14/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado a importância dos números no cotidiano e que o aluno seja capaz de reconhecê-los.
Professor, organize a turma em quatro grupos e distribua um texto para cada grupo. Sugerimos os seguintes:
H de hora
Há hora pra tudo, dizem
E tudo tem sua hora
Mas ninguém fez no relógio
A hora de não ter hora
Elza Beatriz. Pare no P da poesia. Belo Horizonte, Vigília, 1984.
Relógio
As coisas são
As coisas vêm
As coisas vão
As coisas
Vão e vêm
Não em vão
As horas
Vão e vêm
Não em vão
Oswald de Andrade. Poesias reunidas, São paulo. Difusão européia do livro,1966.
Relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic –tac
Tic –tac
Tic –tac
Vinícius de Morais. A arca de Noé, São Paulo. Companhia das letrinhas.1991
Parlenda: O tempo
O tempo perguntou para o tempo:
Quanto tempo o tempo tem?
O tempo respondeu para o tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Que nem o tempo poderá dizer
Quanto tempo o tempo tem.
Peça para cada grupo ler o texto indicado e explicar o que entendeu. Como todo texto fala sobre o tempo e o relógio, espera-se que os alunos falem sobre a importância do tempo na vida deles. Informe que diariamente, desde que acordamos até o momento em que vamos dormir, realizamos várias atividades.
Algumas dessas atividades têm hora determinada para acontecer. Por exemplo: hora para acordar, almoçar, estudar, ir à escola, dormir, dentre outras. Diante disso, nossa rotina diária é marcada pelas horas.
Professor, para esse momento, providencie uma atividade que retrate o tempo na vida das crianças. Sugerimos que proponha a seguinte atividade:
Desenhe as atividades que realiza diariamente, em cada um dos períodos indicados nos espaços abaixo.
MANHÃ
|
TARDE
|
NOITE
|
Professor, a partir do diálogo estabelecido sobre o tempo, os alunos devem chegar à conclusão que nossa vida é marcada pelas horas. Problematize: Hoje sabemos as horas observando um relógio. Mas nem sempre existiram relógios. Como será que as pessoas sabiam as horas antes da invenção do relógio?
Professor, providencie material ilustrativo e explicativo sobre os relógios utilizados em diferentes épocas, por exemplo, relógio de água ou clepsidra, ampulheta ou relógio de areia, relógios vela, relógios mecânicos, ou vá ao Laboratório de Informática e acesse o sítio http://www.mundodosrelogios.com/tiposrelogios.htm que retrata o tema.
Para relembrar um pouco a história você poderá construir com os alunos alguns tipos de relógios:
Peça para cada criança trazer de casa o seguinte material:
Procedimentos:
Passo 1: Derrame uma parte da areia dentro da garrafa
Passo 2: Una com fita adesiva (dando várias voltas para ficar bem firme!) Se o conteúdo passar para o outra garrafa em pouco tempo, você pode controlar a velocidade utilizando a fita adesiva como mostra o detalhe no passo 3. Agora é só inventar uma brincadeira e "ampulhetar"!
retirado do sítio:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/videos/geometria/unidade_medida.html
Para confeccionar o relógio mecânico de ponteiros, você precisará de:
Procedimentos:
Passo 1: Faça uma abertura no compasso e gire no papel fazendo um círculo.
Passo 2: Escreva os números de 1 a 12.
Passo 3. Faça dois ponteiros um maior e outro menor, em formato de setas.
Passo 4 - Coloque um ponteiro sobre o outro e coloque um parafuso sem ponta para girar.
Passo 5 - Está pronto seu relógio de ponteiros!!
Acervo da autora
Outra sugestão é montar um relógio de parede com tampinhas de refrigerante pet:
disponível no seguinte sítio:
Acervo da autora
Professor, nesse momento dialogue com os alunos informando-os que um dia tem 24 horas e cada hora tem 60 minutos. Nos relógios de ponteiros, o ponteiro menor marca as horas e o maior os minutos. Quando o ponteiro maior está no número 12, o relógio marca hora exata, que é indicada pelo ponteiro menor. Após o diálogo, proponha algumas atividades, sugerimos:
Acervo da autora
1) Escreva as horas que estão marcadas em cada um dos relógios.
Acervo da autora
2) No o seu dia a dia o que faz nos horários indicados?
3) Desenhe ponteiros nos relógios abaixo, indicando os horários em que você realiza as atividades destacadas, nos dias em que vai à escola.
Acervo da autora
http://www.relogioantigo.com.br/curiosidades.html
http://escolovar.org/mat_tempo_relogiossswwff.htm
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,PPR-1010-6586-,00.html
Professor, constantemente deverá observar se as crianças conseguiram perceber a importância do tempo em suas vidas, se entenderam o funcionamento das horas, minutos e segundos e os diversos relógios pesquisados.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/06/2013
Cinco estrelasParabéns .Gostei muito da atividade. Pode ser adaptado para a educação infantil.
18/07/2012
Quatro estrelasGostei muito das atividades sugeridas.