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PROCESSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender o processo histórico de formação do Território brasileiro.

Conhecer os principais acontecimentos históricos que contribuíram para a ocupação do território brasileiro.

Interpretar mapas.

Duração das atividades
- 04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter um conhecimento básico da História do Brasil.

Saber ler e escrever.

Estratégias e recursos da aula

·         Aula dialogada

·         Leitura de texto.

·         Discussão.

·         Registro de conclusões

·         Trabalho de grupo

·         Produção de textos

·         Jornal falado

Desenvolvimento

1ª atividade:

1)      O professor apresenta o mapa abaixo solicitando que os alunos o observem bem.

http://holismoplanetario.files.wordpress.com/2009/05/open_source_activity_map.jpg

2)      Em seguida, o professor propõe a leitura orientada do mapa a partir das questões:

a)       Localizem o continente onde está situado o Brasil.

b)       Localizem o continente onde está situada a África do Sul, país onde aconteceu a Copa de 2010.

c)       Em que continente está localizado o país que ganhou a Copa de 2010?

d)      Os jornais têm publicado reportagens sobre as enchentes desastrosas na China. Localize-a no mapa.

e)       Quais são os países com maior extensão territorial?

f)        Como vocês classificariam a extensão do Brasil com relação ao território dos outros países?

g)       Localizam no mapa os países que vocês conhecem ou que  já ouviram falar alguma coisa sobre ele.

3)      Após a leitura orientada, o professor propõe que coletivamente escrevam um pequeno texto contendo as descobertas que fizeram ao ler o mapa.

2ª atividade:

1)      O professor inicia essa parte da aula problematizando: Será que o território do  Brasil sempre foi do jeito que é hoje? Que mudanças vocês acham que ocorreram em nosso território? OBS: Enquanto os alunos vão dando suas opiniões, o professor vai registrando-as no quadro.

2)      O professor entrega uma cópia do texto abaixo solicitando que façam uma leitura do mesmo.

Formação e Organização do território brasileiro

Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não se formou de uma hora para outra. O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 Km2. Devido à extensão territorial o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte do continente da América do Sul, o país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.

A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita em região litorânea do território, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que herança histórica, a forma com que o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral. Até o século XVI o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram: No século XVI, a  ocupação se limitava ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada a exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra que era cultivada com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação urbanizou o litoral com os primeiros centros urbanos, as cidades portuárias. Os séculos XVII e XVIII foram  marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país, e também, descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, esse período foi chamado de aurífero, no qual fez surgir várias cidades.

No século XIX a  atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, essa atividade contribuiu para o surgimento de várias cidades.

 http://www.brasilescola.com/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm

3)      Após a leitura do texto o professor propõe uma discussão a partir das questões:

a)      As opiniões de vocês foram ou não confirmadas pelo texto?

b)      O que foi novo para você com a leitura desse texto?

c)      O que você aprendeu quando leu o 1º parágrafo do texto?

4)      O professor organiza a turma em duplas e ainda com base no texto, propõe as seguintes tarefas:

a)      Escrevam um pequeno texto justificando a concentração populacional do Brasil  no litoral.

b)      Escrevam o que vocês sabem sobre o tratado de TORDESILHAS.

c)      Imaginem que vocês são repórteres de um jornal e deverão escrever uma notícia sobre as atividades econômicas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX que contribuíram para as mudanças no território brasileiro.

5)      O professor socializa as tarefas acima e faz os comentários necessários.

3ª atividade:

1)      O professor apresenta os três mapas abaixo solicitando que os alunos observem bem cada um deles.

http://desvendandohistoria.blogspot.com/2009/10/ao-1-ano-do-medio.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brazil_states1889.png 

http://omelhordomundoeinternet.blogspot.com/2008/11/mapa-poltico-brasil.html 

2)      Em seguida, o professor discute com os alunos a partir das questões:

a)      O que está representado no mapa de nº1?

b)      Existem diferenças ou disparidades entre o que mostra os mapas 1, 2 com o que se encontra no mapa 3?

c)      Quais são elas?

3)      O professor propõe que coletivamente elaborem um texto sintetizando as idéias discutidas e estudadas a partir dos três mapas.

OBS: Para elaborar o texto acima, o professor pode fazer as intervenções necessárias e explicar que durante os séculos XVIII e XIX, vários outros tratados surgiram, modificando as fronteiras brasileiras. Muitas guerras com países vizinhos causadas pelas disputas por territórios também aconteceram e que somente no século XX, através dos tratados assinados pelo Barão do Rio Branco, é que foram definidas as fronteiras atuais.

4ª atividade:

1)      O professor entrega uma cópia do texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

A Compra do Acre

No início do Século XX, aconteceu o último grande conflito por demarcação de terras no Brasil. A compra do Estado do Acre, pertencente à Bolívia, foi o desfecho de uma longa negociação, iniciada ainda no século passado. O conflito foi decorrente da disputa pelos seringais da Região do Rio Acre, levando bolivianos e brasileiros à luta armada. Plácido de Castro, líder dos brasileiros, defendia o direito de posse da terra considerando que o Brasil já estava há muito tempo na área explorando a borracha.

Mesmo com os Estados Unidos apoiando a Bolívia, em 1901, o acirramento da guerrilha armada provocou uma nova negociação, resultando na aquisição do território pelo Brasil, em 1903. O preço pago à Bolívia foi 2,5 milhões de libras e o compromisso de construção de uma estrada de ferro ligando os dois países, a Madeira-Mamoré.

De maneira pacífica, até 1910 foram assinados outros tratados com países que fazem fronteiras com o Brasil. A defesa dessas fronteiras foi reforçada na década de 70, com a demarcação de terras indígenas, a fim de evitar a invasão de contrabandistas e fugitivos.

Fonte: www.geocities.com

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fronteiras-do-brasil/fronteiras-do-brasil.php 

2)      Após a leitura do texto o professor organiza a turma em grupos e solicita que releiam o texto procurando levantar argumentos a favor ou contra para as questões abaixo:

a)       Plácido de Castro defendendo  o direito de posse da terra;

b)       O apoio dos Estados Unidos  à Bolívia na questão do Acre;

c)       O compromisso assumido pelo Brasil para ter direito ao território do Acre.

3)      Com os argumentos elencados, o professor propõe a realização de um debate. Para isso, organiza a turma em dois grandes círculos que são posicionados um dentro do outro. O círculo de fora inicia defendendo uma das questões acima e o outro, acusando. Ao sinal do professor, os círculos trocam de papéis. O professor pode repetir a atividade com os outros dois aspectos levantados para o debate.

4)      O professor, ao finalizar a atividade, faz os comentários necessários.

5ª atividade:

1)      O professor propõe que a turma discuta  se a demarcação das terras indígenas nas fronteiras pode vir a representar um problema para a segurança nacional. Para isso coloca as seguintes questões:

a)      O que você entende sobre “segurança nacional”?

b)      Seria um problema as terras indígenas demarcadas nas fronteiras do Brasil?

c)      Que riscos essa demarcação traria para a segurança nacional?

d)     Qual é a sua opinião sobre esta questão?

2)      Com o objetivo de sistematizar a questão da demarcação das terras indígenas, o professor combina com a turma a realização de um jornal falado. Para isso, a turma é dividida em grupos e cada um deverá procurar notícias escritas sobre o assunto e transformá-las em notícias de jornal falado.

3)      No dia combinado com a turma, o professor realiza o jornal falado e após a atividade, faz os comentários necessários. Registrar as conclusões.

Recursos Complementares
Avaliação

Neste trabalho o professor pode avaliar várias competências e habilidades dos alunos: Interpretação de mapas, clareza na apresentação de suas argumentações, interpretação das informações levantadas, sua participação e interesse nas atividades de aprendizagem. Observe com especial atenção as iniciativas  de colaboração e respeito de alunos que ajudam os colegas nas suas dificuldades, valorizando esta característica.

Os debates e o jornal falado serão instrumentos valiosos para a avaliação da aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Evanice gonçalves Coelho, Escola , Mato Grosso - disse:
    evanicecoelho@hotmail.com

    06/02/2012

    Cinco estrelas

    Foi bom a aula,era que eu precisava para que os alunos compreenda como se deu a formação do nosso territorio.e se puder tiver algumas atividades com mapas além do que faço .gostaria de quebra cabeça e outros que atraissem atenção dos alunados.


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