Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cadeia alimentar... O que isto significa?

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar o conceito de cadeia alimentar e a seu significado

Discutir a relação de interdependência entre os seres vivos.

Destacar que desta forma se mantém o equilíbrio no ecossistema. 

Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Princípios de uma alimentação saudável.

Ecossistema

 Disney DVD: O Rei Leão (Edição Especial, DVD duplo/2003)

 Fotossíntese

Estratégias e recursos da aula

Antes de começar a conversar sobre o assunto, as crianças precisarão assistir o DVD: "O Rei Leão", da Disney.

Após esse momento, que tal pedir-lhes para fazer uma ilustração sobre o filme? Distribua folhas de papel ofício com essa finalidade.

Uma vez que estaremos tratando de um assunto específico, por que não direcionar essa ilustração?

Peça-lhes que, ao ilustrar o filme, valorizem os aspectos relacionados à alimentação:

1) O que os leões comem?

2) O que os javalis e os suricatos comem?

3) Todos os animais se alimentam da mesma maneira?

4) O que os seres humanos comem?

Após a ilustração, organize um livro com as crianças, que pode ser intitulado: “O Rei Leão: observando os hábitos alimentares dos animais”. Você pode confeccionar a capa com uma folha de cartolina colorida e pode pedir a ajuda delas para ilustrá-la.

Oportunize uma discussão com a turma sobre o assunto. Assim como existem diferentes tipos de animais também existem diferentes hábitos alimentares entre eles. De acordo com esses hábitos, os animais podem ser carnívoros, herbívoros e onívoros. Faça uma lista, utilizando alguns animais que aparecem no filme, e separe-os a partir desses hábitos.

 

HERBÍVOROS

CARNÍVOROS

ONÍVOROS

 

 

 

 

Leia o texto abaixo para enriquecer a discussão sobre o assunto:

Por dentro das cadeias alimentares:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/biologia/por-dentro-das-cadeias-alimentares/?searchterm=cadeia alimentar

Uma outra boa sugestão de leitura para essa finalidade é o capítulo: Os ecossistemas, do livro: Aprendendo Ciências: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série”, de César Coll e Ana Teberosky.V

Valorize a noção de equilíbrio ecológico a partir da cadeia alimentar. Os vegetais a iniciam por serem produtores (através da fotossíntese), mas também são beneficiados pelos seres que decompõem o último animal da cadeia (bactérias e fungos), que não é consumido. Este animal acaba fertilizando o solo onde os vegetais crescem. Dessa maneira podemos perceber que a natureza está em equilíbrio constante.

Traga revistas para sala e divida as crianças em grupos. Ajude-as a montar diferentes cadeias alimentares e peça-lhes para identificar no cartaz os produtores e consumidores. Desta forma elas terão mais facilidade de guardar os conceitos trabalhados.

Você pode encontrar as imagens acima nos seguintes endereços eletrônicos:

 http://www.saudeanimal.com.br/ecologia_cadeia_alimentar.htm

 http://www.infoescola.com/biologia/cadeia-alimentar/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cadeia-alimentar/cadeia-alimentar-cadeiase-teias-alimentares-2.php

Organize duplas de trabalho e peça-lhes que escrevam um texto sobre cadeias alimentares. Escolha um dos textos e faça a revisão coletivamente, aproveitando o momento para fomentar a reflexão sobre os conhecimentos que elas já têm sobre a linguagem escrita. Será uma ótima oportunidade para pensar sobre os aspectos formais desse tipo de linguagem. 

Você também pode enriquecer a aula com os seguintes vídeos que podem ser encontrados no site youtube:

Cadeia alimentar:

http://www.youtube.com/watch?v=9QABakIlVS4

http://www.youtube.com/watch?v=tpr_MQQZjk8&feature=fvsr

Você também pode montar um mural com todo o material produzido pelas crianças. Ele poderá se tornar uma preciosa fonte de consulta sobre a temática.

Recursos Complementares

No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/bichos-injusticados-466.shtml

Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “Alimentação saudável”:

Aula 1- Amanda viaja pelo país das vitaminas.   

Aula 2 – Conhecer a organização da pirâmide de alimentos e aprender os princípios de uma alimentação saudável.

  Aula 3- Sistema digestório: a viagem dos alimentos no corpo humano começa pela boca!!!

Avaliação

 Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° As crianças demonstraram o interesse pelo assunto?

2º A relação de interdependência entre os seres vivos foi entendida pelas crianças, assim como a noção de equilíbrio ecológico que participa dessa premissa? 

3° Como cada criança compreendeu as particularidades do assunto?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.