Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O tempo e o calendário

 

20/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Conhecer calendários utilizados em diferentes culturas;
  •    Explorar a leitura gráfica;
  •   Usar a ordem numérica em atividades propostas;
  •   Realizar atividades sobre o calendário;
  •   Montar o calendário anual da turma.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado a importância dos números no cotidiano e que o aluno seja capaz de reconhecê-los.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

 1º MOMENTO: RODINHA  

Professor, o momento da rodinha de conversa, proporciona espaços para o diálogo, a troca de experiências, opiniões e sentimentos de todos da turma. Portanto, com os alunos assentados em roda, inicie o diálogo questionando:

  •          Que dia é hoje?
  •          Qual é o dia da semana?
  •          Em que mês estamos?
  •         Onde podemos buscar essas informações?

 Espera-se que os alunos digam que é no calendário. Apresente um calendário anual às crianças, veja uma sugestão:

http://www.crmvrn.org.br/crmv/index.php 

Em seguida, explique que vários calendários foram inventados por diversos povos e utilizados em diferentes épocas, pois o ser humano sempre procurou maneiras para registrar a passagem do tempo. No Brasil utilizamos o calendário cristão. Ele recebeu esse nome porque registra os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo. Além do calendário cristão, existem outros que também são utilizados por outros povos, como, por exemplo, o calendário muçulmano, chinês e judeu. Veja um exemplo:

 http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2007/12/calendrios-da-humanidade.html 

Professor você poderá realizar leituras prévias sobre esse assunto nos seguintes sítios:

http://www.superdicas.com.br/milenio/calendar.asp 

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1685u275.jhtm 

REALIZANDO ATIVIDADES  

Professor, organize a turma em “U” a fim de aproximar os pares.

Prepare o texto a seguir:

SEIS VEZES DOIS DÁ DOZE MESES

... Cada mês é um brinquedo

toda vez que você diz.

Vamos juntos decorar,

pois brincar eu sempre quis!

Se janeiro é quem começa,

muita coisa ele traz.

A seguir vem fevereiro,

e vem março logo atrás!

É abril que vem chegando,

maio vem logo a seguir.

Quando junho acabar,

o semestre vai partir!

Julho vem trazendo férias,

mas, se eu noto que acabou,

passo logo por agosto

e é setembro que chegou!

Outubro é o mês da criança,

e o ano está no fim.

Vem novembro, vem dezembro,

e o Natal está para mim!...

...Esses são todos os meses,

dão um ano inteirinho.

Se até doze eu contar,

uma dúzia dá certinho!...

Pedro Bandeira. Mais respeito, eu sou criança! São Paulo: Moderna,1994.

Solicite que cada criança faça a primeira leitura silenciosamente, logo após, peça para lerem em voz alta, você poderá pedir para as meninas lerem a primeira estrofe e os meninos a segunda ou alternar, cada criança poderá ler um verso, dentre outras opções. A partir desse texto, proponha algumas atividades. Sugerimos:

1)  Resolva os itens a seguir:

a) As palavras que aparecem em destaque no texto correspondem aos meses do ano. O mês de janeiro corresponde ao primeiro mês do ano. Escreva nos quadros o número e o nome dos meses seguintes na ordem em que eles ocorrem durante o ano.

1 - Janeiro

2 - Fevereiro

                                     3 -

b) Quantos meses têm o ano?

c) Copie a estrofe que tem o mês de seu aniversário.

d) Com muita atenção, coloque os meses do ano em ordem alfabética.

Professor, agora pergunte à turma:

  •          Em que mês vocês fazem aniversário?
  •          Será que na sala há algum colega que faz aniversário no mesmo mês? Vamos verificar.

 Distribua uma tabela para cada aluno para realizar a atividade. Veja abaixo:

Professor, você poderá registrar os meses do ano na lousa e pedir para cada aluno falar, em voz alta, qual o mês em que nasceu. Anote na lousa na frente de cada mês, os nomes dos aniversariantes. Concluído o levantamento calcule a quantidade de aniversariantes em cada mês, de acordo com o total de alunos e diga para observarem as anotações e registrarem na tabela que receberam.

 Em seguida, proponha um que cada aluno construa um gráfico. Sugerimos:

Agora, solicite que pintem os quadrinhos de acordo com o número de alunos que fazem aniversário em cada um dos meses. Logo após, peça para responderem as questões propostas:

a)      Quantos alunos fazem aniversário no mesmo mês em que você?

b)      Em qual mês há mais aniversariantes?

c)      Quantos? Escreva o numeral por extenso.

d)      Em qual mês há menos aniversariantes?

e)      Quantos? Escreva o numeral.

2ª Atividade:

Professor, disponibilize para cada criança uma folha com o calendário anual.

Peça para observarem a estrutura do calendário e retirarem as informações que se pede:

1)  Descubra, quantos dias tem os meses abaixo:

Janeiro:

Fevereiro:

Março:

Abril:

Maio:

Junho:

Julho:

Agosto:

Setembro:

Outubro:

Novembro:

Dezembro:  

2)            De acordo com as suas anotações acima, leia os recadinhos das crianças e responda:  

  

  •          Quais são os meses possíveis do aniversário de Isabella?  

  •          Quais são os meses possíveis do aniversário de Marcelo?
  •          Algum mês do ano tem menos de 30 dias? Qual?

Seguindo em frente...  

Professor, relembre com a turma que em um calendário, estão indicados os dias, as semanas e os meses do ano. Também podemos verificar que, em alguns calendários, os domingos e feriados são destacados com cor diferente.

Providencie uma folha para que os alunos preencham o calendário do mês em que estão. Veja:

Acervo da autora

Em seguida proponha que observem o calendário que construíram e passe na lousa ou entregue impressa a seguinte atividade:   

Observe com atenção o calendário que construíram e complete as frases:

a) A professora Luíza tem que entregar as notas do 1º trimestre no dia 14 de maio. Que dia da semana será? ____________

b) O primeiro dia deste mês caiu em que dia da semana? ______________

c)  Quantos dias têm esse mês? _____________

d) Em qual dia da semana caiu o último dia do mês? ___________

e)  Quais são os dias da semana? ____________________

f)   Qual o primeiro dia da semana? ___________________

g)  E o último? ______________________

Outra atividade interessante para trabalhar a interpretação dos dias da semana seria essa:

Professor, apresente às crianças o cardápio da merenda escolar da semana. Veja uma imagem do cardápio da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia do mês de maio, da semana do dia 17 ao 21.

   

Acervo da autora

Em seguida, registre na lousa e peça para os alunos responderem no caderno:

1)     De acordo com o cardápio acima, responda:

a)      De onde é esse cardápio?

b)      Qual dia da semana foi servido arroz à grega?

c)      O que foi servido no dia 18/05?

d)      Agora, dê sua opinião. Em que dia da semana foi servido o lanche que você mais gostou? Justifique sua resposta.

2)     Você agora irá montar um cardápio, que gostaria que fosse servido na escola. Atenção!!! Deverá ter o nome do dia da semana, o nome do prato e um desenho bem caprichado. Professor, providencie folhas para os alunos montarem seu cardápio.  

 

Acervo da autora

3ª Atividade:

  TRABALHANDO COM O CALENDÁRIO DE OUTRAS CULTURAS   

Os povos indígenas também têm uma maneira própria de marcar a passagem do tempo. Para alguns desses povos, a passagem do tempo está relacionada à agricultura e aos fenômenos naturais, como a chuva e o frio. Observe um calendário criado por alguns professores indígenas. Ele mostra como os povos que vivem no Parque Indígena do Xingu associam a passagem do tempo aos fenômenos naturais e às atividades agrícolas por eles desenvolvidas.                 

  

http://ursasentada.blogspot.com/2006/03/calendrio-natural-fonte-professores-do.html 

Professor, procure identificar, juntamente com os alunos, quais são os principais acontecimentos do ano que estão representados no calendário acima.   

  • Agora, de acordo com o calendário indígena, associe cada mês ao acontecimento correspondente.

MÊS                                ACONTECIMENTO  

Janeiro                             Mês de chuvas e época das cheias dos rios.  

Fevereiro                         Época de colher milho.  

Março                             Festa do Kuarup.

Abril                               Época de derrubada da mata para o plantio.  

Maio                               Época de pescaria.  

Junho                             Tempo de gaivota.   

Julho                              Chegada do verão.  

Agosto                            Tempo de abacaxi.  

Setembro                         Época de melancia.   

Outubro                           Mês em que as tartarugas botam ovos.  

Novembro                       Época em que amadurece o pequi.  

Dezembro                        Plantio de mandioca.   

Recursos Complementares
Avaliação

Por intermédio dos diferentes processos realizados, a avaliação será contínua. Professor, observe e faça registros individuais sobre as atividades. Esse processo mostrará os avanços e  dificuldades da turma com relação ao conteúdo trabalhado na aula.Verifique se os alunos conseguiram assimilar a importância do calendário para os povos, os meses do ano, a semana, os dias, enfim a composição do calendário, bem como o acesso a diferentes formas de culturas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dirlene Maria Rodrigues Nader, Escola M. Professora Dalila Ayres , Paraná - disse:
    naderlene@hotmail.com

    22/02/2015

    Cinco estrelas

    Muito boa , bem elaborada.


  • adenil, Escola Maria dos Anjos Salles Brasil , Bahia - disse:
    adenilamaral@hotmail.com

    24/09/2012

    Cinco estrelas

    achei essas atividades muitos interessantes e criativas que irão me auxiliar muito nas minhas aulas sobre o calendário nas minhas turmas de 4º ano. Muito abrigada pela maravilhosas dicas. bjos.Adenil


  • Mariane de Souza, Escola de Educação Basica Patricio Teixeira Brasil , Santa Catarina - disse:
    Maryhsjb@hotmail.com

    18/06/2012

    Cinco estrelas

    Boa Tarde.. estou trabalhando os meses com os meus alunos do 4 ano de uma escola estadual, e adorei essas atividades, muito completas e bem interessantes, parabéns a quem organizou, está demais!


  • Maria Joaquina |brito e Silva, COLEGIO ESTADUAL CORONEL JOAQUIM TAVEIRA , Goiás - disse:
    marijo_122@hotmail.com

    20/02/2012

    Cinco estrelas

    excelente sua aula.


  • Daniela Carlos Contro, APPARECIDA RAHAL PROFA , São Paulo - disse:
    danielacontro@hotmail.com

    02/02/2012

    Quatro estrelas

    Gostei do plano


  • rosemilda gimenez, Centro Educação Básica São José , Mato Grosso - disse:
    gimeneznilda@hotmail.com

    20/02/2011

    Cinco estrelas

    Ótima aula, muito bem planejada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.