Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRANSFER DE IMAGEM – UMA POSSIBILIDADE EM MONOTIPIA

 

20/09/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer a técnica da monotipia e artistas que trabalham esta linguagem plástica;

§  Aprender a transferência da imagem a partir do processo de desbotamento da cor e produção de manchas sobre um novo suporte - fricção de cotonete embebido em álcool sobre o papel de seda;

§   Construir uma composição plástica em monotipia usando a técnica do transfer.

Duração das atividades
• Cinco aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø       Desenho;

Ø       Fachadas residenciais.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 Ø  Providencie projetor multimídia e  notebook e veja com a turma os vídeos sobre processo de gravura em monotipia. Sugestão:  

 *VÍDEO: MONOTYPE  TECHINE http://www.youtube.com/watch?v=-Le4dd-777g   

 *VÍDEO: MONOTIPIA COLORATA – COLOR MONOTYPE http://www.youtube.com/watch?v=4PgFIFBNoYg&feature=related 

 Aula 2

Ø  Solicite aos alunos um relatório em grupo sobre os vídeos apreciados na aula anterior;

Ø  Reserve os minutos finais da aula para socialização dos relatórios.   

Aula 3

Ø  Fale com os alunos sobre a monotipia enquanto técnica de impressão (gravura) que permite apenas uma cópia: MONO – um/a; Typos ou Tipia – cópia.

    Sugestão para a preparação do professor:

    *UM ENSAIO SOBRE AS MONOTIPIAS http://www.alfredo-braga.pro.br/ensaios/mira.html   

    *Uma poética da ação do tempo nas artes plásticas   Marilda Bernardes - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

     http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000317670   

Ø  Solicite aos alunos a criação de croquis com o tema fachadas residenciais (papel sulfite e grafite).    

Aula 4

 Ø  Prepare uma folha de papel de seda preto em tamanho A4, uma folha de papel canson A4 e um cotonete para cada aluno;

Ø  Organize as mesas para trabalho em grupos de 4 alunos, disponibilizando tampinhas plásticas com álcool (uma para cada grupo);

Ø  Entregue os papéis solicitando aos alunos para que sobreponham o papel de seda sobre o papel canson, unindo-os com um clipe;

Ø  Fale que o cotonete será usado para a criação dos traços (desenho) substituindo o pincel;

Ø  Solicite aos alunos a eleição de um dos croquis trabalhados na aula anterior com o tema Fachadas Residenciais;

Ø  Peça aos alunos a transferência do croqui eleito para o papel de seda;

Ø  Instrua seus alunos a friccionarem com delicadeza o cotonete embebido no álcool sobre o papel de seda, visando o desbotamento do traço e a formação da imagem;

Ø  Espere alguns minutos até que o álcool evapore totalmente no papel de seda;

 Ø  Coloque os trabalhos para secar.

 Aula 5

Ø  Entregue os trabalhos feitos na aula anterior, solicitando para que retirem o clipe e separem o papel de seda do papel canson;

Ø  Observe a surpresa e a satisfação dos alunos ao perceberem a cópia monotípica criada;

Fachadas Residenciais – Composição plástica em transfer de imagem e monotipia (Cotonete e álcool sobre papel de seda preto/canson)

Alunos dos 5º Anos ESEBA/2010

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Ø  Organize com os alunos a montagem de uma exposição e faça coletivamente a apreciação das imagens obtidas a partir da técnica do transfer e da monotipia, trazendo novamente os referidos conceitos.

Exposição: Fachadas Residenciais – Composição plástica em transfer de imagem e monotipia - Alunos dos 5º Anos ESEBA/2010

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Recursos Complementares

 Gravura - Técnica de impressão que surgiu no século IV, na China e no Japão, tornando-se conhecida no Ocidente a partir do século XIX. Na gravura o desenho é realizado sobre uma superfície dura (madeira, pedra ou metal), permitindo, a partir dessa matriz, a impressão de várias cópias. Os processos de gravura desenvolveram-se ao longo dos tempos e podem ser divididos em: xilogravura (madeira), calcografia (metal) e litografia (pedra). (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.86)

Monotipia – Método de impressão (e a estampa assim obtida) em que uma imagem é pintada (geralmente com tinta óleo) sobre uma lâmina plana de metal ou vidro e então transferida diretamente para uma folha de papel. Empregando-se lâminas de vidro, é necessário aplicar pressão com a mão no verso da folha de papel; usando-se metal, a monotipia pode ser impressa numa prensa. A rigor, o processo gera, para cada placa pintada, uma única estampa (daí o nome ‘monotipia’); na prática, a imagem na lâmina pode ser reforçada após a primeira impressão, gerando uma ou duas estampas adicionais, as quais, porém, diferem significativamente da primeira. Conhecem-se várias modificações do mesmo princípio. A invenção da monotipia é em geral atribuída a G.B.Castiglione, no século XVII. Blake e Degas incluem-se entre os artistas que fizeram da técnica um uso memorável. O método ainda é usado por artistas do século XX, destacando-se sobretudo por suas qualidades texturais originais e interessantes. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 358)

Avaliação

O processo de avaliação deve conter a apreciação e a análise das produções artísticas dos alunos à luz do referencial teórico trabalhado a fim de se verificar o nível de apreensão do conteúdo. Indica-se também a autoavaliação e a construção do portfólio  individual como meios de acompanhamento do desenvolvimento das potencialidades e habilidades adquiridas ao longo do educação escolar em arte.           

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.