30/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Os alunos precisarão ter conhecimento sobre o gerúndio (ING) dos verbos em inglês, bem como conhecer algum vocabulário sobre profissões.
Professor,
Nessa aula iremos levantar questionamentos e propor discussões relacionadas à escolha de uma carreira profissional. Os alunos serão incentivados a expressarem suas preferências e a fazerem escolhas de maneira que reflitam sobre suas habilidades e expectativas para seu futuro profissional.
Comece a aula perguntando aos alunos se eles já sabem qual carreira pretendem seguir ou quais profissões lhes agradam. Divida a turma em grupos menores para que todos possam se expressar e encoraje-os a compartilharem suas intenções entre si.
Durante a discussão, aproveite para escrever no quadro as áreas de conhecimento, desta forma:
Humanities |
Biological Science |
Exact Science |
Após alguns minutos de discussão, peça a voluntários que digam as profissões citadas pelo seu grupo, encoraje-os a dizerem em inglês ou ajude-os a traduzir. Com a ajuda dos alunos você deverá classificar cada profissão citada conforme as áreas de conhecimento dispostas no quadro, escrevendo-a na coluna correspondente.
Sugestão de profissões:
Doctor
Engineer
Architect
Teacher
Mechanic
Manager
Psychologist
Cook
Accountant
Pharmacist
Journalist
Veterinarian
Soccer player
Artist
Em seguida desenhe três carinhas no quadro: uma feliz, uma triste e uma indiferente. Esse desenho será usado para ajudar os alunos a entenderem expressões de preferência.
Escreva as expressões a seguir no quadro e com a ajuda dos alunos relacione-as às carinhas que você desenhou. O significado de cada frase, entre parênteses, não deverá ser escrito no quadro.
Preferences and opinions
I’m keen on being (Eu tenho interesse em ser)..............
I don’t mind being (Eu não me importo em ser).............
I’m afraid I don’t like being (Eu acho que eu não gosto de ser)……….
I prefer being (Eu prefiro ser)……….
I’d rather be (Eu preferiria ser)……….
I’m very fond of being (Eu adoraria ser)………….
Resposta:
Carinha feliz = I’m keen on......
I’m very fond of........
Carinha triste = I’m afraid I don’t like .........
I can’t stand........
I’d rather.....
I prefer……
Carinha indiferente = I don’t mind.......
Após relacionarem cada frase a uma carinha, peça aos alunos que façam frases usando essas expressões de preferência e uma profissão das que foram listadas anteriormente de acordo com a sua opinião.
Exemplo:
I’m keen on being a doctor.
I’m afraid I don’t like being a lawyer.
Em seguida, instrua-os a compararem suas frases e a encontrarem alguém que tem preferências semelhantes. Por fim peça a voluntários que leiam suas frases para a turma.
Comece retomando o assunto da aula anterior, mas dessa vez focando nas expressões de preferência. Com a ajuda dos alunos relembre essas estruturas no quadro:
I’d rather.....
I prefer……
Pergunte a alguns alunos sobre sua preferência com relação a profissão de forma que eles tenham que usar uma das frases no quadro e a estrutura que as segue.
Exemplo:
teacher: What would you rather be, a doctor or a teacher? ou What do you prefer being, a doctor or a teacher?
student: I'd rather be a teacher. I prefer being a teacher
Agora questione os alunos sobre as estruturas que seguem tais expressões. Pergunte-os qual é seguida de gerúndio e qual é seguida de infinitivo
Sublinhe nas frases no quadro as seguintes estruturas em negrito para enfatizar o uso do gerúndio:
I prefer being
Agora pergunte-os qual não é seguida por gerúndio, mas por infinitivo e então sublinhe a estrutura em negrito como a seguir:
I’d rather be
O importante aqui é que os alunos percebam quando usarão o gerúndio ou infinitivo como objeto.
Para praticar o uso do gerúndio ou infinitivo como objeto peça aos alunos que visitem o site abaixo e façam a atividade de múltipla escolha.
http://www.pacificgateway.net.au/call/InterActivites/InterM2U8would.htm - acesso em 28/11/10
Como uma forma de os alunos refletirem sobre seu possível futuro profissional, oriente-os a visitarem o link abaixo e a fazerem um teste vocacional que indicará as áreas de atuação mais condizentes às preferências que eles tenham. Existem três opções de teste e eles poderão escolher um.
http://resumododia.com/teste-vocacional-online-gratis.html - acesso em 28/11/10
Após os alunos terem feito o teste vocacional você deverá propor um discussão sobre os resultados do teste. Peça aos alunos que anotem as sugestões do teste e em seguida se agrupem de acordo com a área que os foi sugerida.
Exemplo:
Os alunos que obtiveram ARTES como resultado do teste deverão se agrupar e discutir se têm interesse pelas profissões sugeridas.
Texto que segue o resultado ARTES:
A criatividade e a preocupação com a estética caracterizam os profissionais de Artes. São pessoas que apreciam o visual e valorizam a harmonia das formas e das cores. Outras profissões ligadas a essa área são as de Comunicação. Muitas vezes, esses profissionais trabalham em conjunto, em redação de jornais, agências e outros ambientes. Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Dança, Decoração, Fotografia, Moda, Música. |
Oriente-os a expressarem suas preferências usando a estrutura trabalhada nas aulas anteriores:
I’d rather be a .....
I prefer being a ……
Ao final peça aos alunos que têm preferências semelhantes que pesquisem sobre a profissão que os atrai e façam um cartaz ilustrando-a.
Com a ajuda dos alunos monte um mural de profissões em um lugar que tenha visibilidade na escola.
Para mais explicação sobre WOULD RATHER/PREFER, acesse:
http://www.eslmonster.com/article/prefer-and-would-rather
Para outra opção de teste vocacional, acesse:
http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp
(ambos acessados em 28/11/10)
Avalie a produção dos cartazes na última atividade. Considere o engajamento e envolvimento dos alunos na confecção do mural.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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04/01/2011
Quatro estrelasGostei muito de sua aula. Parabéns.