Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A dança nos tempos atuais

 

11/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre o fenômeno “dança” nos tempos atuais e a influência dos meios de comunicação.
  • Discutir sobre a globalização e as suas conseqüências para a dança.
Duração das atividades
4 aulas (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de dança e de globalização.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O professor deverá iniciar a aula abrindo uma discussão com os alunos de como a dança é enxergada nos dias atuais questionando quais eles conhecem, se praticam, quais eles acham interessantes e porquê. Estas respostas devem ser registradas em uma folha de cartolina. Além disso, o professor também questionará como os alunos conheceram estas formas de dança, que devem ser também registradas na mesma folha de cartolina.

Atividade 2:

Reunir os alunos em uma sala com recurso multimídia e exibir os vídeos abaixo:

 

http://philspector.files.wordpress.com/2010/01/james-brown-jump.jpg

http://www.youtube.com./watch?v=SzlpTRNIAvc    

http://m641.photobucket.com/image/justin%20bieber/JustinBieberFan4Ever/JustinBieber11.jpg.html?src=www 

http://www.youtube.com./watch?v=kffacxfA7G4     

Acessos dia 19 de agosto de 2010.

Ao término das exibições, os alunos irão se dividir em 2 grupos onde cada grupo fará uma discussão sobre um dos artistas apresentados. O professor distribuirá uma folha de papel com as perguntas abaixo:

  1. Quem é o cantor(a)?
  2. Qual o ritmo musical que eles cantam?
  3. Como são os movimentos das coreografias apresentadas? (movimentos variados, reptidos, etc.).

As respostas destas perguntas serão apresentadas para o grupo. Ao término das apresentações, o professor deverá apresentar os artistas e os ritmos musicais que eles representam (na ordem dos vídeos: James Brown: funk e Justin Bieber;: R&B) e questionar aos alunos: será que estas manifestações e os seus movimentos corporais sempre foram assim? Dentro dos mesmos grupos, os alunos deverão realizar duas pesquisas: a primeira sobre a trajetória dos artistas apresentados e outra sobre dois gêneros de dança: o funk e o R&B. 

Sites de sugestão e referência para o professor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk

http://www.brasilescola.com/artes/funk.htm

http://www.youtube.com/watch?v=2LdlmpNKSPc    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rhythm_and_blues

http://pt.wikipedia.org/wiki/Justin_Bieber

http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Brown 

Acessos dia 19 de agosto de 2010.

Atividade 3:

O professor deverá organizar uma apresentação dos resultados das pesquisas em forma de cartaz, contendo os seguintes dados:

  • histórico da sua criação;
  • fatores políticos e sociais da criação desta linguagem de dança;
  • as formas de dançar este ritmo (passos característicos).

As apresentações deverão ser feitas para a turma toda, relatando os resultados das pesquisas que deram origem ao cartaz. O professor poderá levantar algumas perguntas para orientar a apresentação.

Os cartazes poderão ser feitos com imagens, fotos, desenhos e textos onde serão abordados os itens acima, citando a fonte onde foram extraídas.

Atividade 4:

Durante a apresentação dos cartazes à turma, o professor lançará algumas perguntas: foi possível encontrar movimentos característicos de todas as manifestações apresentadas? Há similaridade entre elas? O objetivo destas perguntas é realizar conexões entre as manifestações com interesses econômicos e políticos, como a criação do gênero R&B nos Estados Unidos da América e a forma com que o funk foi criado (como forma de protesto nos EUA) e como ele é visto hoje, principalmente no Brasil.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula será feita no processo de apresentação dos cartazes montados durante toda a aula e nas discussões e debates, onde o professor deverá registrar as informações mais pertinentes ao tema.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.