Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A PRESENÇA DA ESTAMPA NA ARTE CONTEMPORÂNEA

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Pesquisar diferentes estampas na mídia, virtualmente e em livros de arte;

 §  Criar estampas variadas a partir de obras contemporâneas da artista Mônica Nador;

§  Construir um painel coletivo com estampas variadas usando o princípio da repetição de elementos signicos.

Duração das atividades
• Oito aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;

·         Noções Básicas de Desenho.  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Colecione estampas variadas em retalhos de tecido, revistas e papéis e leve para a sala de aula;

Ø  Mostre aos alunos a multiplicidade de desenhos que formam as estampas apresentadas;

Ø  Disponibilize revistas velhas e peça uma coletânea de imagens com estampas;

Ø  Sugira o recorte das imagens encontradas e a construção coletiva de um painel em estamparia formando uma composição – como uma colcha de retalhos.       

Aula 2

Ø  Retome o painel construído na aula anterior, sugerindo uma pesquisa virtual no Laboratório de Informática sobre artistas contemporâneos que trabalham com estampa. Sugestão: Mônica Panizza Nador (Ribeirão Preto SP 1955). Pintora, desenhista, gravadora.

 Ø  Indique os sites para pesquisa:

* http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2835  

*Artista Mônica Nador leva cores a Bairro de Santo André:      

 http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u493861.shtml       

 Ø  Mais sobre a artista, consulte:

* http://pinacotecadovale.blogspot.com/2006/02/monica-nador.html    

*Livro: Ensinar e aprender arte contemporânea – material de apoio ao professor de arte Volume II – A arte contemporânea e os temas transversais da atualidade – Centro de Cultura Judaica – Casa da Cultura de Israel, São Paulo: 2006, p. 31 a 36.     

Aula 3

Ø  Apresente aos alunos algumas propostas em estampa da artista Mônica Nador para apreciação estética:

Mônica Nador, Para ver, 1988

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2835   

Muro pintado por moradores do Jardim Santo André no projeto coordenado por Monica Nador

 http://forademoda.net/blog/?tag=fundo-viva-o-amanha 

Projeto Rio Loco, Paris, 2005  

Mônica Nador e a Arte Pública

http://www.pparalelo.art.br/docs/2008/07/monica-nador/       

Ø Observe a repetição de elementos signicos nas obras da artista e chame a atenção do grupo neste sentido; 

Ø Fale sobre ARTE PÙBLICA: Sugestão:

[...] arte pública como intervenção comunitária,  tem sido uma das práticas artísticas mais dinâmicas e que revolucionou por completo o modo como a arte passou a interagir e envolver as comunidades. Nestes projetos de colaboração, os artistas refletem muitas vezes sobre os problemas que afetam as cidades pósmodernas, procurando, através da arte, impulsionar a transformação política e social.      http://bond.com.pt/livraria/pdf/artepublica/introducao.pdf  

Ø Indique sites sobre ESTAMPA para pesquisa em casa:  

   * http://pt.wikilingue.com/es/Centro_Internacional_da_Estampa_Contempor%C3%A2nea    

   *Conheça as estampas de Willian Morris http://msn.lilianpacce.com.br/fashionteca/william-morris-estampas/    

   *Sobre 1ª Bienal da Estampa Contemporânea Mexicana

     http://guia1.folha.com.br/guia/exposicoes/galerias/778803/1_bienal_de_estampa_contemporanea_mexicana   

 Aula 4

Ø  Entregue aos alunos, papel canson, lápis de cor e canetão hidrográfico e solicite que criem diferentes estampas à luz das imagens de obras apreciadas da Mônica Nador;

Ø  Socialize as produções poéticas dos alunos, expondo-as, de modo  que todos tenham acesso à apreciação.  

 Aula 5

Ø  Eleja com o grupo os trabalhos mais significativos em estampa e oriente seus alunos para a criação de dois painéis coletivos em pintura;

Ø  Divida a turma em dois grandes grupos, solicite a recriação/reconstrução do projeto gráfico e deixe que ampliem as imagens selecionadas compondo uma nova imagem a partir dos desenhso eleitos.

 

Projeto para painel coletivo em pintura                         

Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009                        

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Projeto para painel coletivo em pintura                          

Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009                          

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

 Aulas  6,  7 e 8

Ø  Disponibilize papel craft, tinta guache misturada com cola plástica branca e trinchas para a realização do painel em pintura;

Ø  Organize a turma de modo que todos contribuam e participem da proposta;

Ø Elabore com a turma algumas etiquetas identificatórias da proposta, conceituando a temática abordada. Sugestão:

   * Arte Pública é uma prática artística...

   * Pintura muralista é um estilo...

Ø  Exponha o trabalho plástico e os conceitos(etiquetas) para apreciação da comunidade escolar.  

Painel coletivo em pintura muralista – guache e cola sobre papel craft

Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

 

Painel coletivo em pintura muralista – guache sobre papel craft

Alunos do 6º Ano ESEBA-UFU, 2009

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Recursos Complementares

GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)

PINTURA MURALISTA – Estilo de pintura que teve início em torno de 1922 no México e que ganha uma unidade fundamental ao renegar a pintura de cavalete, de consumo individual, ao propor-se como uma arte monumental e heroica, uma arte para todos, uma arte pública.(Soraia Lelis)

Avaliação

É importante observar e acompanhar o  envolvimento dos alunos nas propostas individual e coletiva de pintura, propondo a troca de experiências e a autoavaliação como instrumentos de avaliação da prática artística, verificando a aplicação e apreensão dos conteúdos pesquisados no processo criativo (Arte Pública, Arte Contemporânea, Estampa, Pintura Muralista).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.