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Uma proposta interdisciplinar com o apoio de diferentes gêneros textuais

 

25/09/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar gêneros textuais diversos;
  • Reconhecer a finalidade de gêneros textuais (lei, folder de propaganda, outras);
  • Conhecer os hábitos de higiene;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
  • Realizar operações de adição e subtração;
  • Compreender o que são limites e sua importância na educação de uma criança;
  • Reconhecer textos informativos;
  • Localizar informações explicitadas em um texto.
Duração das atividades
aproximadamente 240 minutos – 4 aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante que os alunos já produzam pequenos textos e conheçam as operações de adição e de subtração.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula acontecerá através das seguintes estratégias:

  • Leitura de texto informativo – ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente);
  • Construção de gráfico;
  • Preenchimento de certidão de nascimento;
  • Análise de folhetos de propaganda;
  • Interpretação escrita de folhetos de propaganda;
  • Cálculos matemáticos a partir de dados de folhetos de propaganda;
  • Leitura de textos informativos sobre higiene infantil.

Recursos da aula:         

  • Folder ou folheto de propagandas;
  • Papel quadriculado;
  • Caderno;
  • Formulário de certidão de nascimento;
  • Texto informativo (retirado da internet ou de livros didáticos);
  • Livro do ECA;
  • Um boneco ou boneca (de preferência do tipo bebê).

    

1ª Atividade: aproximadamente uma aula de 60 minutos.   

CRIANDO UM FATO: A CHEGADA DO BEBÊ

-Professor, vamos utilizar o tema da “adoção” como eixo  para trabalharmos diferentes gêneros textuais e também instigar os alunos a refletirem sobre alguns valores humanos que são importantes na  formação da criança e na construção de sua identidade.

 -Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa, crie expectativa falando que você ganhou um bebê e que trará para sala, para que todos te ajudem a cuidar dele. -Diga-lhes, que  o bebê irá chegar hoje e que deverão estar calmos para não assustá-lo.

-Explique-lhes também, que toda criança precisa de carinho, proteção, mas também precisa de limites. -Para enriquecer este trabalho, consulte  a aula postada no Portal com o título: A leitura e a escrita de carta como recurso na aprendizagem.   

-Providencie um carrinho de bebê ou improvise. Cubra o boneco ou boneca, com um cobertor (ou pano), mas se não tiver utilize um ursinho, cachorrinho de pelúcia ou outro e entre na sala devagarzinho, como se o bebê estivesse dormindo. -Pegue-o com cuidado e o apresente à sala. Quando perceberem que não é criança de verdade ficarão decepcionados, mas conte a eles que não podem adotar uma criança de verdade, porém, antes de explicar porque não podem adotar, deixe que levantem hipóteses, só depois faça a leitura do ECA e discuta.

-Deixe que eles peguem o “bebê”, assim já se sentirão responsáveis por ele.   

-Leia a subseção IV- Da adoção. Art.42 – ECA. “Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil.” (Explique o que é lei, onde a encontramos). Como são menores de 21 anos a lei não permite que adotem uma criança de verdade, mas deverão cuidar do boneco como se fosse.   

-Justifique a presença do “bebê” e informe que ele os ajudará a aprender a cuidar do outro, desenvolver o senso de responsabilidade, os bons hábitos,  a leitura e a escrita, pois enquanto estiverem cuidando dele muito aprendizado  irá  acontecer.   

ESCOLHENDO O NOME DO BEBÊ: EXERCENDO O DIREITO DE ESCOLHA

-Professor, quando já estiverem mais a vontade, sem questionar o fato de não ser um bebê de verdade, faça o levantamento dos nomes e sobrenomes que eles gostariam dar ao “bebê”. -Registre no quadro, faça uma triagem caso sejam muitas sugestões e proceda a eleição.           

-Lembrando que o mais votado prevalece e deve ser respeitado por todos (democracia).   

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

-Professor, aproveite os dados coletados por meio da eleição do nome do bebê e elabore um gráfico de barra. Deixe os alunos participarem da construção coletiva ou trabalhe com a folha quadriculada. Cada aluno deverá fazer a sua atividade.

 -Antes de iniciar o trabalho verifique se eles já conhecem gráfico, caso não conheçam, mostre-lhes alguns exemplos e discuta com eles sobre a importância do gráfico.             

Se possível, leve-os até o Laboratório de informática e acesse o sítio: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=modelos+de+gr%C3%A1ficos&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=93lxTPPqKMP7lwfHvoC8Dg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CCwQsAQwAw&biw=1259&bih=627  nele você poderá visualizar diferentes modelos de gráficos    

Veja um exemplo de gráfico elaborado a partir das sugestões dos alunos do 2º ano C.

Gráfico1- nomes sugeridos para o bebê adotado.

Professor, nos sítios a seguir você poderá imprimir algumas malhas quadriculadas para seus alunos elaborarem  gráfico, ou se verificar que eles conseguem traçar os quadrinhos faça junto com eles.

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=malha+quadriculada+para+imprimir&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=0HVyTNGJMYWClAeh88jLDg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=5&ved=0CDQQsAQwBA&biw=1259&bih=627  

-Professor, utilize a malha quadriculada, para cada nome votado. Os alunos deverão colorir o resultado da votação. Na parte inferior escreverão os nomes e na lateral esquerda, irão numerar de 1 a 30, sendo que, são os números que correspondem ao total de votos.

 -Este é um ótimo recurso para ensinar a construção de gráficos.

-Elabore a legenda, pois é um dos recursos utilizados no preenchimento de gráficos, que facilita sua leitura.

EXPLORANDO O GRÁFICO   

Aproveite que você trabalhou o gráfico e explore diferentes possibilidades:

1-      Elabore cálculos mentais desafiando-os a desenvolver o raciocínio lógico matemático a partir de um contexto significativo, ou seja, de dados reais. Veja um exemplo: a)

a) Na votação o nome André, teve 5 votos, quantos votos o nome vencedor teve a mais que ele?

b) No gráfico observamos que o nome Pedro foi o menos votado. Quantos votos a mais ele teria que ter para conseguir o mesmo tanto de votos que o nome vencedor?

c) O nome Paulo teve o dobro de votos que o nome André, portanto quantos votos ele teve?   

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TRABALHO DE CAMPO: VISITA AO CARTÓRIO   

Se for possível programe antecipadamente uma visita ao cartório de Registro Civil mais próximo da escola, para os alunos conhecerem como se faz um registro de nascimento. -Lembre-se! Um trabalho de campo exige planejamento, o que pressupõe algumas ações que antecedem ao trabalho tais como:

  • Planejamento coletivo, junto com os alunos;
  • Autorização e agendamento no Cartório para a visita;
  • Autorização do pai/mãe para saírem da escola;
  • Comunicação para a direção da escola sobre o trabalho: objetivo, dia, horário e quem vai acompanhar a turma;
  • Transporte para levar o grupo. Mas, se não for possível o trabalho de Campo, você poderá fazer um excelente trabalho a partir do próprio registro de nascimento do aluno.

Veja a sugestão a seguir.

TRABALHANDO COM A CERTIDÃO DE NASCIMENTO    

 Professor, no dia anterior a realização da atividade solicite que os alunos tragam para sala uma cópia da certidão de nascimento. Fale da importância deste documento e explore as informações contidas nele. A partir da certidão deles, deverão elaborar a certidão do bebê. Analise os dados necessários e preencha com os alunos a partir do nome escolhido por eles. Considere o nascimento do bebê como sendo o dia que ele chegou à escola.

   

Fonte: http://www.arpensp.org.br/arquivos/nascimento.gif 

3ª Atividade: aproximadamente  60 minutos.   

CONHECENDO DIFERENTES OS GÊNEROS:   

Solicite que os alunos tragam folder de propaganda de farmácias e supermercados.  Peça que leiam o material que trouxeram e depois cada aluno deve escolher um produto e ler para turma. Em seguida solicite que:   

1)Dentre os folhetos de propaganda   selecionem os que têm produtos de higiene infantil e façam uma análise coletiva, para perceberem as características deste gênero.  

Registre na lousa:

  • O nome da empresa que faz a propaganda;
  • Se o folder está organizado por sessões (infantil, adulto, higiene...);
  • O objetivo do folheto;
  • O que está escrito no folder além dos preços e imagens;
  • Tipo de imagem que tem;
  • O que vem em tamanho maior a imagem ou os preços;
  • A validade do folheto.   

Veja alguns modelos de folhetos que podem ser utilizados:

http://2.bp.blogspot.com/_rOrHFWvA1vI/SlU8tGuKtuI/AAAAAAAAAOU/ZB9YCugx99Q/s320/Folheto+ARE+BABA+frente.jpg   consulta em 16/07/2010 

http://vermelha.org/blog/media/folhetos/1.jpg  consulta em 16/07/2010   

 Professor, apresente um folder de propaganda e o art. 42 do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) para que visualizem.  

A partir dos mesmos, proponha as seguintes atividades:     

1) Sobre o folder de propaganda não é correto  afirmar que :   

(   ) Tem imagens para chamar  a atenção;

(   ) Tem a função de divulgar produto;

(   ) É importante porque sabemos onde encontrar os produtos e seu valor;

(   ) Nos orienta para  não  comprarmos produtos de má qualidade.   

2) A Lei do ECA, tem a função de :  

(    ) Nos orientar quanto aos hábitos de higiene;

(    ) Divulgar que existem crianças e adolescentes mal cuidados;

(    ) Divulgar os direitos e deveres das crianças e adolescentes;

(    ) Divulgar o que o governo está fazendo pelas crianças.  

 3) Considerando que você tem a responsabilidade de criar um bebê, responda: Qual é a importância de conhecer estes dois textos?   

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

Quanto custa cuidar da higiene de um bebê?   

Professor, discuta com os alunos como é a rotina de um bebê. Como deve ser feita sua higiene, pois é perigoso ele contrair doenças éter assaduras. Combine com eles para escreverem para uma das mães convidando-a para vir falar e demonstrar como se faz a higiene infantil e se a criança (bebê) pode fazer o que quiser (não tomar banho e não escovar os dentes)

. Levante os nomes dos produtos para bebê e infantil, nos folhetos de propaganda, tais como: algodão, sabonete, lençinho umedecido, creme, fralda descartável, pomada para assadura, cotonete, talco, xampu, escova de dente, pasta de dente, escova de cabelo...

Escreva na lousa e peça para os alunos copiarem seguindo o roteiro abaixo:   

1) Liste os produtos que encontramos nos folhetos, respeitando a ordem alfabética.  

2) Relacione na frente de cada produto o menor preço encontrado. (Esta atividade tem que ser coletiva, pois os folhetos podem variar de preços).    

3) A partir da consulta na lista com nomes e preços elaborada coletivamente, calcule:   

  • Quanto gastaremos para comprarmos 3 sabonetes.
  • No pacote de fraldas tem 20 unidades, isto representa quantas dezenas?
  • Se a pomada para assadura custasse o dobro do preço que valor ela teria?
  • Gastamos 8 fraldas em um dia. Quantas restaram, no pacote?
  • Quantas fraldas  gastaremos em 3 dias se gastamos 8 por dia.
  • Recorte os produtos necessários à higiene do bebê, cole no caderno de Ciências e elabore um pequeno texto informativo, falando seu nome e importância na higiene do bebê.
  • Professor, adeque os cálculos matemáticos ao nível de sua turma, existem várias possibilidades.

Professor, enriqueça a aula fazendo a leitura oral com os alunos de textos relativos ao tema.

Sugestão: Troca de Fraldas:

Limpeza e Prevenção de Assaduras Professor, não economize com fraldas procure trocá-las o mais frequentemente possível, evitando o aparecimento das assaduras (Dermatite de fraldas).

Retire bem os resíduos de fezes, usando generosos chumaços de algodão embebidos em líquidos antissépticos, água morna e sabonete infantil. Caso esteja fora de casa, você pode usar os lenços umedecidos. Estes procedimentos devem ser adotados mesmo se o bebê não tiver evacuado, pois a decomposição da urina pode provocar assaduras. As meninas devem ser limpas da frente para trás, usando bolas de algodão ou tecido muito suave.

O ideal seria que o seu bebê ficasse peladinho um pouco, entre uma troca e outra. Aplique creme protetor contra assaduras nas trocas de fralda.

 Banho:

Separe todos os itens para o banho. O banho deve ser dado no horário mais quente do dia e a temperatura média da água é de 36,7 graus (existem termômetros que podem ser colocados dentro da banheira com água).

 Primeiro, faça a higiene dos genitais do bebê.

Tome cuidado para não entrar água nos ouvidos. Coloque a roupinha e limpe as narinas e os ouvidos com hastes flexíveis, tomando cuidado para não introduzí-las no nariz e no condutor auditivo.

Olhos

Se a criança acordar com secreção no canto dos olhos, limpe-os com uma gaze embebida em soro fisiológico.

Crostas

Resíduos de sabonete e transpiração excessiva são as causas mais comuns das crostinhas.

Elas tendem a se instalar na cabeça e atrás das orelhas. Passar óleo de amêndoas no local afetado minutos antes do banho, remover o excesso com um pente fino ou algodão e levar a criança ao banho é a conduta mais indicada.

Agasalhos e Contatos

Vista o bebê de acordo com a temperatura ambiente.

 Não o agasalhe muito nos dias quentes e nem o exponha muito nos dias frios. Evite contato com pessoas doentes, que fumem e locais sem ventilação.

http://www.pcg.com.br/guiameubebe/dicas/higienedobebe.htm 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, leia os textos dos alunos e analise a compreensão deles quanto a importância da higiene.

Observe se as produções de texto atendem a proposta de texto informativo. Como a aula parte também do vínculo afetivo com um “filho”, é importante estar atento à aceitação e interação da criança, pois é um dos elementos motivadores para o sucesso da aprendizagem.

Observe como os alunos se relacionam e cuidam do “bebê”. Verifique o desempenho dos alunos nas atividades de raciocínio lógico matemático e recrie atividades visando sanar as dificuldades a partir do que foi verificado.

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