27/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer alguns esportes que tem o basquetebol (streetball, o hoop takraw) e o beach handebol (handebol de praia) como precursores; identificar as peculiaridades de cada uma dessas práticas; reconhecer quais os fatores sociais que levaram ao surgimento de algumas práticas oriundas dos esportes handebol e basquetebol; traçar um mapa geográfico das regiões brasileiras onde esses esportes são mais praticados; realizar o streetball, o hopp takraw e o handebol de praia de forma adaptada.
Conceito de esportes.
Apresentar à turma os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=6RX9hszCThk&feature=related (streetball)
http://www.youtube.com/watch?v=nxYi_ra3fVs (hoop takraw)
http://www.youtube.com/watch?v=Q6p9nwTWba4&feature=related (beach handebol)
Acessos em 13/08/10.
Em seguida, iniciar uma discussão com os alunos acerca do que foi mostrado (quais são os esportes dos vídeos, se os alunos conhecem, se sabem de onde, como e por quê surgiram)
Realizar o streetball de forma adaptada.
Com regras menos rígidas do que o basquete de quadra, o basquete de rua pode ser jogado com qualquer tipo de formação; desde o 1contra 1, até o 5 contra 5. No entanto, entre as disputas mais comuns está o 3 contra 3, que é o torneio mais conhecido no Brasil.
Principais jogadas
(adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Streetball)
Acesso em 13/08/10.
Realizar o hoop takraw de forma adaptada.
Adaptar a bola com uma bola de isopor ou bola dente-de-leite, a cesta com bambolês e sua redinha com sacos de lixo. Amarrar no triângulo de cestas uma corda que deve estar suspensa em uma parte bem alta, que não deve passar dos 4,75 m, dependendo da altura do espaço disponível na escola. Essa corda é utilizada para abaixar e levantar a cesta sempre que um ponto é feito.
Fontes: Imagem 1: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-126891843-lote-com-8-bolas-dente-de-leite-n8-_JM
Imagem 2: http://www.lapapel.com.br/produtos.php?cod_cat=250&cod_categoria=Isopor&grupo=1
Imagem 3:http://www.bast-ev.de/sepak-takraw/geschichte/
Regras básicas: Derivado do sepak takraw, a modalidade hoop takraw, denominada também de basquetebol tailandês, é jogada entre equipes de cinco jogadores que têm trinta minutos para acertar uma bola - fabricada tradicionalmente com um tipo de bambu - numa rede com três aberturas triangulares, suspensa 4,75 m da parte mais baixa delas, para os homens, e a 4,5m para as mulheres. Os praticantes podem usar oito partes diferentes do corpo, incluindo a cabeça e os joelhos, sendo que existe uma cota de gols, ou seja, é permitido marcar três gols com o pé e assim por diante. As equipes competem uma de cada vez e não se defrontam no mesmo campo. Os jogadores vão passando a bola entre si até que esta entre na rede. Depois, o cesto é descido para que recuperem o esférico e prossigam a partida. É proibido deixar cair a bola.
(adaptado de: http://taichungpou.blogspot.com/2007/10/hoop-takraw-procura-de-fs.html e de: http://www.sepaktakraw.org/pdf/Hoop%20Takraw%20Rules.pdf)
Acessos em: 13/08/10.
Realizar o handebol de praia de forma adaptada, de acordo com as possibilidades da escola.
Posteriormente à prática dos esportes, retomar a discussão realizada no inicio da aula, debatendo com os alunos quais as semelhanças e diferenças entre os esportes vivenciados e entre eles e seus precursores. Fazer uma lista a partir dos dados concluídos.
Reunir a turma em uma sala de informática e, dando continuidade aos debates das atividades anteriores, indagar os alunos: vocês já viram a prática desses esportes na cidade de vocês? Seria possível construirmos um mapa do nosso país expondo as regiões onde esses esportes são mais vivenciados? Convidar a turma para fazer uma pesquisa na internet para a elaboração desse mapa acima proposto.
Sites de apoio para a pesquisa:
http://www.beachhandballbrasil.com/2009/04/coordenadores-regionais-de-arbitragem.html
Acessos em 13/08/10.
Sites de apoio para a atividade 1:
http://www.educacaofisica.com.br/glossario_mostrar.asp?id=309&topico=607
http://lusb.wordpress.com/a-historia-do-basquete-de-rua/
Site de apoio para a atividade 2:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21200
Site de apoio para a atividade 4:
http://www.handebolsatc.kit.net/rbeach.htm
http://www.beachhandballbrasil.com/
Acessos em 13/08/10.
Fazer uma síntese da aula na forma de um pequeno texto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!