26/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Conhecimento da sequência númerica oral matemática.
Problematização
As coleções são excelentes instrumentos para a aquisição dos conhecimentos matemáticos elementares. Para esta aula, propõe-se o trabalho com tampinhas, devido à facilidade na aquisição deste material. Portanto, inicie a problematização na Roda de Conversa, convidando as crianças a se envolverem na coleção de tampinhas da sala. Anteriormente, separe algumas tampinhas e leve para a conversa. Faça com que as crianças explorem este material e realize com elas a contagem do mesmo e depois faça os seguintes questionamentos:
Quantas tampinhas têm?
Qual o numeral encontrado na contagem?
Temos muitas ou poucas tampinhas?
Caso entregássemos uma tampinha para cada brinquedo sala, este número de tampinhas seria suficiente?
Para que servem os números?
Converse com as crianças sobre seu cotidiano, onde elas encontram números, qual o numeral expresso em seus endereços?
Quais são os números necessários para fazer uma ligação? Como estabelecer relação quantidade – numeral?
Como as tampinhas podem nos ajudar a estabelecer esta relação? Por exemplo: Para o numeral 2 (dois) quantas tampinhas eu incluiria?
Terminada a roda de conversa, motive as crianças a trazerem diariamente tampinhas para a sala.
Coleção de Tampinhas realizada pelos alunos do 1º Período "A", no ano de 2010, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.
Sugestões
Reserve um espaço na sala para a coleção. Este espaço poderá ser denominado canto da matemática e nele poderão ser acrescentados outros instrumentos facilitadores da aprendizagem matemática: calendário, quadro dos numerais, dados numéricos, e a coleção de tampinhas. Exiba o vídeo destacado abaixo para as crianças. À medida que as cenas forem aparecendo, converse com elas sobre as imagens: as estratégias que os povos antigos utilizavam para contar seus animais, para dividir espaços e a caça. Posteriormente, problematize um desafio. Solicite que elas pensem em como utilizar as tampinhas para dividir determinados brinquedos da sala, oriente-as para fazerem da mesma forma que os personagens do vídeo.
In: http://www.youtube.com/watch?v=7ZZBU_XhJ5I
Para motivar as crianças a participarem da coleção de tampinhas leia para elas a história: "Tião Carga Pesada", da autora Tela Guimarães Castro Andrade, editora Scipione.Esta história é sobre o caracol Tião, que sente-se pesado e com dificuldade de transportar sua casa de um lado para o outro. Até que Jô, sua amiga joaninha, descobre a razão: ele tem mania de juntar coisas. Para solucionar o problema, só mesmo se desfazendo das bugigangas. Mas como é difícil jogar fora nossos objetos pessoais!
Atividades
Uma excelente estratégia é realizar atividades diárias com os numerais, no cantinho da matemática e no momento da Rodinha, por exemplo. Dentre elas podemos destacar:
Correspondência no quadro de numerais.
Para esta atividade inicial solicite à algumas crianças para fazerem correspondência (quantidade – numeral) aos numerais expressos no cantinho da matemática. Inicie perguntando:
“Para o numeral 0 (zero) quantas tampinhas colocamos? Porquê? Para o numeral 1? E assim sucessivamente.
Como estamos abordando conceitos matemáticos elementares, recomenda-se explorar esta correspondência até o numeral 10 (dez).
Calendário
Para explorar a data expresse os numerais com tampinhas, esta estratégia facilitará a compreensão das crianças na relação quantidade – numeral.
Quantas meninas e quantos meninos?
Coloque a coleção de tampinhas em um lugar bem visível da sala de preferência no cantinho da matemática;
Distribua tampinhas vermelhas para as meninas e tampinhas verdes para os meninos;
Solicite que elas contem quantas tampinhas vermelhas têm e quantas tampinhas verdes têm?
Peça que um representante dos meninos e outro das meninas registrem o numeral encontrado na contagem das tampinhas.
Pode-se também realizar a brincadeira inversa: para cada criança que está presente na sala colocar as tampinhas em uma caixinha próxima à coleção.
Verificar, com as crianças do grupo, se não está faltando ou sobrando tampinhas. Se estiver, questionar:
“O que aconteceu? Está faltando algum amigo? Alguém não veio à aula hoje? Porque sobraram ou faltaram tampinhas?
Se for o caso, repita a estratégia.
Referências
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
Em toda e qualquer atividade proposta para crianças, a avaliação deverá ser mediadora. É preciso oportunizar aos alunos momentos de expressão de idéias, observa-los individualmente e em grupo, sempre auxiliando-os a superarem suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem as melhores soluções.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/10/2013
Cinco estrelasInteligente, criativo porque a criança aprende brincando, usando o seu potencial cognitivo.
13/11/2012
Quatro estrelasEXCELENTE IDÉIA!!!
25/08/2012
Duas estrelasA melhor forma de aprendizagem e desenvolvimento de uma criança é aprender brincando.
20/05/2012
Cinco estrelasAchei muito interessante a forma de aprendizagem.
31/10/2011
Cinco estrelasAdorei!,as crianças aprendem e se divertem ao mesmo tempo.
30/10/2011
Cinco estrelasmuito bom..adorei!!!!
17/10/2011
Cinco estrelasMuito válida, interessante e criativa! A criança aprende se divertindo. Talvez nem se dê conta da verdadeira intenção do professor. E ainda acaba por tomar conhecimento de coisas importantes para ela, como o número da casa onde mora, a necessidade dos números em nossa vida, etc. Muito bom!