20/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado o conceito de plantas.
Professor, nessa primeira atividade convide os alunos para assistirem a um vídeo sobre plantas medicinais. Para isso, leve a turma para ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=4G_-4WG4KJM .
Em seguida, proponha um debate e instigue- os a falarem sobre o que pensam e o que acreditam sobre o tema. Diga, por exemplo, que desde a antiguidade muitos povos utilizam plantas para curar doenças e que atualmente vários cientistas estudam para comprovar se elas realmente curam. Pergunte-os:
Apresente o livro Plantas Medicinais de A a Z e mostre aos alunos os vários tipos de plantas,certamente irão reconhecer algumas.
Fonte: Acervo da Autora
Peça aos alunos para trazerem para a escola ramos ou folhas de plantas medicinais que têm em casa, caso não tenham podem buscar na casa dos vizinhos, dos parentes dentre outros lugares. É importante que o professor oriente os alunos a solicitar ajuda de um familiar para escolher a planta a ser colhida e levada para a escola.
Professor, a partir das amostras (folhas ou ramos) ou mudas de plantas que os alunos trouxeram, construa um gráfico para verificar se alguma planta se destacou ou se todas são diferentes.
No início da aula conduza uma “Tempestade de ideias”: discussão em sala de aula e levantamento de hipóteses, levantando os conhecimentos prévios dos alunos sobre as plantas medicinais. Professor, proponha uma atividade de pesquisa sobre plantas medicinais na biblioteca, providencie livros sobre o tema, e/ou no Laboratório de Informática, para isso sugerimos os seguintes sítios:
http://www.ufms.br/horta/plantas_medicinais.htm
http://portalamazonia.locaweb.com.br/sites/ervas/conteudo-menu.php?idM=255
Nesse momento os alunos vão procurar informações sobre as plantas que trouxeram e seus respectivos nomes científicos, bem como a região em que são encontradas.
Essa pesquisa também envolve algumas questões tais como: Qual a importância das plantas para os seres humanos? Como as plantas se desenvolvem?
Em círculo proponha uma apresentação da pesquisa realizada. O enfoque do debate deverá ser: nome popular e científico de cada planta e região onde é encontrada.
Pergunte aos alunos: -A partir da pesquisa seus conceitos sobre o tema mudaram ou não?
Professor, aproveite as plantas trazidas pelas crianças e monte um herbário na sala. Herbário é uma coleção organizada de plantas ressecadas que serve como valioso material de estudo e de pesquisa.
Professor, oriente como deve ser montado:
1- Escolha uma planta e colete um ramo, de preferência com flor.
2- No momento da coleta, anote no caderno o nome da planta, a data da coleta, o local da coleta (praça, canteiro, jardim de casa ou a escola), as cores da flor e se tem aroma.
3- Coloque as folhas e flores entre folhas de jornal. Sobre elas, coloque alguns livros ou algo mais duro. Deixe o material em repouso por uma semana, no mínimo.
4- Após, verifique se o material está seco. Se ainda estiver úmido, deixe mais alguns dias. Se estiver bem seco, pode retirá-lo.
5- Cole o material ressecado em uma folha branca.
6- Abaixo da planta, escreva as anotações que você fez no momento da coleta.
7- Organize as plantas em ordem alfabética.( Opcional )
8- Faça uma exposição dos trabalhos.
9- Terminada a exposição, o herbário deve ser organizado e guardado em uma caixa ou pasta para que possa ser consultado.
http://cantinhodasaromaticas.blogspot.com
Se algum aluno trouxer mudas você juntamente com a turma poderá plantar no espaço da horta da escola e continuar acompanhando seu desenvolvimento em períodos de aulas. Toda observação e curiosidade bem como descoberta poderão ser registradas no caderno do aluno.
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, nessa aula você deverá perceber os avanços da turma principalmente, com relação à construção do conceito popular e científico de plantas medicinais.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/10/2013
Quatro estrelasGostei muito. Ajudou-me no planejamento das minhas aulas com este tema.
15/04/2013
Quatro estrelasótimo projeto.foi muito útil para minha pesquisa
24/11/2010
Quatro estrelasAdore!! Pois o tema : plantas medicinais todos nós temos que trabalhar.Não importando o ano de atuação.PARABÉNS