18/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula não é necessário conhecimentos prévios, porém é de suma importância que o professor trabalhe constantemente sobre ass diferenças individuais e o respeito mútuo.
Professor, nesse primeiro momento, organize a turma em uma roda de conversa e diga que fará uma dinâmica. Entregue um pedacinho de papel de aproximadamente 10cm, para escreverem apenas uma palavra expressando o significado de FAMÍLIA. Logo após, peça para cada aluno falar em voz alta. Fixe no mural da sala de aula todos os papéis com os significados sugeridos pelas crianças.
Organize a turma em duplas e problematize com os alunos que cada família é constituída pelas pessoas com quem se vive. Existem famílias grandes e pequenas, compostas de maneiras diferentes. Providencie várias imagens de diversas famílias e entregue para cada dupla. Se for possível providencie um data show e projete as imagens a seguir ou selecione figuras em jornais e livros usados e monte um painel.
Veja alguns exemplos:
1) Pais e filhos
2) Mãe e filho
3) Avó, mãe e filha
4) Avós e netos
5) Marido e esposa
6) Pai e filhos
Imagem 1 - http://www.portaldafamilia.org/scpais/pf_pais.shtml
Imagem 2 - http://iana-rosaepoemas.blogspot.com/2008/08/me-e-filho-outra-vez.html
Imagem 3 - http://blogs.abril.com.br/ailtonpitombo/2010/04/coluna-social-4963.html
Imagem 4 - http://www.postais.net/?limit=10&lang=pt&age=0&plays=7&order=0&id=2567&play=true
Imagem 5 - http://tempodejabuticaba.blogspot.com/2010/07/voce-e-um-marido-bibico-tem-certeza_17.html
Imagem 6 - http://blig.ig.com.br/bincestastematicas/dia-dos-pais/
Professor, depois dos alunos observarem as imagens, registre na lousa e peça para copiarem no caderno a seguinte atividade:
1) Responda:
a) Qual das famílias representadas nessas imagens é mais parecida com a sua?
b) Como é formada a sua família?
2) Desenhe as pessoas de sua família que moram com você, do mais velho até o mais novo. Não se esqueça de incluir-se no desenho.
3) Escreva o nome e a idade de cada uma das pessoas que você desenhou.
NOME |
IDADE |
|
|
|
|
|
|
|
|
4) Compare seu desenho com o de um colega. Verifique quais são as semelhanças e quais são as diferenças entre sua família e a dele.
Variações:
Professor, se preferir faça a atividade número 2 em folha separada para posteriormente expor em um mural todas as famílias da turma.
Professor, nesse momento, leve os alunos para a sala de multimídia e conte a história: Um amor de família, do autor Ziraldo. Se na sua escola não tiver esse recurso providencie o livro. Aproveite o momento para falar alguns dados bibliográficos do autor. Você poderá utilizar os sítios:
http://pt.shvoong.com/books/biography/1660818-ziraldo-vida-obra/
http://www.educacional.com.br/ziraldo/biografia/detalhada.asp
Observe a capa do livro e acesse o sítio abaixo que contém a história:
http://historiasinfantis.webs.com/umamordefamilia.htm
1- Complete as frases e em seguida, preencha a cruzadinha com as palavras que você escreveu.
1) Os pais dos meus pais são meus ________________.
2) Os filhos dos meus pais são meus ___________________.
3) Eu sou ___________ dos meus pais.
4) Eu sou ______________ dos meus tios.
5) Eu sou _______________ dos meus avós.
6) Os irmãos dos meus pais são meus ______________________.
Acervo da autora
Em seguida, reforce com os alunos a ideia de que além do pai, da mãe e dos irmãos, existem outras pessoas que também fazem parte da família, como, por exemplo, avós, tios, primos, sobrinhos, etc. Para que pudéssemos nascer, primeiro foi necessário que existissem nossos pais, nossos avós, bisavós e assim por diante. Podemos representar a ordem em que essas pessoas surgiram em uma árvore genealógica.
Explique que árvore genealógica "é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre esses. Normalmente coloca-se o nome do ancestral mais antigo de que se conseguiu dados e, a partir desse, seus descendentes até chegar ao membro mais novo da família ou então até na pessoa que se tem interesse."
Retirado do sítio: http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/arvore-genealogica.htm
Professor, prepare fichas individuais antes de montar propriamente a árvore genealógica. Para tanto, organize a ficha da mamãe, do papai, dos irmãos, dos avós maternos e paternos, dos bisavós maternos e paternos para cada aluno. Eles poderão levar pra casa para fazer a pesquisa se não souberem os nomes completos. Nos espaços em branco poderá colar uma fotografia ou desenhar os membros da família.
Veja um exemplo com a ficha da mamãe:
http://picasaweb.google.com/Atividadesdehistoria/ArvoreGenealogica#5217751420045009890
Professor, com as fichas preenchidas, peça para as crianças montarem a árvore genealógica de sua família.
Prepare uma folha com a atividade. Sugerimos:
Complete a árvore genealógica com o seu nome e o de alguns familiares.
Acervo da autora
Depois de montarem a árvore genealógica, encaderne 20 folhas brancas para cada criança montar o “álbum de família”.
Peça para montarem o álbum da seguinte forma:
1ª folha - Capa do álbum, com o título “Álbum de Família”.
2ª folha - Desenho da minha família.
3ª folha - Foto da minha família.
4ª folha - História da minha mãe e a ficha da atividade 2.
5ª folha - História da minha avó materna e a ficha da atividade 2.
6ª folha - História do meu avô materno e a ficha da atividade 2.
7ª folha - História do meu pai e a ficha da atividade 2.
8ª folha - História da minha avó paterna e colar a ficha da atividade 2.
9ª folha - História do meu avô paterno e a ficha da atividade 2.
10ª folha - História dos meus irmãos e a ficha da atividade 2.
11ª folha - Árvore genealógica.
Nas folhas que sobrarem as crianças poderão relatar histórias de famílias e ou momentos que marcaram suas vidas.
Livro: Ruth Rocha. A família de Marcelo. 1ªed: 2001
Professor, você deverá avaliar os aspectos sociais e emotivos das crianças, uma vez que trabalhou com diferentes organizações familiares, os aspectos cognitivos, no que diz respeito às estruturas e composições familiares de cada criança (montagem da árvore genealógica). Através dos registros e observações individuais você identificará as dificuldades e avanços da turma, o que propicia reflexão sobre a prática, indicando se poderá ou não prosseguir no conteúdo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/02/2012
Cinco estrelasAinda bem que existem pessoas que realmente trabalham em busca de um ensino de qualidade. Mas, o mais interessante e gratificante é o compartilhamento dessas ideias. Isso mostra que o que importa é um ensino de qualidade na sua totalidade e não o sucesso, isolado, do educador com o desenvolvimento de determinada atividade. PARABÉNS!!!!!!!