13/10/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Pesquisar diferentes estampas na mídia, virtualmente e em livros de arte;
§ Criar estampas variadas a partir de obras contemporâneas da artista Mônica Nador;
§ Construir um painel coletivo com estampas variadas usando o princípio da repetição de elementos signicos.
· Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
· Noções Básicas de Desenho.
Aula 1
Ø Colecione estampas variadas em retalhos de tecido, revistas e papéis e leve para a sala de aula;
Ø Mostre aos alunos a multiplicidade de desenhos que formam as estampas apresentadas;
Ø Disponibilize revistas velhas e peça uma coletânea de imagens com estampas;
Ø Sugira o recorte das imagens encontradas e a construção coletiva de um painel em estamparia formando uma composição – como uma colcha de retalhos.
Aula 2
Ø Retome o painel construído na aula anterior, sugerindo uma pesquisa virtual no Laboratório de Informática sobre artistas contemporâneos que trabalham com estampa. Sugestão: Mônica Panizza Nador (Ribeirão Preto SP 1955). Pintora, desenhista, gravadora.
Ø Indique os sites para pesquisa:
*Artista Mônica Nador leva cores a Bairro de Santo André:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u493861.shtml
Ø Mais sobre a artista, consulte:
* http://pinacotecadovale.blogspot.com/2006/02/monica-nador.html
*Livro: Ensinar e aprender arte contemporânea – material de apoio ao professor de arte Volume II – A arte contemporânea e os temas transversais da atualidade – Centro de Cultura Judaica – Casa da Cultura de Israel, São Paulo: 2006, p. 31 a 36.
Aula 3
Ø Apresente aos alunos algumas propostas em estampa da artista Mônica Nador para apreciação estética:
Mônica Nador, Para ver, 1988
Muro pintado por moradores do Jardim Santo André no projeto coordenado por Monica Nador
http://forademoda.net/blog/?tag=fundo-viva-o-amanha
Projeto Rio Loco, Paris, 2005
Mônica Nador e a Arte Pública
http://www.pparalelo.art.br/docs/2008/07/monica-nador/
Ø Observe a repetição de elementos signicos nas obras da artista e chame a atenção do grupo neste sentido;
Ø Fale sobre ARTE PÙBLICA: Sugestão:
[...] arte pública como intervenção comunitária, tem sido uma das práticas artísticas mais dinâmicas e que revolucionou por completo o modo como a arte passou a interagir e envolver as comunidades. Nestes projetos de colaboração, os artistas refletem muitas vezes sobre os problemas que afetam as cidades pósmodernas, procurando, através da arte, impulsionar a transformação política e social. http://bond.com.pt/livraria/pdf/artepublica/introducao.pdf
Ø Indique sites sobre ESTAMPA para pesquisa em casa:
* http://pt.wikilingue.com/es/Centro_Internacional_da_Estampa_Contempor%C3%A2nea
*Conheça as estampas de Willian Morris http://msn.lilianpacce.com.br/fashionteca/william-morris-estampas/
*Sobre 1ª Bienal da Estampa Contemporânea Mexicana
http://guia1.folha.com.br/guia/exposicoes/galerias/778803/1_bienal_de_estampa_contemporanea_mexicana
Aula 4
Ø Entregue aos alunos, papel canson, lápis de cor e canetão hidrográfico e solicite que criem diferentes estampas à luz das imagens de obras apreciadas da Mônica Nador;
Ø Socialize as produções poéticas dos alunos, expondo-as, de modo que todos tenham acesso à apreciação.
Aula 5
Ø Eleja com o grupo os trabalhos mais significativos em estampa e oriente seus alunos para a criação de dois painéis coletivos em pintura;
Ø Divida a turma em dois grandes grupos, solicite a recriação/reconstrução do projeto gráfico e deixe que ampliem as imagens selecionadas compondo uma nova imagem a partir dos desenhso eleitos.
Projeto para painel coletivo em pintura
Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Projeto para painel coletivo em pintura
Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aulas 6, 7 e 8
Ø Disponibilize papel craft, tinta guache misturada com cola plástica branca e trinchas para a realização do painel em pintura;
Ø Organize a turma de modo que todos contribuam e participem da proposta;
Ø Elabore com a turma algumas etiquetas identificatórias da proposta, conceituando a temática abordada. Sugestão:
* Arte Pública é uma prática artística...
* Pintura muralista é um estilo...
Ø Exponha o trabalho plástico e os conceitos(etiquetas) para apreciação da comunidade escolar.
Painel coletivo em pintura muralista – guache e cola sobre papel craft
Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Painel coletivo em pintura muralista – guache sobre papel craft
Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)
PINTURA MURALISTA – Estilo de pintura que teve início em torno de 1922 no México e que ganha uma unidade fundamental ao renegar a pintura de cavalete, de consumo individual, ao propor-se como uma arte monumental e heroica, uma arte para todos, uma arte pública.(Soraia Lelis)
É importante observar e acompanhar o envolvimento dos alunos nas propostas individual e coletiva de pintura, propondo a troca de experiências e a autoavaliação como instrumentos de avaliação da prática artística, verificando a aplicação e apreensão dos conteúdos pesquisados no processo criativo (Arte Pública, Arte Contemporânea, Estampa, Pintura Muralista).
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/10/2015
Cinco estrelasBem dinâmico e diversificado.
21/12/2013
Quatro estrelasParabéns! Muito interessante o trabalho proposto!
30/07/2012
Cinco estrelasParabéns!!!
27/09/2011
Cinco estrelasDEMAIS! PARABÉNS!
05/12/2010
Cinco estrelasamei, amei de verdade era tudo que estva faltando para que possa desenvolver mais o meu trabalho.