07/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto, é preciso que reconheça o sistema de numeração decimal.
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
DIALOGANDO COM A TURMA
Professor, através de uma roda de conversa explore o conhecimento que os alunos possuem sobre números pares e ímpares. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de cobrar respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Faça indagações sempre que achar conveniente, dessa forma estará auxiliando-os a ampliarem os seus conhecimentos.
Você poderá iniciar assim:
a- Alguém já sabe o que significa par e ímpar?
b- Quando vocês costumam utilizar essas palavras?
c- Tem alguma coisa que compramos aos pares? Dê exemplos.
d- Vocês utilizam algum tipo de objeto que precisa ser aos pares?
Converse com a turma conduzindo a observação dos alunos para o fato de que alguns objetos são utilizados aos pares, o que acontece com sapatos, meias, luvas ou brincos.
Após o diálogo convide a turma para fazer uma atividade lúdica, veja sugestão logo após abordagem ao professor.
Uma abordagem para o professor
Através de experiências pedagógicas, mais especificamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, temos notado com clareza o quanto é importante resgatar o jogo e as brincadeiras, dentro da sala de aula, como estratégias para novas construções de conhecimento, bem como para avaliar aquilo que já foi conquistado, uma vez que são excelentes recursos para se trabalhar diferentes conteúdos em qualquer faixa etária.
O professor pode adaptar o conteúdo programático ao lúdico, usando a criatividade para ampliar o seu material. Os jogos podem ser trabalhados de acordo com as necessidades sociais de inter-relação e de respeito: às regras, à competição e à cooperação, nos aspectos emocionais, autocontrole, autoestima capacidade criadora, valorização da capacidade de realização.
É preciso que tenhamos claro que, para tornar-se um trabalho producente, o jogo necessita de uma estratégia didática bem planejada e orientada pelo professor. Um simples manipular de peças ou regras não pode garantir a aprendizagem nem ser entendido como situação oportunizada à criança para que ela construa algum conhecimento. Assim, é papel do educador ao utilizar um jogo, que tenha definidos objetivos a serem alcançados e saiba selecionar o jogo adequado ao momento educativo. Além da preparação prévia do material a ser utilizado e a experimentação antecipada de eventuais perguntas ou questionamentos por parte dos alunos.
Para trabalhar números pares e ímpares propomos algumas atividades lúdicas.
ATIVIDADE LÚDICA
Leve seus alunos para uma quadra ou se preferir poderá deixá-los na própria sala de aula. Solicite que se organizem em dois grupos. Indague:
a- Quantos alunos estão presentes?
b- Para termos dois grupos com a mesma quantidade de elementos o que temos que fazer?
c- Quantos elementos ficarão em cada grupo?
Depois de respondidas as questões, peça que façam dois grupos. Caso tenha um número ímpar você poderá fazer parte de um deles.
Organizados os grupos convide os alunos a tirarem os seus sapatos. Misture-os e espalhe-os. Informe-os que ao seu sinal, deverão encontrar os pares e levá-los para o local indicado por você. O grupo que organizar o maior número de pares dentro do prazo que você estipulou marca um ponto.
Se os alunos tiverem calçados com meias aproveite e as inclua para que organizem os pares.
Ao final da atividade estabeleça um diálogo com a turma levantando situações problema:
a-Quantos pés de sapatos havia em cada grupo?
b-Ao todo quantas crianças participaram?
c-Dois pés de sapatos formam um par de sapatos?
d-Três pés de sapatos formam um par de sapatos?
e-Quatro sapatos formam um par de sapatos? E dois pares de sapatos?
f-Se quisermos formar quatro pares de sapatos, de quantos sapatos vamos precisar?
g-Quantos pares foram formados com os sapatos utilizados em cada grupo?
h-Quantos pés de sapatos havia em toda a turma?
i-Quantos pares de sapatos foram formados na turma toda?
Ao terminar o diálogo peça que os alunos digam o que foi possível aprender.
Imagens de atividade realizada com alunos do 2º Ano "B" da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - 2010 - Eliana Aparecida Carleto - Acervo da Autora
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Imagem- Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05
Acompanhe a turma até o Laboratório de Informática, a fim de realizar algumas atividades que envolvam a temática.
Você poderá utilizar o sítio http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-pinte-os-animais-pares-e-impares.html para realizar um jogo de pintura com números pares e ímpares. Esse jogo ajuda a criança a discernir números pares e ímpares.
No sítio http://www.youtube.com/watch?v=JXSsDgDlOa8&feature=fvw você terá um vídeo de brincadeira com par e ímpar”.
Já no sítio http://www.youtube.com/watch?v=wit6sNSy9eE você encontrará uma atividade rítmica, através da dança, contendo regras para se formar números pares e ímpares.
Ao final dessa etapa peça que os alunos digam o que foi possível aprender. Pergunte ainda o que acharam da atividade, justificando a resposta. Espera-se que os alunos cheguem à seguinte conclusão:
Números ímpares são aqueles em que o algarismo da unidade é 1, 3, 5, 7 e 9.
Números ímpares são aqueles em que o algarismo da unidade é 1, 3, 5, 7 e 9. |
REGISTRANDO
Professor, solicite aos alunos que registrem no caderno de Matemática o que foi possível descobrir a partir das atividades desenvolvidas anteriormente. Para isso produza um relatório coletivo, os alunos vão falando e você vai escrevendo na lousa. Ao final de cada parágrafo todos devem fazer a revisão e copiar. Para finalizar peça para os alunos ilustarem texto.
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_QasQ20Cn_gU/Sq8plWBW0TI/AAAAAAAAClM/0h_VVDQdLC0/s320/Balls+bingo.gif
Para relacionar os termos par e ímpar utilize jogo de bingo.
Peça que os alunos se organizem em duplas ou trios. O sorteio dos números será feito a partir da utilização dos dedos das mãos. Cada um pode mostrar as duas mãos, ou seja, pode mostrar até 10 dedos (com três jogadores conseguimos chegar até 30). Cada aluno escolhe uma cartela com números pares ou ímpares e cola no caderno. Após cada jogada deve registrar na cartela se tiver o número sorteado. Ganha quem completar primeiro. Veja exemplos de cartelas:
5 |
19 |
23 |
27 |
11 |
3 |
29 |
9 |
13 |
1 |
7 |
21 |
17 |
15 |
25 |
6 |
18 |
22 |
28 |
12 |
30 |
4 |
16 |
2 |
14 |
8 |
26 |
20 |
24 |
10 |
16 |
17 |
27 |
30 |
12 |
3 |
4 |
11 |
1 |
26 |
5 |
21 |
25 |
18 |
10 |
Registrando o jogo
Professor, oriente os alunos a registrarem a atividade no caderno de Matemática.
Registre o nome da atividade e os objetivos propostos.
Peça que os alunos colem ou desenhem a cartela de bingo que utilizaram para jogar.
Em seguida elabore atividades que contemplem os conteúdos já trabalhados, por exemplo: escrever os números ditados em algarismo e por extenso; assinalar os números pares; sublinhar os números ímpares; escrever o sucessor e antecessor de todos os números pares, resolver operações de adição que tenham apenas números pares.
Ao final da atividade você poderá fazer a correção na lousa, pedindo que diferentes alunos se dirijam até a lousa para resolver as operações dizendo como pensaram para resolvê-las. Poderá ainda, solicitar que troquem os cadernos entre si a fim de verificarem se realizaram a atividade corretamente.
Professor, não se esqueça de pedir que os alunos registrem sua opinião sobre a atividade, inclusive possíveis dificuldades encontradas.
Faça indagações que possibilitem compreender como foi jogar com o colega e o que acharam mais difícil e mais fácil.
4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Fonte da imagem: http://www.inr.pt/uploads/imgs/infantil/13.jpg
Oba! Mais um jogo! Par e ímpar
Professor, para sistematizar ainda mais a temática utilize o jogo do par e ímpar. Para isso, solicite que os alunos se organizem em duplas e joguem o Jogo do par e ímpar. Você poderá jogar de duas maneiras.
Fonte da imagem: http://cienciahoje.uol.com.br/banco-de-imagens/lg/web/images/ch/224/4315a.jpg
1ª MANEIRA:
Eu vou escrever um número e você vai escrever outro, qualquer número que você quiser. Se você escrever um número par a soma do meu número e do seu número terá que ser par para você ganhar. Se você escrever um número ímpar a soma do meu número e do seu número terá que ser ímpar para você ganhar. Entendeu!
Exemplo: o meu número é 2... e o seu é 5... e a soma é 7. O seu número é ímpar e o resultado deu ímpar. Você ganhou!
Só que eu vou dizer quando você vai ganhar ou perder! Duvida!
a) O meu número é 2... e o seu ___? Parabéns! Você ganhou!
b) O meu número é 5... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu!
c) O meu número é 4... e o seu ___? Parabéns! Você ganhou!
d) O meu número é 8... e o seu ___? Parabéns! Você ganhou!
e) O meu número é 10... e o seu ___? Parabéns! Você ganhou!
f) O meu número é 11... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu!
g) O meu número é 12... e o seu ___? Parabéns! Você ganhou!
h) O meu número é 9... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu!
i) O meu número é 1... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu!
j) O meu número é 15... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu!
Vamos desempatar?
k) O meu número é 7... e o seu ___? Desculpe. Você perdeu!
Registrando o jogo
Professor, registre o nome do jogo e os seus objetivos na lousa. Peça que os alunos copiem.
Em seguida instrua-os à copiarem os números pensados e suas respectivas somas. Você poderá tomar como base os exemplos citados anteriormente.
Ao final da atividade você poderá fazer a correção individualmente, ou seja, olhar cada um dos cadernos, fazendo as devidas interferências.
Não se esqueça de pedir que os alunos registrem a opinião sobre a atividade, inclusive as possíveis dificuldades encontradas.
2ª MANEIRA:
Essa versão do Jogo do par e ímpar é um bom recurso para decidir quem começa uma brincadeira e também uma ótima oportunidade para verificar se os alunos identificam números pares e ímpares.
Primeiro, os dois jogadores escondem uma das mãos atrás do corpo e escolhem quem é par e quem é ímpar.
Em seguida, devem mostrar a mão escondida, ao mesmo tempo, com um determinado número de dedos escondidos. Os jogadores podem, também, mostrar a mão fechada.
Se a soma dos dedos for um número par, ganha quem escolheu ser par; se for ímpar, ganha o outro jogador.
Imagem- Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05 e 06
Registrando o jogo
Professor, registre o nome do jogo e seus objetivos na lousa. Peça que os alunos copiem. Em seguida instrua os alunos à copiarem as atividades abaixo.
1- João Lucas e Sofia jogaram o Jogo do Par e Ímpar. Fizeram oito jogadas e em todas João Lucas escolheu ímpar e Sofia escolheu par. Eles anotaram tudo numa tabela.
a- Faça uma tabela igual a de João Lucas e Sofia. Escreva o total de pontos e o vencedor de cada jogada.
JOGADA |
SOFIA |
JOÃO LUCAS |
TOTAL DE PONTOS |
VENCEDOR |
1ª |
0 |
0 |
|
|
2ª |
3 |
3 |
|
|
3ª |
2 |
2 |
|
|
4ª |
3 |
2 |
|
|
5ª |
1 |
1 |
|
|
6ª |
5 |
2 |
|
|
7ª |
3 |
4 |
|
|
8ª |
4 |
4 |
|
|
b- Quantas jogadas Sofia ganhou? Este número é par ou ímpar?
c- Quantas jogadas João Lucas ganhou? Este número é par ou ímpar?
2- No Jogo do Par e Ímpar cada jogador só pode usar os dedos de uma das mãos. Pensando nessa informação responda as questões abaixo:
a- Qual é o maior número de dedos que cada jogador pode mostrar?
b- Qual é o menor número de dedos que cada jogador pode mostrar?
c- Qual é o maior número par que pode aparecer como resultado em uma jogada?
d- Qual é o menor número par que pode aparecer como resultado em uma jogada?
e- Quais são os totais de pontos que se pode ter no jogo?
f- Quais são os números pares que se pode ter no jogo?
g- Quais são os números ímpares que se pode ter no jogo?
3- Agora, é com você!
Convide um colega para jogar o Jogo do Par e Ímpar. Faça uma tabela como a registrada na atividade 1, anote os resultados e descubra o vencedor.
Após o registro da tabela escreva sua opinião sobre a atividade realizada. Não se esqueça de justificar sua resposta.
No sítio abaixo você encontrará sugestões de atividades para trabalhar números pares e ímpares
http://3.bp.blogspot.com/_4pa0ig5gg4M/S94Zse4lcOI/AAAAAAAAAKU/dp6uwR9_2A4/s1600/%C3%ADmpar.jpg
Já no sítio http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jogos-dados.htm você terá um jogo de dados que trabalha números pares e ímpares.
Professor, observe se os alunos identificam e escrevem a sequência dos números pares e ímpares e se conseguem sistematizar o conceito de par e ímpar. Isso poderá ser através dos registros feitos pelos alunos, através destes você terá material que poderá utilizar para sanar possíveis dúvidas. Ao solicitar que resolvam atividades na lousa dizendo como pensar para resolvê-las você terá oportunidade de verificar questões significativas de aprendizagem. Porém, não se esqueça: a avaliação da atividade deverá ser feita durante seu desenvolvimento, ou seja, observe a interação entre os pares, as reações de ansiedade, nervosismo, agilidade, dentre outros, ao realizarem os jogos propostos.
Quatro estrelas 10 classificações
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12/01/2016
Cinco estrelasAdorei, vou apresentar um plano de aula na entrevista em uma escolinha, e ja sei o que vou usar..obrigada
11/08/2015
Cinco estrelasÓtima a aula. Vai me ajudar muito.
22/03/2015
Quatro estrelasÓtimas sugestões.
05/09/2013
Cinco estrelasaula bastante rica e objetiva e muito interessante por fazer o uso do lúdico .
05/09/2013
Cinco estrelasaula bastante rica e objetiva e muito interessante por fazer o uso do lúdico .
24/05/2013
Quatro estrelasGostei bastante da ideia, e gostaria de poder esta colaborando com outras ideias que tenho.
09/04/2012
Quatro estrelasvários jeito de ensinar bricando.gostei...
22/02/2012
Quatro estrelasAs atividades são muito boas porque possuem estraté- gias diferentes para serem trabalhadas com as crianças e isto torna-se um diferencial para que as crianças sin- tam maior interesse.
22/02/2012
Cinco estrelasÓtimas dicas! Vou usá-las em minhas aulas. Parabéns pelo excelente trabalho! Obrigada!
21/09/2011
Cinco estrelasexcelente!! A criança adora brincar, e o lúdico em sala-de-aula nada mais é do que estimular a criatividade da criança!!! Parabéns!!