20/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado a importância dos números no cotidiano e que o aluno seja capaz de reconhecê-los.
Professor, o momento da rodinha de conversa, proporciona espaços para o diálogo, a troca de experiências, opiniões e sentimentos de todos da turma. Portanto, com os alunos assentados em roda, inicie o diálogo questionando:
Espera-se que os alunos digam que é no calendário. Apresente um calendário anual às crianças, veja uma sugestão:
http://www.crmvrn.org.br/crmv/index.php
Em seguida, explique que vários calendários foram inventados por diversos povos e utilizados em diferentes épocas, pois o ser humano sempre procurou maneiras para registrar a passagem do tempo. No Brasil utilizamos o calendário cristão. Ele recebeu esse nome porque registra os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo. Além do calendário cristão, existem outros que também são utilizados por outros povos, como, por exemplo, o calendário muçulmano, chinês e judeu. Veja um exemplo:
http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2007/12/calendrios-da-humanidade.html
Professor você poderá realizar leituras prévias sobre esse assunto nos seguintes sítios:
http://www.superdicas.com.br/milenio/calendar.asp
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1685u275.jhtm
Professor, organize a turma em “U” a fim de aproximar os pares.
Prepare o texto a seguir:
SEIS VEZES DOIS DÁ DOZE MESES
... Cada mês é um brinquedo
toda vez que você diz.
Vamos juntos decorar,
pois brincar eu sempre quis!
Se janeiro é quem começa,
muita coisa ele traz.
A seguir vem fevereiro,
e vem março logo atrás!
É abril que vem chegando,
maio vem logo a seguir.
Quando junho acabar,
o semestre vai partir!
Julho vem trazendo férias,
mas, se eu noto que acabou,
passo logo por agosto
e é setembro que chegou!
Outubro é o mês da criança,
e o ano está no fim.
Vem novembro, vem dezembro,
e o Natal está para mim!...
...Esses são todos os meses,
dão um ano inteirinho.
Se até doze eu contar,
uma dúzia dá certinho!...
Pedro Bandeira. Mais respeito, eu sou criança! São Paulo: Moderna,1994.
Solicite que cada criança faça a primeira leitura silenciosamente, logo após, peça para lerem em voz alta, você poderá pedir para as meninas lerem a primeira estrofe e os meninos a segunda ou alternar, cada criança poderá ler um verso, dentre outras opções. A partir desse texto, proponha algumas atividades. Sugerimos:
1) Resolva os itens a seguir:
a) As palavras que aparecem em destaque no texto correspondem aos meses do ano. O mês de janeiro corresponde ao primeiro mês do ano. Escreva nos quadros o número e o nome dos meses seguintes na ordem em que eles ocorrem durante o ano.
1 - Janeiro |
|
2 - Fevereiro |
|
3 - |
|
|
|
|
|
|
|
b) Quantos meses têm o ano?
c) Copie a estrofe que tem o mês de seu aniversário.
d) Com muita atenção, coloque os meses do ano em ordem alfabética.
Professor, agora pergunte à turma:
Distribua uma tabela para cada aluno para realizar a atividade. Veja abaixo:
Professor, você poderá registrar os meses do ano na lousa e pedir para cada aluno falar, em voz alta, qual o mês em que nasceu. Anote na lousa na frente de cada mês, os nomes dos aniversariantes. Concluído o levantamento calcule a quantidade de aniversariantes em cada mês, de acordo com o total de alunos e diga para observarem as anotações e registrarem na tabela que receberam.
Em seguida, proponha um que cada aluno construa um gráfico. Sugerimos:
Agora, solicite que pintem os quadrinhos de acordo com o número de alunos que fazem aniversário em cada um dos meses. Logo após, peça para responderem as questões propostas:
a) Quantos alunos fazem aniversário no mesmo mês em que você?
b) Em qual mês há mais aniversariantes?
c) Quantos? Escreva o numeral por extenso.
d) Em qual mês há menos aniversariantes?
e) Quantos? Escreva o numeral.
Professor, disponibilize para cada criança uma folha com o calendário anual.
Peça para observarem a estrutura do calendário e retirarem as informações que se pede:
1) Descubra, quantos dias tem os meses abaixo:
Janeiro:
Fevereiro:
Março:
Abril:
Maio:
Junho:
Julho:
Agosto:
Setembro:
Outubro:
Novembro:
Dezembro:
2) De acordo com as suas anotações acima, leia os recadinhos das crianças e responda:
Professor, relembre com a turma que em um calendário, estão indicados os dias, as semanas e os meses do ano. Também podemos verificar que, em alguns calendários, os domingos e feriados são destacados com cor diferente.
Providencie uma folha para que os alunos preencham o calendário do mês em que estão. Veja:
Acervo da autora
Em seguida proponha que observem o calendário que construíram e passe na lousa ou entregue impressa a seguinte atividade:
Observe com atenção o calendário que construíram e complete as frases:
a) A professora Luíza tem que entregar as notas do 1º trimestre no dia 14 de maio. Que dia da semana será? ____________
b) O primeiro dia deste mês caiu em que dia da semana? ______________
c) Quantos dias têm esse mês? _____________
d) Em qual dia da semana caiu o último dia do mês? ___________
e) Quais são os dias da semana? ____________________
f) Qual o primeiro dia da semana? ___________________
g) E o último? ______________________
Outra atividade interessante para trabalhar a interpretação dos dias da semana seria essa:
Professor, apresente às crianças o cardápio da merenda escolar da semana. Veja uma imagem do cardápio da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia do mês de maio, da semana do dia 17 ao 21.
Acervo da autora
Em seguida, registre na lousa e peça para os alunos responderem no caderno:
1) De acordo com o cardápio acima, responda:
a) De onde é esse cardápio?
b) Qual dia da semana foi servido arroz à grega?
c) O que foi servido no dia 18/05?
d) Agora, dê sua opinião. Em que dia da semana foi servido o lanche que você mais gostou? Justifique sua resposta.
2) Você agora irá montar um cardápio, que gostaria que fosse servido na escola. Atenção!!! Deverá ter o nome do dia da semana, o nome do prato e um desenho bem caprichado. Professor, providencie folhas para os alunos montarem seu cardápio.
Acervo da autora
TRABALHANDO COM O CALENDÁRIO DE OUTRAS CULTURAS
Os povos indígenas também têm uma maneira própria de marcar a passagem do tempo. Para alguns desses povos, a passagem do tempo está relacionada à agricultura e aos fenômenos naturais, como a chuva e o frio. Observe um calendário criado por alguns professores indígenas. Ele mostra como os povos que vivem no Parque Indígena do Xingu associam a passagem do tempo aos fenômenos naturais e às atividades agrícolas por eles desenvolvidas.
http://ursasentada.blogspot.com/2006/03/calendrio-natural-fonte-professores-do.html
Professor, procure identificar, juntamente com os alunos, quais são os principais acontecimentos do ano que estão representados no calendário acima.
MÊS ACONTECIMENTO
Janeiro Mês de chuvas e época das cheias dos rios.
Fevereiro Época de colher milho.
Março Festa do Kuarup.
Abril Época de derrubada da mata para o plantio.
Maio Época de pescaria.
Junho Tempo de gaivota.
Julho Chegada do verão.
Agosto Tempo de abacaxi.
Setembro Época de melancia.
Outubro Mês em que as tartarugas botam ovos.
Novembro Época em que amadurece o pequi.
Dezembro Plantio de mandioca.
Por intermédio dos diferentes processos realizados, a avaliação será contínua. Professor, observe e faça registros individuais sobre as atividades. Esse processo mostrará os avanços e dificuldades da turma com relação ao conteúdo trabalhado na aula.Verifique se os alunos conseguiram assimilar a importância do calendário para os povos, os meses do ano, a semana, os dias, enfim a composição do calendário, bem como o acesso a diferentes formas de culturas.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2015
Cinco estrelasMuito boa , bem elaborada.
24/09/2012
Cinco estrelasachei essas atividades muitos interessantes e criativas que irão me auxiliar muito nas minhas aulas sobre o calendário nas minhas turmas de 4º ano. Muito abrigada pela maravilhosas dicas. bjos.Adenil
18/06/2012
Cinco estrelasBoa Tarde.. estou trabalhando os meses com os meus alunos do 4 ano de uma escola estadual, e adorei essas atividades, muito completas e bem interessantes, parabéns a quem organizou, está demais!
20/02/2012
Cinco estrelasexcelente sua aula.
02/02/2012
Quatro estrelasGostei do plano
20/02/2011
Cinco estrelasÓtima aula, muito bem planejada.