14/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Entender o processo histórico de formação do Território brasileiro.
Conhecer os principais acontecimentos históricos que contribuíram para a ocupação do território brasileiro.
Interpretar mapas.
O aluno deverá ter um conhecimento básico da História do Brasil.
Saber ler e escrever.
· Aula dialogada
· Leitura de texto.
· Discussão.
· Registro de conclusões
· Trabalho de grupo
· Produção de textos
· Jornal falado
1) O professor apresenta o mapa abaixo solicitando que os alunos o observem bem.
http://holismoplanetario.files.wordpress.com/2009/05/open_source_activity_map.jpg
2) Em seguida, o professor propõe a leitura orientada do mapa a partir das questões:
a) Localizem o continente onde está situado o Brasil.
b) Localizem o continente onde está situada a África do Sul, país onde aconteceu a Copa de 2010.
c) Em que continente está localizado o país que ganhou a Copa de 2010?
d) Os jornais têm publicado reportagens sobre as enchentes desastrosas na China. Localize-a no mapa.
e) Quais são os países com maior extensão territorial?
f) Como vocês classificariam a extensão do Brasil com relação ao território dos outros países?
g) Localizam no mapa os países que vocês conhecem ou que já ouviram falar alguma coisa sobre ele.
3) Após a leitura orientada, o professor propõe que coletivamente escrevam um pequeno texto contendo as descobertas que fizeram ao ler o mapa.
1) O professor inicia essa parte da aula problematizando: Será que o território do Brasil sempre foi do jeito que é hoje? Que mudanças vocês acham que ocorreram em nosso território? OBS: Enquanto os alunos vão dando suas opiniões, o professor vai registrando-as no quadro.
2) O professor entrega uma cópia do texto abaixo solicitando que façam uma leitura do mesmo.
Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não se formou de uma hora para outra. O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 Km2. Devido à extensão territorial o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte do continente da América do Sul, o país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.
A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita em região litorânea do território, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que herança histórica, a forma com que o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral. Até o século XVI o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram: No século XVI, a ocupação se limitava ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada a exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra que era cultivada com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação urbanizou o litoral com os primeiros centros urbanos, as cidades portuárias. Os séculos XVII e XVIII foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país, e também, descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, esse período foi chamado de aurífero, no qual fez surgir várias cidades.
No século XIX a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, essa atividade contribuiu para o surgimento de várias cidades.
http://www.brasilescola.com/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm
3) Após a leitura do texto o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) As opiniões de vocês foram ou não confirmadas pelo texto?
b) O que foi novo para você com a leitura desse texto?
c) O que você aprendeu quando leu o 1º parágrafo do texto?
4) O professor organiza a turma em duplas e ainda com base no texto, propõe as seguintes tarefas:
a) Escrevam um pequeno texto justificando a concentração populacional do Brasil no litoral.
b) Escrevam o que vocês sabem sobre o tratado de TORDESILHAS.
c) Imaginem que vocês são repórteres de um jornal e deverão escrever uma notícia sobre as atividades econômicas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX que contribuíram para as mudanças no território brasileiro.
5) O professor socializa as tarefas acima e faz os comentários necessários.
1) O professor apresenta os três mapas abaixo solicitando que os alunos observem bem cada um deles.
http://desvendandohistoria.blogspot.com/2009/10/ao-1-ano-do-medio.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brazil_states1889.png
http://omelhordomundoeinternet.blogspot.com/2008/11/mapa-poltico-brasil.html
2) Em seguida, o professor discute com os alunos a partir das questões:
a) O que está representado no mapa de nº1?
b) Existem diferenças ou disparidades entre o que mostra os mapas 1, 2 com o que se encontra no mapa 3?
c) Quais são elas?
3) O professor propõe que coletivamente elaborem um texto sintetizando as idéias discutidas e estudadas a partir dos três mapas.
OBS: Para elaborar o texto acima, o professor pode fazer as intervenções necessárias e explicar que durante os séculos XVIII e XIX, vários outros tratados surgiram, modificando as fronteiras brasileiras. Muitas guerras com países vizinhos causadas pelas disputas por territórios também aconteceram e que somente no século XX, através dos tratados assinados pelo Barão do Rio Branco, é que foram definidas as fronteiras atuais.
1) O professor entrega uma cópia do texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
A Compra do Acre
No início do Século XX, aconteceu o último grande conflito por demarcação de terras no Brasil. A compra do Estado do Acre, pertencente à Bolívia, foi o desfecho de uma longa negociação, iniciada ainda no século passado. O conflito foi decorrente da disputa pelos seringais da Região do Rio Acre, levando bolivianos e brasileiros à luta armada. Plácido de Castro, líder dos brasileiros, defendia o direito de posse da terra considerando que o Brasil já estava há muito tempo na área explorando a borracha.
Mesmo com os Estados Unidos apoiando a Bolívia, em 1901, o acirramento da guerrilha armada provocou uma nova negociação, resultando na aquisição do território pelo Brasil, em 1903. O preço pago à Bolívia foi 2,5 milhões de libras e o compromisso de construção de uma estrada de ferro ligando os dois países, a Madeira-Mamoré.
De maneira pacífica, até 1910 foram assinados outros tratados com países que fazem fronteiras com o Brasil. A defesa dessas fronteiras foi reforçada na década de 70, com a demarcação de terras indígenas, a fim de evitar a invasão de contrabandistas e fugitivos.
Fonte: www.geocities.com
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fronteiras-do-brasil/fronteiras-do-brasil.php
2) Após a leitura do texto o professor organiza a turma em grupos e solicita que releiam o texto procurando levantar argumentos a favor ou contra para as questões abaixo:
a) Plácido de Castro defendendo o direito de posse da terra;
b) O apoio dos Estados Unidos à Bolívia na questão do Acre;
c) O compromisso assumido pelo Brasil para ter direito ao território do Acre.
3) Com os argumentos elencados, o professor propõe a realização de um debate. Para isso, organiza a turma em dois grandes círculos que são posicionados um dentro do outro. O círculo de fora inicia defendendo uma das questões acima e o outro, acusando. Ao sinal do professor, os círculos trocam de papéis. O professor pode repetir a atividade com os outros dois aspectos levantados para o debate.
4) O professor, ao finalizar a atividade, faz os comentários necessários.
1) O professor propõe que a turma discuta se a demarcação das terras indígenas nas fronteiras pode vir a representar um problema para a segurança nacional. Para isso coloca as seguintes questões:
a) O que você entende sobre “segurança nacional”?
b) Seria um problema as terras indígenas demarcadas nas fronteiras do Brasil?
c) Que riscos essa demarcação traria para a segurança nacional?
d) Qual é a sua opinião sobre esta questão?
2) Com o objetivo de sistematizar a questão da demarcação das terras indígenas, o professor combina com a turma a realização de um jornal falado. Para isso, a turma é dividida em grupos e cada um deverá procurar notícias escritas sobre o assunto e transformá-las em notícias de jornal falado.
3) No dia combinado com a turma, o professor realiza o jornal falado e após a atividade, faz os comentários necessários. Registrar as conclusões.
http://www.ibge.gov.br/7a12/conhecer_brasil/default.php?id_tema_menu=1&id_tema_submenu=11
http://www.tonomundo.com.br/math/servlet/br.usp.futuro.math.sv.ChainHome
http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1024&bih=553&q=mapa+politico+do+brasil&g
Neste trabalho o professor pode avaliar várias competências e habilidades dos alunos: Interpretação de mapas, clareza na apresentação de suas argumentações, interpretação das informações levantadas, sua participação e interesse nas atividades de aprendizagem. Observe com especial atenção as iniciativas de colaboração e respeito de alunos que ajudam os colegas nas suas dificuldades, valorizando esta característica.
Os debates e o jornal falado serão instrumentos valiosos para a avaliação da aprendizagem dos alunos.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/03/2015
Cinco estrelasÓtimas orientações. Estou procurando orientar os conteúdos aos alunos do 7º Ano na Escola Municipal Professor Álvaro Valle, na qual leciono Geografia. Desde já aceitem o meu muito obrigado. Sempre que precisar e haja possibilidade estarei pesquisando outros conteúdos para serem aplicados.
06/02/2012
Cinco estrelasFoi bom a aula,era que eu precisava para que os alunos compreenda como se deu a formação do nosso territorio.e se puder tiver algumas atividades com mapas além do que faço .gostaria de quebra cabeça e outros que atraissem atenção dos alunados.