11/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Conceito de dança e de globalização.
Atividade 1:
O professor deverá iniciar a aula abrindo uma discussão com os alunos de como a dança é enxergada nos dias atuais questionando quais eles conhecem, se praticam, quais eles acham interessantes e porquê. Estas respostas devem ser registradas em uma folha de cartolina. Além disso, o professor também questionará como os alunos conheceram estas formas de dança, que devem ser também registradas na mesma folha de cartolina.
Atividade 2:
Reunir os alunos em uma sala com recurso multimídia e exibir os vídeos abaixo:
http://philspector.files.wordpress.com/2010/01/james-brown-jump.jpg
http://www.youtube.com./watch?v=SzlpTRNIAvc
http://www.youtube.com./watch?v=kffacxfA7G4
Acessos dia 19 de agosto de 2010.
Ao término das exibições, os alunos irão se dividir em 2 grupos onde cada grupo fará uma discussão sobre um dos artistas apresentados. O professor distribuirá uma folha de papel com as perguntas abaixo:
As respostas destas perguntas serão apresentadas para o grupo. Ao término das apresentações, o professor deverá apresentar os artistas e os ritmos musicais que eles representam (na ordem dos vídeos: James Brown: funk e Justin Bieber;: R&B) e questionar aos alunos: será que estas manifestações e os seus movimentos corporais sempre foram assim? Dentro dos mesmos grupos, os alunos deverão realizar duas pesquisas: a primeira sobre a trajetória dos artistas apresentados e outra sobre dois gêneros de dança: o funk e o R&B.
Sites de sugestão e referência para o professor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk
http://www.brasilescola.com/artes/funk.htm
http://www.youtube.com/watch?v=2LdlmpNKSPc
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rhythm_and_blues
http://pt.wikipedia.org/wiki/Justin_Bieber
http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Brown
Acessos dia 19 de agosto de 2010.
Atividade 3:
O professor deverá organizar uma apresentação dos resultados das pesquisas em forma de cartaz, contendo os seguintes dados:
As apresentações deverão ser feitas para a turma toda, relatando os resultados das pesquisas que deram origem ao cartaz. O professor poderá levantar algumas perguntas para orientar a apresentação.
Os cartazes poderão ser feitos com imagens, fotos, desenhos e textos onde serão abordados os itens acima, citando a fonte onde foram extraídas.
Atividade 4:
Durante a apresentação dos cartazes à turma, o professor lançará algumas perguntas: foi possível encontrar movimentos característicos de todas as manifestações apresentadas? Há similaridade entre elas? O objetivo destas perguntas é realizar conexões entre as manifestações com interesses econômicos e políticos, como a criação do gênero R&B nos Estados Unidos da América e a forma com que o funk foi criado (como forma de protesto nos EUA) e como ele é visto hoje, principalmente no Brasil.
http://educacaofisica.org/joomla/index.php?Itemid=2&id=154&option=com_content&task=view
Acesso dia 19 de agosto de 2010.
A avaliação desta aula será feita no processo de apresentação dos cartazes montados durante toda a aula e nas discussões e debates, onde o professor deverá registrar as informações mais pertinentes ao tema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!