quatro integrantes. Os grupos explorarão alguns sites que ser referem à situação das crianças em algumas localidades – África, Índia, Europa, Japão e Brasil – para responder as seguintes questões, oralmente, preferencialmente em Inglês:   

a.      What is the best country to be a child? Why? - Qual o melhor país para ser uma criança? Por quê?   

b.      What is the worst country to be a child? Why? – Qual o pior país para ser uma criança? Por quê?   

Para tanto, sugerimos os seguintes sites:   

RECURSO

Sites Para Pesquisa   

http://www.unicef.org/brazil/pt/  (Fig. 6)  

http://www.guardian.co.uk/world/2009/oct/04/india-slums-children-death-rate    

http://www.childrenineurope.org/    

http://kabiza.com/Africa'sChildrenIntroduction.htm    

http://web-japan.org/kidsweb/

Figura 6 – Imagem do Recurso   

Os grupos pesquisarão sobre os países que mais lhe chamarem a atenção, não importando se dois ou mais grupos pesquise sobre o mesmo país.   

Ao final da exploração dos sites, os alunos que se sentirem à vontade dirão as suas respostas, orientados e supervisionados pelo professor. Ao final deste momento o professor deverá questionar os alunos se situações semelhantes às encontradas nas pesquisas são enfrentadas na comunidade em que vivem, estimulando a reflexão sobre o tema.   

ATIVIDADE 4   

Dando continuidade as atividades da aula, os alunos, ainda em grupos, produzirão vídeos que ilustrem situações de respeito ou desrespeito aos direitos da criança na comunidade em que vivem, baseados nos debates e pesquisas propostos nas atividades anteriores (sobre a situação da criança no mundo e sobre os direitos da criança).   

Sugerimos que os alunos gravem cenas que ilustrem as situações, produzindo pequenos diálogos, textos ou até mesmo músicas em Inglês. O professor deverá supervisionar e orientar os alunos quanto ao uso da Língua Inglesa, organização textual e seleção das informações. Neste momento, sugere-se contar também com a colaboração do professor de Artes para dar orientações quanto a figurino, cenário e uso do corpo e da voz.   Para a gravação dos vídeos poderão ser usados equipamentos como câmeras filmadoras, câmeras fotográficas ou celulares.   

Dando seqüência, os vídeos serão editados. Uma das ferramentas que pode ser utilizada para tanto é o Windows Movie Maker. Orientações sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:   

RECURSO

Tutorial Widows Movie Maker

http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker   

ATIVIDADE 5

Para finalizar as atividades destas aulas, os vídeos produzidos pelos alunos serão postados em um videolog da turma. Videolog é um site que possui estrutura que permite atualização rápida e frequente, semelhante aos blogs, e cujo conteúdo principal consiste em vídeos. Os vídeos são exibidos diretamente nesta página, sem necessidade de salvar algum arquivo.   

RECURSO

Criando um Videolog – Sites  

http://criarblogbr.blogspot.com/2010/02/criando-um-videoblog.html    

http://videolog.uol.com.br/ (Fig. 7)     

http://vimeo.com/

http://vids.myspace.com/

Figura 7 – Imagem do Recurso   

O objetivo da criação do videolog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões, favorecendo, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.   

Ao final deste momento, todos os alunos terão a oportunidade de assistir e comentar, em aula aberta, os vídeos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito do tema “situação das crianças ao redor do mundo”.   

SUGESTÕES

1. Ouvir a música “You are all I need” (Radiohead) cujo vídeo foi proposto no início da aula e realizar uma atividade de compreensão auditiva sobre a mesma.   

RECURSO

Vídeo “Radiohead - All I Need (Official MTV Video)”

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=cdrCalO5BDs    

Letra da Música “Radiohead - All I Need”

http://www.vagalume.com.br/radiohead/all-i-need-traducao.html (Fig. 8)

Figura 8 – Imagem do Recurso 

2. Em colaboração com o professor de Geografia, aprofundar as discussões sobre a situação da criança no mundo. Sugerimos, como estímulo ao debate, que todos os alunos assistiam ao vídeo ”teste 60"” (Fig. 9), com a duração de 1:03 minutos, buscando, estabelecer relações entre este e o vídeo “Radiohead - All I Need (Official MTV Video)” Tal vídeo visa apresentar uma situação real envolvendo  crianças no centro de São Paulo, capital e tem uma estética muito semelhante à do vídeo proposto durante as aulas.   

RECURSO

Vídeo “teste 60”

http://www.youtube.com/watch?v=1PvIc31-cdM&feature=related    

Figura 9 – Imagem do Recurso 

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO

Dictionary. com   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo  bem como a compreensão e uso adequados de vocabulário e expressões na leitura dos textos e produção dos vídeos.

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