Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O tempo e o relógio

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Perceber a importância do tempo em seu cotidiano;
  •   Conhecer os tipos de relógios utilizados em diferentes momentos históricos;
  •    Identificar as horas;
  •   Compreender o funcionamento das horas: minutos e segundos;
  •    Produzir um relógio digital, de ponteiros e uma ampulheta.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado a importância dos números no cotidiano e que o aluno seja capaz de reconhecê-los.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, organize a turma em quatro grupos e distribua um texto para cada grupo. Sugerimos os seguintes:  

 H de hora  

 Há hora pra tudo, dizem

E tudo tem sua hora

Mas ninguém fez no relógio

 A hora de não ter hora   

Elza Beatriz. Pare no P da poesia. Belo Horizonte, Vigília, 1984.

Relógio  

 As coisas são

 As coisas vêm

As coisas vão

 As coisas

Vão e vêm

 Não em vão

 As horas

Vão e vêm

 Não em vão

   Oswald de Andrade. Poesias reunidas, São paulo. Difusão européia do livro,1966.  

Relógio

  Passa, tempo, tic-tac

Tic-tac, passa, hora

Chega logo, tic-tac

Tic-tac, e vai-te embora

Passa, tempo

Bem depressa

Não atrasa

Não demora

Que já estou

 Muito cansado

Já perdi

Toda a alegria

 De fazer

Meu tic-tac

Dia e noite

 Noite e dia

Tic –tac

Tic –tac

Tic –tac

Vinícius de Morais. A arca de Noé, São Paulo. Companhia das letrinhas.1991  

Parlenda: O tempo

   O tempo perguntou para o tempo:

Quanto tempo o tempo tem?

 O tempo respondeu para o tempo

Que o tempo tem tanto tempo

 Que nem o tempo poderá dizer

 Quanto tempo o tempo tem.

Peça para cada grupo ler o texto indicado e explicar o que entendeu. Como todo texto fala sobre o tempo e o relógio, espera-se que os alunos falem sobre a importância do tempo na vida deles. Informe que diariamente, desde que acordamos até o momento em que vamos dormir, realizamos várias atividades.

Algumas dessas atividades têm hora determinada para acontecer. Por exemplo: hora para acordar, almoçar, estudar, ir  à escola, dormir, dentre outras. Diante disso, nossa rotina diária é marcada pelas horas.

Professor, para esse momento, providencie uma atividade que retrate o tempo na vida das crianças. Sugerimos que proponha a seguinte atividade:

Desenhe as atividades que realiza diariamente, em cada um dos períodos indicados nos espaços abaixo.

MANHÃ

TARDE

NOITE

2ª Atividade:

Professor, a partir do diálogo estabelecido sobre o tempo, os alunos devem chegar à conclusão que nossa vida é marcada pelas horas. Problematize: Hoje sabemos as horas observando um relógio. Mas nem sempre existiram relógios. Como será que as pessoas sabiam as horas antes da invenção do relógio?  

Professor, providencie material ilustrativo e explicativo sobre os relógios utilizados em diferentes épocas, por exemplo, relógio de água ou clepsidra, ampulheta ou relógio de areia, relógios vela, relógios mecânicos, ou vá ao Laboratório de Informática e acesse o sítio http://www.mundodosrelogios.com/tiposrelogios.htm  que retrata o tema.   

Para relembrar um pouco a história você poderá construir com os alunos alguns tipos de relógios:

Construindo uma ampulheta

Peça para cada criança trazer de casa o seguinte material:

  •        duas garrafinhas pet de 250ml;  
  •        um pouco de areia;
  •         fita adesiva

 Procedimentos:

Passo 1: Derrame uma parte da areia dentro da garrafa

 Passo 2: Una com fita adesiva (dando várias voltas para ficar bem firme!) Se o conteúdo passar para o outra garrafa em pouco tempo, você pode controlar a velocidade utilizando a fita adesiva como mostra o detalhe no passo 3. Agora é só inventar uma brincadeira e "ampulhetar"!

retirado do sítio:

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/videos/geometria/unidade_medida.html 

Construindo um relógio de ponteiros

Para confeccionar o relógio mecânico de ponteiros, você precisará de:

  •         2 folhas de cores diferentes (uma para a base e outra para os ponteiros);
  •         um compasso;
  •         lápis.
  •         1 parafuso sem ponta.

Procedimentos:

Passo 1:  Faça uma abertura no compasso e gire no papel fazendo um círculo.

Passo 2: Escreva os números de 1 a 12.

Passo 3. Faça dois ponteiros um maior e outro menor, em formato de setas.

Passo 4 - Coloque um ponteiro sobre o outro e coloque um parafuso sem ponta para girar.

Passo 5 - Está pronto seu relógio de ponteiros!!

Acervo da autora

Outra sugestão é montar um relógio de parede com tampinhas de refrigerante pet:

disponível no seguinte sítio:

 http://comunidade.bemsimples.com/casa/w/casa/Relogio-de-parede-com-tampinhas-de-refrigerante-pet.aspx  

 

Construindo um relógio digital

    

Acervo da autora

3ª Atividade:

ATIVIDADES

Professor, nesse momento dialogue com os alunos informando-os que um dia tem 24 horas e cada hora tem 60 minutos. Nos relógios de ponteiros, o ponteiro menor marca as horas e o maior os minutos. Quando o ponteiro maior está no número 12, o relógio marca hora exata, que é indicada pelo ponteiro menor. Após o diálogo, proponha algumas atividades, sugerimos:  

  

Acervo da autora

1)      Escreva as horas que estão marcadas em cada um dos relógios.  

Acervo da autora

2)    No o seu dia a dia o que faz nos horários indicados?   

3)  Desenhe ponteiros nos relógios abaixo, indicando os horários em que você realiza as atividades destacadas, nos dias em que vai à escola.

Acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, constantemente deverá observar se as crianças conseguiram perceber a importância do tempo em suas vidas, se entenderam o funcionamento das horas, minutos e segundos e os diversos relógios pesquisados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.