Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


IMAGEM DESVELADA NO DESENHO COM PARAFINA E ANILINA

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Descobrir a vela como recurso plástico para o desenho;

§  Trabalhar a cor como promotora da imagem desvelada, utilizando a anilina como meio para realçar a impermeabilidade da parafina sobre o papel;

§  Criar uma composição plástica com a técnica proposta;

§  Conhecer a poética da artista plástica brasileira Neusa Dagani.

Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø  Noções Básicas de Desenho  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Converse com os alunos sobre desenho, possibilidades e recursos de trabalho na escola com esta linguagem plástica;

Ø  Questione sobre o/s suporte/s e meios/recursos conhecidos e tradicionais para trabalho com desenho;

Ø  Verifique entre os alunos as oportunidades que eles tiveram de trabalho com desenho (desenho de memória, desenho de livre criação, desenho de observação, desenho geométrico, desenho abstrato, desenho figurativo...) e os recursos gráfico plásticos que conhecem para desenhar (carvão Fusain, lápis de cor, canetinha hidrocor, grafite, giz industrializado, canetão hidrográfico...);

 Ø  Solicite um desenho qualquer com grafite sobre sulfite (os alunos poderão realizar estudo de croquis variados com qualquer temática);

 Ø  Recolha os estudos para retomada na aula seguinte.

 

 Aula 2

Ø  Retome os desenhos da aula anterior, solicitando aos alunos para que escolham um dos croquis para a construção de uma composição plástica;

Ø  Apresente aos alunos a vela como instrumento para o desenho;

Ø  Entregue papel canson A4 para os alunos e proponha um desenho (eles dirão que não aparece nenhuma imagem e você insiste para que continuem com a proposta);

Desenho com vela -Aluno 5ºAno ESEBA-UFU, 2009

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Desenho com vela -Aluno 5ºAno ESEBA-UFU, 2009

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Ø  Prepare a anilina em pó dissolvendo-a em álcool e água (cores variadas);

Ø  Separe trinchas, vasilhas com água e papel toalha;

Ø  Mostre aos alunos como se aplica a tinta sobre o desenho velado e convide  dois a dois para a experiência;

Ø  Motive os alunos a perceberem as imagens sendo desveladas nas propostas artísticas dos outros colegas;

 Ø  Coloque as composições plásticas para secarem em local seguro.

Composição plástica Desenho Velado – Parafina e anilina sobre canson

Alunos do 5º Ano ESEBA-UFU, 2009

Fonte: Acervo  e autoria Soraia Lelis

Composição plástica Desenho Velado – Parafina e anilina sobre canson

Alunos do 5º Ano ESEBA-UFU, 2009

 Fonte: Acervo  e autoria Soraia Lelis

Aula 3

Ø  Exponha com os alunos os trabalhos realizados;

Ø  Proponha uma investigação virtual sobre a parafina e o seu uso (ou da vela) enquanto produção poética de artistas. Sugestão para pesquisa:     

     *Sobre parafina, tipos e características: http://www.fazfacil.com.br/materiais/parafina.html     

     *Curiosidade: VIVER

       Caminhada para questionar conceito de arte pública    

       EXPOSIÇÃO // Espectador vira co-autor das Experiências estéticas     

 [...]"Queria investigar a ascese da forma, para que ela fosse o menos possível minha. Meu processo de trabalho é delicado, persiste o contato com a mão, o artesanal", ressalta a artista, que desde 1995 trabalha com parafina e usa uma tonelada e 200 quilos do material para a exposição, com patrocínio da Petrobrás e da Chemicol. [...]  Antes de entrar na galeria, o espectador deve calçar sapatilhas de plástico. Primeiro, as placas se quebram em lascas grandes e depois vão se fracionando até restarem somente fragmentos de tons diferentes. "O fato de estar no cubo branco de uma sala, olhando para o chão, é uma alegoria à origem de nós todos, ao espaço primeiro", pontua Neusa Dagani.

Placas de parafinas que cobrem o chão  

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=603&textCode=5771&date=currentDate    

Ø  Apresente como tarefa de casa, a proposta  de construção coletiva de um seminário sobre as informações descobertas, visando  à apresentação/socialização na próxima aula.    

 Aula 4   

Ø  Disponibilize equipamentos multimídia para a socialização das informações coletadas;

Ø  Promova a apresentação em forma de seminário.   

Recursos Complementares

SUPORTE (pint.) – superfície de tela, madeira, papel, etc., sobre a qual se executa uma pintura. (ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 6º Fascículo, 1979. Coleção)   

CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996,  p. 178)  

Avaliação

Como avaliação propõe-se a verificação da capacidade de apreensão do conteúdo trabalhado e a maneira como o aluno coloca tais conhecimentos em prática. Assim,  o processo avaliativo torna-se um todo  e não a síntese de um resultado.  A  troca contínua e efetiva de experiências somados à  autoavaliação são percursos para a aprendizagem significativa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.