01/10/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Descobrir a vela como recurso plástico para o desenho;
§ Trabalhar a cor como promotora da imagem desvelada, utilizando a anilina como meio para realçar a impermeabilidade da parafina sobre o papel;
§ Criar uma composição plástica com a técnica proposta;
§ Conhecer a poética da artista plástica brasileira Neusa Dagani.
Ø Noções Básicas de Desenho
Aula 1
Ø Converse com os alunos sobre desenho, possibilidades e recursos de trabalho na escola com esta linguagem plástica;
Ø Questione sobre o/s suporte/s e meios/recursos conhecidos e tradicionais para trabalho com desenho;
Ø Verifique entre os alunos as oportunidades que eles tiveram de trabalho com desenho (desenho de memória, desenho de livre criação, desenho de observação, desenho geométrico, desenho abstrato, desenho figurativo...) e os recursos gráfico plásticos que conhecem para desenhar (carvão Fusain, lápis de cor, canetinha hidrocor, grafite, giz industrializado, canetão hidrográfico...);
Ø Solicite um desenho qualquer com grafite sobre sulfite (os alunos poderão realizar estudo de croquis variados com qualquer temática);
Ø Recolha os estudos para retomada na aula seguinte.
Aula 2
Ø Retome os desenhos da aula anterior, solicitando aos alunos para que escolham um dos croquis para a construção de uma composição plástica;
Ø Apresente aos alunos a vela como instrumento para o desenho;
Ø Entregue papel canson A4 para os alunos e proponha um desenho (eles dirão que não aparece nenhuma imagem e você insiste para que continuem com a proposta);
Desenho com vela -Aluno 5ºAno ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Desenho com vela -Aluno 5ºAno ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Prepare a anilina em pó dissolvendo-a em álcool e água (cores variadas);
Ø Separe trinchas, vasilhas com água e papel toalha;
Ø Mostre aos alunos como se aplica a tinta sobre o desenho velado e convide dois a dois para a experiência;
Ø Motive os alunos a perceberem as imagens sendo desveladas nas propostas artísticas dos outros colegas;
Ø Coloque as composições plásticas para secarem em local seguro.
Composição plástica Desenho Velado – Parafina e anilina sobre canson
Alunos do 5º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica Desenho Velado – Parafina e anilina sobre canson
Alunos do 5º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 3
Ø Exponha com os alunos os trabalhos realizados;
Ø Proponha uma investigação virtual sobre a parafina e o seu uso (ou da vela) enquanto produção poética de artistas. Sugestão para pesquisa:
*Sobre parafina, tipos e características: http://www.fazfacil.com.br/materiais/parafina.html
*Curiosidade: VIVER
Caminhada para questionar conceito de arte pública
EXPOSIÇÃO // Espectador vira co-autor das Experiências estéticas
[...]"Queria investigar a ascese da forma, para que ela fosse o menos possível minha. Meu processo de trabalho é delicado, persiste o contato com a mão, o artesanal", ressalta a artista, que desde 1995 trabalha com parafina e usa uma tonelada e 200 quilos do material para a exposição, com patrocínio da Petrobrás e da Chemicol. [...] Antes de entrar na galeria, o espectador deve calçar sapatilhas de plástico. Primeiro, as placas se quebram em lascas grandes e depois vão se fracionando até restarem somente fragmentos de tons diferentes. "O fato de estar no cubo branco de uma sala, olhando para o chão, é uma alegoria à origem de nós todos, ao espaço primeiro", pontua Neusa Dagani.
Placas de parafinas que cobrem o chão
Ø Apresente como tarefa de casa, a proposta de construção coletiva de um seminário sobre as informações descobertas, visando à apresentação/socialização na próxima aula.
Aula 4
Ø Disponibilize equipamentos multimídia para a socialização das informações coletadas;
Ø Promova a apresentação em forma de seminário.
SUPORTE (pint.) – superfície de tela, madeira, papel, etc., sobre a qual se executa uma pintura. (ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 6º Fascículo, 1979. Coleção)
CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996, p. 178)
Como avaliação propõe-se a verificação da capacidade de apreensão do conteúdo trabalhado e a maneira como o aluno coloca tais conhecimentos em prática. Assim, o processo avaliativo torna-se um todo e não a síntese de um resultado. A troca contínua e efetiva de experiências somados à autoavaliação são percursos para a aprendizagem significativa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!