Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o Jogo da Bola de Gude - vamos brincar como antigamente?

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso.

Integrar os conteúdos trabalhados com a Matemática, desenvolver noções de adição e subtração.

Desenvolver atividades que estimulem a coordenação óculo manual.

Trabalhar com diferentes colegas do grupo.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer as noções básicas de adição e subtração.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) nesses dias de mundo virtual, jogos em 3D, mas a muito pouco tempo atrás as crianças se divertiam com outras formas de brincar, para que nossos alunos possam aprender um pouco das atividades com que se divertiam as crianças de antigamente cabe a nós professores apresentar a eles esses jogos.

Considerando-se que o mês de agosto marca o Dia do Folclore vamos entender esse conjunto de aulas como sendo uma oportunidade para lembrarmos as brincadeiras infantis da era pré computadores e realidade virtual. Nessa aula vamos trabalhar com Bolas de Gudes, as bolinhas de vidro de diversas cores e tamanhos nos permitirão desenvolver diversas atividades em conjunto com os jogos matemáticos de classificação, ordenamento e conjunto.

1ª Atividade

O (A) Professor(a) conversará com os alunos e apresentará as bolinhas de gude, para essa atividade é importante que as bolinhas de gude apresentadas sejam as mais variadas possíveis como as apresentadas nas ilustrações abaixo. A seguir o(a) professor(a) entregará uma bolinha a cada aluno, a fim de permitir que eles as experimente e pedirá para que os alunos a descrevam e falem sobre as possibilidades de sua utilização daquele material. Após essa sondagem o(a) professor(a) explicará que aquelas bolinhas de gude são um antigo brinquedo e que podem ser usadas em variados jogos, tais como: mata mata – quando um jogador tenta acertar a bolinha do outro, ou como se diz na linguagem das bolinhas “tecar”. Jogo de Triangulo e o Jogo de Búlica que serão trabalhados nessa aula. a.

Após a apresentação das bolinhas de gude o (a) professor(a) separará a turma em grupos de cinco alunos e pedirá para que eles comparem cada uma das bolas que lhes foram entregues classificando-as quanto a cor, tamanho, e tipo.

O (A) Professor(a) após o término dessa atividade indicará o manejo da bolinha de gude necessário para que se possa jogar as bolinhas de gude. Abaixo apresentamos algumas ilustrações da pegada que deve ser utilizada pelos alunos.

Figuras 4 e 5

Atividade 2

Ainda divididos nos grupos cada aluno receberá mais quatro bolinhas e participarão da segunda atividade um jogo de triangulo, cada grupo jogará entre si. Após a distribuição das bolinhas o professor pedirá para que cada aluno conte com quantas bolinhas ficou, o total será de 5 bolas de gude por aluno.

Essa atividade será feita em conjunto com algumas noções de Matemática, a primeira delas será a adição uma vez que para participar do jogo cada aluno deverá colocar 2 bolinhas no triangulo, sendo assim o triangulo terá um total de 10 bolinhas. Ao iniciar a atividade os alunos jogarão suas bolinhas a partir do triangulo até uma linha demarcada a aproximadamente 3 metros de distancia o aluno que ficar mais próximo da linha será aquele que iniciará o jogo e assim sucessivamente. O objetivo do jogo será acertar as bolinhas que estão dentro do triangulo de modo a tirá-las de lá. O aluno que conseguir tirar uma bolinha de dentro do triangulo guardará essa bolinha com ele ao final do jogo, quando todas as bolas forem retiradas do triangulo os alunos conferirão com quantas bolas estão. Nesse momento o(a) professor(a) trabalhará as noções de adição e subtração e assim saberão se aumentaram ou diminuíram a quantidade com que iniciaram o jogo.

Figura 6

Atividade 3   

Essa terceira atividade será com um novo jogo que na região do Rio de Janeiro é denominado búlica que consiste em delimitarmos três casas as quais cada aluno deverá percorrer antes de passar a próxima fase que será a de mata mata. Para percorrer as casas o aluno deverá entrar com sua bolinha em cada uma delas, seguindo a ordem pré estabelecida, a bolinha será lançada em direção a casa e deverá permanecer dentro da búlica (buraco) para poder ser lançada em direção a próxima búlica, até que complete as três búlicas e aquele jogador possa passar a visar às bolinhas de gude de seus adversários.

Figura 7

DICA

Nessa atividade será muito trabalhada a coordenação óculo manual de modo a ser necessário dosar a força e a intensidade de cada jogada sob risco de não conseguir entrar nas búlicas (casas) e isso é fundamental, pois se não entrar seguindo a ordem o aluno não poderão passar a participar do mata mata.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos ao longo da aula serão avaliados quanto ao interesse e participação nas atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.