20/09/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Conhecer a técnica da monotipia e artistas que trabalham esta linguagem plástica;
§ Aprender a transferência da imagem a partir do processo de desbotamento da cor e produção de manchas sobre um novo suporte - fricção de cotonete embebido em álcool sobre o papel de seda;
§ Construir uma composição plástica em monotipia usando a técnica do transfer.
Ø Desenho;
Ø Fachadas residenciais.
Aula 1
Ø Providencie projetor multimídia e notebook e veja com a turma os vídeos sobre processo de gravura em monotipia. Sugestão:
*VÍDEO: MONOTYPE TECHINE http://www.youtube.com/watch?v=-Le4dd-777g
*VÍDEO: MONOTIPIA COLORATA – COLOR MONOTYPE http://www.youtube.com/watch?v=4PgFIFBNoYg&feature=related
Aula 2
Ø Solicite aos alunos um relatório em grupo sobre os vídeos apreciados na aula anterior;
Ø Reserve os minutos finais da aula para socialização dos relatórios.
Aula 3
Ø Fale com os alunos sobre a monotipia enquanto técnica de impressão (gravura) que permite apenas uma cópia: MONO – um/a; Typos ou Tipia – cópia.
Sugestão para a preparação do professor:
*UM ENSAIO SOBRE AS MONOTIPIAS http://www.alfredo-braga.pro.br/ensaios/mira.html
*Uma poética da ação do tempo nas artes plásticas Marilda Bernardes - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000317670
Ø Solicite aos alunos a criação de croquis com o tema fachadas residenciais (papel sulfite e grafite).
Aula 4
Ø Prepare uma folha de papel de seda preto em tamanho A4, uma folha de papel canson A4 e um cotonete para cada aluno;
Ø Organize as mesas para trabalho em grupos de 4 alunos, disponibilizando tampinhas plásticas com álcool (uma para cada grupo);
Ø Entregue os papéis solicitando aos alunos para que sobreponham o papel de seda sobre o papel canson, unindo-os com um clipe;
Ø Fale que o cotonete será usado para a criação dos traços (desenho) substituindo o pincel;
Ø Solicite aos alunos a eleição de um dos croquis trabalhados na aula anterior com o tema Fachadas Residenciais;
Ø Peça aos alunos a transferência do croqui eleito para o papel de seda;
Ø Instrua seus alunos a friccionarem com delicadeza o cotonete embebido no álcool sobre o papel de seda, visando o desbotamento do traço e a formação da imagem;
Ø Espere alguns minutos até que o álcool evapore totalmente no papel de seda;
Ø Coloque os trabalhos para secar.
Aula 5
Ø Entregue os trabalhos feitos na aula anterior, solicitando para que retirem o clipe e separem o papel de seda do papel canson;
Ø Observe a surpresa e a satisfação dos alunos ao perceberem a cópia monotípica criada;
Fachadas Residenciais – Composição plástica em transfer de imagem e monotipia (Cotonete e álcool sobre papel de seda preto/canson)
Alunos dos 5º Anos ESEBA/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Organize com os alunos a montagem de uma exposição e faça coletivamente a apreciação das imagens obtidas a partir da técnica do transfer e da monotipia, trazendo novamente os referidos conceitos.
Exposição: Fachadas Residenciais – Composição plástica em transfer de imagem e monotipia - Alunos dos 5º Anos ESEBA/2010
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Gravura - Técnica de impressão que surgiu no século IV, na China e no Japão, tornando-se conhecida no Ocidente a partir do século XIX. Na gravura o desenho é realizado sobre uma superfície dura (madeira, pedra ou metal), permitindo, a partir dessa matriz, a impressão de várias cópias. Os processos de gravura desenvolveram-se ao longo dos tempos e podem ser divididos em: xilogravura (madeira), calcografia (metal) e litografia (pedra). (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.86)
Monotipia – Método de impressão (e a estampa assim obtida) em que uma imagem é pintada (geralmente com tinta óleo) sobre uma lâmina plana de metal ou vidro e então transferida diretamente para uma folha de papel. Empregando-se lâminas de vidro, é necessário aplicar pressão com a mão no verso da folha de papel; usando-se metal, a monotipia pode ser impressa numa prensa. A rigor, o processo gera, para cada placa pintada, uma única estampa (daí o nome ‘monotipia’); na prática, a imagem na lâmina pode ser reforçada após a primeira impressão, gerando uma ou duas estampas adicionais, as quais, porém, diferem significativamente da primeira. Conhecem-se várias modificações do mesmo princípio. A invenção da monotipia é em geral atribuída a G.B.Castiglione, no século XVII. Blake e Degas incluem-se entre os artistas que fizeram da técnica um uso memorável. O método ainda é usado por artistas do século XX, destacando-se sobretudo por suas qualidades texturais originais e interessantes. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 358)
O processo de avaliação deve conter a apreciação e a análise das produções artísticas dos alunos à luz do referencial teórico trabalhado a fim de se verificar o nível de apreensão do conteúdo. Indica-se também a autoavaliação e a construção do portfólio individual como meios de acompanhamento do desenvolvimento das potencialidades e habilidades adquiridas ao longo do educação escolar em arte.
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