29/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Verificar a proveniência do futevôlei a partir do futebol e do voleibol; identificar as peculiaridades dessa prática; reconhecer quais os fatores sociais que levaram ao surgimento dessa prática; traçar um mapa geográfico das regiões brasileiras onde esse esporte é mais praticado; realizar o futevôlei de forma adaptada.
Conceito de esportes.
Espaço: pátio ou espaço grande, mastro e rede de voleibol, quadra de areia, sala de informática, sala de TV.
Materiais: bola de voleibol, bola de futebol, bola de futevôlei, se possível (se não, adaptar a prática com a bola de voleibol), computadores com internet, televisão com aparelho de DVD.
Apresentar à turma o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=MBlUu_h5cwU
Acesso em 13/08/10.
Após a observação do vídeo, iniciar um debate questionando aos alunos: vocês conhecem o futevôlei? Pelo que podemos perceber esse esporte tem características de dois grandes esportes, quais seriam?
Em um grande espaço aberto, pode ser de grama ou terra batida, dividir os alunos, preferencialmente em grupos de onze, para a realização do futebol de campo. Pode escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros.
Fonte:http://www.thegoldenaura.com/2008/12/
Acesso em 26/11/10.
Em uma quadra de voleibol, dividir os alunos, preferencialmente em grupos de seis, para a realização do esporte. Pode escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros.
Fonte: http://wiki-psancho.wikispaces.com/Voleibol
Acesso em 26/11/10.
Em uma quadra de areia, com mastros e rede de voleibol, dividir os alunos, preferencialmente em duplas ou trios, para a realização do futevôlei. Pode escolher um ou dois alunos, que tenham maior conhecimento das regras, para serem os árbitros.
Acesso em 26/11/10.
Reunir a turma e discutir com eles as seguintes perguntas: a partir do que realizamos nas práticas anteriores, quais as principais características que o futevôlei preserva do futebol? E do voleibol? Se já existia o voleibol e o futebol qual seria a necessidade de se criar um esporte que unisse as duas práticas? Apresentar para a turma um breve histórico do futevôlei e reiterar a discussão anterior.
A História a Nível Mundial
Reza a história que o Futevôlei nasceu nas praias do Brasil, no ano de 1965, quando um grupo de amigos, acostumados a dar toques à beira-mar (como é usual vermos nas praias), foram proibidos pela polícia por desrespeitarem uma lei da época. Este grupo de amigos decidiu então continuar o seu entretenimento favorito na zona de areia fina, perto do calçadão da famosa Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, onde se encontravam os campos de Voleibol de Praia. Neste cenário, e com a inclusão de uma rede a separar os praticantes, decidiram formar duas equipes e jogar com a rede no meio, surgindo, assim, uma nova modalidade: o Futevôlei. A partir deste momento, a modalidade ganhou inúmeros praticantes na terra onde a viu nascer. A modalidade evoluiu, surgindo novas regras, sendo hoje mais usual a constituição de duplas, o que exige uma excelente condição física e um leque enorme de atributos técnicos.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Futev%C3%B4lei)
Acesso em 13/08/10.
Encaminhar os alunos a uma sala de informática com internet e pedir a eles que pesquisem sobre a prática do futevôlei nas regiões brasileiras. Após isso, traçar um mapa geográfico dos lugares em que a prática da modalidade em questão seja mais intensa.
Sites de apoio para a pesquisa:
http://www.mundoartistico.com.br/esporte.php?pg=esporte_futevolei
(Acessos em 13/08/10).
Site de apoio para a atividade 2:
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/regras.htm
Site de apoio para a atividade 3:
http://www.fpvoleibol.pt/regras_indoor/2005-2008.pdf
Site de apoio para a atividade 4:
http://www.futevolei.com.br/Regras.html
(Acessos em 13/08/10).
Dividir a turma para a organização de um festival de futevôlei na escola da seguinte maneira: um grupo ficará responsável por realizar um mini-torneio entre os alunos, um grupo ficará responsável por apresentar a história do futevôlei em forma de teatro, um grupo confeccionará um mapa do Brasil destacando as regiões onde a prática do futevôlei é mais expressiva.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!