Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TODO MUNDO TEM NOME E SOBRENOME. QUAL É O SEU?

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:

  •  Conhecer a história do seu nome;
  •  Reconhecer a escrita do seu nome;
  •  Perceber as letras que o compõe;
  •  Aprender a escrever o seu nome;
  •  Compreender a importância da certidão de nascimento.
  •  Conhecer seus direitos com relação a sua identidade.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O/a professor/a deverá abordar com os alunos:

  •  Por que as pessoas têm nome e sobrenome>
  •  Se eles sabem quem escolheu o seu nome?
  •  Por que o seu nome é este e não outro? (história do nome);
  • O que eles pensam a respeito dos seus nomes?
  • Como as pessoas são identificadas em nossa sociedade? O?a professor/a deverá Informar que quando uma pessoa nasce, ela deve ser registrada e esse registro é feito em cartório pelo pai, mãe ou responsável, com a presença de testemunhas e o documento comprobatório chama-se certidão de nascimento. Informando também sobre a carteira de identidade:, sua função e necessidade.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – QUAL O SEU NOME? 

1 Momento – O/a professor/a poderá iniciar o tema como os alunos fazendo um levantamento prévio:

  • Quem escolheu o seu nome?
  • Por que você tem este nome?
  • O que você pensa a respeito do seu nome?
  •  Qual significado do seu nome?
  • Quem sabe o que é sobrenome?
  • Por que você tem este sobrenome?

 Após a discussão, o/a professor/a solicitará como tarefa a ser realizada em casa, que as crianças converse com seus pais e descubra:

  • Quem e porque foi escolhido o seu nome?
  • Qual o significado do seu nome?

E solicitar que tragam uma cópia da certidão de nascimento.

2 Momento – A partir da pesquisa realizada em casa, os alunos irão conhecer a história do nome e  poder narrar para os colegas da turma. O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre a importância social do nome, verificando quais alunos já reconhecem e ou sabem escrever o nome.

 Para tanto, deverá solicitar que cada criança escreva seu nome no crachá, ao lado do nome a criança deverá fazer o seu autorretrato.  

Sugestão de  Material: cartolina, lápis, hidrocor, borracha, lápis de cor, giz de cera.

 

fonte: http://marahoje.zip.net/arch2007-01-28_2007-02-03.html 

Atividade 2 - História do nome

1 momento -  Com os alunos acomodados de preferência em círculo, o/a professor/a deverá iniciar o trabalho apresentando a história do seu nome, dizendo quem escolheu, e qual o seu significado. Em seguida, cada aluno deverá narrar à história do seu nome.

 Depois o/a professor/a deverá solicitar aos alunos a escrita de um pequeno texto sobre a história do nome, sugerindo alguns títulos:  

  • Todo mundo tem nome.;
  • Eu também tenho o meu.;
  • Gosto ou não do meu nome.
  •  Escolhendo outro nome.

Após a escrita das histórias, o/a professor/a e os alunos deverão organizar um mural com as histórias dos nomes.

2 momento – O/a professor/a deverá trazer alguns poemas sobre o nome próprio e ler para os alunos:

As Meninas      -      Cecília Meireles.

 Arabela  Abria a janela. 

 Carolina  erguia a cortina. 

 E Maria  olhava e sorria: 

"Bom dia!"  

Arabela  foi sempre a mais bela. 

 Carolina,  a mais sábia menina. 

 E Maria  apenas sorria:  

"Bom dia!  

Pensaremos em cada menina  que vivia naquela janela; 

 uma que se chamava Arabela,  

outra que se chamou Carolina. 

Mas a nossa profunda saudade  é Maria, Maria, Maria,  

que dizia com voz de amizade:  

"Bom dia!" 

3 momento - E a partir desta poesia, solicitar que os alunos a criem versos e rimas com seus nomes, é papel do/a professor/a desafiá-los a pensarem e verbalizarem nomes, palavras que rimem com seu nome e depois organizarem uma folha para cada criança, a qual, deverão colocar a rima com o seu nome e ilustrar a página,.

4 momento - Ao final deverão tirar cópias das produções e organizarem um caderno de poesias, elaborando um titulo, sumário e enumerando as páginas. Depois um caderno deverá ficar na estante de livros da sala e o outro na biblioteca da escola.

Atividade 3 - Reconhecimento da escrita do nome.

1 momento – O/a professor/a deverá criar várias estratégias para envolver os alunos na atividade de identificação dos nomes. Vejamos os exemplos:

  • Com os alunos acomodados em círculo, o/a professor/a mostrará os crachás, permitindo que os alunos reconheçam seus nomes e os dos colegas da sala.
  •  Diferenças e semelhanças – os alunos são desafiados a estabelecerem comparações entre os nomes, a perceberem e agruparem os nomes parecidos, com letras ou sílabas iguais e os colocarem em ordem alfabética.
  • Cada aluno pegará o seu crachá reconhecendo-o no conjunto dos demais nomes.  
  • Um aluno distribuirá os crachás do seu grupo.
  •  O/a professor/a poderá cantar: “Se esta rua, esta rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar, com pedrinhas com pedrinhas de brilhante para... diz o nome do aluno mostrando o crachá para ser reconhecido por ele e colegas da sala.
  •  O/a professor/a dará dicas sobre o nome escrito no crachá para que as crianças identifiquem de quem é.  
  • O/a professor deverá solicitar que cada criança reconheça seu nome e de um colega olhando os crachás que estão no centro do círculo.
  • Bingo de nomes – Cada aluno receberá um cartão contendo 4 ou 6 nomes de colegas da sala, sendo um cartão diferente do outro. O professor retirará um crachá de dentro do saco, e lê o nome mostrando aos alunos, assim quem tiver o nome na cartela marca com um x.
  • Baralho com nomes dos alunos – os alunos recebem um baralho contendo cartas com iniciais dos nomes da turma e cartas com o primeiro nome dos alunos para que formem pares.
  •  Memória - os alunos recebem cartas com pares de nomes dos alunos da sala. O/a professor/a explicacá as regras do jogo de memória e os alunos formam pares de nomes. Ganha o jogo o aluno com mais pares de nomes.  
  •  Nomear os materiais de uso individual.  

 Atividade 04 - Compreensão da importância da certidão de nascimento e carteira de identidade.

1 momento – O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre o que significa ser cidadão, cidadã. Perguntando aos alunos se eles sabem quais são os seus direitos e deveres:

  • Vocês têm documentos?
  • Que documentos são estes?
  • E para que servem?
  • Para se matricular na escola precisa de documento?
  •  E quando vocês vão ao médico, solicitam algum documento?

 O/a professor/a deverá desafiar os alunos a pensarem e verbalizarem os problemas que enfrentam uma pessoa sem documentos.

  • Podemos viajar sem documento?

2 momento – O/a professor/a deverá ler e analisar com as crianças uma certidão de nascimento e uma identidade, fazendo perguntas do tipo:

  • Qual é o nome da criança?
  •  Qual é o nome da mãe?
  • Qual é o nome do pai?
  •  Quem são os avós maternos?
  • Quem são os avós paternos?
  • Como é seu sobrenome?
  • De onde vem seu sobrenome?
  • Qual o sobrenome que vem do pai?
  • Qual o sobrenome que vem da mãe?
  •  Qual é a data do seu nascimento?
  • Qual o local do nascimento?
  •  Qual a idade da criança?

O/a professor/a deverá ler e observar com os alunos uma carteira de identidade e discutir por que é importante ter e andar com a identidade. Reconhecendo a pessoa através da foto, identificar pelo nome da pessoa, saber quem são seus pais,  a data de nascimento, a cidade e o estado em que a pessoa nasceu (naturalidade), o número do Registro Geral (RG), compreender a importância da impressão da digital do dedo. Observarem onde está a assinatura e conversem sobre a diferença entre assinar, escrever e rubricar o nome.  

Atividade 5 - O/a professor/a poderá exibir um video que fala sobre a história de vida de um individuo. Para tanto, os alunos deverão prestar a atenção na história, para que depois façam uma entrevista com pais, para que os mesmos contem sua história de vida na sala.

 http://www.youtube.com/watch?v=kzO26PAyQyE   

  O/a professor/a poderá orientar os questionamentos:

  • Como o seus pais se conheceram?
  • E seus avós maternos?
  • E seus avós paternos?
  • Ou como se conheceram as pessoas que são seus responsáveis? 
Recursos Complementares

Livros:

Biba, Pedro e Zeca - Flávio de Souza

Avaliação

Os/as alunos/as serão avaliados se:

  • Conheceram a história do seu nome através das estratégias utilizadas pelo/a professor/a
  • Reconhecem a escrita do seu nome;
  • Percebem as letras que compõe seu nome;
  • Aprenderam a escrever o seu nome;
  • Compreendem a importância da certidão de nascimento e sua função social;
  • Conhecer seus direitos com relação a sua identidade.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sonia M G Silva, U. E. Municipal "Mons. Gilberto Barbosa" , Maranhão - disse:
    soniasilva54@hotmail.cm

    17/02/2013

    Cinco estrelas

    Excelente material de todos os que encntrei esse é o mais rico e apropriado a faixa etária de meus alunos


  • maria aparecida muzitano, Não tenho curso superior , Minas Gerais - disse:
    muzicida@hotmail.com

    06/03/2012

    Cinco estrelas

    gostei muitoooo! Ajudou bastante nos meus planejamentos. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.